Conecte-se conosco

Entretenimento

Mês da Mulher: Conheça as diretoras indicadas ao Oscar

Publicados

em

Vanderlei Tenório

Em mais de 100 países, o Dia Internacional da Mulher é celebrado em 8 de março de cada ano, com eventos e atividades ocorrendo em todo o mundo. A data é uma oportunidade de demonstrar nosso compromisso com a igualdade de gênero e celebrar as contribuições que as mulheres fazem em todo mundo.

Por ocasião do Mês da Mulher, a Gazeta traz um breve histórico da participação feminina na categoria de Melhor Direção no Oscar. A cerimônia da 95.ª edição do Oscar será apresentada pelo humorista Jimmy Kimmel, neste domingo, 12 de março, no Dolby Theatre.

Dia Internacional das Mulheres
É um momento para celebrar as conquistas sociais, econômicas, culturais e políticas de todas as mulheres. Também marca um apelo às ações que acelerem a percepção da igualdade de gênero, criando um mundo onde mulheres e meninas em todos os lugares tenham direitos e oportunidades iguais.

LEIA TAMBÉM:

Nessa perspectiva, o site oficial do Dia Internacional da Mulher inclui um banco de dados pesquisável de eventos mundiais — um ótimo começo para se envolver. O site fornece informações sobre o tema do ano, questões globais, artigos e vídeos de apoiadores de todo o mundo.

Lina Wertmüller
Em uma das categorias mais desiguais do prêmio, há 48 anos atrás, por “Pasqualino Sete Belezas”, a italiana Lina Wertmüller (1928-2021)fez história ao ser a primeira mulher indicada a melhor direção. Concorrendo contra nomes como: John G. Avildsen, Alan J. Pakula, Ingmar Bergman e Sidney Lumet, na ocasião, Wertmüller também foi nomeada aos prêmios de melhor roteiro original e melhor filme internacional.

Em 2019, a realizadora foi agraciada com um Oscar Honorário por sua carreira.

Kathryn Bigelow
Em 2009, com o brutal e memorável “Guerra ao Terror”, Kathryn Bigelow fez história ao se tornar a primeira mulher a ganhar o prêmio de melhor direção no Oscar, o longa também lhe garantiu o prêmio de melhor filme (com Mark Boal, Nicolas Chartier e Greg Shapiro). A terceira nomeação de Bigelow veio com “A Hora Mais Escura”, no qual, apenas concorreu a melhor filme (com Mark Boal e Megan Ellison)

Jane Campion
Em 2022, 47 anos após a nomeação de Lina Wertmüller, Campion alcançou o feito de ser a primeira mulher a ser nomeada duas vezes na categoria de melhor direção. Sua primeira nomeação veio em 1994 pelo intenso “O Piano”, que não lhe rendeu o prêmio de direção, mas garantiu o de melhor roteiro original.

Rompendo a hegemonia masculina, em 2022, Campion levou o prêmio de melhor direção na 94ª edição do Oscar, com o western contemporâneo “Ataque dos Cães” – recordista de nomeações no Oscar 2022, com 12, ao total. O longa foi nomeado a melhor filme, roteiro adaptado, edição, trilha sonora original, fotografia e às categorias de atuação. Nesse aspecto, convém comentar que, Ari Wegner, diretora de fotografia do filme, é apenas a segunda mulher a ser nomeada na categoria de Melhor Fotografia na história da premiação.

Na edição, a neozelandesa derrotou Paul Thomas Anderson com seu incrível trabalho em “Licorice Pizza”Kenneth Branagh com seu intenso drama familiar “Belfast”Steven Spielberg com sua versão do clássico “Amor, Sublime Amor” e o japonês Ryûsuke Hamaguchi com o sublime “Drive my Car” – Spielberg venceu Campion em 1994 com “A Lista de Schindler”.

Emerald Fenell
Felizmente, nos últimos anos, as mulheres têm sido melhor representadas na categoria. Em 2021, pela primeira vez na história do prêmio, duas mulheres foram nomeadas à direção: Emerald Fennell e Chloé Zhao.

Fennell foi nomeada por “Bela Vingança”, o longa garantiu a ela nomeações também à melhor roteiro original e melhor filme (com Margot Robbie, Josey McNamara, Tom Ackerley, Ben Browning e Ashley Fox). A britânica acabou levando a estatueta de melhor roteiro original. Fennell foi a primeira cineasta britânica a ser nomeada pela Academia pela realização de um longa-metragem.

Chloé Zhao
Zhao foi nomeada a quatro prêmios (melhor filme, direção, roteiro adaptado e edição) pelo sucesso de crítica “Nomadland”. O road movie estrelado por Frances McDormand rendeu a ela o prêmio de melhor direção e melhor filme (com Frances McDormand, Peter Spears, Mollye Asher e Dan Janvey). Com “Nomadland”, Zhao se tornou a segunda mulher (e primeira asiática) a ganhar o prêmio de melhor direção.

Sofia Coppola
Sofia Coppola foi nomeada a melhor direção por seu segundo filme, o drama “Encontros e Desencontros”. Além de direção, Coppola também concorreu à melhor filme e roteiro original (a produção também carrega a honra de ter nomeado Bill Murray a melhor ator), ganhou o de roteiro original.

Greta Gerwing
Greta Gerwig foi nomeada pelo marcante “Lady Bird”. A obra estrelada por Saoirse Ronan, Laurie Metcalf, e Tracy Letts também garantiu a Gerwig uma nomeação ao prêmio de melhor roteiro original. Além das categorias citadas, o drama de amadurecimento foi nomeado para melhor atriz (Ronan), atriz coadjuvante (Metcalf) e filme (Scott Rudin, Eli Bush e Evelyn O’Neil) – infelizmente, Letts não foi nomeado à coadjuvante.

A cineasta também recebeu uma nomeação na categoria de melhor roteiro adaptado por“Pequenas Mulheres”, em 2020.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Ambev realiza PCDay  - Um dia marcado pela inclusão, diversidade e a cultura da Ambev. Assim será o PCDay
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Entretenimento

Varandas pequenas: soluções práticas de decoração

Publicados

em

Por: Elaine Bertoldo, Arquiteta & Urbanista
Master BIM

As varandas pequenas podem ser desafiadoras quando se trata de decoração, mas com um pouco de criatividade e planejamento, é possível transformá-las em espaços encantadores e funcionais. Lembre-se, o segredo está em cada detalhe e em como você utiliza o espaço disponível.

Espero que essas dicas ajudem você a transformar sua varanda pequena em um espaço encantador e funcional.

  1. Jardim Vertical
  • Adicionar um jardim vertical é uma excelente maneira de trazer um toque de verde para a sua varanda sem ocupar espaço no chão. Você pode usar plantas verdadeiras, como ervas e suculentas, que se adaptam bem à luz disponível, utilizando painéis de treliça ou módulos de parede com um bom sistema de irrigação.
  1. Spa Indoor
  • Transformar sua varanda em um spa indoor é uma maneira maravilhosa de criar um refúgio relaxante. Instale uma rede para aproveitar a brisa e adicione almofadas e mantas confortáveis com tecidos resistentes às intempéries. Pequenos detalhes como lanternas, velas aromáticas e plantas ajudam a criar uma atmosfera de tranquilidade e bem-estar.
  1. Espaço para todos
  • Criar um espaço funcional que acomode todos é essencial. Um canto alemão maximiza o uso do espaço e oferece bastante assento, ideal para refeições ou um cantinho de café. Outra opção é uma mesa compacta com cadeiras dobráveis ou bancos que podem ser guardados sob a mesa quando não estão em uso, tornando a varanda prática e acolhedora.

“Criar um canto acolhedor em sua varanda, onde você e seus convidados possam desfrutar de momentos especiais, é mais fácil do que parece”.

Elaine bertoldo

Decorar uma varanda pequena pode parecer um desafio, mas com as estratégias certas, é possível criar um ambiente acolhedor e funcional. Ao incorporar um jardim vertical, criar um spa indoor e estabelecer um espaço para todos, você pode transformar qualquer varanda em um refúgio encantador.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Entretenimento

Show dos Amigos: Unindo forças para ajudar o Rio Grande do Sul

Publicados

em

No dia 07 de junho, acontece um show beneficente do supergrupo de sertanejo Amigos, composto por LeonardoChitãozinho e Xororó e Zezé Di Camargo e Luciano, no Allianz Parque, para arrecadar fundos para as vítimas da tragédia do Rio Grande do Sul. Mais informações sobre vendas de ingressos serão divulgadas em breve. 

“O Rio Grande do Sul precisa da nossa ajuda. Faremos um show especial dos Amigos com 100% da renda revertida para nossos irmãos do Rio Grande do Sul. Contamos com vocês, mais uma vez, para unirmos forças em prol de uma causa maior!”, avisam LeonardoChitãozinho e Xororó Zezé Di Camargo e Luciano.

LEIA TAMBÉM:

Com essa convocação poderosa, a solidariedade se faz presente mais uma vez. É o momento de estendermos as mãos para aqueles que precisam, de compartilharmos o que temos em prol de quem enfrenta dificuldades. 

A iniciativa do grupo HJR e seus diretores em divulgar esse evento na Baixada Santista e Vale do Ribeira é um exemplo do espírito de colaboração que deve prevalecer em momentos desafiadores como esse. Juntos, podemos fazer a diferença.

Este evento é idealizado pela Abrape – Associação Brasileira dos Promotores de Eventos, e todos os associados se unem nesse esforço.

“Que este show seja não apenas um momento de entretenimento, mas também um gesto de amor e apoio aos nossos irmãos gaúchos. Que cada nota tocada e cada aplauso dado representem uma contribuição significativa para a reconstrução e o fortalecimento da comunidade do Rio Grande do Sul”, disse o diretor do grupo HJRRodrigo Sandoval.

Vamos nos unir, vamos fazer a diferença. Juntos  somos mais fortes e podemos superar qualquer obstáculo. Estendemos nossas mãos e nossos corações para ajudar aqueles que tanto precisam.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Entretenimento

Passeio na Serra da Mantiqueira com vista para os vinhais

Publicados

em

Quem está em busca de um destino próximo e cheio de encantos, precisa conhecer a Vinícola Terrassos, localizada na Serra da Mantiqueira, em Amparo. Localizada cerca de 40 minutos de Jaguariúna e arredores, a vinícola é ideal para uma programação em família, amigos ou casal.

Possui diferentes experiências, como por exemplo, o tour guiado, degustação de vinhos, sunsets, restaurante à la carte, wine bar, e um delicioso piquenique. Tem para todo perfil.

O piquenique é uma ótima opção para um passeio leve. Pode se limitar a algo familiar, podendo levar até o seu pet, ou se estender para algo mais romântico. Depende do intuito do visitante.

LEIA TAMBÉM:

Por isso, nesta experiência, há pelo menos cinco opções de cestas que servem entre duas e quatro pessoas, sendo “Almoço na Mantiqueira”, “Cesta Entardecer”, “Almoço em família” e as vips “Almoço Cambará” e “Entardecer Cambará”. Os valores variam entre R$270 e R$540.

A cesta vem com a toalha, pratos, talheres, guardanapo, copos e taças. Para acompanhar tudo isso, leve uma boa companhia e escolha o local onde desfrutar desse momento. Pode ser próximo ao córrego, com os pés na água; em frente ao vinhedo; ou nas proximidades do restaurante, onde é possível desfrutar de uma belíssima paisagem montanhosa.

Mas, caso queira apenas visitar a Vinícola, sem consumir nenhuma experiência, será cobrado um valor de entrada que dá direito à degustação dos vinhos. Para fazer apenas a visitação não é necessário reserva, apenas se quiser fazer o Tour Guiado ou alguma outra atividade oferecida pela vinícola, assim como piquenique e almoço.

Para mais informações, acesse o site ou as redes sociais da Vínicola. Fique com estas fotos de um piquenique com a cesta “Almoço na Mantiqueira”.

Horários de atendimento:
Visitação e loja:
Segunda à quinta: 10h às 16h30
Sexta: 11h às 17h
Sábado: 11h às 19h
Domingo e feriados: 11h às 18h

Tour guiado:
Terça a quinta: 14h
Sexta a domingo e feriados: 11h e 15h

Degustação:
Sexta a domingo e feriado

Piquenique e restaurante:
Sexta a domingo e feriados

Wine Bar:
Quinta: 10h às 16h30
Sexta a domingo e feriados: a partir das 12h.

Serviço
Vinícola Terrassos
Reservas: (19) 98936-2660
Rodovia SP352 Km 137
Amparo

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias