Conecte-se conosco

Morungaba

Dicas de Passeio: Morungaba proporciona opções para o feriado

Publicados

em

Para quem quer aproveitar o feriado prolongado de Tiradentes e não quer ir muito longe, a dica é aproveitar alguns atrativos na Estância Climática de Morungaba. A cidade vem se tornando cada vez mais receptiva aos visitantes que preferem o sossego e a simplicidade. Em destaque, o clima agradável devido à preservação de muitas áreas verdes por todo o município.

O Parque Ecológico “Pedro Mineiro” e a Praça do Artesanato são alguns dos atrativos mais procurados entre os visitantes. Outra atração são os caminhos para a prática do cicloturismo que nunca esteve tão em alta na região.

Parque Ecológico

O Parque Ecológico “Pedro Mineiro” é uma ótima opção de passeio. De acesso fácil, muito próximo ao centro da cidade, o espaço abriga uma extensa área de preservação natural.

O local é adequado para quem pretende fazer corridas, caminhadas em volta do lago ou até mesmo um passeio de contemplação da paisagem. Além de playground para as crianças, elas podem levar para o parque suas bicicletas e brinquedos automotores.

O parque conta com áreas cobertas para piqueniques e banheiros públicos.

Uma trilha de nível fácil com corrimão adentra a mata e leva para uma queda de água – um local fresco e agradável durante os dias mais quentes.

Os visitantes podem levar seus pets. Vale lembrar que no local é proibido o consumo de bebidas alcóolicas e o uso de equipamentos de som.

A entrada é gratuita e o funcionamento é de quarta-feira a domingo e feriados, sempre das 8 às 18h. O Parque Ecológico “Pedro Mineiro” fica na Rua Pedro Miguel, s/nº – Centro.

Praça do Artesanato

A Praça do Artesanato está localizada na Praça Pedro de Camargo Neto que reúne artesãos que produzem pinturas em tela, peças em MDF, bonecas em feltro, plantas, peças em crochê, e diversos outros itens confeccionados artesanalmente.

A Praça do Artesanato conta com 19 expositores divididos em 13 salas e funciona sempre aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.

Para quem sempre visita a estância, a praça tem sido parada obrigatória para quem quer levar para casa uma lembrança da estância. O local ainda conta com trailers de pastel, caldo de cana e as tradicionais coxinhas de massa de mandioca.

E o visitante que quiser fazer uma “selfie” para guardar uma lembrança do passeio, a Praça do Artesanato fica muito próxima ao famoso letreiro turístico “Morungaba” – praticamente é só atravessar a rua.

Cicloturismo 

A Estância também integra o roteiro regional dos adeptos ao cicloturismo. De acordo com o diretor de Turismo da Estância, atualmente existem cerca de 70 trilhas turísticas a serem visitadas entre Campinas e Morungaba, passando por Joaquim Egídio, onde os ciclistas podem observar belas fazendas, arquiteturas históricas e religiosas, planetários e belas paisagens para as montanhas.

Estas rotas já são conhecidas dos “bikers” que frequentam a região e a atividade vem crescendo dia a dia, principalmente aos finais de semana. É uma maneira muito saudável, econômica e ecológica de se fazer turismo.

O mapa das rotas do cicloturismo regional consiste em uma parceria entre os municípios com o objetivo de organizar e fomentar o turismo de aventura com segurança. 

Os ciclistas que passam por Morungaba desfrutam de bons lanches, doces, sucos e cafés durante a parada em qualquer um dos estabelecimentos localizados no centro da cidade. 

O Mapa Cicloturístico da Região pode ser acessado pelo site oficial da prefeitura: www.morungaba.sp.gov.br.

Morungaba

Mês do turismo em Morungaba: Alunos da rede municipal visitam atrativos locais

Publicados

em

O prefeito Marquinho acompanhou a turma em visita no Sítio São Francisco

Os 30 estudantes da EMEF “Antônio Rodrigues da Silva” e da EMEF “Irmã Amélia Fúria” visitaram o Isabelle – Café Especial, no Sítio São Francisco, localizado no bairro Feital. Acompanhados do prefeito Marquinho Oliveira, que foi “guia por um dia”, os alunos receberam a camiseta do turismo e um mapa turístico da cidade.

A visita integra as ações do “Mês do Turismo em Morungaba”, oficializado pelo Decreto nº 3706/2024. Em todas as sextas-feiras deste mês, o prefeito Marquinho vai acompanhar alunos das escolas municipais a diferentes atrativos turísticos da estância.

LEIA TAMBÉM:

O objetivo do “Mês do Turismo” é promover o potencial turístico da estância, a diversidade de opções de passeios, incentivando não só os visitantes, mas também os próprios moradores a explorarem os atrativos locais, gerando o senso de pertencimento na população.

Cultura cafeeira
Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer e aprender, com o anfitrião Pedro Ciconato, sobre todo o processo de produção do café “do pé até a xícara”, começando com uma trilha pela lavoura, passando pelos processos de beneficiamento, terreiro, torrefação e terminando com uma deliciosa degustação de diferentes cafés.

Os visitantes também degustaram um café da manhã com bolos, pães, geleias e outros produtos artesanais da agricultura familiar.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Morungaba

Em Morungaba: Arena Lazer é entregue à população na próxima sexta-feira, 21

Publicados

em

Como parte das comemorações dos 136 anos de aniversário da Estância Climática de Morungaba, a população de Morungaba receberá oficialmente a Arena Lazer Everton Daniel Melo Flaibam – Tom Flaibam.

A Prefeitura de Morungaba, por meio do departamento de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, anunciou a inauguração da “Arena Lazer Everton Daniel Melo Flaibam – Tom Flaibam “. A solenidade de inauguração será realizada na próxima sexta-feira, 21, às 10h, na Praça dos Imigrantes.

LEIA TAMBÉM:

A “Arena Lazer Everton Daniel Melo Flaibam – Tom Flaibam” é fruto do projeto “Areninha”, uma iniciativa que nasceu da parceria entre a Prefeitura de Morungaba e o Governo do Estado de São Paulo. O objetivo principal deste projeto é impulsionar a prática desportiva na cidade por meio da implementação de estruturas modernas e funcionais em espaços públicos. A contrapartida da prefeitura consistiu na doação do terreno e do maquinário necessário para a realização das obras.

Com uma área total de 1.025m², a “Areninha” de Morungaba se destaca pela sua infraestrutura voltada ao futebol society e ao basquete na modalidade 3 por 3. Equipada com iluminação de LED e arquibancadas, a Arena Lazer oferecerá um ambiente propício para a prática esportiva e o convívio social, promovendo momentos de diversão e integração para toda a comunidade.

“Este espaço incentivará à prática esportiva para a população desde crianças até os adultos que gostam de Basquete e Futebol Society. Agradecemos à deputada estadual Edna Macedo, por meio da qual pudemos conquistar o Projeto Areninha para Morungaba”, comentou o prefeito Marquinho Oliveira.

Arena Lazer “Tom Flaibam”
Conhecido como “Tom Flaibam”, o morungabense Evertom Daniel Melo Flaibam nasceu em 28 de abril de 1992. Filho de Maria Aparecida da Silva e de José Liberato Flaibam, morou durante a maior parte de sua infância no Sítio São José, no Bairro Lambedor, depois juntou com a família mudou-se para a cidade.

Torcedor do Palmeiras, Tom jogava futebol nos times da cidade – fosse de campo ou de salão – participava dos campeonatos locais e de todos os torneios da empresa onde trabalhou durante 13 anos: a Greco e Guerreiro – a GG

Faleceu muito jovem, aos 28 anos, no dia 14 de setembro de 2020, durante um dos períodos mais críticos da pandemia da Covid-19. Sua passagem deixou muitos amigos de Morungaba com um grande vazio, mas sua presença sempre será lembrada nas quadras e nos campos de futebol pois seus amigos de Morungaba formaram o time “Amigos do Tom” em sua homenagem.

Tom será lembrado pela sua índole, pelo seu sorriso e por estar sempre em paz e de bem com tudo e todos. Com a autorização dos familiares, em uma homenagem, a prefeitura dá o nome ao novo espaço público de Arena Lazer “Evertom Daniel Melo Flaibam – Tom Flaibam”.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Morungaba

Morungaba presente em formatura de sargentos do exército brasileiro

Publicados

em

O vice-prefeito Luis Fernando Miguel da Estância Climática de Morungaba compareceu à solenidade de encerramento do Estágio de Operações Urbanas para Sargentos – 2024 para acompanhar a formatura dos alunos, na manhã desta sexta-feira, 14, no 28º Batalhão de Infantaria Mecanizado, em Campinas.

LEIA TAMBÉM:

O convite partiu do Capitão Alex Junqueira do Centro de Instrução de Operações Urbanas (CIOU) que coordenou os treinamentos e simulações do 28° Batalhão de Infantaria Mecanizada na última semana em diversos bairros de Morungaba, no qual os soldados simularam algumas operações pela cidade. Recebido pelo Coronel Guilherme Amaral, o vice-prefeito prestigiou a solenidade com 21 formandos.

O estágio de Operações Urbanas tem por objetivo atualizar e padronizar as técnicas, táticas e procedimentos a serem utilizadas no emprego das pequenas frações nas operações urbanas em uma preparação com a duração de 8 semanas.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias