Conecte-se conosco

Amparo

Prefeitura de Amparo inaugura Centro de Referência do Autismo para atendimento especializado às pessoas com TEA

Publicados

em

A Prefeitura da Estância de Amparo deu um passo significativo em direção à inclusão e suporte às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No dia 08 de janeiro, foi inaugurado o Centro de Referência do Autismo de Amparo, um serviço municipal terceirizado, localizado na Avenida da Saudade, 498, no centro da cidade.

O novo Centro do Autismo representa um marco na oferta de serviços especializados, contando com uma equipe multidisciplinar dedicada ao atendimento de pessoas com TEA. Entre os profissionais disponíveis, destacam-se fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fisioterapeutas, psicopedagogos e médicos especialistas.

LEIA TAMBÉM:

Inicialmente, serão disponibilizadas 50 vagas, com a possibilidade de ajuste conforme a demanda e a necessidade de ampliação. O prefeito municipal, Carlos Alberto Martins, em seu pronunciamento na cerimônia de inauguração, expressou sua satisfação com a realização desse projeto tão aguardado. “O Centro do Autismo é um marco em nossa jornada para construir uma comunidade mais inclusiva e acolhedora. Este espaço é fruto de um esforço coletivo para oferecer suporte e recursos adequados às pessoas com TEA, promovendo sua autonomia e qualidade de vida. Agradeço o apoio da Câmara Municipal e aos deputados Edmir Chedid, Baleia e Valéria Bolsonaro que contribuíram para essa e outras conquistas para o município de Amparo”, afirmou o prefeito.

Estiveram presentes no evento alguns grupos de mães de autistas, que receberam o novo local com entusiasmo e alegria em ter um espaço totalmente dedicado às pessoas com TEA. “O sentimento é só gratidão. É como se a gente não estivesse acreditando. Há muitos anos estamos lutando para que Amparo tivesse um centro de apoio ao autista. Esse cuidado do serviço público é uma benção e somos gratas por esse momento”, comentou Maria da Penha de La Corte, mãe de autista.

O centro também contará com o treinamento em ABA (Applied Behavior Analysis, traduzido como Análise do Comportamento Aplicada). Esse método consiste em um ensino intensivo das habilidades necessárias para que indivíduos diagnosticados com autismo ou transtornos invasivos do desenvolvimento alcancem a independência.

A inauguração do Centro do Autismo reforça o compromisso da Prefeitura de Amparo com a saúde e o bem-estar da comunidade, proporcionando um espaço dedicado ao cuidado e desenvolvimento das pessoas com TEA. A iniciativa contribui para promover a inclusão e a qualidade de vida, estabelecendo Amparo como referência na oferta de serviços de alta qualidade.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Amparo

Amparo realiza a 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Publicados

em

Na sexta-feira, 19, a 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente está confirmada em Amparo.  

O tema central é “Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e da Democracia Participativa”. O evento conta com interpretação simultânea integral em Libras – Língua Brasileira dos Sinais.

A solenidade de abertura está agendada para as 8h30, na Feira do Produtor, ao lado do Mercado Municipal, no Centro. A participação estimada é de pelo menos 150 pessoas, entre adultos, crianças e adolescentes.

No evento, o assistente social e especialista em Políticas Públicas, Antonio Curioni tratará sobre o tema, proferindo a palestra magna, com o objetivo de subsidiar os debates teóricos e práticos para a formulação das propostas nos eixos temáticos.

No período da tarde, um ato comemorativo celebra os 30 anos do Conselho Tutelar de Amparo, com homenagens.

Além das plenárias deliberativas e votação de propostas, a conferência elege delegados para etapa estadual, que defenderão as propostas de Amparo no evento. 

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Amparo

Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJOCA) faz ensaio aberto ao público no dia 12 de setembro na Praça da Catedral em Amparo

Publicados

em

Atividade gratuita, das 9h às 12h, marca o início da preparação para concerto especial de fim ano “Músicas do Mundo’, que acontece em novembro; além disso, o objetivo é promover uma manhã de interação entre professores, alunos da corporação e o público

A Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJOCA) realiza no dia 12 de setembro, sábado, uma manhã especial de música e interação com público em Amparo, cidade do interior paulista, que recebe o projeto desde 2019. A atividade acontece na Praça Monsenhor João Baptista Lisboa, a Praça da Catedral, no Centro Histórico, das 9h às 12h. A participação é gratuita.

Durante três horas de programação a céu aberto será possível acompanhar o início dos ensaios dos alunos para a apresentação do concerto didático de fim de ano, marcado para o dia 14 de novembro com o tema “Músicas do Mundo”.

LEIA TAMBÉM:

Além disso, a atividade é uma oportunidade para que as pessoas conheçam e tenham contato com instrumentos, como violino, viola de arco e violoncelo, utilizados pelos músicos da OJOCA nas aulas e ensaios realizados aos sábados.

A Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJOCA) conta em 2026 com crianças, jovens e adultos, de 10 a 65 anos de idade. As aulas na Escola Estadual “Rangel Pestana” são divididas em diferentes grupos e níveis para facilitar e garantir eficiência ao aprendizado.

“As aulas da OJOCA acontecem desde março deste ano. O ensaio aberto é uma oportunidade para os alunos sentirem o gostinho de uma apresentação e para que as pessoas entendam como funciona o projeto e conheçam mais sobre os instrumentos. Será uma manhã interessante para todos que forem acompanhar”, disse Rafael Leopoldi, um dos coordenadores do projeto.

Oportunidade para conhecer o Projeto OJOCA
A iniciativa cultural de 12 de setembro na Praça da Catedral, em Amparo, começa exatamente às 9h com a primeira parte do Ensaio Aberto, com duração estimada de uma hora.

Depois disso, a partir das 10h, quem estiver no Centro Histórico de Amparo tem a chance de interagir com professores e alunos, saber detalhes sobre o projeto e conhecer os instrumentos utilizados pela orquestra. Em seguida, por volta das 11h, tem início a segunda parte do Ensaio Geral com término às 12h.

Concerto ‘Músicas do Mundo’ encerra temporada 2026
Para fechar o trabalho em 2026, a Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJOCA) realiza o concerto didático “Músicas do Mundo”, que apresenta um repertório com gêneros de diferentes países, para homenagear o ano marcado pela Copa do Mundo.

O espetáculo acontece no Clube 8 de Setembro, no centro de Amparo, com capacidade para 400 pessoas. Apresentação tem duração de 1h30, entrada gratuita e participação dos alunos de musicalização infantil da Associação Social Amparo (ASA).

Sobre a OJOCA
Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJOCA), idealizada a partir da Orquestra Circuito das Águas (OCA), foi criada em 2019 com o objetivo de trazer o aprendizado de música para a população de Amparo-SP e região, e a partir deste ano conta com Rafael Leopoldi, como novo produtor executivo e Caroline Yumi Kurokawa Okuyama como coordenadora pedagógica e artística.

Na temporada 2026, o projeto foi viabilizado este ano por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Ministério da Cultura e Governo Federal, com patrocínio dos supermercados Daólio e Sempre Unidos. A OJOCA ainda realiza um curso de musicalização infantil gratuito em conjunto com a ASA – Ação Social Amparo 

Serviço
Ensaio Aberto da Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJOCA)
Local: 
Praça Monsenhor João Baptista Lisboa, Praça da Catedral Nossa Senhora do Amparo, centro, Amparo-SP
Data: 12 de setembro, sábado
Horário: Das 9h às 12h
Entrada: Gratuita
Informações
Telefone: (19) 98849-6226
E-mail: [email protected]
Facebook: @orquestrajovemcircuitodasaguas
Instragram: @ojoca_amparo
Realização: Ministério da Cultura do Governo Federal
Patrocínio: Supermercados Daólio e Sempre Unidos 

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Amparo

Amparo terá ato cívico e desfile da Independência no período noturno

Publicados

em

As celebrações do Dia da Independência em Amparo serão realizadas no período noturno pelo segundo ano seguido. O ato cívico foi confirmado para as 18h, na praça do Paço Municipal, na Avenida Bernardino de Campos.

A partir das 18h30, na Avenida Bernardino de Campos, escolas municipais, estaduais e particulares da cidade, fanfarras de Amparo e região, o Tiro de Guerra 02-001, o Garam – Grupo de Antigos Atiradores do Tiro Guerra, as Forças Policiais e veículos oficiais do Município devem participar.

O evento será aberto ao público e contará com a participação de instituições, autoridades, estudantes e representantes da comunidade de Amparo.

A programação noturna tem o objetivo de evitar o desfile no calor da manhã. Na terça-feira, 8, Amparo também celebra o Dia da Padroeira, Feriado Municipal. 

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias