Conecte-se conosco

Jaguariúna

Projeto CromosSomos busca inclusão e visibilidade para a Síndrome de Down

Publicados

em

O grupo busca dar apoio para pais e familiares de crianças com Síndrome de Down

No dia 21 de março é celebrado o Dia Internacional da síndrome de Down, cujo objetivo é conscientizar a sociedade para acabar com a invisibilidade e estimular a inclusão. Além de destacar a importância da inclusão e aceitação das pessoas com síndrome de Down, a data tem a intenção de promover a igualdade de oportunidades, combater estigmas e preconceitos, celebrar as habilidades e contribuições destes indivíduos para a sociedade.

Em Jaguariúna, mães atípicas criaram o Projeto CromosSomos, justamente com este intuito. “Buscamos oportunidade, autonomia, inclusão, equidade, respeito e acolhimento”, afirma a idealizadora Cassia Bettanin Gonçalves.

Cassia formou um grupo juntamente com as amigas Paola Aldrighi, Danieli Tonietti e Beatriz Morais. Ela conta que foi acolhida por elas durante a gestação, quando descobriu o diagnóstico do filho Benjamin, e por isso decidiu criar o projeto para acolher outras mães atípicas. “Sabemos o que passamos e não queremos que outras mães se sintam sozinhas e abandonadas”, afirma.

LEIA TAMBÉM:

“A maternidade em si já é muito desafiadora, nós como mães nos sentimentos isoladas. Quando nos tornamos mães atípicas parece que este isolamento se intensifica ainda mais”, explica Cassia de onde surgiu a necessidade de criar este projeto, que seguiu com o apoio de Danieli e Beatriz.

Mas, o projeto não tem o objetivo de ser uma rede de apoio apenas para as mães e pais. O intuito também é acolher as crianças, gerar convívio social e criar vínculos.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 300 mil pessoas têm a síndrome no país. E, ainda assim, existe muito preconceito. “Por isso queremos trazer esse projeto para a cidade, para gerar acolhimento”, diz Cassia.

E, visando atingir cada vez mais famílias atípicas, surgiu a ideia de transformar o projeto em instituição. Por isso o grupo está em busca de transformar o projeto em instituição e poder, com isso, oferecer um local físico para estimulação de pessoas com Síndrome de Down. “É um projeto lindo no papel, mas para executar demanda muita verba. Porém, não deixamos de sonhar”, afirma.

Dentre os projetos, Cassia também almeja trazer para Jaguariúna o “futdown”, que é o futebol para pessoas com Síndrome de Down, pois já é sabido que o esporte é muito importante para todos em todas as fases e para as crianças atípicas é muito importante para a mobilidade e coordenação psicomotora delas. “Em Campinas temos uma referência de projeto e estamos encaminhando tudo para iniciar este projeto”.

Os jogos são uma oportunidade de oferecer vivências novas em ambientes distintos, e contribuem ativamente para o entendimento das vivências sociais e culturais. Além do mais, a atividade física é importante para a manutenção da qualidade de vida, da saúde e na prevenção de doenças.

LEIA TAMBÉM:

Todas as atividades idealizadas e propostas pelo Projeto CromosSomos tem o objetivo de incluir, acolher e dar visibilidade para a Síndrome de Down. A caminhada nem sempre é fácil, mas vale a pena.

Eventos
Neste domingo, 24, o projeto promove a Caminhada Inclusiva a partir das 8h30, no Parque dos Lagos, em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down. A instrução é para que os participantes usem as meias trocadas e camiseta branca e leve sua cesta de piquenique.

E no dia 07 de abril ocorre o primeiro evento CromosSomos. O encontro é a partir das 14h no Boulevard localizado no Centro Cultural. Haverá workshop, história inclusiva e brinquedos, cantina solidária, música ao vivo e muito mais.

O evento é aberto ao público. Tem presença confirmada do influenciador Teteco Barros e profissionais da área da saúde. Compareça e prestigie.

O que é
A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

As crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estar sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas.

É importante esclarecer que o comportamento dos pais não causa a síndrome de Down. Não há nada que eles poderiam ter feito de diferente para evitá-la. Não é culpa de ninguém. Além disso, a síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição da pessoa associada a algumas questões para as quais os pais devem estar atentos desde o nascimento da criança.

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Jaguariúna

Saiba quem é Mariana Bruscato, nova secretária de Cultura e Turismo

Publicados

em

Mariana assume Secretaria em Jaguariúna

Mariana Camargo Bruscato é a nova secretária de Turismo e Cultura de Jaguariúna. Empresária do setor de turismo, Mariana traz extensa experiência e uma visão voltada para transformação social e cultural.

Extremamente entusiasmada com a nova missão, Mariana conta que a paixão pelo turismo sempre fez parte de sua vida. “Desde a adolescência me encantei por esse universo. Foram 20 anos de atuação e, em 2023, me despedi do mundo corporativo e iniciei minha história de dedicação integral aos projetos sociais, até receber o convite do prefeito Gustavo Reis para assumir a Secretaria”, conta.

LEIA TAMBÉM:

Há duas semanas no cargo, Mariana está animada em colocar em prática suas ideias que consistem: ventilar a cultura por todos os bairros da cidade, dando oportunidade tanto para as classes menos assistidas assim como para os artistas locais independentes, dar continuidade a Escola das Artes e potencializar o turismo local para que a cidade se desenvolva cada vez mais.

Seu desejo é realizar projetos que fomentem Jaguariúna, sem falsos discursos e mentiras. “Tenho a pauta do caráter, da hombridade, de dizer sempre a verdade e jamais iludir alguém”, afirma Mariana.

Para ela, o turismo e cultura são potentes ferramentas para se tornarem um pilar fundamental para o fortalecimento dos setores: educação, economia, esporte e saúde. E seus planos são de fortalecer cada vez mais Jaguariúna.

“Quero resgatar e potencializar o título de Jaguariúna como a “Capital do Cavalo”. Fazer reviver o coração country que a cidade tem, porque esse sentimento já foi mais intenso, mas temos condições de trabalhar muito isso aqui na Cultura e Turismo. Jaguariúna é uma cidade com raízes fortes e com o nosso trabalho vamos resgatar tudo isso”, acredita.

Tendo toda a visão, experiência e expertise, Mariana fica extremamente feliz em assumir a Secretaria de Cultura e Turismo. “O que o atual prefeito, Gustavo Reis, fez, precisa virar tendência e influenciar outros políticos a praticarem a mesma ação: contratar pessoas técnicas para as secretarias e dar liberdade a elas. Essa é a melhor gestão que um político pode fazer pela cidade”, afirma.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Educação de Jaguariúna promove ‘sábado letivo’ com diversas atividades

Publicados

em

A Secretaria de Educação de Jaguariúna vai realizar amanhã o ‘sábado letivo’, que reunirá alunos do ensino Fundamental 1 e 2 em diversas atividades, das 8h às 10h. Entre as ações estão exposições de trabalhos e palestras sobre a dengue.

LEIA TAMBÉM:

Haverá atividades em várias escolas municipais, como sorteio de livros, apresentações de dança, teatro e música, cordel, bingo, entre outras. O combate à dengue será destaque em várias escolas.
Confira abaixo agenda nas escolas que participarão do sábado letivo:

ADONE
Chá literário, sorteio de livros, distribuição de panfletos contra a Dengue, apresentação de alunos, bingo.

AMÂNCIO
Exposição e apresentação de trabalhos sobre a dengue.

BIZZO
Exposição de trabalhos sobre o combate à dengue.

CEJA
Palestra e exposição de trabalhos sobre o combate à dengue.

FRANCISCO
Exposição sobre arte contemporânea.

FRANKLIN
Apresentações de dança, teatro, musical e exposição de trabalhos sobre a dengue.

IRINEU
Exposição de trabalhos de Cordel dos 9° anos, exposição de maquetes sobre eclipse e apresentação dos 2°s anos sobre o combate à dengue.

CARLOS GIÓIA
Apresentação dos 2°s anos e exposições de trabalhos sobre o combate à dengue.

JOAQUIM II
Caminhada com entrega de panfletos sobre o combate à dengue.

PIVA
Exposição de trabalhos sobre o combate à dengue.

SADA
Caminhada com cartazes e distribuição de panfletos sobre o combate à dengue.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Governo de SP lança pacote para construção de mais de 43 mil moradias; Jaguariúna é contemplada com 228 unidades

Publicados

em

Tarcísio de Freitas confirma investimentos de R$5,2 bilhões; centro da capital vai receber mais de 6 mil habitações por meio de PPP

O compromisso do Governo de São Paulo para o aumento expressivo das entregas de moradias dignas cumpriu uma nova e importante etapa nesta sexta-feira, 26. O governador Tarcísio de Freitas lançou um pacote de medidas para viabilizar a construção de 43.756 novas moradias em 231 municípios – a lista completa está disponível no site da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, mas Jaguariúna foi uma das contempladas. Ao todo, o município receberá 228 moradias, sendo 200 do CDHU e 28 do programa Vida Longa.

O investimento previsto é de R$5,26 bilhões, entre contratações diretas e aporte de subsídios para a iniciativa privada. Até o final de 2026, a meta é entregar 200 mil moradias – mais de 25 mil já foram entregues e há mais 100 mil em produção.

“A gente está entregando muita habitação e temos que mostrar essa conta porque é algo muito significativo. É o maior programa habitacional da história de São Paulo. Não é só o maior, é muito maior porque estamos falando de entregar seis ou sete vezes a média de moradias entregues em outras gestões. Com a provisão direta da CDHU e as cartas de crédito imobiliário que estão funcionando muito bem, a gente vai baixar o déficit habitacional depois de muito tempo”, afirmou Tarcísio.

LEIA TAMBÉM:

O evento no Palácio dos Bandeirantes reuniu os secretários estaduais Marcelo Branco (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Gilberto Kassab (Governo e Relações Institucionais) e Guilherme Afif Domingos (Projetos Estratégicos), o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), André do Prado, diretores da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), deputados, prefeitos, vereadores e outras autoridades estaduais e municipais.

A gestão estadual anunciou que a CDHU vai construir 24.309 residências, das quais 1.355 serão para o programa Vida Longa de acolhimento de idosos em situação de vulnerabilidade, em parceria com as prefeituras. Simultaneamente, o Estado vai conceder 13.312 novas Cartas de Crédito Imobiliário (CCI) pelo programa Casa Paulista.

A modalidade CCI permite que famílias de baixa renda negociem a compra de suas moradias diretamente com as construtoras com projetos habilitados nesta modalidade. Com os novos subsídios, a atual gestão estadual chega à marca de 60.632 benefícios em 16 meses, um desempenho 18% superior aos resultados nos dez anos iniciais do programa, de 2012 a 2022.

O Governo de São Paulo listou os municípios prioritários no atendimento habitacional por meio de critérios objetivos como Índice de Desenvolvimento Urbano (IDH), número de imóveis em áreas de risco e disponibilidade orçamentária. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação fez a distribuição proporcional para atender solicitações de prefeituras e do cadastro de construtoras do programa Casa Paulista.

“Cem por cento das demandas vêm das prefeituras. Nós fizemos um amplo levantamento do déficit habitacional de São Paulo, que está em torno de 956 mil unidades, e um mapeamento com outros parâmetros para definir com quanto cada prefeitura seria atendida neste primeiro momento. Mas serão feitos outros lançamentos e convênios com os municípios. Também estamos lançando mais uma etapa do Casa Paulista que já chega a mais de 60 mil unidades e quase R$ 800 milhões investidos nesta gestão”, explicou o secretário Marcelo Branco.

Casa Paulista
Com o novo aporte de R$162,3 milhões para subsidiar mais 13 mil moradias, o Governo de São Paulo atinge 60.632 cartas de crédito concedidas desde o início de 2023. A modalidade CCI do programa Casa Paulista concede subsídios de R$10 mil a R$16 mil a famílias com renda de até três salários mínimos para a compra do primeiro imóvel.

Com os subsídios, o Governo de São Paulo usa a indução do mercado para reduzir o déficit habitacional de forma mais ágil e eficiente, já que as famílias passam a não mais depender apenas de habitações construídas diretamente pela CDHU. Em 2024, a média de renda das famílias atendidas no Casa Paulista é de R$2.757,08.

O CCI também promove benefícios socioeconômicos, já que os aportes viabilizam grandes montantes de investimentos privados. Com o aporte total de R$761 milhões em subsídios em 16 meses, o Governo de São Paulo induziu o giro de R$20,9 bilhões em toda a cadeia produtiva, com a geração de 384,2 mil empregos.

Produção da CDHU
Com o sinal verde do governador, a CDHU vai formalizar parcerias com 200 municípios para construir as mais de 24 mil moradias na produção habitacional própria. O investimento total será de R$4,6 bilhões, dos quais R$257,4 milhões para as 1,3 mil casas do programa Vida Longa.

A CDHU oferece diversas modalidades para atendimento da demanda, desde as parcerias tradicionais para construções em terrenos doados pelos municípios até as Cartas de Crédito Associativo, em que construtoras e incorporadoras apresentam empreendimentos com licenciamento aprovado e a CDHU arca com a construção e financiamento dos imóveis.

Vida Longa
O programa Vida Longa oferece pequenos conjuntos residenciais projetados para receber idosos com renda de até dois salários mínimos, preferencialmente sós ou com vínculos familiares fragilizados, mas com autonomia. Os projetos são desenvolvidos em parceria com as prefeituras.

Os municípios são responsáveis pela indicação de beneficiários, doação de terrenos e gestão e manutenção dos empreendimentos entregues pelo Estado. Com investimento público a fundo perdido, os moradores não pagam taxas de ocupação ou contas de água e luz dos imóveis, que permanecem classificados como equipamentos públicos.

Dos 14 conjuntos que já funcionam ou tiveram obras concluídas, nove foram entregues pela atual gestão estadual. Desde 2023, o Governo de São Paulo já investiu cerca de R$56 milhões no programa Vida Longa.

PPP na capital
O Estado também lançou a Parceria Público-Privada de Requalificação da Área Central da cidade de São Paulo. O objetivo é ampliar a população residente no centro da capital e otimizar o acesso à infraestrutura de serviços públicos e mobilidade.

A PPP prevê a construção de 6.135 moradias, entre 5.046 novas construções e 1.089 unidades que passarão por retrofit. Os investimentos são estimados em R$2,4 bilhões, com cerca de R$600 milhões em aportes da gestão estadual.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias