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Furtos registrados em Viracopos sobem 65%

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Delegacia somou 53 crimes de janeiro a junho deste ano, ante 32 no mesmo período de 2021; veja evolução desde 2017. Concessionária destaca alta de viajantes e ‘melhorias constantes’.

Furtos registrados em Viracopos – Os furtos registrados pela Delegacia da Polícia Civil no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), aumentaram 65% no primeiro semestre deste ano, no comparativo com o mesmo período de 2021, segundo a Secretaria de Segurança Pública em São Paulo (SSP-SP).

Além disso, as estatísticas também mostram que subiu a quantidade de veículos subtraídos por criminosos.

A alta ocorre no contexto em que a concessionária responsável por administrar o terminal somou o maior fluxo de passageiros desde início da gestão. Em seis meses, foram 5,5 milhões de viajantes, ante 4,3 milhões em intervalo igual do ano passado, variação de público correspondente a 26%.

Furtos registrados em Viracopos

Confira abaixo o que diz a Aeroportos Brasil Viracopos e a SSP sobre os indicadores criminais.

O levantamento da SSP mostra que 53 furtos foram registrados em seis meses pela delegacia em Viracopos, contra 32 no primeiro semestre de 2021. Os casos distribuídos mensalmente são:

Furtos registrados pela delegacia em Viracopos

  • Janeiro: 6
  • Fevereiro: 4
  • Março: 18
  • Abril: 4
  • Maio: 10
  • Junho: 11

O número é superior não somente aos contabilizados nos dois anos em que ocorreram os mais períodos mais graves da pandemia de Covid-19, o que resultou em diminuição do público, mas também de períodos anteriores à crise sanitária, em que Viracopos já trabalhava com a tendência e registros de aumento na quantidade de usuários do terminal. Veja abaixo evolução desde 2017.

Os dados da SSP apontam também que, nos primeiros seis meses deste ano, foram contabilizados nove furtos de automóveis, o mesmo número do primeiro semestre em 2020. 

No mesmo intervalo do ano anterior, contudo, este crime não foi registrado pela delegacia do aeroporto.

Furtos registrados em Viracopos
Furtos registrados em Viracopos

O que diz a Aeroportos Brasil?

Em nota, a concessionária administradora de Viracopos alegou que colabora com órgãos de segurança para realizar “melhorias constantes”, e frisou que pelo complexo transitam média de 35 mil pessoas por dia. A estrutura tem uma base da Polícia Militar, e delegacias das polícias Civil e Federal.

“Neste ano de 2022, a concessionária apoiou a realização de três operações Iter Criminis [Caminhos do Crime] realizadas nas principais vias de acesso do aeroporto pelos órgãos de segurança pública”, diz trecho da nota ao mencionar que o total de passageiros contabilizado no primeiro semestre equivale a “quase cinco vezes a população de Campinas”.

Furtos registrados em Viracopos

O que diz a Aeroportos Brasil?

Furtos registrados em Viracopos – Em nota, a concessionária administradora de Viracopos alegou que colabora com órgãos de segurança para realizar “melhorias constantes”, e frisou que pelo complexo transitam média de 35 mil pessoas por dia. A estrutura tem uma base da Polícia Militar, e delegacias das polícias Civil e Federal.

“Neste ano de 2022, a concessionária apoiou a realização de três operações Iter Criminis [Caminhos do Crime] realizadas nas principais vias de acesso do aeroporto pelos órgãos de segurança pública”, diz trecho da nota ao mencionar que o total de passageiros contabilizado no primeiro semestre equivale a “quase cinco vezes a população de Campinas”.

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Sobre o número de furtos no de janeiro a junho, maior do que o verificado nos anos impactados pela pandemia e também em anos anteriores à crise, como 2019, a concessionária considerou que 2020 e 2021 foram impactados “bruscamente pela queda de movimento gerado pela pandemia, não fazendo sentido a comparação”.

Já sobre 2019, a assessoria também justificou apenas que houve diferença de meio milhão de passageiros com 2022, “podendo, desta forma, impactar nos casos de segurança.”

O que diz a SSP? – Furtos registrados em Viracopos

Solicitamos posicionamento da Secretaria de Segurança de São Paulo e aguarda resposta.

Processo de relicitação

O recorde no fluxo e passageiros em Viracopos ocorre em meio ao processo de relicitação do terminal pelo governo federal – o terminal foi o primeiro do Brasil a solicitar devolução da concessão.

Durante o mês de junho, o Tribunal de Contas da União (TCU) solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) um cálculo de indenização para que a relicitação do aeroporto possa avançar na corte e o edital do leilão seja publicado.

A decisão foi do ministro relator do processo no órgão, Vital do Rêgo, que retirou o objeto da pauta da sessão para votar o processo por conta desta pendência.

Sobre o número de furtos registrados em Viracopos no de janeiro a junho, maior do que o verificado nos anos impactados pela pandemia e também em anos anteriores à crise, como 2019, a concessionária considerou que 2020 e 2021 foram impactados “bruscamente pela queda de movimento gerado pela pandemia, não fazendo sentido a comparação”.

Já sobre 2019, a assessoria também justificou apenas que houve diferença de meio milhão de passageiros com 2022, “podendo, desta forma, impactar nos casos de segurança.”

A informação foi confirmada pelo Ministério da Infraestutura e pela própria Anac. Ao G1, a agência informou que, após recebimento do ofício, começou a trabalhar no pedido, “de modo que as informações serão encaminhadas ao tribunal de contas dentro do prazo previsto”.

No dia 14 de junho, o governo federal publicou uma resolução que prorroga em dois anos o processo de relicitação de Viracopos.

Anteriormente, a União tinha a expectativa de realizar o novo leilão do aeroporto entre julho e setembro. Apesar da prorrogação do prazo, que está prevista na lei de relicitações, regulamentada em 2019, e o pedido do TCU à Anac, o Ministério da Infraestrutura informou que espera a concorrência “ainda para este ano”, mas não garantiu a realização no terceiro trimestre, como era a previsão.

O cálculo da indenização solicitado pelo TCU à Anac define o valor que será pago ao atual concessionário e quem vai fazer esse acerto. Ele é o grande impasse colocado pela Aeroportos Brasil Viracopos, que administra a estrutura, durante o processo de relicitação.

Por isso, a empresa se apega a um decreto de arbitragem, ou seja, uma medida extrajudicial independente para definir regras sobre as indenizações pelos investimentos realizados, além de descumprimentos de contrato pelo governo federal, segundo a concessionária. A concessão da Aeroportos Brasil, assinada em 2012, tinha duração de 30 anos.

Furtos registrados em Viracopos – Em nota, a Aeroportos Brasil afirmou que a prorrogação do prazo do processo de relicitação é importante para que o processo de arbitragem possa chegar aos termos e valores justos e seja cumprido o direito da concessionária em “receber toda a indenização antes de deixar o ativo”.

Entre as sugestões protocoladas durante a consulta pública colocada pela Anac antes do edital do novo leilão ir ao TCU, está justamente o pagamento da indenização.

De acordo com a agência, o início do novo contrato é condicionado a esse acerto e, havendo diferença entre o lance apresentado pelo proponente vencedor e o valor dos bens reversíveis devido à atual concessionária, o aporte do novo administrador só poderá ser concretizado após o pagamento da indenização pelo poder público.

A relicitação (novo leilão) é a esperança da atual concessionária, que administra a estrutura desde 2012, para solucionar a crise econômica que gerou uma dívida de R$ 2,88 bilhões. O terminal foi o primeiro do Brasil a solicitar a devolução da concessão.

Estudos de viabilidade

De acordo com os estudos de viabilidade, o novo contrato para administração de Viracopos terá duração de 30 anos, investimentos de R$ 4,2 bilhões, valor total de R$ 13,4 bilhões, construção de segunda pista e o fim das necessidades de desapropriações de áreas para que o complexo aeroportuário seja expandido. 

A relicitação

O último plano de recuperação judicial do aeroporto foi protocolado à Justiça no dia 12 de dezembro de 2019. 

Desta data até o dia da aprovação, em fevereiro de 2020, Viracopos e os principais credores, entre eles a Anac e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), se reuniram para tentar chegar a um acordo e definiram que a proposta seria votada na assembleia desde que Viracopos aceitasse a relicitação.

Depois de aceita em assembleia, a recuperação judicial de Viracopos foi encerrada pela Justiça no dia 10 de dezembro de 2020. A partir disso, começou o processo de relicitação.

A concessionária já havia sinalizado a intenção de devolver a concessão em julho de 2017, mas emperrou na lei 13.448/2017, que regulamenta as relicitações de concessões aeroportuárias, ferroviárias e rodoviários do Brasil e só teve o decreto publicado em agosto de 2019.

A crise de Viracopos

A crise de Viracopos se agravou na metade de 2017, quando manifestou o interesse da relicitação, mas, por conta da não regulamentação da lei, apostou na recuperação judicial para solucionar a crise. A Aeroportos Brasil protocolou o pedido em 7 de maio de 2018 na 8ª Vara Cível de Campinas. Viracopos também foi o primeiro aeroporto do Brasil a pedir recuperação.

O aeroporto sempre brigou por reequilíbrios no contrato de concessão por parte da Anac. De acordo com a concessionária, a agência descumpriu itens que contribuíram para a perda de receita da estrutura.

Entre os pedidos de Viracopos, estão o valor de reposição das cargas em perdimento – que entram no terminal e ficam paradas por algum motivo -, além da desapropriação de áreas para construção de empreendimentos imobiliários, um dos principais motivos apontados pela concessionária para a crise financeira, e um desacordo no preço da tarifa teca-teca, que é a valorização de cargas internacionais que chegam no aeroporto e vão para outros terminais.

A Infraero detém 49% das ações de Viracopos. Os outros 51% são divididos entre a UTC Participações (48,12%), Triunfo Participações (48,12%) e Egis (3,76%), que formam a concessionária. Os investimentos realizados pela Infraero correspondem a R$ 777,3 milhões.

Vista aérea do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas — Foto: Ricardo Lima/Divulgação
Vista aérea do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas — Foto: Ricardo Lima/Divulgação
Fonte: G1

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Campinas

Justiça suspende assinatura do contrato de concessão do Trem Intercidades entre SP e Campinas

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Decisão atende a um pedido do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo. Governo estadual afirmou que vai recorrer

A Justiça suspendeu, nesta semana, a assinatura do contrato de concessão do Trem Intercidades, que prevê ligar São Paulo a Campinas a partir de 2031 . A decisão atende a um pedido do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo (STEFSP). O governo estadual afirmou, em nota, que vai recorrer.

A entidade questionou o leilão, realizado no dia 29 de fevereiro, e pediu a suspensão para que o mérito da ação fosse analisado antes da assinatura do contrato. O consórcio C2 Mobilidade Sob Trilhos, formado pelo grupo brasileiro Comporte e pelos chineses da CRRC, foi o único participante do leilão e ganhou a concessão para explorar o Trem Intercidades por 30 anos.

De acordo com o presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RCM), Gustavo Reis, que batalhou ao lado das autoridades para esta importante conquista, agora é momento de aguardar o posicionamento do Governo do Estado. “Tenho certeza que todas as dúvidas levantadas serão esclarecidas para que a concessão do Trem Intercidades possa ter continuidade e esse tão importante projeto ser viabilizado o mais rápido possível”, afirma.

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O sindicato entrou com a ação judicial para questionar o leilão por conta do consórcio C2 ter sido o único no pleito, o que, segundo a entidade, “frustra o caráter competitivo da licitação”. “O mandado de segurança escancara 13 principais ilegalidades e irregularidades constantes do Edital e da condução da Licitação em si pelo governo do estado”, disse Sampaio.

Na decisão, a juíza Simone Gomes Rodrigues Casoretti, da 9ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, entende que o mandado de segurança “perderia o objeto” caso o contrato fosse assinado.

“O Trem Intercidades é aguardado há muitos anos por todos os municípios da Região Metropolitana de Campinas, pois trará enormes benefícios para a população e para o desenvolvimento econômico e social da nossa região. Acredito na harmonia e no entendimento dos diferentes segmentos da sociedade para que o interesse público prevaleça e o Trem Intercidades de fato se torne realidade”, finaliza Gustavo Reis.

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Campinas

Rodada do Ciesp-Campinas promove mais de 1,3 mil reuniões de negócios

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Primeiro evento do ano no Estado reuniu 140 empresas

A Regional Campinas do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) realizou nessa quarta, 24, no Grand House Eventos, a primeira Rodada de Negócios do ano no Estado, com previsão de gerar de imediato R$2,5 milhões entre as empresas participantes. O diretor do Ciesp-Campinas, José Henrique Toledo Corrêa, afirmou que em uma única tarde foram realizadas cerca de 1,3 mil reuniões de negócios, entre as 140 empresas participantes.

Na abertura do evento, a Secretária de Desenvolvimento Econômico de Campinas, Adriana Flosi, destacou a importância da Rodada pelo seu potencial de geração de negócios para o município.

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Corrêa acrescentou que a Rodada de Negócios do Ciesp “é a forma mais acessível e eficiente das empresas gerarem novos negócios, pois em uma única tarde, a empresa participante pode realizar dezenas de reuniões com grandes âncoras de segmentos variados”.

O diretor explicou que essa primeira Rodada de Negócios no Estado é uma grande oportunidade para as empresas participarem em um ambiente focado para o estímulo e geração de negócios entre os participantes. Corrêa cita como exemplo, o fato de muitas empresas estarem próximas fisicamente umas das outras, mas por vezes desconhecem o que cada uma produz e como é a sua rede de fornecedores de insumos, produtos ou serviços, utilizados na sua cadeia produtiva. “A Rodada de Negócios tem a função de aproximar esses futuros parceiros”.

Os participantes após o evento recebem um book completo das empresas inscritas na Rodada.

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Campinas

Setur-SP leva programa de crédito turístico para Campinas

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Workshop apresenta linhas de financiamento sob medida e oferece consultoria aos empreendedores públicos e privados da região. Linhas exclusivas para mulheres e produtores rurais estão entre as novidades

Com o objetivo de levar crédito a todos os modelos de negócio ligados ao turismo no noroeste de São Paulo, a Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) realiza, nesta terça-feira, 23, o workshop CrediturSP – Acelerando o Desenvolvimento do Turismo de Campinas e Região, uma iniciativa do maior programa de crédito turístico do Brasil, o CrediturSP.

Na ocasião, serão divulgadas novas soluções de crédito com linhas exclusivas para mulheres que desejam empreender, guias de turismo, produtores rurais e uma linha especial para os produtores do Sabor de SP, maior programa de valorização da gastronomia do país. Também será anunciada a abertura de um chamamento público para que novas instituições financeiras façam a sua adesão ao Programa CrediturSP. O programa atualmente conta com a parceria de 17 instituições financeiras.

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A iniciativa tem por objetivo impulsionar a atração de investimentos na região de Campinas, diversificar a oferta de atrativos e gerar novos empregos. Com apenas seis meses do lançamento, o CrediturSP já concedeu mais de R$1 bilhão em crédito para municípios e empresas da cadeia turística, de acordo com o levantamento da Setur-SP. A meta é oferecer R$ 4 bilhões para pequenos, médios e grandes empreendedores até 2026.

Com taxas a partir de 0,33% ao mês, carência de até três anos e amortização de 36 a 120 meses, o crédito turístico beneficia toda a cadeia produtiva do setor, do artesão a grupos corporativos, incluindo os 52 setores relacionados ao turismo e as gestões municipais. “Estamos falando de uma região diversificada, com potencial para o turismo de natureza, de negócios, de aventura, cultura e eventos”, disse o secretário Roberto de Lucena, de Turismo e Viagens de SP.

Para divulgar o programa, o Governo de São Paulo desenvolveu uma plataforma disponível no site www.turismo.sp.gov.br/onepage/creditur com informações sobre as linhas disponíveis e as condições de cada uma das instituições que integram a iniciativa: InvestSP, Sebrae-SP, Invest Bank, Banco Caixa Social, Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista, Câmara de Indústria e Comércio do BRICS, DesenvolveSP, Banco do Brasil, Caixa, Banco do Povo, Cresol, Sicoob-Credicitrus, Fomento Mais Bank e ACCredito.

Campinas integra a região turística Bem Viver, formada por Americana, Elias Fausto, Monte Mor e Santa Bárbara d´Oeste. Entre os atrativos naturais da maior cidade da região, estão o Parque Taquaral, o Bosque dos Jequitibás e a Pedreira do Chapadão. A cidade possui diversos e museus, como o do Café, que conta a história do produto que modernizou o Estado de São Paulo. Pelo turismo Religioso, destaque para a Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição.

No fim do ano passado, os municípios que integram a região administrativa de Campinas assinaram 40 novos convênios, um investimentos de R$67,5 milhões do turismo de SP beneficiando Araras, Águas de Lindóia, Águas de São Pedro, Águas da Prata, Analândia, Amparo, Atibaia, Bragança Paulista, Brotas, Caconde, Divinolândia, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Holambra, Ipeúna, Itapira, Itatiba, Itirapina, Jarinu, Limeira, Lindóia, Mogi Mirim, Monte Alegre do Sul, Morungaba, Nazaré Paulista, Pedreira, Piracaia, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, São Pedro, Serra Negra, Socorro, Tambaú e Torrinha.

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