Conecte-se conosco

Artur Nogueira

Artur Nogueira 73 anos, quem são os que fazem da Cidade um bom lugar para se viver

Publicados

em

Conheça história de gente simples e humilde, mas que ajudam a formar um município mais próspero

Artur Nogueira 73 anos – No domingo, dia 10 de abril, a cidade de Artur Nogueira completou mais um ano de emancipação e existência como município.  Carinhosamente chamada de o Berço da Amizade,  a Cidade do interior paulistano conta com uma população de um pouco mais de 50 mil habitantes. 

Artur Nogueira está a 150 km da capital São Paulo, foi emancipada em 1948, desde então, galgou passos largos rumo ao progresso e ao crescimento. No entanto, engana-se quem pensa que só autoridades e gente ilustre é quem compõe a história e ajudam a alicerçar uma cidade.

Anônimos, pessoas simples e do bem, que transitam de lá para cá e de cá para lá, são peças fundamentais no contexto da construção e consolidação de um município.  

Gente que vem da roça, dos cumes benditos do interior, gente que se entrega e vê a vida passar ao longo de seus dias sem ao menos pestanejar por um instante. 

Artur Nogueira 73 anos

Artur Nogueira chega aos 73 anos e chega com o apoio de todos. Não se alcança a essa idade com a saúde e robustez só por meio da administração pública, a final prefeitos são eleitos e perdem eleições, o quadro sempre se renova, diretores de comunicação, secretários, vereadores e outros que ocupam cargos comissionados ou de mandatos, essas pessoas, elas vêm e vão. Mas a Cidade permanece.

A Cidade permanece porque ela não é consolidada só por autoridades, mas ela é carregada com carinho por meio do esforço estarrecedor de um povo que se desdobra no trabalhar e assim, sobreviver e ainda: manter viva e funcional a Artur Nogueira que a acolhe. 

Poderia discorrer em alguns parágrafos, entre letras, vírgulas e pontuação, a história da fundação e como se originou Artur Nogueira, mas acredito que todos os anos alguém, algum veículo de comunicação deve trazer isso à tona para você. Então, respeitosamente, me darei ao luxo de deixar esse marco para sua fonte de pesquisa no site oficial do órgão municipal, certamente lá tem esse complemento. Logo, não irei ser repetitivo nesse detalhe tão importante.

Mas por que não quero me prender e voltar a sua atenção ao passado da emancipação, ou até mesmo da criação  de Artur? Simplesmente porque tenho histórias de nogueirenses anônimos, mas ilustres que quero compartilhar com você.

Gente da gente que faz a cidade ser o que é 

Histórias como a do senhor Antônio Esperança de 70 anos, que veio do campo e vivia de plantar algodão, ensinado pelos pais a meter a mão no arado, executar o bom serviço na lavoura, ajudar com o seu esforço, desde menino a fortalecer a economia de um município que acabará de nascer.

Artur Nogueira 73 anos
Artur Nogueira 73 anos – Antônio Esperança de 70 anos, que veio do campo e vivia de plantar algodão

“Eu comecei a trabalhar cedo na roça, com  oito anos de idade. Me lembro dos nossos dias lá no sítio, quando a nossa luz era a lamparina. Sou de um tempo em que ainda dávamos benção aos mais velhos”, relembra o srº Antônio. 

Artur Nogueira 73 anos
Ao lado do xará, Antônio Neves, na Lagoa dos Pássaros, trazia consigo as marcas e as expressões deixadas pelo tempo – Artur Nogueira 73 anos

O velho homem cheio de lembranças para contar, que encontrei pescando ao lado do xará, Antônio Neves, na Lagoa dos Pássaros, trazia consigo as marcas e as expressões deixadas pelo tempo.   Ali, os dois conversavam baixo e relembravam algumas histórias da juventude, da época em que com muito trabalho ajudavam a escrever a história de Artur Nogueira, sem ao menos – ao findar e iniciar os anos – serem mencionados, ou terem os nomes cravados em alguma placa de inauguração. 

Alunos do Unasp conhecem a Galáxia de Gutenberg - Clique aqui e saiba mais!

Artur, Cidade querida…

E o que falar do casal de aposentados Antônio Carvalho Neto e  Celma Rodrigues, que vieram para Artur Nogueira em busca de qualidade de vida e sossego?  O casal conta que  sempre visitava os parentes na cidade e mesmo que não declarassem, no íntimo do pensar, traçavam planos para morar em Artur. 

“Nós moramos 58 anos na capital, depois fomos para Ribeirão Preto, mas se comparar as três cidades, a mudança é da água para o vinho. Estamos felizes por morar em Artur Nogueira, uma cidade plana, as pessoas são queridas, receptivas, amo morar em Artur Nogueira, se eu soubesse que seria tão bom assim, teria vindo mais cedo”, disse o ex-mecânico. 

 Antônio Carvalho Neto e  Celma Rodrigues, que vieram para Artur Nogueira em busca de qualidade de vida e sossego – Artur Nogueira 73 anos

Já a esposa Celma, que é servidora aposentada, argumenta que a tranquilidade e o sossego do Município é sublime e isso a fez se apaixonar ainda mais pela cidade. “Viver aqui é muito bom, maravilhoso, eu particularmente adoro lugares assim. O sossego é ímpar, se nós soubéssemos que era assim, certamente teríamos vindo antes…”, afirma.  

Educação de qualidade – Artur Nogueira 73 anos

Há mais de 20 anos  instalado em Artur Nogueira, o Colégio Adventista também tem sua contribuição na formação dos cidadãos nogueirenses, de acordo com Vinicius Mioto – Administrador Financeiro da Instituição, a escola tem um papel peculiar na história do município. 

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

“A escola está aqui para ajudar a formar bons cidadãos, não que a educação que ofertamos seja melhor, mas temos conteúdos diferenciados para nossos alunos. E, muitos pais nos procuram motivados por esse conteúdo educacional cristão que temos a oferecer e essa contribuição que damos por meio da educação, ajuda para que no amanhã tenhamos jovens, homens e mulheres fortes no alicerce familiar”, destaca o administrador.  

Mioto ao falar de comparativos de onde morava e apenas declarou: “aqui será muito melhor para criar filhos”.

Artur Nogueira 73 anos – “Cidade limpa e linda”

Para auxiliar administrativo Roberta Cândida, 37 anos, Artur Nogueira é uma cidade limpa e linda, no entanto ela não deixou de apontar alguns pontos que pode melhorar, “A cidade é linda, limpa, mas acredito que algumas coisas ainda precisam ser melhoradas, como por exemplo no setor da saúde, a educação também após a pandemia teve uma defasagem”, disse.

Roberta Cândida  e Maria Eduarda Mãe e filha histórias que se completam em Artur Nogueira – Artur Nogueira 73 anos

Já a filha de Roberta, Maria Eduarda, 15 anos,  que vive o dia a dia da vida estudantil, argumenta que há muitos alunos nas classes e que por meio do grande número, segundo ela, as aulas perdem a concentração, ou seja, para discente os professores acabam não conseguindo manter a atenção dos alunos nos conteúdos. “São muitas pessoas na sala, se você não  prestar bastante atenção você perde o conteúdo é muito falatório, chega um momento que fica difícil manter atenção, mas antes da pandemia era relativamente bom”, afirma.  

“O povo que vinha do campo não sabia o que era sorvete”

O comerciante Erivaldo Silva, 42 anos, também é um dos ilustres anônimos que ajudam a compor e dar contorno a história de Artur Nogueira, desde 1984, a sorveteria Paraíso tem ajudado os nogueirenses a driblar o calor. 

Erivaldo Silva toca a Sorveteria Paraíso, presente em Artur Nogueira, desde 1984.

Erivaldo que assumiu o negócio da família a um pouco menos de cinco anos, relata histórias  hilárias que os pais presenciaram. “Quando os meus pais instalaram a sorveteria por aqui, as pessoas que vinham do interior, da roça, não tinham ideia do que era sorvete, para aquelas pessoas era tudo novidade, eles vinham dos sítios de cavalo e carroça só para saborear o “negócio gelado”. conta.

O comerciante demonstrou tristeza e desapontamento com a atual administração, segundo Erivaldo o fato do deslocamento da rodoviária da cidade enfraqueceu o movimento nos comércios da região, “Isso prejudicou bastante todos os comércios aqui desta parte da cidade, há dois anos, o prefeito prometeu que faria um ponto de parada por aqui para não nos deixar desassistidos, mas infelizmente até agora só ficou na promessa, me sinto muito prejudicado por essa mudança, mas torço para que a cidade continue crescendo sem diminuir aqueles que ajudam-na a crescer”, desabafa. 

Uma família completa em Artur

A camareira Jessica de Oliveira, 28 anos, destaca  como fator positivo a receptividade dos nogueirenses para com quem vem de fora, ela também menciona a diferença no clima e na qualidade do ar que Artur tem a despojar. “As pessoas são impressionantes, receptivas, moro aqui há um pouco mais de três anos, mas considero um lugar fantástico, clima bom, ar puro, qualidade de vida excepcional”.

Lídia, Jessica e Ulices. a família inteira declara amor por uma cidade cheia de amor – Artur Nogueira 73 anos

Lídia de Oliveira, 51 anos, trabalha como cozinheira numa das empresas que ajudam a fortalecer a economia da cidade, disse que se sente muito bem no município, argumenta que as oportunidades de trabalho são frequentes e que ter vindo para viver em Artur foi a melhor escolha da vida. “Aqui é bem melhor para se viver, há muitas oportunidades de emprego, como minha filha disse,  o clima é agradável, ter vindo para cá foi a melhor coisa que fizemos na vida, espero poder ficar por aqui por muito, muito tempo, aqui é muito pacato. Artur Nogueira ganhou nossos corações”. 

Artur Nogueira 73 anos – O menino Ulices de oito anos, é um contraste de gerações

O pequeno Ulices de oito anos, é um contraste de gerações. Embora seja ainda só um a criança, o menino sabe bem reconhecer os benefícios que a cidade tem a ofertar. “Eu amo Artur Nogueira, adoro ir na lagoa, lá tem um ar limpo que acalma qualquer pessoa, se eu pudesse ficaria todo dia lá, até dormiria lá”, disse o menino.

Artur Nogueira, 73 anos de muita histórias, e encontro de gerações que com garra e trabalho ajudaram e ajudam o município ser mais forte. 

Por: Márcio Pollyla

Artur Nogueira

Prefeitura realiza semana Sipat em Artur Nogueira

Publicados

em

Evento interno visa a prevenção de acidentes de trabalho

Durantes os dias 24, 25 e 26 de maio, a Prefeitura de Artur Nogueira irá realizar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). O evento interno ocorrerá sempre a partir das 14h no auditório do Salão Paroquial Papa João Paulo II. 

De acordo com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) municipal, as palestras dos três dias serão ministradas pelo instrutor Julino Telles. “Os assuntos abordados serão a respeito de saúde mental, comportamento seguro (segurança do trabalho) e motivação. Entendemos que o futuro depende da prevenção de hoje”, pontua.

A previsão é que cerca de 100 colaboradores da Administração Municipal participem da Sipat 2022. Desde 2019 sem acontecer, devido à pandemia, o evento tem por objetivo conscientizar os servidores sobre a importância da prevenção de acidentes no ambiente de trabalho, previsto na legislação brasileira.

Continue lendo

Artur Nogueira

Com apoio da Prefeitura, projeto troca lâmpadas incandescentes por econômicas em Artur Nogueira

Publicados

em

Ação é da Neoenergia Elektro, que espera entregar 5 mil lâmpadas às famílias de baixa renda entre os dias 23 e 27 de maio

Com apoio da Prefeitura, por meio da secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Artur Nogueira receberá, entre os dias 23 e 27 de maio, o projeto Energia Mais Eficiente. A ação é voltada aos clientes residenciais que podem trocar até cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de LED, 40% mais econômicas.

A iniciativa da Neoenergia Elektro realiza ações de eficiência energética nas comunidades de baixo poder aquisitivo e instituições públicas da área de concessão da distribuidora. A expectativa é beneficiar 1.000 famílias com a entrega de 5 mil lâmpadas. 

Durante os cinco dias, o caminhão da concessionária irá percorrer os bairros Itamaraty, Jardim Blumenau, Coração Criança, Nosso Chão, Jardim Leonor, e Bom Jardim.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Para receber o kit de lâmpadas novas, os clientes residenciais, ou rurais-residenciais, devem estar cadastrado na Tarifa Social de Energia Elétrica(TSEE) ou morar em comunidades de baixo poder aquisitivo, levar a conta de energia junto com a documentação de identificação do titular e até cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes usadas (potência igual ou superior a 15W).

O PROJETO

O Projeto Energia Mais Eficiente faz parte do Programa de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.   O projeto é cooperativo e possibilita a ação conjunta das quatro distribuidoras do Grupo Neoenergia (Coelba, Celpe, Cosern e Elektro), com economia de escala, complementaridade de competências e aplicação das melhores práticas.

De um modo geral, o objetivo do projeto é otimizar e reforçar a divulgação dos conceitos sobre eletricidade e suas aplicações, os princípios de geração, transmissão, distribuição e utilização da eletricidade de forma eficiente e segura, além de divulgar o uso de equipamentos eficientes como forma de reduzir os custos financeiros e ambientais com a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

PROGRAMAÇÃO – Projeto Energia Mais Eficiente em Artur Nogueira

Data: 23 de maio

Horário: 14h às 17h

Local: ação itinerante

Data: 24 a 27 de maio
Horário: 8h às 17h
Local: ação itinerante

Continue lendo

Artur Nogueira

Operação Inverno Antecipado: Prefeitura intensifica assistência aos moradores em situação de rua em Artur Nogueira

Publicados

em

Após parceria, moradores poderão se alojar em um local fechado, com disposição de roupas, cobertores e alimentação

A Prefeitura de Artur Nogueira, através da secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e do Fundo Social de Solidariedade, intensificou as ações em prol dos moradores em situação de rua. Após parceria, essa população poderá se alojar em um local fechado, com disposição de roupas, cobertores e alimentação.

Para proteger os moradores vulneráveis das noites frias, a Secretaria informou que, a partir desta sexta-feira (20) eles poderão se abrigar na Igreja Ministério Mevam, localizada na Rua João Luiz Machado, nº 333, Bela vista, onde passarão as noites com conforto. 

O titular da pasta Amarildo Boer agradece as parcerias firmadas. “A igreja foi gentilmente cedida pelo pastor Paulo Ferreira, onde oferecerá toda estrutura em parceria com a Prefeitura. Agradecemos imensamente ao Ministério Mevam e a comunidade Vida Melhor pela sensibilidade e pelo acolhimento desses moradores durante esses dias de frio”, destaca.  

AÇÕES INTENSIFICADAS

A secretaria alerta que, caso a população encontre alguma pessoa em situação de rua, deve entrar em contato com a Guarda Municipal (GM), pelos telefones (19) 3877-2353 ou 153. A solicitação pode ser anônima e é importante informar o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está (o número pode ser aproximado), citar pontos de referência, além de características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.

Em seguida, a GM acionará a equipe de assistência social, que fará a abordagem e encaminhará o morador ao abrigo. O prefeito Lucas Sia explica que além da proteção contra o frio, serão distribuídos kits de roupas, compostos por blusas, meias e cobertores. Haverá ainda alimentação reforçada e, caso a pessoa tenha animais, os mesmos também serão acolhidos com alimentação e estrutura necessária.

“Essas ações reafirmam o compromisso da gestão municipal de abrigar a população em situação de rua durante o período de baixas temperaturas. Queremos zelar pela segurança e bem-estar desses moradores, que merecem ser tratados com dignidade e respeito. Ao chegarem aos abrigos, os acolhidos terão acesso a refeições, banheiros e cuidados com higiene, além de receberem atendimento social”, reforça.

POPULAÇÃO PODE AJUDAR

A primeira-dama Simone Sia Rissato ainda destaca que a ajuda da população continua sendo bem-vinda. “Quem puder doar cobertas, roupas, qualquer tipo de agasalho, entre em contato conosco porque ninguém é tão pobre que não possa doar, nem tão rico que um dia não precise receber. Vamos aquecer o próximo nesse inverno”, pontua. 

Os interessados em ajudar podem contatar a secretaria de Assistência Social por meio dos telefones (19) 3827-9700 – ramais 9321, 9727, 9376 e 9378. As doações também podem ser entregues no Núcleo Administrativo, situado na Rua Nossa Senhora das Dores, Nº 629, no Centro.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias