Conecte-se conosco

Jaguariúna

Equipes da Prefeitura revitalizam praça e realizam obras de manutenção em vários pontos da cidade

Publicados

em

Revitalização da Praça Mogi Mirim é um dos destaques das ações, com previsão de entrega até o final de agosto

Por Viviane Westin

As equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços da Prefeitura de Jaguariúna realizaram ações em vários pontos da cidade durante a semana, cuidando da manutenção de logradouros e ruas que necessitam de reparos. Um dos destaques é a continuidade do trabalho de revitalização da Praça Mogi Mirim, espaço público dos mais conhecidos da cidade, que fica na divisa do Jardim Dom Bosco com a região central.

De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços, Lucas Gabriel Lopes, no local foram instalados cerca de 20 bancos novos, pois havia apenas seis em bom estado de conservação. Além disso, o quiosque existente no local, onde funcionava uma lanchonete, foi desativado e está recebendo um piso novo. Conforme o planejamento da Secretaria de Turismo e Cultura (Setuc), esse ponto será um espaço para apresentações culturais.
A praça também vem recebendo ajustes no piso de bloquetes e melhorias nas arquibancadas e no alambrado da quadra de esportes. A mudança no visual da Praça Mogi Mirim, além das melhorias estruturais e dos equipamentos, envolve também a poda das árvores cujos galhos cobriam a iluminação artificial. A previsão de entrega da praça revitalizada é até o final de agosto.

Valorização
A professora Cristiani Aparecida Roberto Pereira, 49, moradora do bairro João Aldo Nassif, fez uma parada na Praça Mogi Mirim no início da tarde da última segunda-feira (15) e sentada em um dos bancos, e sob a sombra das árvores, contou que a tranquilidade do local lhe possibilita “colocar os pensamentos em dia”. Ela está em período de férias no trabalho e sem pressa, aproveitando-se da passagem pelos arredores, fez uma pequena pausa. “Lembro-me quando aqui tinha o quiosque onde funcionava um barzinho”, recordou.
Na opinião de Cristiani, as praças são locais especiais e devem ser preservadas, inclusive por serem espaços que podem valorizar o meio ambiente. “Tem que se preservar o que tem de natureza, isso não se compra”, comentou. Apontando para as árvores, complementou: “Tem história nessas raízes”.
A professora se lembrou que na infância dos filhos os levava nas praças da cidade e destacou a importância desses espaços. “A praça é um lugar relaxante e o espaço tem que ser aconchegante. As pessoas buscam conforto nesses locais… Tem que ser preservado, tanto por quem usa quanto por quem é responsável pela manutenção. É primordial esse cuidado e coloco isso em primeiro plano”, disse Cristini.

Mureta, bueiros e asfalto
Outro ponto da cidade em que as equipes da Secretaria de Obras agiram foi a parte baixa da mureta de contenção da Avenida Marginal que dá acesso ao bairro Roseira de Baixo. Conforme o diretor interino da Secretaria, Sílvio Rogério Bento, a intervenção foi necessária devido a danos estruturais após a colisão de um veículo naquele local.
Além disso, outra equipe de Obras vem percorrendo vários pontos da cidade e executando a limpeza de bueiros. “Esse serviço é feito conforme a necessidade. Temos o mapeamento dos escoadouros e seguimos um cronograma, dando atenção aos pontos mais críticos”, explica Sílvio. Paralelo a essas ações, a Secretaria seguiu com o trabalho de recuperação do asfalto nas seguintes ruas e avenidas:  imediações do Cemitério Municipal, Rua Regente Feijó e avenidas Antônio Pinto Catão, Sílvio Rinaldi e Amazonas. (Com informações da Prefeitura Municipal de Jaguariúna).

Fotos: Viviane Westin

Jaguariúna

2ª Edição do Festival de Inverno ‘Por todos os cantos da cidade’ começa nesta quinta, 30

Publicados

em

Começa nesta quinta-feira, 30, a segunda edição do Festival de Inverno “Por Todos os Cantos da Cidade”. Promovido pela Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o evento segue até o próximo dia 9 de agosto com apresentações musicais gratuitas em bares e estabelecimentos gastronômicos do município, promovendo cultura, entretenimento e incentivando o comércio local.

Hoje a atração musical será a Banda Valquíria, que se apresentará a partir das 19h, no bar 1 Poco Loco.

Após o sucesso da primeira edição, realizada no ano passado, o festival retorna com uma programação diversificada, reunindo artistas e bandas de diferentes estilos musicais em oito apresentações distribuídas por várias regiões da cidade.

LEIA TAMBÉM:

Segundo a Secretaria de Cultura, a proposta tem o objetivo de descentralizar a programação cultural de Jaguariúna, aproximando a população da música ao vivo e valorizando os espaços gastronômicos do município.

Confira a programação completa:

Hoje
Banda Valquíria
Local: 1 Poco Loco
Horário: 19h

31 de julho
Ramon e Rodolfo
Local: Quiosque do Villa
Horário: 19h

1º de agosto
Isaac Santana
Local: Sô Raiz
Horário: 19h

2 de agosto
Ké Graça + DJ Conde
Local: No Barzinho
Horário: 18h

6 de agosto
Lucas e Augusto e Mayara Góis
Local: Villa Gourmet
Horário: 19h

7 de agosto
Pagode do 10 + DJ Marcos
Local: Bar do Alemão
Horário: 18h30

8 de agosto
Dissidência
Local: Botequim da Estação
Horário: 19h

9 de agosto
Pura Opção + DJ Marcos
Local: Bar dos Lagos
Horário: 18h

Foto: Diego Monarin

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Prefeitura de Jaguariúna terá programação especial na Brazil Equipo Show

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agronegócios, preparou uma programação especial para a Brazil Equipo Show (BES) 2026, que será realizada de 4 a 7 de agosto, na Red Eventos, em Jaguariúna, com entrada gratuita. As atrações integram o espaço “Palco BES e Jaguariúna: Capital Country do Brasil”, reforçando a identidade do município como uma das principais referências nacionais da cultura country.

Durante os quatro dias de evento, moradores e visitantes poderão prestigiar apresentações culturais, ações voltadas à moda country e uma feira de artesanato, evidenciando a tradição, a criatividade e os talentos locais.

A programação começa na terça-feira, 04, primeiro dia do evento, com a apresentação da tradicional Orquestra Municipal Violeiros do Jaguary, das 14h às 16h, reunindo música sertaneja de raiz e valorizando a cultura caipira.

LEIA TAMBÉM:

Na quinta-feira, 06, as atividades têm início às 10h, com o Painel Moda Country e o lançamento da Bota Jaguariúna, criação desenvolvida especialmente para o Rodeio de Jaguariúna, destacando a força da moda country e sua importância para a economia criativa do município. Na sequência, das 12h às 13h, o público poderá acompanhar uma apresentação de Dança Country.

Encerrando a programação, na sexta-feira, 07, das 10h às 15h, será realizada a Feira de Arte & Artesanato Country, reunindo artesãos locais e oferecendo ao público produtos que representam a identidade cultural de Jaguariúna e da região.

“A participação da Prefeitura na Brazil Equipo Show faz parte das ações de promoção do turismo, fortalecimento da economia local e valorização da cultura regional. Além de divulgar o potencial turístico de Jaguariúna, a programação busca incentivar o empreendedorismo, a economia criativa e preservar as tradições que fazem do município a reconhecida Capital Country do Brasil”, informa a Secretaria de Desenvolvimento.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna recebe a Brazil Equipo Show 2026 e reforça vocação para grandes eventos

Publicados

em

Jaguariúna será palco de mais uma edição da Brazil Equipo Show (BES), uma das principais feiras de negócios do Brasil voltadas aos setores de construção, mineração, infraestrutura, equipamentos e agronegócio. O evento será realizado entre os dias 4 e 7 de agosto, na Red Eventos, reunindo empresas, autoridades, especialistas e profissionais de todo o País.

Com uma programação voltada à inovação, geração de negócios e desenvolvimento econômico, a feira reforça a vocação de Jaguariúna – reconhecida oficialmente neste ano como a Capital Country do Brasil – para sediar grandes eventos nacionais e amplia a visibilidade do município no cenário brasileiro.

LEIA TAMBÉM:

Entre os destaques da programação institucional estão a solenidade oficial de abertura da feira e a cerimônia de entrega do Prêmio BES, que homenageia empresas, profissionais e iniciativas de destaque pelos resultados e contribuições ao desenvolvimento dos setores representados pela feira.

Ao sediar a Brazil Equipo Show, Jaguariúna fortalece sua posição como importante destino para eventos de negócios e evidencia a força econômica da Região Metropolitana de Campinas (RMC), reconhecida como um dos principais polos brasileiros de desenvolvimento industrial, tecnológico e logístico.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agronegócios de Jaguariúna, a expectativa é de intensa movimentação na economia local durante os quatro dias de evento, com impacto positivo na rede hoteleira, restaurantes, comércio, transporte e diversos prestadores de serviços, além da ampliação das oportunidades de relacionamento entre empresas, investidores e gestores públicos.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias