Conecte-se conosco

Jaguariúna

Projeto CromosSomos busca inclusão e visibilidade para a Síndrome de Down

Publicados

em

O grupo busca dar apoio para pais e familiares de crianças com Síndrome de Down

No dia 21 de março é celebrado o Dia Internacional da síndrome de Down, cujo objetivo é conscientizar a sociedade para acabar com a invisibilidade e estimular a inclusão. Além de destacar a importância da inclusão e aceitação das pessoas com síndrome de Down, a data tem a intenção de promover a igualdade de oportunidades, combater estigmas e preconceitos, celebrar as habilidades e contribuições destes indivíduos para a sociedade.

Em Jaguariúna, mães atípicas criaram o Projeto CromosSomos, justamente com este intuito. “Buscamos oportunidade, autonomia, inclusão, equidade, respeito e acolhimento”, afirma a idealizadora Cassia Bettanin Gonçalves.

Cassia formou um grupo juntamente com as amigas Paola Aldrighi, Danieli Tonietti e Beatriz Morais. Ela conta que foi acolhida por elas durante a gestação, quando descobriu o diagnóstico do filho Benjamin, e por isso decidiu criar o projeto para acolher outras mães atípicas. “Sabemos o que passamos e não queremos que outras mães se sintam sozinhas e abandonadas”, afirma.

LEIA TAMBÉM:

“A maternidade em si já é muito desafiadora, nós como mães nos sentimentos isoladas. Quando nos tornamos mães atípicas parece que este isolamento se intensifica ainda mais”, explica Cassia de onde surgiu a necessidade de criar este projeto, que seguiu com o apoio de Danieli e Beatriz.

Mas, o projeto não tem o objetivo de ser uma rede de apoio apenas para as mães e pais. O intuito também é acolher as crianças, gerar convívio social e criar vínculos.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 300 mil pessoas têm a síndrome no país. E, ainda assim, existe muito preconceito. “Por isso queremos trazer esse projeto para a cidade, para gerar acolhimento”, diz Cassia.

E, visando atingir cada vez mais famílias atípicas, surgiu a ideia de transformar o projeto em instituição. Por isso o grupo está em busca de transformar o projeto em instituição e poder, com isso, oferecer um local físico para estimulação de pessoas com Síndrome de Down. “É um projeto lindo no papel, mas para executar demanda muita verba. Porém, não deixamos de sonhar”, afirma.

Dentre os projetos, Cassia também almeja trazer para Jaguariúna o “futdown”, que é o futebol para pessoas com Síndrome de Down, pois já é sabido que o esporte é muito importante para todos em todas as fases e para as crianças atípicas é muito importante para a mobilidade e coordenação psicomotora delas. “Em Campinas temos uma referência de projeto e estamos encaminhando tudo para iniciar este projeto”.

Os jogos são uma oportunidade de oferecer vivências novas em ambientes distintos, e contribuem ativamente para o entendimento das vivências sociais e culturais. Além do mais, a atividade física é importante para a manutenção da qualidade de vida, da saúde e na prevenção de doenças.

LEIA TAMBÉM:

Todas as atividades idealizadas e propostas pelo Projeto CromosSomos tem o objetivo de incluir, acolher e dar visibilidade para a Síndrome de Down. A caminhada nem sempre é fácil, mas vale a pena.

Eventos
Neste domingo, 24, o projeto promove a Caminhada Inclusiva a partir das 8h30, no Parque dos Lagos, em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down. A instrução é para que os participantes usem as meias trocadas e camiseta branca e leve sua cesta de piquenique.

E no dia 07 de abril ocorre o primeiro evento CromosSomos. O encontro é a partir das 14h no Boulevard localizado no Centro Cultural. Haverá workshop, história inclusiva e brinquedos, cantina solidária, música ao vivo e muito mais.

O evento é aberto ao público. Tem presença confirmada do influenciador Teteco Barros e profissionais da área da saúde. Compareça e prestigie.

O que é
A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

As crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estar sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas.

É importante esclarecer que o comportamento dos pais não causa a síndrome de Down. Não há nada que eles poderiam ter feito de diferente para evitá-la. Não é culpa de ninguém. Além disso, a síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição da pessoa associada a algumas questões para as quais os pais devem estar atentos desde o nascimento da criança.

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Jaguariúna

Educação celebra os 72 anos de Jaguariúna com mostra cultural de alunos

Publicados

em

A Secretaria Municipal de Educação promove, neste sábado, 12, das 9h às 11h, no Boulevard do Centro Cultural, uma mostra que reúne trabalhos e apresentações produzidos pelos alunos da Rede Municipal de Ensino.

Com o tema “Jaguariúna: Capital Country do Brasil”, a iniciativa convida toda a população a prestigiar uma programação especial que une educação, cultura, criatividade e valorização da história do município, em comemoração aos 72 anos de Jaguariúna.

LEIA TAMBÉM:

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a mostra contará com a participação de alunos das EMEIs, do Ensino Fundamental e do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), que desenvolveram diferentes produções tendo como inspiração a história, a cultura, os personagens, os símbolos e as transformações de Jaguariúna ao longo dos anos.

Durante o evento, o público poderá conhecer desenhos, cartazes e maquetes produzidos pelos estudantes como resultado de pesquisas e atividades realizadas nas unidades escolares. Os trabalhos apresentam diferentes olhares dos alunos sobre a cidade, resgatando aspectos importantes de sua história e identidade.

Além da exposição, a programação contará com apresentações artísticas dos alunos, com música, dança e outras manifestações culturais.

Serviço:
Mostra Cultural dos alunos da rede municipal
Data: 12 de setembro (sábado)
Horário: das 9h às 11h
Local: Boulevard do Centro Cultural
Em comemoração aos 72 anos de Jaguariúna.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna reforça cuidado com a saúde mental com ações do Setembro Amarelo nas UBSs

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove ao longo de setembro uma série de ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em alusão ao Setembro Amarelo, campanha dedicada à valorização da vida, à prevenção do suicídio e à conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde mental.

A programação envolve rodas de conversa, palestras, atividades de acolhimento e iniciativas de escuta, com o objetivo de ampliar o diálogo sobre o sofrimento emocional, fortalecer vínculos e aproximar a população dos serviços de saúde.

LEIA TAMBÉM:

Com a mobilização, a Secretaria de Saúde reforça a importância de falar sobre saúde mental, reconhecer sinais de sofrimento e oferecer espaços de escuta e acolhimento.

Confira a programação:

UBS Guedes – 17/09: roda de conversa “Cuidar de si e cuidar do outro”.
UBS Bom Jardim – 17/09, às 14h: roda de conversa sobre os cuidados com a saúde mental.
UBS Miguel Martini e UBS Nassif – 18/09: roda de conversa conjunta sobre o Setembro Amarelo.
UBS Roseira de Baixo – 18/09, às 9h: roda de conversa sobre o Setembro Amarelo.
UBS Zambon – 21/09: roda de conversa com a psicóloga Priscila.
UBS 12 de Setembro – 24/09, pela manhã: roda de conversa “Escutar é estar presente”, com a psicóloga Maria Gabriela e estagiárias.
UBS Tanquinho – 24/09, às 10h: roda de conversa com a psicóloga Luciana e a Dra. Dayames.
UBS Florianópolis – plantão de acolhimento às sextas-feiras e ações nas escolas nos dias 15 e 22/09.
UBS Nova Jaguariúna – minipalestra “Escutar é estar presente”; plantão psicológico às quartas-feiras, das 10h às 11h30; e roda terapêutica para pessoas 60+ no dia 29/09, às 14h.
UBS Fontanella – ações durante todo o mês, com mural interativo, grupo de convivência, varal de memórias e caixinha da escuta.
UBS Roseira de Cima – aconselhamento e conversas sobre saúde mental durante os atendimentos.
UBS Cruzeiro do Sul – rodas de conversa nos dias 3, 10, 17 e 24/09, das 8h às 9h, sobre acolhimento, sofrimento emocional, rede de apoio e saúde mental.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna promove passeio gratuito à Expoflora para idosos dos programas municipais

Publicados

em

Cerca de 200 idosos, integrantes de programas e serviços municipais de Jaguariúna participaram, nesta sexta-feira, 04, de um passeio gratuito à Expoflora, em Holambra. A iniciativa foi promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer e da Secretaria de Assistência Social, com o objetivo de proporcionar momentos de lazer, convivência, acolhimento e promoção da longevidade saudável.

Participaram da atividade os integrantes dos programas ProAtiv e Viva Melhor, da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, além dos usuários dos Grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, desenvolvidos no Centro Dia do Idoso, do Coral Acolher, da Dança Circular e do grupo do CRAS Nassif – Horta Sempre Viva.

LEIA TAMBÉM:

Durante o passeio os participantes puderam desfrutar de um momento de lazer, cultura, contato com a natureza e convivência social, fortalecendo vínculos e promovendo novas experiências fora do cotidiano.

De acordo com a Prefeitura, iniciativas como essa fazem parte das ações voltadas à promoção do envelhecimento ativo e saudável, reconhecendo que qualidade de vida na terceira idade vai além da prática de atividades físicas e também envolve socialização, autonomia, lazer, cultura, pertencimento e bem-estar emocional.

A ação também reforça a importância do trabalho integrado entre as diferentes áreas da administração municipal, unindo esporte, assistência social e políticas públicas voltadas à população idosa.

A Prefeitura de Jaguariúna segue desenvolvendo ações e programas que contribuem para um envelhecimento com mais saúde, autonomia, participação social e qualidade de vida, fortalecendo as políticas públicas destinadas à população idosa do município.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias