Campinas
Campinas Shopping faz treinamento de segurança com a PM
Exercício preventivo integra protocolo de segurança do shopping de Campinas e envole a simulação de um atirador no centro de compras
O Campinas Shopping e o 47º Batalhão da Polícia Militar (PM) da cidade fizeram na manhã desta quinta-feira, 30, um treinamento operacional preventivo que faz parte do protocolo de segurança do estabelecimento. O exercício aconteceu das 6h às 9h no piso térreo e utilizou a entrada P4. “As operações do Poupatempo, clínica médica e academia, com funcionamento a partir das 6h, não serão afetadas com o treinamento”, disse o shopping.
A simulação de uma situação de emergência envolvendo um atirador no centro de compras tem o objetivo de integrar as equipes de segurança do Campinas Shopping e a segurança pública “para ajustar ações de acordo com a política de proteção”.
Ainda segundo o Campinas Shopping, faixas informativas foram colocadas nas portarias de acesso e um atendente orientou o público sobre o treinamento.
A ação preventiva acontece menos de uma semana depois do assalto a duas joalherias do Parque D. Pedro Shopping, em Campinas. No crime, houve tiroteio e correria. Um suspeito morreu e dois vigilantes foram feridos (veja abaixo). O treinamento já estava previsto antes do assalto e não tem relação com a ação preventiva da PM.
Investigação do assalto
A Polícia Civil ouviu os seguranças do Parque D. Pedro Shopping para coletar mais informações sobre o ataque ao centro de compras, em Campinas.
Além disso, a investigação também fez diligências em São Paulo, de onde a quadrilha deve ter saído, para tentar identificar mais suspeitos. No estado, só este ano, foram 14 roubos.
A polícia começou a ouvir os depoimentos na segunda-feira, 27. Até agora, foram ouvidos funcionários, seguranças e a mulher feita refém durante a fuga da quadrilha.
A investigação também já assistiu as imagens do circuito de segurança do centro comercial.
O crime
Os assaltantes chegaram ao centro comercial em, ao menos, três carros – um Jeep Renegade, um HB20s e um Ônix. Eles entraram no shopping e foram até duas joalherias.
Três entraram em uma loja e um quarto suspeito entrou em uma segunda joalheria. Todos eles estavam armados. Eles renderam funcionários e clientes e foram direto aos cofres para pegar joias.
Ao sair das lojas, os suspeitos foram abordados por seguranças do centro de compras e houve a primeira troca de tiros ainda dentro do shopping, na Entrada das Águas. Lá, a vitrine de uma loja foi atingida por um dos disparos. Os bandidos seguiram para o estacionamento onde teve mais uma troca de tiros.
No estacionamento os disparos atingiram um veículo Fox que estava estacionado. Lá, eles conseguiram fugir.
Dez criminosos
O grupo que assaltou duas joalheiras no Parque D. Pedro Shopping, em Campinas, e gerou terror e pânico na noite de sábado, 25, tinha ao menos 10 criminosos que não eram de Campinas e agiram com planejamento e também “atrevimento” no local. Três estão presos e um morreu.
As informações são do delegado da 1ª DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Campinas, José Glauco Ferreira. Durante entrevista coletiva nesta segunda-feira, 27, ele detalhou que mais um carro foi localizado. Outros três – Renegade, HB20 e Onix foram apreendidos no final de semana.
“São pelo menos 10 criminosos. O número exato é difícil de mensurar, mas foram vários veículos envolvidos. Encontramos mais um veículo abandonado em Campinas e acreditamos que de três a quatro estavam nesse carro”, disse.
Os investigadores esperam as auditorias das duas lojas para estimar o que foi levado, mas reforçaram que parte das joias roubadas foi recuperada ainda no shopping, depois que um dos envolvidos no tiroteio deixou uma sacola cair.
Três criminosos, de 39, 29 e 25 anos, foram presos por participarem do roubo. Os criminosos foram localizados na madrugada de domingo, 26, nas cidades de Paulínia e Atibaia. Um quarto suspeito, de 42 anos, morreu. Na ação dos criminosos, dois seguranças do centro de compras foram atingidos pelos disparos, mas sem gravidade.
Campinas
Região Metropolitana de Campinas registra 56.104 admissões formais em agosto
Serviços e comércio responderam por 73,65% das contratações na região
A Região Metropolitana de Campinas registrou 56.104 admissões de trabalhadores formais em agosto, segundo dados do Novo Caged. No período, foram contabilizados 51.955 desligamentos, resultando em saldo positivo de 4.149 empregos formais.
Entre os trabalhadores contratados, 50,83% eram homens e 49,17% mulheres. O ensino médio completo foi o principal nível de escolaridade, com 36.760 admissões, equivalente a 65,52% do total. Na distribuição por faixa etária, os trabalhadores de 30 a 39 anos representaram 25,45% das contratações, seguidos pela faixa de 18 a 24 anos, com 25,17%.
Os serviços concentraram 29.134 admissões (51,93%), seguidos pelo comércio, com 12.184 (21,72%), pela indústria, com 9.672 (17,24%), pela construção, com 4.292 (7,65%), e pela agropecuária, com 822 (1,47%).
LEIA TAMBÉM:
A região reúne os municípios de Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.
Trabalho temporário ganha espaço com demanda sazonal no segundo semestre
Em agosto, a Região Metropolitana de Campinas registrou 3.175 admissões de trabalhadores temporários, o equivalente a 5,66% do total de contratações. No estado de São Paulo, foram 61.303 admissões de trabalhadores temporários, enquanto o Brasil contabilizou 83.950.
Para Camila Rodrigues, o trabalho temporário permite que as empresas reforcem suas equipes de acordo com as necessidades de cada período.
“O trabalho temporário permite que as empresas tenham mais flexibilidade para reforçar suas equipes nos períodos de maior movimento. No segundo semestre, datas como o Dia das Crianças, a Black Friday e as festas de fim de ano podem aumentar a demanda por mão de obra e abrir novas oportunidades de trabalho.”
Brasil mantém geração de empregos formais
No cenário nacional, agosto terminou com 2.294.563 admissões e 2.128.736 desligamentos, resultando em saldo positivo de 165.827 empregos formais.
Entre os grandes setores da economia, os serviços apresentaram saldo positivo de 110.346 postos, seguidos pela construção, com 20.848, pela indústria, com 16.613, pelo comércio, com 16.565, e pela agropecuária, com 1.452.
Direitos do Trabalhador Temporário
Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13° salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.
Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.
Sobre a Employer Recursos Humanos
Uma das maiores empresas de RH do país, a Employer é especialista em tecnologias para Recursos Humanos, com soluções web como folha de pagamento online, ponto eletrônico e sistema de holerite online. Com mais de 40 filiais distribuídas estrategicamente pelo Brasil, a Employer tem em seu portfólio grandes e importantes companhias nacionais e internacionais, que buscam soluções eficientes, capazes de simplificar as rotinas do RH.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
ESFERA Summit Brasil reúne Marcelo Tas, Gabriela Prioli, Antônio Tabet e nomes renomados da comunicação, em Campinas
Congresso terá 17 palestrantes em três dias e aborda poder e conexão na comunicação de governos e instituições
De 1 a 3 de dezembro de 2026, o Expo Dom Pedro, em Campinas (SP), recebe a primeira edição do ESFERA Summit Brasil, congresso de três dias dedicado à comunicação pública e institucional, com expectativa de reunir 1.000 participantes. Promovido pela Multi Agência, agência voltada a eventos corporativos, convenções, palestras, feiras e live marketing, o evento é apartidário e propõe diálogo técnico sobre como o poder público, as instituições e as lideranças se comunicam com a sociedade. A programação reúne 17 palestrantes e painelistas, entre eles Antônio Tabet, Marcelo Tas, Giuliana Morrone, Rafael Cortez e Gabriela Prioli. Os ingressos já estão à venda no site: esferasummitbrasil.com.br.
O congresso é direcionado a quem pensa, pratica e decide comunicação no Brasil. Estão entre os públicos esperados profissionais de comunicação, como jornalistas, relações-públicas, assessores e publicitários; gestores públicos, como prefeitos, vice-prefeitos e secretários; parlamentares e dirigentes de instituições; profissionais de marketing, agências e consultores; além de lideranças empresariais e entidades.
Cada dia do ESFERA terá um tema central. O primeiro dia é dedicado à Clareza, a partir da ideia de que a comunicação pública só começa quando o cidadão compreende a mensagem. Entre os destaques estão painéis sobre linguagem simples como estratégia de governo e sobre como se constrói uma reputação pública, além da palestra magistral de Antônio Tabet, sobre a era da atenção.
O segundo dia trata do Poder, público e institucional, e parte da premissa de que quem comunica melhor governa melhor. A programação aborda gestão de crises, governabilidade, o papel da notícia em tempos de ruído, com Giuliana Morrone, e o preparo do Estado para a inteligência artificial generativa. O dia termina com a palestra magistral de Marcelo Tas sobre comunicação, liderança e poder.
LEIA TAMBÉM:
Já o terceiro dia, com foco em Conexão, discute como a tecnologia transforma a comunicação e como as pessoas transformam a sociedade. Rafael Cortez fala sobre a força da narrativa, e o Desafio ESFERA, dedicado à comunicação pública em tempo real, reúne uma mesa multidisciplinar para construir, ao vivo, uma estratégia de comunicação para uma situação de crise. A palestra magistral de encerramento é de Gabriela Prioli.
Estéfano Bespalec Junior, sócio e CEO da Multi Agência, destaca a ampliação da atuação do espaço no segmento de eventos – Crédito: Divulgação
“Comunicar bem é uma das maiores responsabilidades de quem lidera instituições e governos. Quando a mensagem é clara, o cidadão entende, confia e participa. O ESFERA nasce para dar a esse debate o lugar que ele merece, com pluralidade, método e sem bandeira partidária”, afirma Estéfano Bespalec Junior, sócio e CEO da Multi Agência.
Carol Brasileiro, sócia da Multi Agência, destaca a diversidade de olhares na programação. “Reunimos jornalistas, comunicadores e especialistas com trajetórias muito diferentes, justamente para enriquecer a conversa. A ideia é que quem vier ao ESFERA saia com repertório e ferramentas para se comunicar melhor no seu dia a dia, seja na gestão pública, na assessoria ou na liderança de uma instituição”, diz.
A experiência inclui programação nos três dias, almoço, coffee breaks e uma confraternização de encerramento. Os ingressos podem ser pagos via Pix ou cartão de crédito, e órgãos públicos podem adquiri-los via empenho.
Serviço
ESFERA Summit Brasil 2026
Datas: 1, 2 e 3 de dezembro de 2026
Local: Expo Dom Pedro – Campinas/SP
Ingressos e programação: esferasummitbrasil.com.br
Sobre a Multi Agência
Com 20 anos de experiência no mercado de eventos, a Multi Produtora se tornou referência pela qualidade dos serviços prestados e hoje é um hub de soluções, origem de um completo ecossistema de negócios de entretenimento. Dessa estrutura nasce a Multi Agência, criada para atender as demandas de eventos corporativos, convenções, palestras, feiras, live marketing e muito mais.
Sobre o ESFERA Summit Brasil
O ESFERA Summit Brasil é um congresso nacional apartidário, de três dias, dedicado à comunicação pública e institucional. O encontro reúne quem pensa, pratica e decide comunicação no Brasil: profissionais de comunicação, gestores públicos, lideranças e instituições. A programação é organizada em três temas, um por dia: Clareza, Poder e Conexão. A edição 2026 acontece de 1 a 3 de dezembro, no Expo Dom Pedro, em Campinas (SP). Mais informações e ingressos em esferasummitbrasil.com.br.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
No Dia da Música, Anelo disponibiliza pianos públicos em Viracopos e na Prefeitura de Campinas
Campinas receberá neste Dia da Música, 1º de outubro, dois pianos públicos – para uso livre da população – em espaços simbólicos e de grande circulação da cidade: o Aeroporto Internacional de Viracopos e o hall de entrada do Palácio dos Jequitibás, sede da Prefeitura, no Centro.
A iniciativa é do Instituto Anelo, que oferece aulas de música no distrito de Campo Grande, periferia de Campinas, e há três anos mantém, em parceria com Viracopos, um piano na área de check-in e outro na de embarque, dentro do projeto “Anelo Itinerante”. Agora, a proposta será renovada com a entrega de um instrumento novíssimo, de alta precisão, cedido pela loja Teclacenter Instrumentos Musicais, para o espaço de embarque. E com isso, um dos pianos será transferido para o saguão do Paço Municipal, por meio de uma cooperação firmada com a Secretaria Municipal de Cultura.
Assim como em Viracopos, na Prefeitura o piano poderá ser usado livremente pela população e também será protagonista em apresentações públicas de grupos formados no Anelo. No aeroporto, a inauguração do novo instrumento ocorrerá em cerimônia às 12h, período de pico de movimento, enquanto no Paço o evento de entrega do piano será às 9h. Por dia, o Paço recebe ao menos2 mil pessoas, entre servidores e moradores que buscam atendimento em serviços públicos.
LEIA TAMBÉM:
Para a secretária de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli, levar um piano para o saguão da Prefeitura é uma forma de aproximar a música das pessoas e transformar um espaço de circulação cotidiana em um lugar também de encontro com a cultura. “O Paço recebe diariamente servidores, moradores e visitantes, e a presença do instrumento permite que diferentes públicos tenham contato com a música de uma maneira espontânea, inclusive com a possibilidade de tocar. Essa parceria com o Instituto Anelo amplia a ocupação cultural do espaço público e reforça a importância de criarmos oportunidades para que a arte esteja cada vez mais presente no dia a dia da cidade”, afirma.
Já o projeto musical entre o Instituto Anelo e Viracopos completa três anos em setembro em grande estilo com a chegada do novo piano, que substituirá o antigo piano localizado na Praça de Alimentação do terminal de passageiros. Essa parceria reforça o compromisso da administração do aeroporto com a responsabilidade social, ao oferecer visibilidade ao trabalho do Instituto Anelo, visto que circulam pelo local 35 mil pessoas por dia.
“Além de proporcionar momentos únicos aos passageiros, essa parceria apoia o trabalho transformador do Instituto Anelo, que contribui para o desenvolvimento de jovens talentos e amplia o acesso à cultura. Com essa colaboração, o Instituto e Viracopos buscam proporcionar uma viagem ainda mais memorável e significativa, seguindo o objetivo da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos de ter o foco constante na melhoria da experiência do cliente”, disse o diretor de Operações de Viracopos, Marco Beme.
Na parceria de Viracopos, que deu origem à proposta, os músicos da instituição promovem 20 apresentações nos pianos disponíveis, ao longo do ano. “Por meio dessa parceria, fomos contratados para essas apresentações com diversos grupos do Anelo, normalmente em datas comemorativas, especialmente Natal e Ano Novo. Mas também outras datas, como Carnaval, mês das crianças”, conta o músico Luccas Soares, fundador do Anelo.
Direito à oportunidade
Sócio da Teclacenter, doadora do novo piano, Gustavo Henrique dos Santos afirma que a contribuição busca democratizar a possibilidade de crescimento pessoal que a música proporcionou a ele e sua família. Segundo ele, em sua casa a música sempre foi muito presente e com o tempo, o que era paixão e hobby, virou um ofício, que já dura mais de 25 anos comercializando instrumentos musicais.
“Doamos o piano porque vimos no Anelo algo muito raro no Brasil: um trabalho sério de formação. O Anelo não ensina só técnica, ele forma caráter, disciplina, sensibilidade e respeito pelo outro. É um exemplo para a sociedade, e quisemos fazer parte disso “, diz. “Minha expectativa é que esse piano chegue a crianças, jovens e adultos que nunca tiveram esse acesso e ajude a revelar talentos que talvez nunca fossem descobertos. Se ele despertar por uma única pessoa a mesma paixão que a música despertou na minha família, já terá valido a pena. Que a música seja cada vez mais um direito e não privilégio.”
O instrumento cedido para Viracopos é um piano acústico vertical de alta precisão Kayserburg K-CS, construído sob métodos tradicionais alemães, por uma fabricante chinesa. Além dele, a Teclacenter também doou um piano digital para uso do instituto em sala de aula, com seus alunos.
Inspiração e novas metas
Luccas Soares, do Anelo, revela que a ideia inicial de disponibilizar um piano em Viracopos foi inspirada em experiências que ele presenciou em outros aeroportos, como de Madri e Roma. “Pensei que seria bacana se a gente tivesse isso no aeroporto de Campinas. E aí nós fizemos esse projeto experimental no primeiro ano, mas deu tão certo que, tempos depois, no ano seguinte, a gente decidiu levar mais um piano. E neste momento estamos avançando ainda mais.”
Atualmente, a intenção do instituto é que esse projeto com os pianos públicos ganhe ainda mais espaços, levando acesso à música ao maior número possível de pessoas. “Esse projeto não vai parar por aí. Neste momento, nós estamos em busca de parcerias, de mais apoios para espalhar a música pela nossa cidade, e até por cidades da região”, afirma.
Interessados em contribuir com a expansão da proposta podem procurar o Anelo pelas redes sociais @institutoanelo ou pelo [email protected]. Mais informações sobre a instituição podem ser obtidas no site anelo.org.br.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Brasil1 semana atrásEleições 2026: presidente do TRE-SP reforça ordem de votação dos cargos, uso da colinha e proibição do celular nas urnas
-
Jornal Online1 semana atrásJornal Gazeta Regional Edição 2057
-
Entretenimento1 semana atrásFórmula Vee Brasil ganha nova gestão e sede em Piracicaba
-
Artur Nogueira1 semana atrásPrefeitura alinha ações para ampliar atendimento no Conjunto Habitacional Artur Nogueira C
-
Pedreira1 semana atrás47º Passeio Ecológico, Ciclístico e Pedestre da PRENAT Independente é realizado em Pedreira
-
Campinas4 dias atrásESFERA Summit Brasil reúne Marcelo Tas, Gabriela Prioli, Antônio Tabet e nomes renomados da comunicação, em Campinas
-
Jaguariúna5 dias atrásMariana Fagundes estreia em Jaguariúna com arena lotada
-
Economia3 dias atrásJBS abre inscrições para Programa de Estágio 2027 em Jaguariúna e outras seis unidades do interior de SP


