Conecte-se conosco

Campinas

Wesley Safadão: Fisioterapeuta explica diagnóstico de hérnia do cantor

Publicados

em

O cantor Wesley Safadão precisou ser internado nesta quarta-feira, 29. Ele estava enfrentando fortes dores nas costas e foi diagnosticado com hérnia de disco entre a terceira e a quarta vértebra lombar, com estreitamento do canal vertebral e importante compressão das estruturas neurológicas dentro deste canal, o cantor permanecerá de repouso até uma nova avaliação. Entenda:

Hérnia de disco: a doença que todo mundo acha que tem

O discurso é bastante comum. Basta sentir dores na região lombar que o paciente já se caracteriza como mais um portador de hérnia de disco, limitando sua vida com base nisso. O indício de dores em determinadas regiões faz com que o paciente acredite ser uma doença específica, e que na verdade e na maioria dos casos, pode ser decorrente de diversos outros problemas, as vezes mais simples, as vezes mais graves. Por essa razão, é imprescindível a avaliação correta de uma profissional, somada a exames mais específicos.

De acordo com o fisioterapeuta e diretor do ITC Vertebral Guarulhos, Dr. Bernardo Sampaio, é comum receber pessoas que se autodiagnosticam com a hérnia. “Diariamente chegam pacientes que afirmam ter hérnia de disco por conta de fortes dores na região, parecidas com a que um amigo que tem a patologia sente. Mas logo após uma avaliação, percebe-se que não existem sinais da doença, apenas dores lombares causadas por atividades cotidianas feitas de forma inadequada e a solução está em um tratamento simples” – afirma o fisioterapeuta.

Isso não quer dizer que uma dor na coluna deva ser ignorada, pelo contrário, dores na coluna precisam de atenção e cuidados para que não evoluam para condições mais limitantes e de diferentes gravidades.

Dependendo do estágio da ruptura do material fibrocartilaginoso, a hérnia de disco pode ser considerada grave, por isso, antes de se auto intitular “portador” é preciso conhecer os seus sintomas, como: persistência da dor por um tempo prolongado;  piora considerável da dor em atividades simples do dia a dia; formigamentos e dormências nos membros inferiores ou superiores; perda de controle da bexiga ou do intestino; sensação  de pernas ou os braços pesados e sem força, além de dores de cabeça associadas a dores na região da nuca e que se prolongam para os ombros. Salvo as exceções de pacientes assintomáticos.

A classificação didática para os estágios da evolução ou regressão. Sim; regressão das hérnias de disco pode não estar associada aos sintomas apresentados para o paciente. De forma que, em casos em que o tamanho da hérnia é significativo, pode haver menos sintomas do que em uma pessoa que apresente uma hérnia maior (em exames de imagem). Inclusive, existem muitos casos onde a pessoa apresenta uma herniação na imagem e não tem sintomas, portanto, associar os sintomas somente com a presença de hérnia de disco pode ser um diagnóstico equivocado.

Outros falsos diagnósticos também podem surgir por overdiagnosis (excesso de diagnósticos) e pela má interpretação de exames laboratoriais. O ideal é que o paciente procure um fisioterapeuta para uma avaliação funcional completa, com uma avaliação clínica criteriosa, onde o profissional examina a região e faz perguntas cruciais, além de ressonância magnética que é capaz de dizer se o estágio da ruptura do material fibrocartilaginoso tem relação com os sintomas atuais e somada a outros sintomas de ordem neurológica, é detectada ou não, verdadeiramente a hérnia.

“O fato é, muita gente afirma ter, mas não tem. E isso é ótimo! Sofrer com a hérnia de disco não é tão fácil quanto parece e requer tratamento e dedicação para uma boa recuperação. A melhor forma de se livrar dessa desconfiança é procurar profissionais que avaliem de forma correta e tomem as providências necessárias” – resume.

É importante salientar que existe tratamento e que apesar de ocasionar limitação funcional (por um período), isso não é o fim do mundo, pois a hérnia de disco não é uma patologia grave, mas sim, uma condição.

Bernardo Sampaio: Fisioterapeuta pela PUC-Campinas (Crefito: 125.811-F), diretor clínico do ITC Vertebral e do Instituto Trata, unidades de Guarulhos, Bernardo Sampaio é também professor do curso de pós-graduação em fisioterapia traumato-ortopédica e também leciona como convidado nos cursos de pós-graduação na Santa Casa de São Paulo. Possui experiência em fisioterapia ortopédica, traumatologia e esporte; e especialização em fisioterapia músculo esquelética, aprimoramento em membro superior e oncologia ortopédica pela Santa Casa de São Paulo. Mestrando em ciências da saúde pela faculdade de ciências médicas da Santa Casa de São Paulo. Saiba mais em: www.institutotrata.com.br  e www.itcvertebral.com.br

Campinas

SP Instrumental apresenta Del’Arco Orquestra em Campinas

Publicados

em

Concerto tem regência do maestro Rafael Piccolotto de Lima e participação especial do tenor Jean William

Tendo como essência a excelência musical e a paixão pela arte, representada por um repertório diversificado que abrange os clássicos e peças contemporâneas, passado por composições de Villa Lobos a Tom Jobim, o Projeto SP Instrumental apresenta a Del’Arco Orquestra no dia 19 de junho, às 20h, no Teatro Oficina do Estudante Iguatemi, em Campinas-SP. Os ingressos já estão disponíveis pelo link https://bit.ly/3UtH6CZ.

Com regência do maestro Rafael Piccolotto de Lima e participação especial do tenor Jean William, o espetáculo é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e patrocínio das empresas Chem-Trend e SurTec. A produção é de AH7 Gestão Cultural em parceria com Villa7 Cultura e apoio de Del’Arco Orquestra e Full House Produções Culturais.

LEIA TAMBÉM:

O projeto SP Instrumental vai apresentar cinco concertos instrumentais de Clássico, Rock, Jazz e Samba, em locais abertos, teatros públicos, espaços públicos, e será 100% gratuito. O objetivo é oferecer à população a experiência e a vivência da música instrumental em gêneros diversos por meio de composições de renomados músicos e compositores.

Além de promover intervenções pontuais durante o concerto, pretende-se criar um ambiente propício para a diversidade, reduzindo a distância entre o público e a música de qualidade. “Este projeto se justifica por: Democratizar a cultura através da apresentação aberta e gratuita ao público; Despertar na população o gosto pelas artes e o conhecimento cultural de uma forma geral”, elenca Anderson Horácio, gestor da AH7 Gestão Cultural que responde pela produção do projeto.

Data: 19/06/2024 – às 20h
Local: Teatro Oficina do Estudante Iguatemi
Endereço: Av. Iguatemi, 777 – Vila Brandina, Campinas

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Obras de recuperação do pavimento avançam na Campinas-Mogi

Publicados

em

Equipes estão trabalhando, no período noturno, em trechos de Campinas e Jaguariúna

As obras de recuperação do pavimento na rodovia Gov. Dr. Adhemar Pereira de Barros (SP-340), seguem em ritmo acelerado. Desde 22 de abril, os serviços têm sido executados de maneira coordenada, com equipes de Engenharia trabalhando tanto na aplicação do novo pavimento, quanto na sinalização horizontal.

Esta semana, as obras do período noturno – das 22h às 05h – estão em andamento nos kms 124 e 123 no sentido Sul (Campinas) e nos kms 136, 137 e 138 no sentido Norte (Jaguariúna).

LEIA TAMBÉM:

Para o novo pavimento, a concessionária está aplicando o asfalto-borracha, também conhecido como asfalto ecológico, que utiliza borracha de pneu moído em sua composição. A solução, tradicionalmente utilizada pela Renovias, une conforto e segurança viária atrelada à destinação correta de resíduos, o que proporciona relevante ganho ambiental.

Segurança Viária
Todo o trecho em obras está devidamente sinalizado. A Concessionária reforça aos clientes que respeitem a sinalização e os limites de velocidade ao passar pelo local com obras e/ou serviços de manutenção, uma vez que operários estão nas imediações da pista.

Para evitar possíveis transtornos nos locais com restrições de tráfego, recomenda-se, sempre que possível, que programem seus deslocamentos. As condições do trânsito estão disponíveis no site www.renovias.com.br.

O Sistema de Atendimento aos Usuários (SAU) da Renovias está à disposição dos motoristas, 24 horas por dia. Para acioná-lo, basta ligar no 0800 055 9696 ou usar um dos fones de emergência, implantados a cada quilômetro.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Na semana de Meio Ambiente, Renovias conscientiza 1.800 crianças e adolescentes com espetáculo Água à Vista

Publicados

em

A semana do Meio Ambiente foi marcada por uma força-tarefa de conscientização sobre a preservação da água. Por meio da Cia de Teatro Parafernália, a Renovias levou para as cidades de Mococa, Santo Antonio de Posse e Estiva Gerbi, o espetáculo teatral Água à Vista.

O espetáculo reuniu um público expressivo de estudantes de escolas públicas no interior paulista, totalizando 1.807 espectadores, sendo 922 em Mococa, 440 em Santo Antônio de Posse e 445 em Estiva Gerbi.

A montagem envolveu o público em uma experiência interativa e divertida, promovendo uma reflexão sobre a importância da preservação ambiental. “Foi uma semana de muita celebração, mais de colher do que plantar, fruto da parceria com a Renovias, que completa 10 anos. A Semana do Meio Ambiente é um período de luta pela conscientização, e o Água à Vista é a ‘cereja do bolo’ para nós que trabalhamos com arte, educação ambiental e conscientização. Foi emocionante participar dessa Semana do Meio Ambiente com o espetáculo teatral Água à Vista”, comemorou a atriz, gestora cultural e coordenadora executiva da Cia. de Teatro Parafernália, Andréia Nunes.

LEIA TAMBÉM:

O espetáculo faz parte do projeto “Água, Nosso Bem Mais Precioso”, realizado pela Companhia de Teatro Parafernália através da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal e patrocínio da Renovias Concessionária S/A.

Escrito por Viviane Casteliani e direção de Alexandre Souzah, Água à Vista conta a história de dois cientistas (interpretados por Joyce Pontes e Danilo Rodriguez) e um aventureiro (Alan Junior) que viajam no tempo em busca de soluções para a crise hídrica na Terra. Presos em 2070, em um mundo devastado pela guerra e escassez de recursos hídricos, encontram em Moisés (Vinicius Rodriguez e Rodrigo Rocha) um guia celestial que os ajuda a buscar alternativas para salvar o planeta.

“Ter a oportunidade de conscientizar tantas crianças em relação à preservação do Meio Ambiente, em uma única semana, é um orgulho para nós da Renovias. Acreditamos que estamos no caminho certo, levando cultura e educação ambiental para as comunidades ao nosso redor”, comentou o Engenheiro Ambiental da Renovias, Leo Henrique de Paula Bueno.

A Renovias está presente, há 26 anos, em 16 cidades do interior de São Paulo, administrando cinco rodovias que totalizam 346 km de malha viária concedida, fazendo a interligação entre Campinas, Circuito das Águas e sul de Minas Gerais.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias