Conecte-se conosco

Jaguariúna

Dia do Ciclista: a paixão que cura, une e move as pessoas

Publicados

em

A magrela pode ser usada para muitas finalidades, mas é fato que é paixão nacional

Dia 19 de agosto, é comemorado o Dia do Ciclista, data que celebra não apenas a prática esportiva, mas também a busca por uma vida mais saudável. Para se ter uma ideia, de acordo com a mais recente pesquisa realizada pela União Ciclística Internacional (UCI), existem cerca de 1 bilhão de ciclistas no mundo, sendo que cerca de 50 milhões deles estão no Brasil.

O amor por este mundo ciclístico pode surgir de várias formas. Para o nutricionista do Guarani, Kaike Miotto, surgiu ainda em sua infância, nos anos 80 aos 10 anos de idade.

“Eu e meus amigos tínhamos pista de bike com rampas e obstáculos e passávamos muito tempo nos divertindo com as bicicletas pela cidade. Na época não havia celular e internet. A bicicleta era uma das opções favoritas de descontração, além de ser importante como um instrumento para a saúde”, relembra. Para ele, o mais legal deste “amor de infância” que perdura até hoje é a proximidade com a natureza e a dose de adrenalina dos caminhos escolhidos para percorrer.  

LEIA TAMBÉM:

O amor de Bruna Lemos nasceu mais ou menos como o de Kaike, na infância. Mas depois a gente cresce, abandona certas coisas, e nisso, o pedal em sua vida adulta era sempre um plano B.

Foi com a pandemia que Bruna transformou o plano em ação. Sua grande motivadora foi a memória afetiva da infância que a fez querer viver esse amor novamente e a prática trouxe diversos benefícios para sua vida.

“Melhorei muito as crises de ansiedade que eu tinha. A bike me deu um horizonte novo, virou meu hobby e isso me ajudou a superar muitos problemas emocionais”, conta.

Bruna gosta de pedalar contemplando os lugares por onde passa. “É uma sensação incrível. Eu falo que é onde o corpo cansa e a mente descansa. É um sentimento de liberdade e satisfação, e conhecer lugares novos é demais”, relata.

Gabriela Honorato Carvalho tem uma história diferente. Ela foi incentivada e motivada por sua amiga Giovana, em 2018. Comprou sua primeira bicicleta usada e no primeiro pedal já encarou logo os 10 km.  No passeio seguinte foi para Holambra com a amiga Lu, que já pedalava há um tempo, e precisou ser resgatada pelo marido.

Mas ela não desistiu. Seguiu para o próximo e o próximo passeio. “Foi virando terapia. Fui andando pela região, conhecendo lugares, pessoas e comecei a incentivar amigas. Algumas continuam até hoje, já outras desistiram”, conta.

Após dois anos pedalando Gabriela encarou um pedal de 70km grávida de cinco meses (com liberação da médica). Ela ainda pedalou mais dois meses antes de dar à luz. “Após o nascimento do meu filho eu queria muito voltar, mas por conta da amamentação era muito difícil, então quando ele fez três meses eu voltei. Andava pouco, mas já dava para matar as saudades que eu estava, e fui treinando conforme dava”.

Mais um ano se passou, e em um belo dia de 2021 Gabriela recebeu a proposta de fazer o caminho para Aparecida, mas naquela data, seu filho ainda era muito bebê e dependia muito dela. Então suas amigas foram e ela ficou.

Em 2022 o convite chegou mais uma vez. Estava quase certo de que Gabriela faria o percurso, mas roubaram a sua bicicleta. “Fiquei muito triste e em choque com tudo que houve e não consegui ir para Aparecida”.

Gabriela nessa situação e as amigas que tanto queriam sua companhia, com certeza também ficaram muito tristes. Mas, mais do que isso, mostraram que a união faz a força e arrecadaram prêmios para fazer uma rifa e ajudar Gabriela comprar sua nova bicicleta.

“Vendemos 200 números em duas semanas e então elas me ajudaram a escolher a bike. Escolhi e aguardava o contato da loja. Certo dia estávamos almoçando e a bike chegou toda linda, com um laço maravilhoso. Eu que não sou de chorar confesso que aquele dia chorei bastante”, relembra emocionada.

A partir desse dia Gabriela voltou aos treinos e aí foi ainda mais reforçada a ideia de que ela tinha que ir para Aparecida agradecer por tudo que havia conseguido, e também pelo livramento, pois só foi roubada e nada mais, não sofreu nenhum machucado.

Os dias foram passando, Gabriela treinando, e no dia 27 de abril a turma saiu de Jaguariúna até Aparecida. Oito mulheres. Oito mochilas juntas. E cada uma com seu pedido e agradecimento no coração.

“Foi incrível. Foi a melhor viagem da minha vida. A fé leva a gente. Você acha que não dá mais conta no meio do caminho e quando chega na pousada você se emociona, descansa e no outro dia já está pronto para ir de novo. E a emoção quando chega? É uma sensação única poder chega e agradecer e melhor ainda é voltar para nossa família”, relata.

Para quem não faz parte do universo ciclístico, 19 de agosto é só mais um dia. Mas, para Gabriela, que tem as duas rodas e os pedais como parte da sua vida, é um dia especial. “Não consigo mais viver sem ela. O passeio, o café, as cervejas com os amigos fazem a gente esquecer dos problemas, daquela rotina maluca que vivemos. Se eu pudesse dar conselhos eu sempre falaria: vai pedalar. Bike é vida!”, finaliza.

Há quem nunca tenha abandonado o pedal, quem procure a modalidade como refúgio, ou para cuidar da sua saúde e infinitos outros motivos. No caso de Verônica Santos, foi a necessidade de cuidar da saúde mental e física.

Verônica teve início de depressão e engordou bastante. Na pandemia ficou sem fazer terapia. Já tinha tentado fazer uma modalidade esportiva, mas se machucou. Foi então que ela encontrou a bicicleta, para fortalecer e emagrecer.

Fazendo dieta Verônica perdeu 9kg. Ao começar com o pedal perdeu quase 13kg e ganhou muitas amizades, ou seja, ganhou duas vezes.

“Pedalar é minha terapia. Não faço mais psicoterapia, mas preciso pedalar e sempre volto feliz e leve. Cansada, é verdade, mas cheia de energia e disposição, é incrível como melhora o humor”, conta.

Hoje Verônica pode dizer que pedalar te trouxe o benefício que procurava quando começou o esporte, mas mais que isso, trouxe amigos para a vida toda e levou à lugares maravilhosos com paisagens lindas que só o pedal pode levar.

Então, independente da sua motivação, inspire-se em quem encontrou alegria e paz de espírito em cima de duas rodas e pedais. O ciclismo além de prazeroso, conforme Kaike, Gabriela, Verônica e Bruna relatam, ajuda a manter o corpo em forma e a cabeça saudável.

E aos ciclistas, um feliz Dia do Ciclista.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Jaguariúna

Em sua 49ª edição, Cavalaria Antoniana reforça combate aos maus-tratos de animais

Publicados

em

A Cavalaria Antoniana de Jaguariúna chega à sua 49ª edição, no próximo dia 23 de junho, com atenção especial ao combate aos maus-tratos aos animais. O tradicional evento religioso – que reúne centenas de cavaleiros e percorre várias ruas da cidade – terá o slogan “Cavalaria consciente” e contará com mensagens de conscientização contra os maus-tratos. A participação é gratuita, não sendo necessário fazer inscrição.

LEIA TAMBÉM:

Segundo a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, o evento deste ano será realizado em duas etapas. Na primeira, no período da manhã, os participantes irão se concentrar a partir das 8h na Fazenda da Barra e a saída da Cavalaria está prevista para as 9h30. O percurso – que será divulgado em breve – irá durar aproximadamente duas horas, com retorno para o mesmo local da saída. Ao final da cavalgada, haverá entrega de medalhas e homenagens.

A segunda etapa do evento acontecerá a partir das 15h, no Parque Santa Maria, onde haverá praça de alimentação, área kids, apresentação da Orquestra Municipal de Violeiros do Jaguary e show sertanejo. A Secretaria de Turismo e Cultura ressalta que não será permitida a entrada de cavalos no parque.   

“O nosso objetivo é promover uma cavalaria consciente e contamos com a colaboração de todos os amantes de cavalo para realizarmos, juntos, uma linda festa para toda família”, informa a Secretaria de Turismo e Cultura de Jaguariúna.

Programação na Fazenda da Barra
8h às 9h – Concentração de cavaleiros; café da manhã e bênção
9h30 – Saída da cavalaria pelo percurso oficial
11h30 – Retorno previsto da cavalaria à Fazenda da Barra

Programação no Parque Santa Maria
15h – Início das atividades festivas da Cavalaria
16h – Apresentação da Orquestra de Violeiros
18h – Show principal
20h – Encerramento

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Saúde de Jaguariúna conclui entrega de óculos gratuitos para crianças da rede escolar na próxima terça

Publicados

em

A Secretaria de Saúde de Jaguariúna realizará, na próxima terça-feira, 04, a última etapa do Programa Saúde na Escola, com a entrega de óculos gratuitos a 107 estudantes da rede municipal. O programa, que tem como foco a saúde ocular dos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, visa melhorar a qualidade de vida e o desempenho escolar das crianças.

A iniciativa, dividida em quatro etapas, começou com a avaliação da acuidade visual de aproximadamente 3 mil alunos em todas as unidades escolares do município. A primeira fase identificou 423 estudantes com alterações visuais, que foram encaminhados para consultas especializadas em oftalmologia. Durante essas consultas, os médicos realizaram vários testes para determinar a necessidade de óculos.

LEIA TAMBÉM:

Na terceira etapa, ocorrida no dia 02 de maio, os estudantes que precisavam de correção visual puderam escolher suas armações preferidas no Boulevard do Centro Cultural. Após a seleção, os óculos foram confeccionados em laboratório com lentes corretivas específicas para cada caso.

“Agora, com a conclusão do projeto, os 107 alunos que participaram de todas as fases receberão seus óculos, prontos para usar, contribuindo para um melhor desempenho acadêmico e uma visão saudável. A Secretaria de Saúde de Jaguariúna reafirma, com essa ação, seu compromisso com o bem-estar e a educação das crianças do município, proporcionando condições essenciais para um aprendizado eficaz e uma vida saudável”, informa a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Centro de Especialidades Médicas de Jaguariúna ajusta identificação de linhas telefônicas

Publicados

em

Objetivo é melhor atender a população

A Secretaria de Saúde de Jaguariúna, por meio da Associação Santa Maria de Saúde (Asamas), ajustou a identificação das chamadas telefônicas do Centro de Especialidades Médicas. As chamadas, antes identificadas como provenientes dos prefixos 011, 021 ou até como “spam”, agora aparecem nos identificadores como “Centro de Especialidades Médicas de Jaguariúna”.

LEIA TAMBÉM:

A mudança visa aumentar a segurança e confiança dos pacientes ao atenderem as ligações. As chamadas são realizadas para avisar sobre consultas e exames marcados, alterações de agenda, cancelamentos ou reagendamentos.

Com a nova identificação, a Secretaria de Saúde espera melhorar a comunicação com o usuário e reduzir o número de faltas nas consultas e exames.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias