Conecte-se conosco

Artur Nogueira

Artur Nogueira 73 anos, quem são os que fazem da Cidade um bom lugar para se viver

Publicados

em

Conheça história de gente simples e humilde, mas que ajudam a formar um município mais próspero

Artur Nogueira 73 anos – No domingo, dia 10 de abril, a cidade de Artur Nogueira completou mais um ano de emancipação e existência como município.  Carinhosamente chamada de o Berço da Amizade,  a Cidade do interior paulistano conta com uma população de um pouco mais de 50 mil habitantes. 

Artur Nogueira está a 150 km da capital São Paulo, foi emancipada em 1948, desde então, galgou passos largos rumo ao progresso e ao crescimento. No entanto, engana-se quem pensa que só autoridades e gente ilustre é quem compõe a história e ajudam a alicerçar uma cidade.

Anônimos, pessoas simples e do bem, que transitam de lá para cá e de cá para lá, são peças fundamentais no contexto da construção e consolidação de um município.  

Gente que vem da roça, dos cumes benditos do interior, gente que se entrega e vê a vida passar ao longo de seus dias sem ao menos pestanejar por um instante. 

Artur Nogueira 73 anos

Artur Nogueira chega aos 73 anos e chega com o apoio de todos. Não se alcança a essa idade com a saúde e robustez só por meio da administração pública, a final prefeitos são eleitos e perdem eleições, o quadro sempre se renova, diretores de comunicação, secretários, vereadores e outros que ocupam cargos comissionados ou de mandatos, essas pessoas, elas vêm e vão. Mas a Cidade permanece.

A Cidade permanece porque ela não é consolidada só por autoridades, mas ela é carregada com carinho por meio do esforço estarrecedor de um povo que se desdobra no trabalhar e assim, sobreviver e ainda: manter viva e funcional a Artur Nogueira que a acolhe. 

Poderia discorrer em alguns parágrafos, entre letras, vírgulas e pontuação, a história da fundação e como se originou Artur Nogueira, mas acredito que todos os anos alguém, algum veículo de comunicação deve trazer isso à tona para você. Então, respeitosamente, me darei ao luxo de deixar esse marco para sua fonte de pesquisa no site oficial do órgão municipal, certamente lá tem esse complemento. Logo, não irei ser repetitivo nesse detalhe tão importante.

Mas por que não quero me prender e voltar a sua atenção ao passado da emancipação, ou até mesmo da criação  de Artur? Simplesmente porque tenho histórias de nogueirenses anônimos, mas ilustres que quero compartilhar com você.

Gente da gente que faz a cidade ser o que é 

Histórias como a do senhor Antônio Esperança de 70 anos, que veio do campo e vivia de plantar algodão, ensinado pelos pais a meter a mão no arado, executar o bom serviço na lavoura, ajudar com o seu esforço, desde menino a fortalecer a economia de um município que acabará de nascer.

Artur Nogueira 73 anos
Artur Nogueira 73 anos – Antônio Esperança de 70 anos, que veio do campo e vivia de plantar algodão

“Eu comecei a trabalhar cedo na roça, com  oito anos de idade. Me lembro dos nossos dias lá no sítio, quando a nossa luz era a lamparina. Sou de um tempo em que ainda dávamos benção aos mais velhos”, relembra o srº Antônio. 

Artur Nogueira 73 anos
Ao lado do xará, Antônio Neves, na Lagoa dos Pássaros, trazia consigo as marcas e as expressões deixadas pelo tempo – Artur Nogueira 73 anos

O velho homem cheio de lembranças para contar, que encontrei pescando ao lado do xará, Antônio Neves, na Lagoa dos Pássaros, trazia consigo as marcas e as expressões deixadas pelo tempo.   Ali, os dois conversavam baixo e relembravam algumas histórias da juventude, da época em que com muito trabalho ajudavam a escrever a história de Artur Nogueira, sem ao menos – ao findar e iniciar os anos – serem mencionados, ou terem os nomes cravados em alguma placa de inauguração. 

Alunos do Unasp conhecem a Galáxia de Gutenberg - Clique aqui e saiba mais!

Artur, Cidade querida…

E o que falar do casal de aposentados Antônio Carvalho Neto e  Celma Rodrigues, que vieram para Artur Nogueira em busca de qualidade de vida e sossego?  O casal conta que  sempre visitava os parentes na cidade e mesmo que não declarassem, no íntimo do pensar, traçavam planos para morar em Artur. 

“Nós moramos 58 anos na capital, depois fomos para Ribeirão Preto, mas se comparar as três cidades, a mudança é da água para o vinho. Estamos felizes por morar em Artur Nogueira, uma cidade plana, as pessoas são queridas, receptivas, amo morar em Artur Nogueira, se eu soubesse que seria tão bom assim, teria vindo mais cedo”, disse o ex-mecânico. 

 Antônio Carvalho Neto e  Celma Rodrigues, que vieram para Artur Nogueira em busca de qualidade de vida e sossego – Artur Nogueira 73 anos

Já a esposa Celma, que é servidora aposentada, argumenta que a tranquilidade e o sossego do Município é sublime e isso a fez se apaixonar ainda mais pela cidade. “Viver aqui é muito bom, maravilhoso, eu particularmente adoro lugares assim. O sossego é ímpar, se nós soubéssemos que era assim, certamente teríamos vindo antes…”, afirma.  

Educação de qualidade – Artur Nogueira 73 anos

Há mais de 20 anos  instalado em Artur Nogueira, o Colégio Adventista também tem sua contribuição na formação dos cidadãos nogueirenses, de acordo com Vinicius Mioto – Administrador Financeiro da Instituição, a escola tem um papel peculiar na história do município. 

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

“A escola está aqui para ajudar a formar bons cidadãos, não que a educação que ofertamos seja melhor, mas temos conteúdos diferenciados para nossos alunos. E, muitos pais nos procuram motivados por esse conteúdo educacional cristão que temos a oferecer e essa contribuição que damos por meio da educação, ajuda para que no amanhã tenhamos jovens, homens e mulheres fortes no alicerce familiar”, destaca o administrador.  

Mioto ao falar de comparativos de onde morava e apenas declarou: “aqui será muito melhor para criar filhos”.

Artur Nogueira 73 anos – “Cidade limpa e linda”

Para auxiliar administrativo Roberta Cândida, 37 anos, Artur Nogueira é uma cidade limpa e linda, no entanto ela não deixou de apontar alguns pontos que pode melhorar, “A cidade é linda, limpa, mas acredito que algumas coisas ainda precisam ser melhoradas, como por exemplo no setor da saúde, a educação também após a pandemia teve uma defasagem”, disse.

Roberta Cândida  e Maria Eduarda Mãe e filha histórias que se completam em Artur Nogueira – Artur Nogueira 73 anos

Já a filha de Roberta, Maria Eduarda, 15 anos,  que vive o dia a dia da vida estudantil, argumenta que há muitos alunos nas classes e que por meio do grande número, segundo ela, as aulas perdem a concentração, ou seja, para discente os professores acabam não conseguindo manter a atenção dos alunos nos conteúdos. “São muitas pessoas na sala, se você não  prestar bastante atenção você perde o conteúdo é muito falatório, chega um momento que fica difícil manter atenção, mas antes da pandemia era relativamente bom”, afirma.  

“O povo que vinha do campo não sabia o que era sorvete”

O comerciante Erivaldo Silva, 42 anos, também é um dos ilustres anônimos que ajudam a compor e dar contorno a história de Artur Nogueira, desde 1984, a sorveteria Paraíso tem ajudado os nogueirenses a driblar o calor. 

Erivaldo Silva toca a Sorveteria Paraíso, presente em Artur Nogueira, desde 1984.

Erivaldo que assumiu o negócio da família a um pouco menos de cinco anos, relata histórias  hilárias que os pais presenciaram. “Quando os meus pais instalaram a sorveteria por aqui, as pessoas que vinham do interior, da roça, não tinham ideia do que era sorvete, para aquelas pessoas era tudo novidade, eles vinham dos sítios de cavalo e carroça só para saborear o “negócio gelado”. conta.

O comerciante demonstrou tristeza e desapontamento com a atual administração, segundo Erivaldo o fato do deslocamento da rodoviária da cidade enfraqueceu o movimento nos comércios da região, “Isso prejudicou bastante todos os comércios aqui desta parte da cidade, há dois anos, o prefeito prometeu que faria um ponto de parada por aqui para não nos deixar desassistidos, mas infelizmente até agora só ficou na promessa, me sinto muito prejudicado por essa mudança, mas torço para que a cidade continue crescendo sem diminuir aqueles que ajudam-na a crescer”, desabafa. 

Uma família completa em Artur

A camareira Jessica de Oliveira, 28 anos, destaca  como fator positivo a receptividade dos nogueirenses para com quem vem de fora, ela também menciona a diferença no clima e na qualidade do ar que Artur tem a despojar. “As pessoas são impressionantes, receptivas, moro aqui há um pouco mais de três anos, mas considero um lugar fantástico, clima bom, ar puro, qualidade de vida excepcional”.

Lídia, Jessica e Ulices. a família inteira declara amor por uma cidade cheia de amor – Artur Nogueira 73 anos

Lídia de Oliveira, 51 anos, trabalha como cozinheira numa das empresas que ajudam a fortalecer a economia da cidade, disse que se sente muito bem no município, argumenta que as oportunidades de trabalho são frequentes e que ter vindo para viver em Artur foi a melhor escolha da vida. “Aqui é bem melhor para se viver, há muitas oportunidades de emprego, como minha filha disse,  o clima é agradável, ter vindo para cá foi a melhor coisa que fizemos na vida, espero poder ficar por aqui por muito, muito tempo, aqui é muito pacato. Artur Nogueira ganhou nossos corações”. 

Artur Nogueira 73 anos – O menino Ulices de oito anos, é um contraste de gerações

O pequeno Ulices de oito anos, é um contraste de gerações. Embora seja ainda só um a criança, o menino sabe bem reconhecer os benefícios que a cidade tem a ofertar. “Eu amo Artur Nogueira, adoro ir na lagoa, lá tem um ar limpo que acalma qualquer pessoa, se eu pudesse ficaria todo dia lá, até dormiria lá”, disse o menino.

Artur Nogueira, 73 anos de muita histórias, e encontro de gerações que com garra e trabalho ajudaram e ajudam o município ser mais forte. 

Por: Márcio Pollyla

Artur Nogueira

Prefeitura alinha ações para ampliar atendimento no Conjunto Habitacional Artur Nogueira C

Publicados

em

Encontro integra poder público e representantes dos moradores e apresenta balanço do Trabalho Técnico Social

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou, na tarde desta quinta-feira, 24, um encontro para alinhar ações voltadas às famílias do Conjunto Habitacional Artur Nogueira C. A reunião aconteceu no Paço Municipal e reuniu secretários e representantes de diferentes áreas da Administração Municipal.

O encontro teve como objetivo fortalecer a articulação entre o Grupo Institucional Municipal (GIM) e o Grupo de Governança Local (GGL), formado por moradores do conjunto habitacional, ampliando o diálogo e a integração das políticas públicas para o atendimento das demandas locais.

LEIA TAMBÉM:

Durante a reunião, também foi apresentado o balanço do Trabalho Técnico Social (TTS), desenvolvido pela Superintendência de Desenvolvimento Social da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) desde outubro de 2025 com as famílias beneficiárias do empreendimento. A apresentação reuniu os principais resultados alcançados no período e as demandas identificadas junto aos moradores.

Outro ponto abordado foi a integração das iniciativas desenvolvidas em parceria com a rede municipal, buscando fortalecer o acesso às políticas públicas de assistência social, saúde, educação, trabalho e renda, cultura, esporte, segurança e mobilidade.

Também foram discutidos os próximos passos para a continuidade do trabalho após a fase de encerramento do TTS. A proposta é construir, de forma conjunta, diretrizes que mantenham a articulação entre os moradores e o poder público e contribuam para a melhoria das condições de vida das famílias beneficiárias.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Artur Nogueira

Prefeitura de Artur Nogueira abre processo seletivo para professores com salários de até R$4,1 mil

Publicados

em

Inscrições seguem até 20 de outubro e seleção é destinada à formação de cadastro de reserva para o magistério municipal em 2027

A Prefeitura de Artur Nogueira abriu inscrições para o Processo Seletivo nº 05/2026, destinado à formação de cadastro de reserva para funções do magistério municipal no ano letivo de 2027. Os salários iniciais variam de R$3.129,16 a R$4.162,63, conforme a função.

As inscrições, abertas desde 21 de setembro, seguem até 20 de outubro e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do site do Instituto Nosso Rumo. A taxa de inscrição é de R$59,00.

LEIA TAMBÉM:

A seleção contempla oportunidades para PEB I, nas áreas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Infantil, Ensino Especial, Ensino Fundamental e Professor Auxiliar, além de funções específicas na Educação Especial. Para PEB II, há oportunidades nas áreas de Arte, Educação Física, Educação Física para Educação Especial e Inglês.

Todas as funções exigem Ensino Superior completo, com formação específica de acordo com a área escolhida. Os requisitos de escolaridade e habilitação para cada função estão disponíveis no edital.

O processo seletivo será composto por Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e Avaliação de Títulos, de caráter classificatório. A prova objetiva terá 34 questões, distribuídas entre Língua Portuguesa, Matemática, Legislação Educacional e Conhecimentos Específicos.

A seleção será realizada pelo Instituto de Educação e Desenvolvimento Social Nosso Rumo. A convocação dos candidatos classificados ocorrerá conforme o surgimento de vagas ou a necessidade de substituições durante o período de validade do processo seletivo.

O edital completo reúne os requisitos específicos para cada função, etapas da seleção, conteúdo das provas, critérios de classificação e demais orientações aos candidatos.

SERVIÇO

Processo Seletivo nº 05/2026 – Magistério
Inscrições: até 20 de outubro de 2026, às 23h59
Taxa: R$ 59,00
Oportunidades: cadastro de reserva
Salários iniciais: de R$ 3.129,16 a R$ 4.162,63
Onde se inscrever: site do Instituto Nosso Rumo
Lotação: Artur Nogueira

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Artur Nogueira

Artur Nogueira recebe 5ª Feira do Verde neste fim de semana

Publicados

em

Evento acontece no Balneário Municipal e reúne agricultura, artesanato, gastronomia, recreação infantil, área pet e o tradicional Desfile de Tratores

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Agricultura, realiza neste fim de semana, nos dias 19 e 20 de setembro, a 5ª Feira do Verde, no Balneário Municipal. O evento, que foi adiado devido às condições climáticas, tem como objetivo valorizar os produtores rurais, incentivar a produção local e promover a integração da comunidade, reunindo moradores e visitantes em um fim de semana de lazer e convivência.

Realizada anualmente no mês de setembro, a Feira do Verde já se consolidou como um dos eventos tradicionais do calendário do município. Além de fortalecer a agricultura, a iniciativa valoriza os produtores rurais, o artesanato local e aproxima a população das atividades desenvolvidas no campo.

LEIA TAMBÉM:

Como novidade desta edição, a Feira do Verde contará com uma área pet, espaço dedicado aos animais de estimação e seus tutores. Além disso, o público poderá conferir uma programação diversificada, com exposição e comercialização de plantas ornamentais, doces variados, artesanato, mini fazendinha, espaço de recreação infantil, exposição de tratores e diversas outras atrações voltadas para toda a família.

DESFILE DE TRATORES

Um dos destaques da programação será o tradicional Desfile de Tratores, que acontecerá no domingo (20). A concentração dos participantes será a partir das 10h, na Avenida Adhemar de Barros (próximo ao Trevo da Teka), de onde terá início o trajeto pelas ruas da cidade. Após o desfile, os tratores seguirão até o Balneário Municipal.

Nesta edição, o desfile contará com uma premiação especial em três categorias: Trator Mais Antigo, Trator Mais Enfeitado e Trator Mais Animado.

SERVIÇO
5ª Feira do Verde
19 e 20 de setembro (sábado e domingo)
9h às 17h
Balneário Municipal – Artur Nogueira

Desfile de Tratores

20 de setembro, a partir das 10h, Avenida Adhemar de Barros (próximo ao Trevo da Teka)

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias