Conecte-se conosco

Artur Nogueira

Em uma semana, Artur Nogueira abre sindicância contra 2º médico suspeito de importunação sexual

Publicados

em

Apuração teve início após relato de paciente da Unidade de Saúde Familiar Laranjeiras. Polícia tem dois inquéritos abertos e médico que atuava em UBS foi alvo de nova denúncia nesta terça-feira

Artur Nogueira confirmou nesta terça-feira, 05, que um segundo médico da rede municipal de saúde é alvo de sindicância por suspeita de importunação sexual contra paciente. Este caso foi relatado por uma moradora que foi à Unidade de Saúde Familiar Laranjeiras em 30 de março, portanto, antes de vir à tona o caso do profissional que atuava na Unidade Básica de Saúde (UBS) Espaço Mãe e Filho até sexta-feira que chegou a ser preso após denúncia. Veja abaixo detalhes sobre os casos.

De acordo com a administração, o médico da unidade Laranjeiras é concursado, foi afastado das atividades e antes da ocorrência ser registrada pela Polícia Civil ele atuou em outras quatro unidades de saúde da cidade. O prazo para conclusão da sindicância é de 30 dias, prorrogável por mais 30 dias.

O g1 não localizou a defesa do médico até esta publicação.

“Um processo administrativo foi encaminhado para a Secretaria de Assistência Social, por meio da Coordenadoria da Mulher, para que o setor acompanhe a munícipe denunciante nas avaliações psicológicas. Sendo assim, segundo a Secretaria de Negócios Jurídicos, a Coordenadoria da Mulher está acompanhando o caso desde o momento em que a moradora relatou o ocorrido à Secretaria de Saúde”, diz nota da prefeitura divulgada nesta tarde.

Ainda em texto, a assessoria da administração destacou que o objetivo da sindicância é verificar os fatos para que sejam tomadas providências administrativas e judiciais. “Vale ressaltar ainda que a administração municipal não admite condutas de assédio e abuso por parte de quaisquer membros da equipe médica e outros funcionários públicos”, informa outro trecho.

Investigações
À Polícia Civil, a paciente relatou que foi ao posto para apresentar exames e, no local, o médico alegou que precisava ensinar a ela um exercício. Em seguida, disse a vítima em registro, o médico pediu para que ela ficasse de costas, colocasse as mãos na parede e ficasse com o corpo inclinado. Depois, segundo a mulher, o médico se aproximou até encostar e ela saiu do consultório imediatamente.

O médico não chegou a ser preso e é alvo de inquérito, informou a Polícia Civil. Denúncias podem ser feitas pessoalmente na delegacia, informou a instituição.

Nova denúncia em UBS
Na segunda-feira, a administração abriu outra sindicância para investigar um médico que atuava na UBS Espaço Mãe e Filho e chegou a ser preso na sexta-feira após uma gestante relatar importunação sexual à Guarda. Ele foi afastado pela prefeitura na mesma data e a corporação diz que ele negou a acusação, antes de prestar depoimento à polícia. Confira abaixo detalhes.

O g1 não conseguiu localizar a defesa do médico até esta publicação. A Polícia Civil confirmou nesta tarde que ele foi solto após conseguir um habeas corpus e mencionou que uma funcionária da unidade relatou nesta tarde ter sido vítima de importunação. Há um segundo inquérito em tramitação.

A sindicância é conduzida em mesmo prazo pela administração. A prefeitura confirmou ainda que o médico tem especialidade em neurocirurgia e prestava serviços desde fevereiro de 2021. Ele não atuou em outras unidades de saúde em Artur Nogueira e era contratado pelo regime PJ (pessoa jurídica).

Sobre o relato da funcionária, a prefeitura disse que a Saúde foi comunicada e apoiou a denúncia.

O caso
A mulher está na 30ª semana de gestação, diz a Guarda, e relatou inicialmente que foi até a unidade de saúde para que o filho de 4 anos passasse por consulta. Ao entrar no consultório, diz a corporação, ela relatou que ele pediu a retirada da máscara, fez um elogio sobre a beleza dela e perguntou como é a vida íntima com o marido. Além disso, também segundo a Guarda, a mulher disse que teve a barriga tocada após se aproximar da mesa do médico para retirar um “encaminhamento para o filho”.

O marido da gestante disse que, após saber dos fatos, foi até a unidade de saúde para questionar o médico sobre os relatos. Ao sair, ele reencontrou a mulher, acionou a Guarda e uma equipe foi ao local.

A corporação diz que o médico negou a acusação de importunação e alegou que atendeu “normalmente” o filho da gestante e pediu para ele voltar todo mês para realizar acompanhamento. A Guarda informou que, depois disso, foram até a UBS autoridades municipais da área de saúde.

Já a prefeitura salientou que se colocou à disposição para dar completa assistência à vítima e aos familiares dela, incluindo oferta de acompanhamento psicológico para a gestante.

Fonte: G1. https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2022/04/05/em-uma-semana-artur-nogueira-abre-sindicancia-contra-2o-medico-suspeito-de-importunacao-sexual.ghtml

Artur Nogueira

Prefeitura realiza semana Sipat em Artur Nogueira

Publicados

em

Evento interno visa a prevenção de acidentes de trabalho

Durantes os dias 24, 25 e 26 de maio, a Prefeitura de Artur Nogueira irá realizar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). O evento interno ocorrerá sempre a partir das 14h no auditório do Salão Paroquial Papa João Paulo II. 

De acordo com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) municipal, as palestras dos três dias serão ministradas pelo instrutor Julino Telles. “Os assuntos abordados serão a respeito de saúde mental, comportamento seguro (segurança do trabalho) e motivação. Entendemos que o futuro depende da prevenção de hoje”, pontua.

A previsão é que cerca de 100 colaboradores da Administração Municipal participem da Sipat 2022. Desde 2019 sem acontecer, devido à pandemia, o evento tem por objetivo conscientizar os servidores sobre a importância da prevenção de acidentes no ambiente de trabalho, previsto na legislação brasileira.

Continue lendo

Artur Nogueira

Com apoio da Prefeitura, projeto troca lâmpadas incandescentes por econômicas em Artur Nogueira

Publicados

em

Ação é da Neoenergia Elektro, que espera entregar 5 mil lâmpadas às famílias de baixa renda entre os dias 23 e 27 de maio

Com apoio da Prefeitura, por meio da secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Artur Nogueira receberá, entre os dias 23 e 27 de maio, o projeto Energia Mais Eficiente. A ação é voltada aos clientes residenciais que podem trocar até cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de LED, 40% mais econômicas.

A iniciativa da Neoenergia Elektro realiza ações de eficiência energética nas comunidades de baixo poder aquisitivo e instituições públicas da área de concessão da distribuidora. A expectativa é beneficiar 1.000 famílias com a entrega de 5 mil lâmpadas. 

Durante os cinco dias, o caminhão da concessionária irá percorrer os bairros Itamaraty, Jardim Blumenau, Coração Criança, Nosso Chão, Jardim Leonor, e Bom Jardim.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Para receber o kit de lâmpadas novas, os clientes residenciais, ou rurais-residenciais, devem estar cadastrado na Tarifa Social de Energia Elétrica(TSEE) ou morar em comunidades de baixo poder aquisitivo, levar a conta de energia junto com a documentação de identificação do titular e até cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes usadas (potência igual ou superior a 15W).

O PROJETO

O Projeto Energia Mais Eficiente faz parte do Programa de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.   O projeto é cooperativo e possibilita a ação conjunta das quatro distribuidoras do Grupo Neoenergia (Coelba, Celpe, Cosern e Elektro), com economia de escala, complementaridade de competências e aplicação das melhores práticas.

De um modo geral, o objetivo do projeto é otimizar e reforçar a divulgação dos conceitos sobre eletricidade e suas aplicações, os princípios de geração, transmissão, distribuição e utilização da eletricidade de forma eficiente e segura, além de divulgar o uso de equipamentos eficientes como forma de reduzir os custos financeiros e ambientais com a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

PROGRAMAÇÃO – Projeto Energia Mais Eficiente em Artur Nogueira

Data: 23 de maio

Horário: 14h às 17h

Local: ação itinerante

Data: 24 a 27 de maio
Horário: 8h às 17h
Local: ação itinerante

Continue lendo

Artur Nogueira

Operação Inverno Antecipado: Prefeitura intensifica assistência aos moradores em situação de rua em Artur Nogueira

Publicados

em

Após parceria, moradores poderão se alojar em um local fechado, com disposição de roupas, cobertores e alimentação

A Prefeitura de Artur Nogueira, através da secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e do Fundo Social de Solidariedade, intensificou as ações em prol dos moradores em situação de rua. Após parceria, essa população poderá se alojar em um local fechado, com disposição de roupas, cobertores e alimentação.

Para proteger os moradores vulneráveis das noites frias, a Secretaria informou que, a partir desta sexta-feira (20) eles poderão se abrigar na Igreja Ministério Mevam, localizada na Rua João Luiz Machado, nº 333, Bela vista, onde passarão as noites com conforto. 

O titular da pasta Amarildo Boer agradece as parcerias firmadas. “A igreja foi gentilmente cedida pelo pastor Paulo Ferreira, onde oferecerá toda estrutura em parceria com a Prefeitura. Agradecemos imensamente ao Ministério Mevam e a comunidade Vida Melhor pela sensibilidade e pelo acolhimento desses moradores durante esses dias de frio”, destaca.  

AÇÕES INTENSIFICADAS

A secretaria alerta que, caso a população encontre alguma pessoa em situação de rua, deve entrar em contato com a Guarda Municipal (GM), pelos telefones (19) 3877-2353 ou 153. A solicitação pode ser anônima e é importante informar o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está (o número pode ser aproximado), citar pontos de referência, além de características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.

Em seguida, a GM acionará a equipe de assistência social, que fará a abordagem e encaminhará o morador ao abrigo. O prefeito Lucas Sia explica que além da proteção contra o frio, serão distribuídos kits de roupas, compostos por blusas, meias e cobertores. Haverá ainda alimentação reforçada e, caso a pessoa tenha animais, os mesmos também serão acolhidos com alimentação e estrutura necessária.

“Essas ações reafirmam o compromisso da gestão municipal de abrigar a população em situação de rua durante o período de baixas temperaturas. Queremos zelar pela segurança e bem-estar desses moradores, que merecem ser tratados com dignidade e respeito. Ao chegarem aos abrigos, os acolhidos terão acesso a refeições, banheiros e cuidados com higiene, além de receberem atendimento social”, reforça.

POPULAÇÃO PODE AJUDAR

A primeira-dama Simone Sia Rissato ainda destaca que a ajuda da população continua sendo bem-vinda. “Quem puder doar cobertas, roupas, qualquer tipo de agasalho, entre em contato conosco porque ninguém é tão pobre que não possa doar, nem tão rico que um dia não precise receber. Vamos aquecer o próximo nesse inverno”, pontua. 

Os interessados em ajudar podem contatar a secretaria de Assistência Social por meio dos telefones (19) 3827-9700 – ramais 9321, 9727, 9376 e 9378. As doações também podem ser entregues no Núcleo Administrativo, situado na Rua Nossa Senhora das Dores, Nº 629, no Centro.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias