Conecte-se conosco

Artur Nogueira

Artur Nogueira 73 anos, quem são os que fazem da Cidade um bom lugar para se viver

Publicados

em

Conheça história de gente simples e humilde, mas que ajudam a formar um município mais próspero

Artur Nogueira 73 anos – No domingo, dia 10 de abril, a cidade de Artur Nogueira completou mais um ano de emancipação e existência como município.  Carinhosamente chamada de o Berço da Amizade,  a Cidade do interior paulistano conta com uma população de um pouco mais de 50 mil habitantes. 

Artur Nogueira está a 150 km da capital São Paulo, foi emancipada em 1948, desde então, galgou passos largos rumo ao progresso e ao crescimento. No entanto, engana-se quem pensa que só autoridades e gente ilustre é quem compõe a história e ajudam a alicerçar uma cidade.

Anônimos, pessoas simples e do bem, que transitam de lá para cá e de cá para lá, são peças fundamentais no contexto da construção e consolidação de um município.  

Gente que vem da roça, dos cumes benditos do interior, gente que se entrega e vê a vida passar ao longo de seus dias sem ao menos pestanejar por um instante. 

Artur Nogueira 73 anos

Artur Nogueira chega aos 73 anos e chega com o apoio de todos. Não se alcança a essa idade com a saúde e robustez só por meio da administração pública, a final prefeitos são eleitos e perdem eleições, o quadro sempre se renova, diretores de comunicação, secretários, vereadores e outros que ocupam cargos comissionados ou de mandatos, essas pessoas, elas vêm e vão. Mas a Cidade permanece.

A Cidade permanece porque ela não é consolidada só por autoridades, mas ela é carregada com carinho por meio do esforço estarrecedor de um povo que se desdobra no trabalhar e assim, sobreviver e ainda: manter viva e funcional a Artur Nogueira que a acolhe. 

Poderia discorrer em alguns parágrafos, entre letras, vírgulas e pontuação, a história da fundação e como se originou Artur Nogueira, mas acredito que todos os anos alguém, algum veículo de comunicação deve trazer isso à tona para você. Então, respeitosamente, me darei ao luxo de deixar esse marco para sua fonte de pesquisa no site oficial do órgão municipal, certamente lá tem esse complemento. Logo, não irei ser repetitivo nesse detalhe tão importante.

Mas por que não quero me prender e voltar a sua atenção ao passado da emancipação, ou até mesmo da criação  de Artur? Simplesmente porque tenho histórias de nogueirenses anônimos, mas ilustres que quero compartilhar com você.

Gente da gente que faz a cidade ser o que é 

Histórias como a do senhor Antônio Esperança de 70 anos, que veio do campo e vivia de plantar algodão, ensinado pelos pais a meter a mão no arado, executar o bom serviço na lavoura, ajudar com o seu esforço, desde menino a fortalecer a economia de um município que acabará de nascer.

Artur Nogueira 73 anos
Artur Nogueira 73 anos – Antônio Esperança de 70 anos, que veio do campo e vivia de plantar algodão

“Eu comecei a trabalhar cedo na roça, com  oito anos de idade. Me lembro dos nossos dias lá no sítio, quando a nossa luz era a lamparina. Sou de um tempo em que ainda dávamos benção aos mais velhos”, relembra o srº Antônio. 

Artur Nogueira 73 anos
Ao lado do xará, Antônio Neves, na Lagoa dos Pássaros, trazia consigo as marcas e as expressões deixadas pelo tempo – Artur Nogueira 73 anos

O velho homem cheio de lembranças para contar, que encontrei pescando ao lado do xará, Antônio Neves, na Lagoa dos Pássaros, trazia consigo as marcas e as expressões deixadas pelo tempo.   Ali, os dois conversavam baixo e relembravam algumas histórias da juventude, da época em que com muito trabalho ajudavam a escrever a história de Artur Nogueira, sem ao menos – ao findar e iniciar os anos – serem mencionados, ou terem os nomes cravados em alguma placa de inauguração. 

Alunos do Unasp conhecem a Galáxia de Gutenberg - Clique aqui e saiba mais!

Artur, Cidade querida…

E o que falar do casal de aposentados Antônio Carvalho Neto e  Celma Rodrigues, que vieram para Artur Nogueira em busca de qualidade de vida e sossego?  O casal conta que  sempre visitava os parentes na cidade e mesmo que não declarassem, no íntimo do pensar, traçavam planos para morar em Artur. 

“Nós moramos 58 anos na capital, depois fomos para Ribeirão Preto, mas se comparar as três cidades, a mudança é da água para o vinho. Estamos felizes por morar em Artur Nogueira, uma cidade plana, as pessoas são queridas, receptivas, amo morar em Artur Nogueira, se eu soubesse que seria tão bom assim, teria vindo mais cedo”, disse o ex-mecânico. 

 Antônio Carvalho Neto e  Celma Rodrigues, que vieram para Artur Nogueira em busca de qualidade de vida e sossego – Artur Nogueira 73 anos

Já a esposa Celma, que é servidora aposentada, argumenta que a tranquilidade e o sossego do Município é sublime e isso a fez se apaixonar ainda mais pela cidade. “Viver aqui é muito bom, maravilhoso, eu particularmente adoro lugares assim. O sossego é ímpar, se nós soubéssemos que era assim, certamente teríamos vindo antes…”, afirma.  

Educação de qualidade – Artur Nogueira 73 anos

Há mais de 20 anos  instalado em Artur Nogueira, o Colégio Adventista também tem sua contribuição na formação dos cidadãos nogueirenses, de acordo com Vinicius Mioto – Administrador Financeiro da Instituição, a escola tem um papel peculiar na história do município. 

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

“A escola está aqui para ajudar a formar bons cidadãos, não que a educação que ofertamos seja melhor, mas temos conteúdos diferenciados para nossos alunos. E, muitos pais nos procuram motivados por esse conteúdo educacional cristão que temos a oferecer e essa contribuição que damos por meio da educação, ajuda para que no amanhã tenhamos jovens, homens e mulheres fortes no alicerce familiar”, destaca o administrador.  

Mioto ao falar de comparativos de onde morava e apenas declarou: “aqui será muito melhor para criar filhos”.

Artur Nogueira 73 anos – “Cidade limpa e linda”

Para auxiliar administrativo Roberta Cândida, 37 anos, Artur Nogueira é uma cidade limpa e linda, no entanto ela não deixou de apontar alguns pontos que pode melhorar, “A cidade é linda, limpa, mas acredito que algumas coisas ainda precisam ser melhoradas, como por exemplo no setor da saúde, a educação também após a pandemia teve uma defasagem”, disse.

Roberta Cândida  e Maria Eduarda Mãe e filha histórias que se completam em Artur Nogueira – Artur Nogueira 73 anos

Já a filha de Roberta, Maria Eduarda, 15 anos,  que vive o dia a dia da vida estudantil, argumenta que há muitos alunos nas classes e que por meio do grande número, segundo ela, as aulas perdem a concentração, ou seja, para discente os professores acabam não conseguindo manter a atenção dos alunos nos conteúdos. “São muitas pessoas na sala, se você não  prestar bastante atenção você perde o conteúdo é muito falatório, chega um momento que fica difícil manter atenção, mas antes da pandemia era relativamente bom”, afirma.  

“O povo que vinha do campo não sabia o que era sorvete”

O comerciante Erivaldo Silva, 42 anos, também é um dos ilustres anônimos que ajudam a compor e dar contorno a história de Artur Nogueira, desde 1984, a sorveteria Paraíso tem ajudado os nogueirenses a driblar o calor. 

Erivaldo Silva toca a Sorveteria Paraíso, presente em Artur Nogueira, desde 1984.

Erivaldo que assumiu o negócio da família a um pouco menos de cinco anos, relata histórias  hilárias que os pais presenciaram. “Quando os meus pais instalaram a sorveteria por aqui, as pessoas que vinham do interior, da roça, não tinham ideia do que era sorvete, para aquelas pessoas era tudo novidade, eles vinham dos sítios de cavalo e carroça só para saborear o “negócio gelado”. conta.

O comerciante demonstrou tristeza e desapontamento com a atual administração, segundo Erivaldo o fato do deslocamento da rodoviária da cidade enfraqueceu o movimento nos comércios da região, “Isso prejudicou bastante todos os comércios aqui desta parte da cidade, há dois anos, o prefeito prometeu que faria um ponto de parada por aqui para não nos deixar desassistidos, mas infelizmente até agora só ficou na promessa, me sinto muito prejudicado por essa mudança, mas torço para que a cidade continue crescendo sem diminuir aqueles que ajudam-na a crescer”, desabafa. 

Uma família completa em Artur

A camareira Jessica de Oliveira, 28 anos, destaca  como fator positivo a receptividade dos nogueirenses para com quem vem de fora, ela também menciona a diferença no clima e na qualidade do ar que Artur tem a despojar. “As pessoas são impressionantes, receptivas, moro aqui há um pouco mais de três anos, mas considero um lugar fantástico, clima bom, ar puro, qualidade de vida excepcional”.

Lídia, Jessica e Ulices. a família inteira declara amor por uma cidade cheia de amor – Artur Nogueira 73 anos

Lídia de Oliveira, 51 anos, trabalha como cozinheira numa das empresas que ajudam a fortalecer a economia da cidade, disse que se sente muito bem no município, argumenta que as oportunidades de trabalho são frequentes e que ter vindo para viver em Artur foi a melhor escolha da vida. “Aqui é bem melhor para se viver, há muitas oportunidades de emprego, como minha filha disse,  o clima é agradável, ter vindo para cá foi a melhor coisa que fizemos na vida, espero poder ficar por aqui por muito, muito tempo, aqui é muito pacato. Artur Nogueira ganhou nossos corações”. 

Artur Nogueira 73 anos – O menino Ulices de oito anos, é um contraste de gerações

O pequeno Ulices de oito anos, é um contraste de gerações. Embora seja ainda só um a criança, o menino sabe bem reconhecer os benefícios que a cidade tem a ofertar. “Eu amo Artur Nogueira, adoro ir na lagoa, lá tem um ar limpo que acalma qualquer pessoa, se eu pudesse ficaria todo dia lá, até dormiria lá”, disse o menino.

Artur Nogueira, 73 anos de muita histórias, e encontro de gerações que com garra e trabalho ajudaram e ajudam o município ser mais forte. 

Por: Márcio Pollyla

Artur Nogueira

Prefeitura de Artur Nogueira moderniza iluminação pública com lâmpadas de LED

Publicados

em

Iniciativa terá início no Cinturão Verde e percorrerá diversos bairros da cidade

A Prefeitura de Artur Nogueira dá mais um passo rumo à modernização e sustentabilidade urbana com o projeto de instalação de lâmpadas de LED em pontos estratégicos da cidade. O projeto terá como ponto de partida o Cinturão Verde, cartão postal localizado entre as Ruas Duque de Caxias e Ademar de Barros.

O prefeito Lucas Sia destaca que a iniciativa visa não só melhorar a iluminação pública, proporcionando mais segurança aos munícipes, mas também reduzir o consumo de energia e os custos de manutenção.

LEIA TAMBÉM:

“As lâmpadas de LED são mais eficientes, duráveis e econômicas. Além disso, elas proporcionam uma iluminação mais clara e uniforme, o que aumenta a segurança nas ruas e contribui para a sensação de bem-estar dos moradores,” disse.

Entradas da cidade e vias movimentadas
De acordo com o secretário de Obras e Serviços, Maxwell Lima, além do Cinturão Verde, outras áreas estratégicas serão contempladas nesta primeira fase, como as entradas do município e vias de grande movimento, como a Rua Rui Barbosa, Expedicionários, 1º de Janeiro, entre outras.

“O objetivo é priorizar locais de grande circulação e vias importantes para o fluxo de veículos e pedestres. Nossa intenção é garantir que os principais acessos à cidade estejam bem iluminados, proporcionando mais segurança para os motoristas e pedestres”, explicou.

Led nos bairros
O diretor de Iluminação, Riquinho Milk, destacou o planejamento da gestão municipal para a expansão do projeto: “Estamos trabalhando de forma estratégica. A iluminação led chegará a diversos bairros do município, garantindo uma iluminação pública eficiente e de qualidade para todos os moradores”, disse.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Artur Nogueira

Prefeitura de Artur Nogueira divulga processo seletivo para operador de produção

Publicados

em

Oportunidades são para homens e mulheres na empresa Mahles Compressores do Brasil; salário de R$2.316,60 + benefícios

A Prefeitura de Artur Nogueira, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, divulga um novo processo seletivo para operador de produção. As oportunidades são para homens e mulheres na empresa Mahle Compressores do Brasil.

LEIA TAMBÉM:

O processo seletivo acontecerá na próxima segunda-feira, 29, na sala de reuniões da Prefeitura. As senhas serão entregues a partir das 9h, por ordem de chegada.

Os interessados devem retirar a carta de encaminhamento no PAT (Poupatempo) até sábado, 27.

Sobre a vaga
São 30 vagas para operador de produção, podendo ser homens ou mulheres, moradores de Artur Nogueira, e que tenham Ensino Médio completo.

O salário é de R$2.316,60 mais benefícios, incluindo convênio médico e odontológico (Unimed e Uniodonto), participação nos lucros (PLR) e alimentação no local.

São três turnos disponíveis, sendo o primeiro das 7h às 15h45; o segundo das 15h15 às 23h45; e o terceiro turno das 23h33 às 07h12.

Serviço
Processo seletivo da empresa Mahle Compressores do Brasil
Data:
 29/04 (segunda-feira)
Horário: 9h (entrega das senhas por ordem de chegada)
Local: Prefeitura de Artur Nogueira (antiga Escola Modelo) – Av. XV de novembro, 1400 – Jd. Planalto
Carta de encaminhamento: Retirar no PAT (Poupatempo) até dia 27/04 (sábado)

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Artur Nogueira

Prefeitura de Artur Nogueira anuncia inauguração da UBS Nosso Sonho

Publicados

em

Cerimônia acontece neste domingo, 28, a partir das 9h; unidade levará nome do renomado médico Dr. Henrique Scursoni Neto

A Prefeitura de Artur Nogueira, em clima de festa pelos 75 anos da cidade, entregará a novíssima Unidade Básica de Saúde (UBS) à comunidade do Residencial Nosso Sonho – bairro popularmente conhecido como “Casinhas”. A cerimônia acontece neste domingo, 28, a partir das 9h.

A inauguração deste prédio é fruto do compromisso da Prefeitura em oferecer saúde de qualidade e acessível para todos os moradores. A unidade conta com estrutura moderna e completa, incluindo consultórios médicos e odontológicos, sala de curativos, sala de vacinas, farmácia, e espaço para atividades de promoção da saúde.

LEIA TAMBÉM:

O prefeito Lucas Sia lembra que visitou o local e constatou-se a necessidade urgente de uma UBS para atender às demandas de saúde da comunidade.

“Esta UBS é um símbolo do nosso compromisso com a saúde de todos os cidadãos. É o resultado do trabalho árduo e da dedicação de muitos: servidores públicos, profissionais da saúde, vereadores, Governo do Estado e, claro, a comunidade que tanto lutou por essa conquista”, frisou.

Sia complementou que a inauguração representa mais do que a abertura de uma nova unidade de saúde: “É um compromisso renovado com o bem-estar e a dignidade da população”. disse.

Aliviará demandas
A secretária de Saúde, Angela Pulz Delgado, ressalta que a nova unidade aliviará a demanda de serviços da UBS Jardim do Lago, beneficiando não apenas os moradores do Residencial Nosso Sonho, mas também os das adjacências, como os bairros São João dos Pinheiros e Itamaraty.

“Investir em saúde é investir na qualidade de vida da população. Com essa nova UBS, estamos proporcionando aos moradores um ambiente acolhedor e moderno para cuidarem da saúde”, pontuou Angela.

A UBS está localizada na Rua Cristian Cesar Carrari, nº 80, no bairro Nosso Sonho.

Investimento
A obra, com investimento total de R$1.385.000,00, é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e recursos próprios da Administração Municipal. Destaca-se também o empenho dos vereadores Melinho Tagliari e Nando Dias, que obtiveram R$500 mil por meio de emenda parlamentar do Deputado Estadual Rogério Nogueira.

Homenagem
A UBS levará o nome do Dr. Henrique Scursoni Neto, que deixou um legado de compromisso e dedicação à saúde pública. Médico formado pela Unicamp, atuou por mais de 30 anos em Artur Nogueira, Cosmópolis e no Estado do Mato Grosso do Sul. Além disso, foi médico da Usina Açucareira Ester por muitos anos.

O projeto de lei para essa homenagem, de autoria dos vereadores Melinho Tagliari e Nando Dias, foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias