Conecte-se conosco

Engenheiro Coelho

Alunos de Teologia do Unasp conhecem “A Galáxia de Gutenberg”

Publicados

em

Pastor, Professor e Diretor do Centro de Pesquisas Ellen White no Brasil, Renato Stencel organiza excursão

Teologia do Unasp – Na manhã desta terça-feira (05), alunos do segundo ano do curso de Teologia do Centro Universitário Adventista de São Paulo – Unasp, tiveram um dia atípico no tocante do que se diz ao conceito de liturgia educacional.

Por meio da supervisão do renomado Pastor e Professor Renato Stencel, que também é Diretor do Centro Pesquisas White no Brasil, o grupo teve a oportunidade de conhecer as instalações de uma das maiores editoras de livros do País, a Casa Publicadora Brasileira – CPB.

palestrante | Terceiro Anjo Teologia do Unasp
Pastor e Professor ,Diretor do Centro Pesquisas White no Brasil – Renato Stencel,

A viagem organizada por Stencel, teve início por volta das 06h45 da manhã, quando o corpo discente se reuniu com o mestre no pátio do Unasp. Nesse breve encontro o professor orientou os teologandos sobre as diretrizes a serem seguidas no decorrer da viagem e ainda, fez menção para que a turma aproveitasse ao máximo o passeio e após uma oração, a turma embarcou no ônibus que seguiu de Engenheiro Coelho rumo a Tatuí, também no interior do estado paulista.

Ainda no ônibus, o professor Stencel exibiu um livro ilustrado que continha a história da CPB. O Pastor argumentou que o livro menciona anos de pesquisa e relatos marcantes da editora e que o mesmo merecia ser visto futuramente com um pouco mais de atenção.

Ao chegar na CPB

Ao desembarcar na editora, os alunos de teologia do Unasp foram conduzidos ao auditório onde receberam informações sobre a fundação da CPB, aprenderam sobre a história e ainda tomaram conhecimento do heroísmo daqueles que iniciaram os trabalhos nos primórdios dos anos 1900.

Os alunos de teologia do Unasp foram informados sobre o trabalho dos pioneiros, ficaram ciente quanto ao heroísmo daqueles que iniciaram os trabalhos nos primórdio dos anos 1900.

Após as palestras a equipe foi conduzida por uma viagem por dentro da estrutura organizacional, física e funcional da entidade. Os alunos puderam contemplar todos os setores da Casa, acompanhar todo o processo de uma produção gráfica, desde a criação e finalização de uma obra literária.

Leia Também:

O que se sabe e o que falta esclarecer sobre o assalto ao supermercado em Sorocaba?

Mas para os mais ávidos e interessados na lacuna da história, o melhor ainda estava por vir. Depois de conhecerem a modernidade da produção gráfica, o grupo foi submetido ao contexto da história alocado em “algum lugar do passado”. No museu da instituição, os discentes puderam ver como tudo começou. Porém, mais do que isso, puderam conhecer como funcionava a primeira prensa do mundo.

“A Galáxia de Gutenberg e a Teologia do Unasp”

No museu da CPB há uma réplica da prensa de Gutenberg. Por meio de uma demonstração, os estudantes puderam ver como eram realizadas as primeiras impressões no contexto da idade média. Da máquina inovadora do Alemão, cerca de 200 Bíblias foram impressas. Em latim e com letras góticas – imitando a escrita –, as páginas do livro sagrado tinham 42 linhas, divididas em duas colunas. Algumas delas contava com traços decorativos feitos a mão. Devido à grossura dos exemplares – até 1.300 páginas –, cada Bíblia tinha dois volumes. De todas elas, 48 sobrevivem até hoje em museus de diversos países.

Réplica exata da prensa criada por Gutenberg – A Galáxia de Guntenberg

Com letras e símbolos em relevo esculpidos em metal. A invenção de Johannes Gensfleish, conhecido como Gutenberg, permitiu a impressão em massa de livros – que antes eram escritos a mão – começando assim, uma revolução na Europa, em meados de 1455.

Após essa visita aos primórdios do impresso, o grupo – sob o comando de Stencel – seguiu viagem para Piracicaba, onde as margens do rio que recebe o nome da cidade, recebeu uma aula especial do professor, no qual relatou o início da fé adventista no Brasil.

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

O Primeiro Batismo da Igreja

Nas águas do Rio Piracicaba, de acordo com Renato Stencel, em meados de abril de 1895, o primeiro brasileiro se batizava, tornando-se o primeiro membro oficialmente batizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia – IASD.

No Rio Piracicaba, de acordo com Renato Stencel, em meados de abril de 1895, o primeiro brasileiro se batizava, tornando-se o primeiro membro oficialmente batizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia – IASD.

“A cidade de Piracicaba é de fato o marco na qual se realizou o primeiro batismo da história da Igreja no Brasil, havia aqui um rapaz estudioso que, após estudar as escrituras, solicitou o batismo. Guilherme Stein Jr, de 25 anos, em meados de abril de 1895, foi batizado pelo pastor Frank Westphal. Então, Piracicaba tem esse valor histórico por ter sido o local onde se realizou o primeiro batismo da Igreja no Brasil”, disse o Stencel.

Vereadora de Engenheiro Coelho tem grupo de WhatsApp invadido, saiba mais clique aqui

Para os estudantes, o professor classificou o dia como sendo um marco histórico, “Reputo esse dia como sendo um marco, um dia histórico na vida desses estudantes, pois estão tendo contato com esses locais históricos e evidentemente isso traz uma grau de importância na formação dessa classe muito grande, pois ao deslumbrar esses locais nós também somos capazes de visualizar e relembrar como os pioneiros trabalharam se dedicaram e qual o espírito que eles realizaram a obra, a minha intenção como professor é tentar passar esse espirito pioneirismo a todos os alunos”, afirma.

Uma igreja sob tintas

Numa análise minuciosa, ao relembrar a história da Igreja mundial, o mestre Stencel não titubeou ao responder a pergunta relacionada, “se as origens da IASD, estaria firmada e fundada sob a prensa”.

“A Igreja Adventista, nasceu em um berço de papel e tinta e isso é um fato”

“Nós temos essa forma de caracterizar a igreja no Brasil e fora, a Igreja Adventista, nasceu em um berço de papel e tinta e isso é um fato. Nós não podemos apagar , ou, mesmo, sob hipótese alguma, ignorar o papel e importância da obra de publicações quanto ao surgimento da igreja, as origens, desenvolvimento e a consolidação. A obra de publicações, ela sempre foi a principal ferramenta que Deus usou para alcançar corações. E nós vemos essa comprovação aqui hoje, o individuo que leu a Bíblia, o Grande Conflito, Caminho a Cristo e pediu o batismo. A obra de publicações é uma cunha que quando o Espirito Santo atua por meio dela, ela convence as pessoas do pecado, do juízo, da justiça e atraí essas pessoas para o reino de Deus”, explica o Diretor do Centro de Pesquisas Ellen G, White no Brasil, mestre, e pastor professor Renato Stencel.

Leia mais Notícias, Clique aqui!

“Infinda Gratidão”

O teologando Victor Pietro, de 24 anos, membro da turma, disse que a viagem foi marcante e cheia de ricas informações que serão levadas pelo resto da vida, acrescenta que o presente ofertado por Renato, ele levará para sempre. “Foi uma viagem incrível, inesquecível. O que o pastor nos proporcionou hoje, ficará para sempre em nossa memória. Só tenho a agradecer por essa oportunidade, o professor é fantástico”, disse.

Victor Pietro, de 24 anos, estudante do 2º ano de Teologia do Unasp

Já o nogueirense Hemerson Lima, de 25, classificou o passeio como: “extraordinário”. “Foi um passeio sensacional, extraordinário, tudo muito bom, maravilhoso, sem palavras para classificar. Só temos que ser gratos, muitíssimos gratos ao professor por nos abençoar com essa viagem, Deus abençoe o professor”.

Para todos os alunos que puderam integrar a excursão, o sentimento que ficou foi de muita gratidão e uma admiração ainda mais que profunda pelo professor Renato Stencel, entre o corpo discente pôde-se ouvir alguém dizer: “ele é um paizão”.

E sim, de fato, durante todo o percurso, o professor avidamente se atentava para o bem estar dos seus discípulos, fosse contando história referente a editora, pioneiros, ou só mesmo para saber se estava tudo bem.

A emoção do professor

Ainda as margens do Rio, o pastor fez uma oração, relatou os fatos ocorridos no local em 1895 e se emocionou…

Só Deus é quem pode traduzir com clareza o que se passou na mente e coração do professor ao estar diante do local de onde praticamente tudo começou em terras brasileiras. Não há adjetivos para elucidar a “erupção” de sentimento que toma o coração humano quando estamos envolvidos em acontecimentos e causas que amamos.

Marco do início da IASD no Brasil

E quanto ao professor? Sobre o professor Renato, o que pode-se tentar transcrever sobre sua conduta e espírito ao proporcionar a um grupo de estudante tão inesquecível passeio?

Pode-se afirmar que, Stencel demonstra ser um homem extremamente compromissado, abrasado e abraçado no que se propôs a crer e a ensinar. Além disso, o professor exprime amor, respeito e carinho com os alunos que cruzam o seu caminho, ele incentiva a todos a crescer em conhecimento e graça, motiva para que ponham para fora a criatividade e deixem fluir no mundo o melhor de si.

“Vocês são a primeira turma de muitas que espero poder levar nesse passeio. Portanto, aproveitem e comportem-se e vamos todos fazer uma boa viagem em nome de Jesus”, declarou o pastor e professor ao saírem do Unasp.

Engenheiro Coelho

Assinatura de Convênio reforça compromisso do Governador com Engenheiro Coelho

Publicados

em

A Prefeitura de Engenheiro Coelho recebeu um convite do Governador do Estado de São Paulo para a assinatura de um convênio com o município na tarde de quinta-feira, 21, às 16h, na sede do governo do estado de São Paulo, o Palácio dos Bandeirantes.

O prefeito Dr. Zeedivaldo, acompanhado pelos vereadores Cristiano Wagner Gomes, Marlon Pereira e Léo de Sá, foi recepcionado pelo secretário de Estado, Sr. Gilberto Kassab, e pelo Assessor da Dra. Damares Moura, Sr. Marcos. Na ocasião, a então deputada Damares Moura atendeu ao pedido dos Vereadores Cristiano Wagner Gomes, Léo Caroso de Sá, Marlon Aparecido Pereira, Salvador Figueiredo, Sidney Barborsa Meris e a então Gerente de Ensino Maria Lucia Barros Kettle, formalizando o pedido que resultou na assinatura deste convênio com o governador Tarcísio de Freitas.

LEIA TAMBÉM:

Durante o evento, o prefeito Dr. Zeedivaldo e o governador, Sr. Tarcísio de Freitas, assinaram o convênio referente ao projeto de infraestrutura urbana – Construção de ciclovia na Estrada Municipal Pastor Walter Boeger, no bairro universitário, no valor de um milhão de reais, formalizando oficialmente o acordo. Isso evidencia um trabalho de união e parceria sempre em prol do bem maior, a cidade de Engenheiro Coelho.

O prefeito Dr. Zeedivaldo ressaltou a importância do trabalho da câmara em conjunto com o executivo, enfatizando que toda a nossa cidade ganha com isso. Ele também agradeceu à amiga Damares Moura e ao Governador Tarcísio por firmarem esse compromisso, pois essa obra é de extrema importância para preservar vidas naquela região. O prefeito também mencionou que, com Deus no comando, nada, absolutamente nada, supera a força do trabalho.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Engenheiro Coelho

Grupo Anjos de Patas recebe Moção de Congratulações em Engenheiro Coelho

Publicados

em

Equipe de voluntárias formada por sete mulheres dá exemplo de amor e cuidado aos animais no Município

Na última sessão ordinária realizada na câmara de vereadores de Engenheiro Coelho, uma turma muito especial foi homenageada no espaço legislativo. Acontece que desde 2020, o Anjos de Patas vem contribuindo para manter bem cuidados muitos animaizinhos do Município.

A verdade é que esse grupo de sete mulheres tem feito a diferença na cidade e como forma de reconhecimento pelas ações executadas, a equipe recebeu uma moção, entregue pelos vereadores Jorge do Banco e Washington Lopes.

No entanto, o time que realiza essa tarefa solidária, faz o que faz unicamente pela força do amor à causa, tendo em vista que não há apoio do poder público em prol da entidade.
Uma das fundadoras da instituição, Elizandra Heremann, explica que está cada dia mais difícil conseguir manter o atendimento aos bichinhos.

LEIA TAMBÉM:

Segundo ela, se não fossem as doações que recebem de populares e iniciativa privada, as coisas seriam mais complicadas, “no momento, nós temos um abrigo de gatos, nós resgatamos, castramos, e conseguimos os recursos por meio de rifas, brechó, pix solidário, trabalhamos em eventos vendendo alguma coisa e pedimos doações para poder manter o abrigo, é a única forma de renda que temos”.

Elizandra conta que o projeto começou em meio à pandemia, resgatando gatas que estavam abandonadas e ganhando filhotes no meio da rua. Ela lembra que pegava os bichinhos e os abrigava na casa do avô, que estava desocupada na ocasião.

Porém, os anos foram passando e o que começou como um trabalho solo voluntário, ganhou força e forma com a chegada de mais pessoas para fortalecer o trabalho. Jôse Rosa, Tamires Gomes, Grazielle Gondim, Paula Millares, Talita Huíla e Neiva Gomes, hoje compõe esse time forte em defesa dos anjinhos de patas.

Atualmente, são só sete mulheres – guerreiras, batalhadoras e amorosas – para cuidar de 50 gatos que estão sob seus cuidados. Pense, é muito gato para pouca mulher e claro: recurso escasso.

As meninas carecem urgentemente de um espaço para que possam continuar a prestar atendimento aos animaizinhos, já que, a casa do avô de Elizandra, ainda hoje, é local onde realizam as ações. Mas agora, o proprietário está precisando do imóvel. O grande dilema que as meninas do “Anjos” enfrenta é que, sem recursos elas não têm como pagar o aluguel para um novo espaço.

O vereador Jorge do Banco que vem apoiando a causa, explica que a moção foi feita também, no intuito de ajudar com que o projeto tivesse mais visibilidade, além disso afirma que tem trabalhado e buscado meios de tentar conseguir uma sede para o “Anjos”.

Grupo Anjos de Patas recebe Moção de Congratulações em Engenheiro Coelho

Jorge do Banco é um dos responsáveis pela criação do Projeto da Coordenadoria do Bem-Estar Animal, o vereador explica que este foi o primeiro passo dado a fim de legalizar as ações referentes à causa animal no município, “Fui um dos autores deste projeto de lei, por quê? Porque teria que ser dado o primeiro passo para que viessem outras leis no intuito de legalizar a causa e ainda podermos contar com apoio do executivo em prol desta luta”, disse.

O fato é que o Anjos de Patas precisa de verba, até mesmo para realizar a legalização dos documentos, para que assim possa se tornar uma Ong reconhecida oficialmente e contar com algum repasse oriundo do poder público, mas o problema é que isso é custo. E entre investir o pouco dinheiro que conseguem em papéis burocráticos e optar por pagar o veterinário para salvar a vida de um pet, a vida do bichinho é mais preciosa.

E por isso, a Elizandra deixa uma mensagem especial para você que lê esse texto: “Ajudem os protetores, se você não pode adotar, ajude com doações, faça Pix solidário, doe ração, acolha, eles precisam de ajuda e nós somos responsáveis por esses bichinhos aqui na terra”.
Você pode ajudar o Anjos de Patas realizando um Pix solidário para o número: 28355591836 (CPF de Jôse Rosa) além disso, siga-os no Instagram: @anjosdepatas.ec

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Engenheiro Coelho

Projeto “Mentor Art” promove “Noite do Empreendedor” em Engenheiro Coelho

Publicados

em

Projeto “MENTOR ART” promove “Noite do Empreendedor” em Engenheiro Coelho
O projeto “MENTOR ART” realiza no dia 26 de março, às 19h, em Engenheiro Coelho, um encontro sobre empreendedorismo, chamado de “Noite do Empreendedor”.

A ação, com apoio da Prefeitura de Engenheiro Coelho e do SEBRAE AQUI, é gratuita e vai dar ênfase à expansão de conhecimento dos empreendedores para conseguirem implantar mudanças, inovações e competitividade nos negócios com foco na superação e resolução de obstáculos.

LEIA TAMBÉM:

O evento também é aberto para pessoas que planejam iniciar o próprio negócio, porém, não sabem por onde começar. A noite do empreendedor terá palestra sobre: criatividade e inovação, protagonismo empresarial, MEI e declaração de Imposto de renda.

Segundo os organizadores do evento, além das palestras, o encontro terá show dos TucBoys, muita música, arte e oportunidade para networking. Para participar, os interessados devem confirmar presença fazendo inscrição no link: https://mentorartevento.etus.page/

Endereço do evento: Rua Benedito da Cunha Guedes, 519 — Jardim do Sol — Engenheiro Coelho.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias