Conecte-se conosco

Amparo

Festival Amparo em Foco abre inscrições para seleção de fotografias para três exposições

Publicados

em

Convocatórias estão abertas para fotógrafos brasileiros e estrangeiros, profissionais ou amadores; inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 20 de setembro exclusivamente no site www.amparoemfoco.com.br

O Festival Amparo em Foco, um dos mais importantes eventos da fotografia no interior paulista, recebe inscrições para as convocatórias das exposições coletivas “Labirinto Feminino” e “Retratos – Dos processos fotográficos históricos, alternativos à inteligência artificial”, além do Varal Fotográfico. A participação é gratuita e aberta para fotógrafos brasileiros e estrangeiros, profissionais ou amadores, que morem no país ou no exterior.

As inscrições das convocatórias devem ser feitas exclusivamente no site www.amparoemfoco.com.br até o dia 20 de setembro. O site também disponibiliza o regulamento completo. Os trabalhos selecionados pela curadoria do festival farão parte das mostras, consideradas duas das principais atrações da programação oficial do evento.

LEIA TAMBÉM:

O Festival Amparo em Foco acontece entre 5 e 8 de outubro, quinta-feira a domingo, em Amparo, cidade que fica a 126km de São Paulo e 68km de Campinas, no polo turístico conhecido como Circuito das Águas Paulista. As duas exposições contarão com audiodescrição das imagens através de QR Code.

De acordo com a organização, para participar do processo seletivo, os candidatos (as) devem ter 18 anos ou mais, além de serem únicos responsáveis pela qualidade visual, conteúdo dos arquivos e das informações fornecidas ao formulário.

O Festival Amparo em Foco traz em 2023 o protagonismo feminino na fotografia brasileira, e a convocatória “Labirinto Feminino” é destinada exclusivamente para mulheres fotógrafas e artistas visuais. Já a exposição “Retratos – Dos processos fotográficos históricos, alternativos à inteligência artificial” é aberta a todos os públicos.

Sobre a temática
A expressão estética (técnica e conceitual) da fotografia pode colaborar na hora de chamar a atenção para questões como a democratização da produção de imagens e o papel da mulher na história fotografia.

No contato com a imagem, o espectador é conduzido à novas linguagens, inclusive à dimensão política dos fenômenos representados. As fotografias informam, representam, surpreendem e transmitem um significado, fascinando e convidando o sujeito a senti-las, percebê-las, julgá-las e interpretá-las.

LEIA TAMBÉM:

A exposição “Labirinto Feminino” tem como meta selecionar fotógrafas e artistas visuais com objetivo de divulgar novos trabalhos femininos e fomentar a produção fotográfica. O material recebido na convocatória passará pelo júri e curadoria de Mônica Maia, editora, curadora, produtora cultural, presidenta da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil (RPCFB) e integrante do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC).

As exposições
Para convocatória “Retratos – Dos processos fotográficos históricos / alternativos à inteligência artificial”, a premissa é contar histórias, expressar emoções e revelar a diversidade de vidas que compõem a sociedade. A imagem tem a capacidade de idealizar o modelo ou conscientizar o público, o retrato fotográfico se adapta a uma ampla gama de formas e usos.

Para quem gosta de fotografar ou criar imagens, seja com o uso da alquimia, de câmera, smartphone ou utiliza da inteligência artificial, essa é uma oportunidade de mostrar seu trabalho.

As imagens recebidas passarão pelo júri e curadoria de Antônio Neto, (fotógrafo especialista em retratos de diversos formatos); Renan Nakano (produtor cultural, artista visual e especialista em processos fotográficos históricos) e Willian Kass (arquiteto e artista visual com ênfase em inteligência artificial).

Inscrições para o democrático varal fotográfico
O Varal Fotográfico, um dos diferenciais da programação do Festival Amparo em Foco, também está com as inscrições abertas. O interessado deve enviar até duas fotografias pelo e-mail [email protected], com nome completo e título para cada imagem até o dia 17 de setembro. A participação é gratuita e o tema pode ser definido pelo próprio autor.

A exposição coletiva é destaque do festival desde a primeira edição em 2016. É considerada a mais popular e democrática do evento, já que é aberta para pessoas apaixonadas pela fotografia, profissionais e amadores de todas as idades. Varal Fotográfico fica exposto durante toda a programação do Amparo em Foco, de 5 a 8 de outubro, na praça Pádua Salles, no centro de Amparo. Não há limite de participantes.

Festival
O projeto AMPARO EM FOCO 2023 é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, através do Ministério da Cultura e tem como patrocinadora oficial a empresa Rousselot Gelatinas do Brasil, é produzido pela Mogiana Produções Culturais e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Amparo.

Serviço
Festival de Fotografia Amparo em Foco 2023
Quando: 5 a 8 de outubro
Formato: Presencial
Local: Praça Pádua Salles, Estação da Mogiana, Pinacoteca Municipal “Dr. Constâncio Cintra”
Endereço: Praça Pádua Salles, s/n, centro, Amparo-SP
Entrada: Gratuita
Informações: www.amparoemfoco.com.br

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Amparo

10ª edição da Festa Italiana em Amparo celebra os 150 anos da imigração italiana no Brasil e traz música e gastronomia

Publicados

em

Amparo está prestes a sediar um dos eventos mais aguardados do ano, a 10ª edição da Festa Italiana, que acontece de 31 de maio a 02 de junho no palco Hugo Baradel, localizado na Praça Pádua Salles. Organizado pela Prefeitura da Estância de Amparo, Circolo Italiano di Amparo e Circuito das Águas Paulista, a iniciativa é parte integrante do calendário estadual de celebrações em comemoração aos 150 anos da imigração italiana em São Paulo.

A festa é uma oportunidade para os amantes da culinária e cultura italiana. Durante os três dias de evento, os visitantes terão a chance de degustar deliciosas massas e apreciar bons vinhos, tudo isso enquanto desfrutam de apresentações musicais emocionantes.

LEIA TAMBÉM:

A programação musical conta com uma variedade de atrações, começando na sexta-feira, 31, às 19h30, com a abertura da praça de alimentação e a apresentação de “Voce d’Italia e Convidados”.

No sábado, 1º de junho, as festividades começam às 12h com a participação do renomado Quarteto de Cordas da Escola das Artes, culminando com o espetáculo musical italiano “Tributo Eros Ramazzotti”.

No último dia da festa, domingo, 02, a diversão começa novamente às 12h com o grupo Canzone D’Italia. Para o encerramento, haverá a participação especial de Tony Angeli, um dos mais aclamados cantores da música italiana no Brasil, com quase 50 anos de carreira. Angeli irá emocionar o público com seus grandes sucessos, como “O Mio Signore”, “Amore Scusami” e “Caruso”, entre outros.

A entrada para a Festa Italiana é gratuita. Não perca esta oportunidade de celebrar a rica herança italiana e desfrutar de momentos inesquecíveis de gastronomia e música.

Programação completa
Sexta-feira, 31
Música: Voce D’Itália
Horário: 19h30 
Palco da rádio – Hugo Baradel
A partir das 18h praça de alimentação

Sábado, dia 1º
Música: Quarteto de cortas da Escola das Artes
Horário: 12h
Palco da rádio – Hugo Baradel

Música: Lucely Lemos 
Horário: 15h30
Palco da rádio – Hugo Baradel

Música: Soul in Jazz Italian
Horário: 17h30
Palco da rádio – Hugo Baradel – Itinerante                                                 

Música: Show musical italiano – Tributo Eros Ramazzotti       
Horário: 20h30 
Palco da rádio – Hugo Baradel                                                                                                    

Domingo, 02 de junho
Música: Canzone D’Itália
Horário: 12h
Palco da rádio – Hugo Baradel

Circolo Italiano Di Amparo “Tombola”
Horário: 14h30
Palco da rádio – Hugo Baradel

Música: Show com Tony Angeli
Horário: 20h30
Palco da rádio – Hugo Baradel

Barracas típicas das 11h às 22h no final de semana

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Amparo

Covers Festival celebra fim de semana de rock n’roll em edição inédita em Amparo

Publicados

em

Evento começa na sexta-feira, 24, e prossegue até o domingo, 26, na Praça Pádua Salles, no centro; programação gratuita conta com sete shows que prometem agradar em cheio quem tem o rock “na veia”

Um dos principais encontros musicais do Estado de São Paulo chega pela primeira vez a Amparo para um final de semana inteiro de muito rock n’roll. O Covers Festival, que arrasta uma legião de fãs por onde passa, acontece nos dias 24, 25 e 26 de maio, sexta-feira, sábado e domingo, na Praça Pádua Salles, no centro. A entrada é gratuita.

A  programação começa na sexta-feira, 24, às 17h, e prossegue até as 22h. Já no sábado, 25, e no domingo, 26, o público vai se divertir das 11h às 22h. Quem passar pela “arena do rock” terá a chance de vivenciar horas e horas de entretenimento embaladas por cervejas geladas, gastronomia de qualidade e, principalmente, muita música. Ao todo, sete shows prometem agitar quem tem o “rock na veia” e curte a vibe das festas a céu aberto.

LEIA TAMBÉM:

A festa do rock é inédita na região turística conhecida como Circuito das Águas Paulista. Pelo palco da Praça Pádua Salles, em Amparo, irão passar alguns dos melhores grupos do universo cover do estado, que apresentarão sucessos de ícones do rock nacional e mundial, como AC/DC, Red Hot Chilli Pepers, Queen, Charlie Brown Jr.  Kiss, CPM 22 e Aerosmith.

“O Covers Festival nasceu para ser uma grande festa democrática para quem gosta de rock n’ roll. É um evento feito para a galera que curte a vida na rua e ama a liberdade, amizade e o entretenimento”, diz o organizador Túlio Henrique Waetge, proprietário da WB Produções, empresa referência na organização de eventos, festas corporativas, feiras e festivais.

Evento vai muito além da música
O Covers Festival é uma festa completa, ideal para uma grande confraternização de famílias e amigos. O evento é pet friendly, portanto os animais de estimação são muito bem-vindos.
As atrações vão além da música. O público tem a oportunidade de consumir no espaço uma incrível variedade de estilos e sabores de cerveja artesanal oferecida pela Campinas Cervejaria, a oficial do evento.

A arena Covers também conta com praça de alimentação, onde é possível encontrar suculentos hambúrgueres, churrasco preparado na brasa, pratos da gastronomia de rua, além de churros, shakes e muito mais. A festa do rock ainda traz como diferenciais espaço kids para a diversão das crianças e uma ala de exposição onde é possível encontrar, conhecer e levar para casa produtos especiais e acessórios do “mundo do rock”. No ambiente é possível até fazer uma tatuagem ou colocar um piercing com o festival em pleno andamento.

É ‘sonzeira’ todos os dias e noites
O Covers Festival traz programação especial de shows para as duas tardes e três noites do evento. É a oportunidade perfeita de cantar os principais sucessos de bandas que entraram para a história do rock nas vozes de quem é realmente apaixonado por elas. Na sexta-feira, 24, às 19h, sobe a o palco o Rising Power, com sucessos do AC/DC.

No sábado, 25, a programação começa às 13h, com a banda Confisco, que faz o Tributo a Charlie Brown Jr. Depois se apresentam o Red Hot Chilli Pepers Cover (Apache Roses) e Queen Music Tribute, às 16h e 19h, respectivamente.

No domingo, 26, a “balada” rock n’roll prossegue com mais três shows. Logo às 13h sobe ao palco a banda 4 Lados com o Tributo NX Zero e CPM 22. Depois o dia “pega fogo” com a Dynasty (Kiss Cover), às 16h, e a  Blue Army (Aerosmith Cover), às 19h, no encerramento do festival.

Serviço
Covers Festival – Amparo
Local: Praça Pádua Salles
Endereço: Antiga Estação da Mogiana, centro, Amparo
Dias: 24, 25 e 26 de maio (sexta-feira, sábado e domingo)
Horários:
17h às 22h  (sexta-feira)
11h às 22h (sábado e domingo)
Entrada: Gratuita
Estrutura: Praça de alimentação, expositores, tattoo e piercing
Realização: WB Produções & Promoções
Cervejaria oficial: Campinas Cervejaria
Informações: (19) 9.9494-2787 (WhatsApp)

SHOWS
Sexta-feira, dia 24 de maio
19h:
 Rising Power – AC/DC Cover 

Sábado, dia 25 de maio
13h: 
Confisco – Tributo Charlie Brown Jr.
16h: Apache Roses – Red Hot Chilli Pepers Cover
19h: Queen Music Tribute

Domingo, dia 26 de maio
13h:
 4 Lados – Tributo NX Zero e CPM 22
16h: Dynasty – Kiss Cover
19h: Blue Army – Aerosmith Cover 

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Amparo

Amparo avança com o Programa Asfalto Novo e irá recapear mais 11 ruas em diversos bairros

Publicados

em

O compromisso de transformação e melhoria da infraestrutura urbana de Amparo ganha mais um capítulo significativo com a assinatura da ordem de serviço para o recapeamento de mais 11 importantes vias em diversos bairros da cidade.

A iniciativa da Prefeitura da Estância de Amparo reuniu moradores e autoridades na rua São Paulo, no Jardim Brasil, na última segunda-feira, 13, para acompanharem o início das obras.  O recapeamento das vias será distribuído pelas regiões do Jardim Brasil, Jardim Santa Cecília, Jardim Santana, Chácara São Francisco e Centro.

LEIA TAMBÉM:

A ação faz parte da segunda fase do Programa Asfalto Novo, que demonstra o avanço desde o mês de março de 2024, abrangendo agora 23 bairros e 52 vias públicas. Com um investimento aproximadamente R$15 milhões, a primeira e segunda etapas vão revitalizar 150 trechos de vias públicas em toda a cidade.

O Prefeito Carlos Alberto Martins expressou sua satisfação com o progresso do Programa Asfalto Novo, destacando seu impacto positivo na comunidade: “Este é um momento histórico para Amparo. Estamos comprometidos em proporcionar uma infraestrutura urbana de alta qualidade, e o Programa Asfalto Novo é uma realização concreta desse compromisso. Estamos transformando nossa cidade, tornando-a mais segura, acessível e agradável para todos os nossos moradores”, disse.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias