Conecte-se conosco

Engenheiro Coelho

Historiador destaca a importância do Unasp para Engenheiro Coelho

O professor relata que o Unasp é responsável por levar o nome do município para além de São Paulo

Publicados

em

Engenheiro Coelho Completa 31 anos de emancipação

O professor relata que o Unasp é responsável por levar o nome do município para além de São Paulo

Engenheiro Coelho Completa 31 anos de emancipação, e quem está na Cidade – desde o seu surgimento como município – percebe que muita coisa mudou ao longo desses 31 ano de “nascimento”.

Porém, o que acontece é que, muitas das vezes, nós não percebemos a evolução porque estamos implicitamente inseridos e demasiadamente ocupados para perceber o quão rápido as coisas se transformam a nossa volta. Aí, acabamos por não notar quão grande crescimento.

Veja um simples exemplo: Pense numa criança que, ao tempo em que você permaneceu convivendo com ela, você nunca se atentou que – a cada nascer do dia – ela crescia um pouco mais. Só que por estar tão acostumado com ela, teoricamente, você não teve a percepção deste crescimento.

Então, um dia você se afasta desta criança, passa alguns anos sem vê-la. Mas ao reencontrá-la em um belo dia, naturalmente, ecoa de seus lábios a seguinte expressão: Ual! Como você cresceu…

Semelhantemente, é assim que normalmente acontece com os lugares, cidades e municípios. Nós não notamos, mas crescem gradualmente um dia por vez.

O professor e historiador do Centro Universitário Adventista de São Paulo, Unasp – Engenheiro Coelho, Elder Hosokawa, afirma que há muitas curiosidades interessantes sobre o jovem município de Engenheiro Coelho que merecem ser contadas.

Engenheiro Coelho Completa 31 anos – Há muitas informações sobre o surgimento do município que merecem mais notoriedade. – Elder Hosokawa , professor e historiador – Foto: Márcio Nato Rodrigues

De acordo com o historiador – que atualmente leciona no Campus Engenheiro Coelho, para os cursos presenciais e EAD – há muitas informações sobre o surgimento do município que merecem mais notoriedade.

Mexendo em seus arquivos de pesquisas, Hosokawa, mencionou uma importante curiosidade sobre a origem do nome da Cidade.

O nome Engenheiro Coelho

Engenheiro Coelho Completa 31 anos – Estação de trem de Engenheiro Coelho – Fonte: Retratos de Engenheiro Coelho

Segundo Elder, o engenheiro civil, Constante Affonso Coelho, devido aos serviços prestados ao Estado de São Paulo e ao sistema ferroviário da Mogiana e Sorocabana, é o grande homenageado com o nome do Município.

Quer saber Notícias de Engenheiro Coelho – Clique aqui

 Após falecer, aos 62 anos, na Capital Paulista (07 de fevereiro de 1912), a estação de trem da atual cidade de Conchal, aberta ao tráfego em 02 de julho de 1912, recebeu seu nome: Engenheiro Coelho.

Engenheiro Coelho Completa 31 anos – Fonte: Retratos de Engenheiro Coelho

No entanto, 11 Anos depois, ou seja, em 1º de setembro de 1923 a designação Engenheiro Coelho foi transferida de Conchal para a estação Guaiquica e, 69 anos depois, no dia 19 de maio de 1992, a homenagem se tornaria oficialmente o nome do município de Engenheiro que, em plebiscito no ano anterior, emancipou-se de Artur Nogueira.

Um distrito de Artur Nogueira

O professor lembra que, em 1983, Engenheiro Coelho era só mais um distrito de Artur Nogueira. Na ocasião, o distrito contava com um pouco mais de cinco mil habitantes.

Hosokawa aponta que um dos grandes fatores que alavancaram o crescimento da Região, atribui-se muito a chegada do Unasp, “em 1983 a população de Engenheiro Coelho era estimada em quatro, cinco mil habitantes, aproximadamente. Hoje, ultrapassa os 20 mil, então, é coerente afirmar que, esse crescimento se atribui a chegada da instituição no local”.

A Importância do Unasp para Engenheiro Coelho

Engenheiro Coelho Completa 31 anos – Os primeiro funcionário do Unasp,1983

O historiador relata que a questão cultural trazida pelo Centro Universitário também é um dos responsáveis não só pelo crescimento, mas também um grande propagador do nome de Engenheiro Coelho para todo Brasil, “a área cultural sempre foi muito forte, há no Unasp mais de dez conjuntos musicais, corais etc., e esses grupos viajam para todo o Brasil, mas sempre se reportam as suas origens a matriz, nesse caso, Unasp Engenheiro Coelho”, explica o professor.

“Unasp, já era uma importante fazenda antes de 1983, era uma grande fazenda produtora de laranja do estado de São Paulo”, Foto Fonte: Retratos de Engenheiro Coelho

Engenheiro Coelho Completa 31 anos – Além disso, uma outra importante contribuição do Unasp para o município, segundo Hosokawa, refere-se ao setor econômico. Além de trazer um corpo de profissionais altamente capacitados para região, famílias e estudantes, muitos outros migrantes vieram morar na localidade para desfrutar de um pouco mais de qualidade de vida.

“Temos que pensar que praticamente um quinto da população de Engenheiro Coelho, está relacionada ao internato e os alunos externo da Universidade, ou seja, temos aproximadamente de quatro à cinco mil alunos que vem de todas regiões e se instalam aqui, além de famílias e profissionais aposentados que buscam Engenheiro Coelho como forma de qualidade de vida, e isso se remete a questões de arrecadação tributária, que beneficia o município, a presença adventista é muito significante”.

Engenheiro Coelho Completa 31 anos – “Instituição tem uma significativa importância para a economia de Engenheiro Coelho” – Foto Fonte: Retratos de Engenheiro Coelho

A importância do Unasp para Engenheiro Coelho se torna ainda mais evidente, principalmente, quando se fala na extensão territorial, segundo o professor, a propriedade corresponde a quase um décimo do município, “Unasp, já era uma importante fazenda antes de 1983, era uma grande fazenda produtora de laranja do estado de São Paulo. Vale a pena mencionar que nos anos de 1983 e 1984, logo após a compra do território pela igreja, houve uma grande geada nos Estados Unidos, e isso fez com que a laranja produzida aqui no Brasil tivesse um aumento substancial, o que fez que a própria produção da fazenda pagasse pelo investimento. Resumindo, num quadro geral, a Instituição tem uma significativa importância para a economia de Engenheiro Coelho”, esclarece.

O que o Futuro Reserva para Engenheiro Coelho?

 Engenheiro Coelho Completa 31 anos de emancipação
Engenheiro Coelho Completa 31 anos – Engenheiro Coelho vista do alto – Fonte: Retratos de Engenheiro Coelho

Engenheiro Coelho Completa 31 anos – Falando sobre o futuro do município, o professor é otimista. Mediante ao longo dos anos e das mudanças que já presenciou por  municípios do território nacional  que já passou, pesquisou e viu progresso surgir, com experiência e cautela, considera que Engenheiro Coelho está no caminho do crescimento.

Prevê, que se houver consenso entre poder público, instituições educacionais e comunidade, o município poderá atingir um grau de crescimento muito elevado, no entanto, ressalta que, deve-se manter a coerência – principalmente na preservação do verde.

Engenheiro Coelho Completa 31 anos de emancipação

 Engenheiro Coelho Completa 31 anos de emancipação
“Em 1983 a população de Engenheiro Coelho era estimada em quatro, cinco mil habitantes, aproximadamente. Hoje, ultrapassa os 20 mil” – Fonte: Retratos de Engenheiro Coelho

“Acredito que deva já existir uma discussão no plano diretor para implementação de crescimento, se houver um empenho regulamentação para a instalação de empresas que sejam parceiras e tenham projeto de qualidade de vida, que preservem o verde, o município tem tudo para ganhar. Mas se a gente não tiver um plano e parcerias com as instituições educacionais, comunidade e poder público, podemos ter dificuldades para controlar as questões de aspectos relacionados a saúde e meio ambiente”, explica.

“O Crescimento é Veloz”

 Engenheiro Coelho Completa 31 anos – Atualmente o Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus Engenheiro Coelho – Unaspec, está sob sua dinâmica e visionária liderança do Drº Martin Kuhn. Kuhn é agora a grande mente pensante, instruída por Deus, para continuar mantendo esse importante legado rumo a estrada do crescimento.

Já que, para o historiador Elder Hosokawa, “o crescimento é veloz”. “Quando eu cheguei em Engenheiro Coelho tínhamos entorno de 10, 12 mil habitantes. Hoje, o município tem um pouco mais 20 mil, o Unasp ano que vem completará 40 anos, o município está fazendo 31, essa é uma parceria importante.

Engenheiro Coelho Completa 31 anos – Elder Hosokawa , professor e historiador – Foto: Márcio Nato Rodrigues

E é importante ressaltar também que, logo teremos em nosso Campus o nosso museu de arqueologia, será uma referência internacional, esse um trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Drº Rodrigo Silva.  Breve teremos mais uma atração para o município que solidificará ainda mais a presença do Unasp na Região”, finaliza.

Reportagem: Márcio Nato Rodrigues

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Além disso, a Gazeta tem uma super novidade para você! Que tal receber as receber as principais notícias que são veiculadas no Portal da Gazeta Regional direto no seu WhatsApp, totalmente gratuito?

xangai, covid-19
Gazeta Regional

Gostou da novidade? Então, clique aqui e habilite seu App gratuitamente para receber os principais conteúdos da Gazeta direto em seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Quer saber Mais sobre Notícias de Engenheiro Coelho e Região? Clique aqui

Engenheiro Coelho

Assinatura de Convênio reforça compromisso do Governador com Engenheiro Coelho

Publicados

em

A Prefeitura de Engenheiro Coelho recebeu um convite do Governador do Estado de São Paulo para a assinatura de um convênio com o município na tarde de quinta-feira, 21, às 16h, na sede do governo do estado de São Paulo, o Palácio dos Bandeirantes.

O prefeito Dr. Zeedivaldo, acompanhado pelos vereadores Cristiano Wagner Gomes, Marlon Pereira e Léo de Sá, foi recepcionado pelo secretário de Estado, Sr. Gilberto Kassab, e pelo Assessor da Dra. Damares Moura, Sr. Marcos. Na ocasião, a então deputada Damares Moura atendeu ao pedido dos Vereadores Cristiano Wagner Gomes, Léo Caroso de Sá, Marlon Aparecido Pereira, Salvador Figueiredo, Sidney Barborsa Meris e a então Gerente de Ensino Maria Lucia Barros Kettle, formalizando o pedido que resultou na assinatura deste convênio com o governador Tarcísio de Freitas.

LEIA TAMBÉM:

Durante o evento, o prefeito Dr. Zeedivaldo e o governador, Sr. Tarcísio de Freitas, assinaram o convênio referente ao projeto de infraestrutura urbana – Construção de ciclovia na Estrada Municipal Pastor Walter Boeger, no bairro universitário, no valor de um milhão de reais, formalizando oficialmente o acordo. Isso evidencia um trabalho de união e parceria sempre em prol do bem maior, a cidade de Engenheiro Coelho.

O prefeito Dr. Zeedivaldo ressaltou a importância do trabalho da câmara em conjunto com o executivo, enfatizando que toda a nossa cidade ganha com isso. Ele também agradeceu à amiga Damares Moura e ao Governador Tarcísio por firmarem esse compromisso, pois essa obra é de extrema importância para preservar vidas naquela região. O prefeito também mencionou que, com Deus no comando, nada, absolutamente nada, supera a força do trabalho.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Engenheiro Coelho

Grupo Anjos de Patas recebe Moção de Congratulações em Engenheiro Coelho

Publicados

em

Equipe de voluntárias formada por sete mulheres dá exemplo de amor e cuidado aos animais no Município

Na última sessão ordinária realizada na câmara de vereadores de Engenheiro Coelho, uma turma muito especial foi homenageada no espaço legislativo. Acontece que desde 2020, o Anjos de Patas vem contribuindo para manter bem cuidados muitos animaizinhos do Município.

A verdade é que esse grupo de sete mulheres tem feito a diferença na cidade e como forma de reconhecimento pelas ações executadas, a equipe recebeu uma moção, entregue pelos vereadores Jorge do Banco e Washington Lopes.

No entanto, o time que realiza essa tarefa solidária, faz o que faz unicamente pela força do amor à causa, tendo em vista que não há apoio do poder público em prol da entidade.
Uma das fundadoras da instituição, Elizandra Heremann, explica que está cada dia mais difícil conseguir manter o atendimento aos bichinhos.

LEIA TAMBÉM:

Segundo ela, se não fossem as doações que recebem de populares e iniciativa privada, as coisas seriam mais complicadas, “no momento, nós temos um abrigo de gatos, nós resgatamos, castramos, e conseguimos os recursos por meio de rifas, brechó, pix solidário, trabalhamos em eventos vendendo alguma coisa e pedimos doações para poder manter o abrigo, é a única forma de renda que temos”.

Elizandra conta que o projeto começou em meio à pandemia, resgatando gatas que estavam abandonadas e ganhando filhotes no meio da rua. Ela lembra que pegava os bichinhos e os abrigava na casa do avô, que estava desocupada na ocasião.

Porém, os anos foram passando e o que começou como um trabalho solo voluntário, ganhou força e forma com a chegada de mais pessoas para fortalecer o trabalho. Jôse Rosa, Tamires Gomes, Grazielle Gondim, Paula Millares, Talita Huíla e Neiva Gomes, hoje compõe esse time forte em defesa dos anjinhos de patas.

Atualmente, são só sete mulheres – guerreiras, batalhadoras e amorosas – para cuidar de 50 gatos que estão sob seus cuidados. Pense, é muito gato para pouca mulher e claro: recurso escasso.

As meninas carecem urgentemente de um espaço para que possam continuar a prestar atendimento aos animaizinhos, já que, a casa do avô de Elizandra, ainda hoje, é local onde realizam as ações. Mas agora, o proprietário está precisando do imóvel. O grande dilema que as meninas do “Anjos” enfrenta é que, sem recursos elas não têm como pagar o aluguel para um novo espaço.

O vereador Jorge do Banco que vem apoiando a causa, explica que a moção foi feita também, no intuito de ajudar com que o projeto tivesse mais visibilidade, além disso afirma que tem trabalhado e buscado meios de tentar conseguir uma sede para o “Anjos”.

Grupo Anjos de Patas recebe Moção de Congratulações em Engenheiro Coelho

Jorge do Banco é um dos responsáveis pela criação do Projeto da Coordenadoria do Bem-Estar Animal, o vereador explica que este foi o primeiro passo dado a fim de legalizar as ações referentes à causa animal no município, “Fui um dos autores deste projeto de lei, por quê? Porque teria que ser dado o primeiro passo para que viessem outras leis no intuito de legalizar a causa e ainda podermos contar com apoio do executivo em prol desta luta”, disse.

O fato é que o Anjos de Patas precisa de verba, até mesmo para realizar a legalização dos documentos, para que assim possa se tornar uma Ong reconhecida oficialmente e contar com algum repasse oriundo do poder público, mas o problema é que isso é custo. E entre investir o pouco dinheiro que conseguem em papéis burocráticos e optar por pagar o veterinário para salvar a vida de um pet, a vida do bichinho é mais preciosa.

E por isso, a Elizandra deixa uma mensagem especial para você que lê esse texto: “Ajudem os protetores, se você não pode adotar, ajude com doações, faça Pix solidário, doe ração, acolha, eles precisam de ajuda e nós somos responsáveis por esses bichinhos aqui na terra”.
Você pode ajudar o Anjos de Patas realizando um Pix solidário para o número: 28355591836 (CPF de Jôse Rosa) além disso, siga-os no Instagram: @anjosdepatas.ec

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Engenheiro Coelho

Projeto “Mentor Art” promove “Noite do Empreendedor” em Engenheiro Coelho

Publicados

em

Projeto “MENTOR ART” promove “Noite do Empreendedor” em Engenheiro Coelho
O projeto “MENTOR ART” realiza no dia 26 de março, às 19h, em Engenheiro Coelho, um encontro sobre empreendedorismo, chamado de “Noite do Empreendedor”.

A ação, com apoio da Prefeitura de Engenheiro Coelho e do SEBRAE AQUI, é gratuita e vai dar ênfase à expansão de conhecimento dos empreendedores para conseguirem implantar mudanças, inovações e competitividade nos negócios com foco na superação e resolução de obstáculos.

LEIA TAMBÉM:

O evento também é aberto para pessoas que planejam iniciar o próprio negócio, porém, não sabem por onde começar. A noite do empreendedor terá palestra sobre: criatividade e inovação, protagonismo empresarial, MEI e declaração de Imposto de renda.

Segundo os organizadores do evento, além das palestras, o encontro terá show dos TucBoys, muita música, arte e oportunidade para networking. Para participar, os interessados devem confirmar presença fazendo inscrição no link: https://mentorartevento.etus.page/

Endereço do evento: Rua Benedito da Cunha Guedes, 519 — Jardim do Sol — Engenheiro Coelho.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias