Conecte-se conosco

Morungaba

Prefeitura de Morungaba e Senai preparam parceria para gestão de projetos de engenharia

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Prefeitura da Estância Climática de Morungaba, Marcel Assis Mendes de Oliveira, e o agente de Desenvolvimento, Carlos Boaventura, receberam os representantes do Instituto Senai de Tecnologia, na manhã desta sexta-feira, 17. A reunião que foi realizada no Núcleo de Fomento ao Turismo teve como pauta a parceria entre a instituição e a administração municipal para a melhoria na elaboração e na gestão de projetos da prefeitura.

A parceria consiste inicialmente em um curso introdutório gratuito para os servidores da área de projetos de obras. A equipe do Senai realizaria o diagnóstico dos processos atuais e por meio de treinamentos  e capacitações junto aos servidores apresentaria novas ferramentas e softwares para a melhoria do processo.

Representando o Senai, participaram da reunião os especialistas em Tecnologia, Brendon Donizete da Silva, e Gabriel Feitosa Mota e o supervisor de Projetos e Tecnologia Rodolfo de Oliveira.

BIM – Sancionada no início de abril, a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021) prevê o uso preferencial da Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modelling– BIM) nas contratações de obras e serviços de engenharia, sempre que esta for adequada ao objeto da licitação. Os projetos de execução das obras terão que seguir a metodologia de BIM que será propriamente uma obrigatoriedade.

Com a implantação da estratégia BIM é possível ter um orçamento mais aproximado da realidade, eliminar desperdícios e reduzir as chances de atraso na entrega. A estimativa é de que 50% das alterações durante a execução das obras podem ser evitadas quando os projetos são concebidos por meio da metodologia. A consequência é uma redução no tempo de construção, que em algumas empresas pode chegar a 30%.

Com o BIM, a administração pública terá controle dos gastos, contribuindo com a otimização da aplicação dos recursos públicos e na garantia de um resultado qualificado dessas obras.
Com as novas exigências na legislação, veio também a urgência em investimentos em capacitação pelo setor público que deverá estar apto para executar as obras nesse novo modelo.

Continue lendo

Morungaba

Prefeito de Morungaba é reeleito presidente da Aprecesp

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp) elegeu a sua diretoria para a Gestão 2022, nesta semana na capital paulista. A eleição foi feita por aclamação das prefeitas, prefeitos e representantes das estâncias paulistas, já que havia apenas uma chapa – “São Paulo Turismo Forte”, presidida pelo prefeito de Morungaba, Marco Antonio de Oliveira.

Prestigiaram o evento o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (SETUR-SP), Vinícius Lummertz, e sua equipe, o presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP), Sebastião Misiara, dezenas de prefeitos, vice-prefeitos e secretários. Logo após a solenidade, a diretoria da APRECESP foi recebida pelo secretário Lummertz e sua equipe para a primeira reunião de trabalho.

“Nossa missão é levar gente para os municípios, bem recebê-los com a melhor infraestrutura turística. Quanto mais próximos estivermos trabalhando em conjunto, SETUR-SP e as prefeituras, multiplicaremos os resultados do turismo em todo o Estado”, destaca o secretário Lummertz.

 “Agradeço a todos as prefeitas e prefeitos que me reconduziram à presidência da nossa entidade, juntamente com toda a nossa diretoria, para continuar trabalhando pelo desenvolvimento do turismo nas 70 estâncias paulistas”, agradece o prefeito de Morungaba e presidente reeleito da APRECESP, Marquinho Oliveira. “Este ano, teremos duas prioridades:  assinatura de 100% do DADETUR 2022, sem contingenciamentos, e a aprovação e regulamentação do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos (FUMTUR). Desta forma, o Estado de São Paulo será pioneiro no fortalecimento do turismo como locomotiva na geração de empregos e renda nos municípios paulistas. Viva o Turismo Paulista! São Paulo para todos!”, finaliza o presidente da APRECESP.

Continue lendo

Morungaba

Prefeito em exercício de Morungaba é recebido pelo secretário de Agricultura

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O prefeito em exercício de Morungaba, Luis Fernando Miguel, foi recebido em São Paulo pelo secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Itamar Borges, nesta quarta-feira, 19. A pauta da reunião foi o andamento da adesão da Estância Climática de Morungaba ao programa “Melhor Caminho” e ao programa “AgroSP+Seguro”, ambos do Governo do Estado de São Paulo.

Segundo o prefeito em exercício, o município está avançando nas etapas de adesão do programa “Melhor Caminho” que é destinado a obras de recuperação e conservação das estradas rurais. Outro programa que o município também está aderindo é o “AgroSP+Seguro”, voltado à segurança no campo.

Ressaltando a importância dos agronegócios em Morungaba, Luis Fernando diz que é um setor que movimenta a economia local e merece a devida atenção já que sustenta muitas famílias, gera muitos empregos e renda.

Continue lendo

Morungaba

Prefeitura de Morungaba adquire pá carregadeira para Serviços Públicos

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A equipe do Departamento de Serviços Públicos da Prefeitura de Morungaba conta com uma nova pá carregadeira. O equipamento, da marca Hedesa, é de pequeno porte, com estrutura compacta, operação flexível, manutenção de fácil manuseio e baixo custo. Pode ser utilizado em aplicações urbanas e rurais e nas manutenções das vias públicas do município.

O equipamento também será útil no carregamento e na operação de transporte para curta distância de materiais como areia, brita, terra, entre outros materiais. A pá carregadeira também conta com acessórios que podem ser acoplados, como garfos para pallet, lâmina afastadora, garra florestal, perfuratriz, etc.

O prefeito em exercício, Luis Fernando Miguel, recebeu o veículo na tarde desta quinta-feira, 13, na Garagem Municipal. “Antes desta aquisição, o Departamento de Serviços contava com apenas uma pá carregadeira e, a partir de hoje, com mais este novo equipamento a população poderá ser ainda melhor atendida nas diversas manutenções pela cidade”, explica.

O novo equipamento foi adquirido pela administração pelo valor de R$244.500 com recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

Continue lendo
Propaganda
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias