Conecte-se conosco

Morungaba

Raimundos, Renato Teixeira, Oswaldo Montenegro, Preto no Branco e Banda Malta são destaque do Festival de Inverno de Morungaba

Publicados

em

Evento gratuito, que acontece entre 17 de agosto e 11 de setembro, terá 37 apresentações musicais, praça de alimentação, feira de artes e artesanato e parque de diversões

Música, arte, diversão e gastronomia vão agitar a Região Metropolitana de Campinas (RMC) entre os dias 17 de agosto e 11 de setembro durante a realização do Festival de Inverno de Morungaba. Além de shows com artistas regionais, a programação traz apresentações dos Raimundos, Banda Malta, Renato Teixeira, Oswaldo Montenegro, João Villa e Rafael, Preto no Branco e muito mais. A entrada é gratuita.

O Festival de Inverno, que acontece no Centro de Eventos de Morungaba (CEM), terá praça de alimentação e parque de diversões em todos os dias de funcionamento do evento. Entre 1º e 11 de setembro, o espaço também contará com a Feira de Artes e Artesanato.

Durante o mês de agosto, às quartas, quintas e sextas-feiras, os portões abrem às 18h. Aos sábados e domingos, a programação tem início marcado para às 14h e prossegue à meia-noite. Já em setembro, os portões abrem às 14h todos os dias.

Atrações musicais
Para valorizar os artistas locais e incentivar as produções culturais,diversos grupos, orquestras e cantores regionais foram convidados para participar do evento. A programação completa conta com 37 apresentações musicais.

No dia 20 de agosto, o grupo paulistano de rock Banda Malta sobe ao palco a partir das 21h30 para agitar a noite.

Os apaixonados por música sertaneja também poderão contar com uma noite especial. A dupla João Villa e Rafael se apresenta no dia 7 de setembro, às 20h30.

Com repertório de aquecer os corações, os jovens assinam composições gravadas por cantores de expressão nacional como Marília Mendonça (Estrelinha), Zezé Di Camargo e Wanessa (Toda Tarde), Zé neto e Cristiano (Cheiro de terra / Janelinha), Chitãozinho e Xororó (Voltei Pro Mato), Maria Cecília e Rodolfo (Dói / Seu Nego e Dona Linda), entre outros artistas como Daniel, Lauana Prado, Zé Felipe e outros.

Em 8 de setembro, também às 20h30, será a vez da banda mineira de black music, soul e música cristã contemporânea, Preto no Branco. O grupo ficou conhecido a partir de seu primeiro álbum, Preto no Branco (2015), que trouxe a canção “Ninguém Explica Deus”, uma das músicas brasileiras mais executadas de 2016.

No dia 9 de setembro, os Raimundos prometem atrair milhares de apaixonados pelo rock nacional. Com oito discos autorais, trinta anos de existência e mais de cinco milhões de cópias vendidas, é uma das principais bandas de rock do Brasil

Para os fãs de MPB, a Orquestra Paulistana de Viola Caipira se apresenta ao lado do músico, compositor e cantor brasileiro Renato Teixeira, autor de conhecidas canções, como “Romaria” (grande sucesso na gravação de Elis Regina, em 1977) e “Tocando em Frente” (em parceria com Almir Sater, gravada também por Maria Bethânia), entre outras.

A programação chega ao fim no dia 11 de setembro com show de Oswaldo Montenegro, a partir das 20h.

Morungaba
Assentada nas colinas suaves de um vale ao pé da Serra de Cabras, Morungaba é um convite à tranquilidade. Fundada em meados do século XIX com o nome de Conceição de Barra Mansa, alterado em 1919 para a denominação atual. Morungaba emancipou-se politicamente em 28 de fevereiro de 1964 e administrativamente em 1965, sendo elevada à condição de Estância Climática em 25 de julho de 1994.

O município, que integra a Região Metropolitana de Campinas (RMC) tem se tornado cada vez mais receptivo para os visitantes que preferem o sossego e a simplicidade. Em destaque, o clima agradável devido à preservação de muitas áreas verdes por todo o município.

O Parque Ecológico Pedro Mineiro e a Praça do Artesanato são alguns dos atrativos mais procurados entre os visitantes. Outra atração são os caminhos para a prática do cicloturismo.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Taça Guaiquíca fase semifinal
Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular.

Morungaba

Em Morungaba: Campanha realiza 170 castrações animais gratuitas

Publicados

em

A campanha de castração gratuita de cães e gatos foi realizada durante esta quarta-feira, 10, por meio de uma parceria entre o Conselho Pró Animal de Morungaba, pelo Projeto Implantação de Bem-Estar Animal (IBEA), pelo Abrigo de Animais Pitukinha e pela Prefeitura da Estância Climática de Morungaba, por meio do Departamento de Saúde, com o apoio do Departamento de Ação e Inclusão Social e do Fundo Social de Solidariedade.

LEIA TAMBÉM

Segundo a presidente do Conselho Pró Animal de Morungaba, Ana Faccioni, foram realizados procedimentos cirúrgicos de castração em 170 animais, sendo  90 gatos e 80 cães. Ela explica que os tutores receberam orientações em relação ao pós-operatório, além da receita e dos medicamentos necessários.

Durante a cirurgia, todos os animais foram microchipados. Segundo a veterinária Amanda Frare a microchipagem vai facilitar a identificação de dados como o nome do tutor e seu endereço e poderá evitar muitos casos de abandono.

Campanha de castração gratuita de cães

campanha de castração gratuita de cães
Campanha de castração gratuita de cães

O mutirão de castração contou com a Unidade Móvel Veterinária, conhecido como “castramóvel” – um ônibus adaptado especialmente para esta atividade. A unidade possui centro cirúrgico com capacidade para operar 5 animais simultaneamente, além de todos os equipamentos para atendimento de emergências durante os procedimentos e ambiente para repouso no pós-operatório para abrigar até 20 animais. Uma equipe de 25 veterinários participou da ação que foi um benefício destinado a Morungaba pelo Abrigo de Animais Pitukinha, localizado em Itatiba. A fundadora da entidade, Roselvira Passini, acompanhou o evento.

Além do controle populacional dos animais, o objetivo da campanha é evitar doenças no aparelho reprodutor dos animais – tanto dos machos como das fêmeas – evitar abandonos, maus tratos e fugas devido ao cio das fêmeas.

O Departamento de Ação e Inclusão Social realizou o cadastro destinado a um número limitado a 200 vagas, realizando inclusive toda a orientação necessária quanto à providência para o dia da cirurgia do animal. Porém no dia do evento compareceram apenas 170 tutores com seus animais. Ou seja, 30 munícipes efetuaram a inscrição para a castração gratuita de seus animais, mas não compareceram no dia marcado.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Luta contra as Hepatites
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado.  Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Morungaba

Em Morungaba: Sesc de Artes 2022 leva atrações gratuitas para a Praça dos Italianos

Publicados

em

Em parceria com a Prefeitura da Estância Climática de Morungaba, a população morungabense e seus visitantes recebem no sábado, 20, o Circuito Sesc de Artes, na Praça dos Italianos, a partir das 16h. Promovido pelo Sesc São Paulo, serão cerca de 85 ações artísticas e educativas em 14 roteiros que percorrem praças e parques durante três semanas em 118 municípios, além de um ciclo para educadores que será ministrado on-line.

A programação conta com apresentações de teatro, dança e circo, shows musicais, oficinas, intervenções, vivências, ações literárias, cinematográficas, de artes visuais e tecnologias, envolvendo mais de 500 profissionais das artes de diversos estados do Brasil.

O Circuito Sesc de Artes chega aos municípios que fazem parte da área de atuação de unidades do Sesc  – como é o caso do Sesc Jundiaí, que abrange as cidades relacionadas –  com ações artísticas que buscam provocar novas percepções, reflexões e vivências.

Com o intuito de fomentar, fortalecer e ampliar o espaço de diálogo e convivência, o respeito e a transformação social, a edição 2022 do Circuito Sesc de Artes intensifica o olhar para toda a diversidade de pessoas.

Durante um dia em cada município, os artistas realizam os espetáculos, shows e oficinas nas praças e parques com o objetivo de estimular o uso dos espaços públicos como lugares fundamentais para o convívio social e a troca de experiências e aprendizados, favorecendo os encontros e os afetos em uma perspectiva do desenvolvimento humano por meio da arte e da cultura.

Programação do roteiro
MudaLab (SP) leva o Roboíno Maker – A Robótica Divertida. Na atividade, os participantes pilotam robôs construídos com arduíno e controlados por celular, conhecem suas estruturas internas de robótica e os testam em um circuito, com semáforos, cancelas e outros obstáculos.  A oficina tem o objetivo de desmistificar a programação e a robótica e apresentar seus conceitos básicos de maneira lúdica e divertida!  

O espetáculo de circo Retirantes, da Trupe Baião de 2 (SP), se envereda pela cultura nordestina para contar a história de um sonhador casal de migrantes recém-chegado a uma nova terra. Os artistas demonstram força e equilíbrio em cenas com acrobacias, como a lira-percha e a manipulação de objetos. Maracatu, frevo e forró dão o tom dos números circenses e da dança. 

Clarin Cia de Dança (SP)  apresenta o espetáculo de dança OU 9 OU 80. Ele faz referência a dois acontecimentos violentos: nove mortes em Paraisópolis (São Paulo) e 80 tiros no carro de uma família em Guadalupe (Rio de Janeiro). A apresentação utiliza letras de funk para narrar as histórias e expõe as modificações dos movimentos do funk ao passinho.  

O grupo êBA! (SP)  une literatura e brincadeiras em Histórias na Palma da Mão. Por meio de uma leitura mediada, os artistas buscam criar um momento de vínculo afetivo e aproximar o leitor do livro. Além da leitura mediada, o grupo também propõe a leitura compartilhada e as demais formas de se contar uma história, com livros, corpos e vozes.  

Em Livro de Uma Página, o escritor mineiro Daniel Viana e três poetas convidados (SP) apresentam ferramentas para compor micronarrativas que se transformam em um exemplar autoral. Os participantes são estimulados a criar poemas e contos a partir de seu repertório pessoal e recebem dicas para ilustrar seu minilivro.

Josyara, cantora, compositora e violonista de Juazeiro divide o palco com as Panteras Negras, banda instrumental composta de mulheres negras, em um show que retrata as mulheres, a negritude e o Nordeste. No repertório estão músicas criadas para este encontro e composições dos repertórios das Panteras Negras e de Josyara, que apresenta faixas do disco “Mansa Fúria”. 

Grupo Esparrama leva seu Esparrama Memória para viajar pelas ruas das cidades do estado. Os palhaços do grupo vagueiam pelo mundo carregando música, poesia e um guardador de memórias. Nessa caminhada errante, eles procuram por pessoas que queiram pausar o tempo para resgatar e trocar experiências, lembranças e afeto. 

Ciclo para Educadores
Compondo a programação do Circuito Sesc de Artes, o Ciclo de Sensibilização para Educadores propõe um diálogo pautado nas artes e na cultura, trazendo reflexões sobre caminhos possíveis para a educação no Brasil.

O curso, que será ministrado por seis artistas-educadores das artes cênicas, da música e da literatura, é gratuito e acontecerá entre os dias 10 e 25 de agosto, às quartas e quintas-feiras, e será dividido em duas turmas que participarão de três encontros on-line. As inscrições iniciam estão abertas pelo link https://bit.ly/SensibilizacaoEducadores-CPF. Os participantes poderão receber declaração de participação emitido pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (CPF).

Estes encontros irão propor reflexões sobre estratégias de aplicações da arte e da cultura na socialização, buscando pensar sobre novas formas de imaginar a escola e suas práticas diante dos desafios do contexto atual. O Ciclo de Sensibilização para Educadores reafirma a ação do Sesc voltada à formação, ao conhecimento e à melhoria da vida dos indivíduos.

Mais informações: http://www.sescsp.org.br/circuitosescdeartes

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Taça Guaiquíca fase semifinal
Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular.

Continue lendo

Morungaba

3º União Cup começa no próximo sábado com seis jogos de categorias de base

Publicados

em

Com a participação de aproximadamente 1.050 jovens atletas com idades entre 10 e 14 anos, no próximo sábado tem início um dos maiores campeonatos de futebol de base do interior paulista, o qual contará com 13 agremiações, quatro categorias (sub 10, 12, 13, 14) e 42 equipes que estarão se enfrentando de 13/08/22 a 04/12/22.

Em sua primeira fase o União Cup contará com dois grupos (A e B), sendo que o grupo A terá seis equipes e o grupo B terá sete equipes, as quais, se enfrentam dentro do próprio grupo no sistema de ida e volta. Classificando-se as quatro mais pontuadas de cada grupo para a segunda fase.

Já na segunda fase haverão os cruzamentos dos grupos da seguinte forma, 1º A x 4º B (J1), 2º A x 3º B (J2),  1º B x 4º A (J3) e o 2º B x 3ºA (J4) em jogos de ida e volta, sendo que as equipes com melhores campanhas (1º e 2º colocados) terão a vantagem de fazer o segundo jogo em casa. As equipes vencedoras da segunda fase passam para a fase seguinte (semi-final), que também será disputada em jogos de ida e volta (Venc. J1 x Venc. J4 e Venc. J2 x Venc. J3).

Na oportunidade as equipes que forem derrotadas nas semi-finais irão disputar as finais da série prata e as equipes vencedoras irão disputar as finais da série ouro. A fase final, tanto na série prata como da série ouro serão disputadas em jogos únicos, campo neutro e local a ser definido pela comissão organizadora.

A comissão organizadora promoveu pela primeira vez o congresso técnico, que foi realizado no Hotel Duas Marias em Jaguariúna e na oportunidade estiveram presentes os representantes da maioria das equipes e onde foram discutidos, ajustados e definidos vários detalhes referentes a competição, assim como a tabela e o regulamento geral. Ficou definido também que a competição terá início no dia 13 de agosto e suas finais nos dias 03/12 (prata) e 04/12 (ouro), caso alguma equipe ainda esteja disputando o campeonato paulista as finais da série ouro poderão ser realizadas no dia 10/12. No geral serão 11 cidades sedes, Morungaba, Itatiba, Americana, Sumaré, Santa Barbara D’oeste, Paulínia, Porto Ferreira, São Carlos, Limeira, Rio Claro e Conchal.

 A terceira edição do União Cup terá novidades, entre elas, a terceirização das arbitragens que certamente irá facilitar a logística das comissões técnicas, as premiações para os artilheiros e defesa menos vazadas, os quais, receberão como prêmio individual um relógio personalizado com a logomarca da competição que serão ofertados pela empresa Magnum.

GRUPO A: Guarani F C, S C Paulínia, Sumaré A C, Itatiba/SBFC, Unidos do Cordenonsi e Na Cara do Gol.

GRUPO B: Velo Clube, Atlétic Academy, União Barbarense, Rio Claro FC, Adesm/São Carlos, Independente FC e Talentus Sporting.

1ª Rodada – sábado, 13

Unidos do Cordenonsi x Na Cara do Gol (Americana)

SC Paulínia x Sumaré AC (Paulínia)

Guarani FC x Itatiba EC/SBFC (Morungaba)

A E Velo Clube x Atlétic Academy (Rio Claro)

Talentus Sporting x Rio Claro FC (Porto Ferreira)

União Barbarense x Independente FC (Santa Barbara D’oeste)

2ª Rodada – sábado, 20

Guarani FC x SC Paulínia (Morungaba)

Na Cara do Gol x Sumaré AC (Americana)

Itatiba EC/São Bernardo x Unidos do Cordenonsi (Itatiba)

Atlétic Academy x União Barbarense (Conchal)

Rio Claro FC x Adesm/CFA (Rio Claro) Independente FC x Talentus Sporting (Limeira)

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Taça Guaiquíca fase semifinal
Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias