Amparo
Plantando Água começa a realizar as primeiras ações em Amparo
Dando continuidade ao Projeto Plantando Água, técnicos da Prefeitura da Estância de Amparo, receberam a equipe da empresa AUÁ Forest (antiga Florestas Inteligentes) para visitar as primeiras propriedades previamente cadastradas para serem atendidas.
Em 21 de dezembro, a engenheira ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Camila de Campos, a médica veterinária da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Mariana Ribeiro e o engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura de Amparo, Ricardo Moncorvo Tonet, receberam a equipe.
LEIA TAMBÉM:
Através das imagens de drone, ocorreu a análise das áreas a serem recompostas e a coleta de amostras de solo, a fim de definir eventuais necessidades de correções. A empresa, que esteve no município, atua no setor ambiental desde 2014, realizando projetos de restauração em todo o estado de São Paulo, sendo responsável por restaurar mais de 1.500 hectares em mais de 40 municípios, como Limeira, Campinas, Mogi Mirim e Itapira.
De acordo com a bióloga da empresa, Isabella Oppici, o diferencial da parceria é a possibilidade de adequação das propriedades rurais sem custo para os proprietários, incluindo Áreas de Preservação Permanente (APP), Reserva Legal (RL) e áreas voluntárias (como áreas de baixa aptidão agrícola, íngremes ou com erosão).
“A empresa possui equipe própria e é responsável por todas as etapas da restauração, desde o preparo do solo, plantio das mudas nativas e manutenção da área por, no mínimo, três anos até que atinja os parâmetros exigidos pelo órgão fiscalizador”, explicou.
Para ser atendido, o produtor rural necessita ter o Cadastro Ambiental Rural (CAR), disponibilizar uma área mínima de 1 hectare e aceitar o termo de compromisso das suas obrigações no projeto.
Uma das visitas foi realizada no Sítio Pai do Mato, no Bairro dos Pereiras, da família Marchi. “Adquirimos um sítio que é também a realização de um sonho. Com o projeto ofertado pelo Programa Plantando Água, do município de Amparo, teremos a possibilidade de restaurar a Mata Atlântica sem custo e, consequentemente, proteger o maior dos bens da vida, que é o recurso hídrico”, disse Marcelo Marchi, proprietário do Sítio Pai do Mato. No mesmo dia, foram visitadas mais duas propriedades:a Fazenda Benedetti e a Chácara Joia Rara.
Os técnicos da Prefeitura da Estância de Amparo informaram que, além das áreas visitadas, já há outras propriedades cadastradas para o agendamento da vinda da equipe do AUÁ Forest. A Prefeitura também possui a possibilidade de doação de, no mínimo, 100 mudas para produtores rurais, através da parceria com a Florestal Cantareira.
O produtor interessado em participar do projeto pode se inscrever na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, ambas da Prefeitura Municipal da Estância de Amparo, ou na Casa da Agricultura de Amparo.
“Venham participar. Vamos construir juntos um futuro mais sustentável para Amparo”, finalizou Camila.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Amparo
Defesa Civil de Amparo participa de capacitação da Operação São Paulo sem Fogo
A Defesa Civil de Amparo participou em Paulínia, na Região Metropolitana de Campinas, do lançamento da Operação São Paulo Sem Fogo.
Trezentos representantes de 63 cidades da Região Administrativa de Campinas participaram da ação que teve como objetivo reunir autoridades para o fortalecimento das políticas públicas de Proteção e Defesa Civil e preparar os municípios para o período de estiagem.
LEIA TAMBÉM:
- Festa dos metalúrgicos 2026 reúne centenas de famílias e reforça mobilização pelo fim da jornada 6×1
Ao longo dos dias, os representantes participaram de uma oficina preparatória teórica, com capacitação técnica voltadas ao aprimoramento das equipes municipais, com temas fundamentais para a atuação em ocorrências e emergências, como manejo de animais em situações de queimadas, crimes ambientais, combate a princípios de incêndio, uso correto de equipamentos de proteção individual, apoio às ações do Corpo de Bombeiros e operacionalização do Plano de Contingência para Estiagem.
Todas as cidades receberam os equipamentos que compõem o Kit Estiagem, ao todo mais de 3 mil itens foram entregues e servirão para o auxílio durante a operação estiagem.
Os kits reúnem equipamentos de proteção individual, como óculos, luvas, capacetes e lanternas, e ferramentas essenciais para o combate direto às chamas, como abafadores, bombas costais, sopradores e facões.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Amparo
Amparo promove 1º Fórum para construção da Política de Igualdade Racial
A cidade de Amparo receberá, nos dias 08 e 09 de maio de 2026, o 1º Fórum para Construção da Política de Promoção de Igualdade Racial, com o tema “Abolição Inacabada”. A iniciativa é organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Cidadania, por meio do Departamento de Direitos Humanos e Inclusão Social, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos.
O evento será realizado no antigo espaço da Feira do Produtor, localizado em frente ao Mercado Municipal, na região central da cidade. A programação terá início na sexta-feira, 08, das 18h às 22h, e continuará no sábado, 09, das 8h às 17h.
LEIA TAMBÉM:
Com o objetivo de promover o diálogo entre o poder público e a sociedade civil, o fórum busca construir, de forma coletiva, estratégias voltadas à promoção da igualdade racial no município. A proposta também visa fortalecer a participação popular e o compromisso institucional com a pauta.
A programação do primeiro dia será voltada à contextualização do racismo estrutural no cenário nacional. Entre os destaques estão as palestras “Amparo antirracista: construindo múltiplas histórias”, ministrada pelo promotor de Justiça Dr. Guilherme Carvalho da Silva, integrante do Grupo Cidades Antirracistas do Ministério Público do Estado de São Paulo, e “Políticas Públicas e Direitos Humanos em Contexto de Racismo Estrutural: a atualidade da abolição inacabada no Brasil”, com a professora Dra. Elisabete Aparecida Pinto, docente associada da Universidade Federal da Bahia.
Já no segundo dia, o foco será a realidade local. O historiador Prof. Dr. Roberto Pastana Teixeira Lima fará uma explanação sobre a história do município, seguida de debates temáticos envolvendo diversas áreas como assistência social, saúde, educação, trabalho e renda, cultura e turismo, segurança pública e religiões de matriz africana, sempre com o recorte racial. Os mediadores dos debates temáticos são: Angela Motta e Raquel Divina de Carvalho; Rosangela Barreiros; Raimundo Ribeiro (Ray); Margareth Machado Ribeiro e Guilherme Custódio; GCM Valéria Saccomani; e Dandara Dionysio.
O fórum é aberto a toda a população, que poderá participar ativamente das discussões. A proposta é acolher as demandas apresentadas pelos participantes, contribuindo para a futura elaboração da Política Municipal de Igualdade Racial e de seu plano de implementação.
Além dos debates, o evento contará com a participação de movimentos sociais ligados à temática racial, exposições de artistas locais e regionais e apresentações culturais, incluindo o Coletivo Poedimas e o Grupo Palmares do Norte Capoeira, sob o comando do Contra Mestre Moisés Mineiro.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Amparo
Conecta Turismo volta a Amparo para impulsionar negócios e fortalecer o setor
Iniciativa do Sebrae-SP reúne empreendedores para troca de experiências, parcerias e oportunidades no turismo
No próximo dia 6 de maio, Amparo será palco de mais uma edição do Conecta Turismo, evento
promovido pelo Sebrae-SP em parceria com o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Águas Paulista (CICAP), Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Cultura e Turismo de Amparo e COMTUR Amparo com o objetivo de fomentar conexões, fortalecer o ecossistema do turismo e estimular o desenvolvimento de micro e pequenas empresas (MPEs) ligadas direta ou indiretamente à atividade turística.
A ação faz parte de uma programação regional que percorrerá cidades do Circuito das Águas Paulista. Além de Amparo, Jaguariúna e Socorro também receberão o evento no mês de maio. A proposta, segundo Taís Camargo, consultora de negócios do Sebrae-SP é simples. “Nosso objetivo é reunir empreendedores, apresentar boas práticas, gerar negócios e estimular a inovação por meio da colaboração entre diferentes segmentos”.
O Conecta Turismo é voltado para MPEs que atuam nos mais diversos segmentos: agronegócios, serviços, comércio e indústrias que estejam no território, pois o turismo é desenvolvimento regional. “Fomentar conexões e oportunidades de negócios para os empreendedores é essencial para impulsionar o turismo no Circuito das Águas Paulista e é exatamente isso que o Conecta Turismo faz. Quando empresários se conectam, todos ganham e não apenas os diretamente ligados ao setor, pois o turismo movimenta a economia como um todo”, afirma a consultora.
LEIA TAMBÉM:
De acordo com Taís, um dos temas que terá destaque no evento é a importância da IA para no dia a dia das empresas, como uma novidade que faz os negócios acontecerem de maneira mais ágil. “O turismo é fonte de faturamento. A gestão das empresas deve estar atualizada e as novas ferramentas de IA trazem agilidade e modernidade”, reforça.
Entre os principais objetivos do Conecta Turismo estão promover a conexão entre empresas para geração de parcerias e novos negócios, estimular a colaboração entre empreendedores locais, valorizar atrativos e iniciativas regionais, apoiar o crescimento sustentável de MEIs e MPEs, além de ampliar a qualidade e a hospitalidade no atendimento ao turista.
“O turismo é uma das grandes ferramentas de geração de emprego e renda na nossa região. Participar do Conecta Turismo reforça o compromisso do CICAP em promover ações que integrem os municípios e ampliem a visibilidade do Circuito das Águas Paulista”, diz Bruno Tardelli, gestor do CICAP.
Lilian Maria Pereira da Costa, secretária municipal de Cultura e Turismo de Amparo, explica que o Conecta Turismo Amparo é o elo estratégico para integrar o trade regional, fortalecendo a cadeia produtiva e gerando novos negócios entre empresas e prestadores de serviços. “Convidamos empreendedores de Amparo e das cidades vizinhas, Pedreira, Monte Alegre do Sul e Serra Negra, a participarem deste encontro vital para o desenvolvimento do nosso setor. Sua presença é fundamental para unirmos forças e transformarmos o turismo em um motor econômico cada vez mais robusto e consolidar o Circuito das Águas Paulista como destino de excelência.”
Classificação: PÚBLICO
SERVIÇO
Conecta Turismo Amparo
Data: 6 de maio
Horário: 19h às 22h
Local: Mercado Municipal (Praça Dr. Araújo, Centro, Amparo)
Inscrições: https://linktr.ee/conectaturismo2026
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Pedreira1 semana atrásCPFL Santa Cruz realiza operação de combate ao furto de energia em unidades comerciais e industriais de Pedreira
-
Jornal Online5 dias atrásJornal Gazeta Regional Edição 2037
-
Campinas1 semana atrásCampeonato San Marino realiza 4ª etapa e terá categoria Shifter neste sábado
-
Jaguariúna1 semana atrásConecta Turismo chega a Jaguariúna com foco em conexões e inovação
-
Holambra1 semana atrásFesta do Trabalhador de Holambra terá shows gratuitos de Bruno Rosa e Ton Carfi na Rua Coberta
-
Amparo1 semana atrás
Amparo promove 1º Fórum para construção da Política de Igualdade Racial
-
Jaguariúna1 semana atrásMaio Amarelo: Veículos atingem rede elétrica e causam 5 interrupções em Jaguariúna no 1º trimestre de 2026
-
Holambra1 semana atrás20 novas casas populares: Holambra dá mais um passo para ampliar o acesso à moradia digna


