Conecte-se conosco

Morungaba

Dicas de Passeio: Morungaba proporciona opções para o feriado

Publicados

em

Para quem quer aproveitar o feriado prolongado de Tiradentes e não quer ir muito longe, a dica é aproveitar alguns atrativos na Estância Climática de Morungaba. A cidade vem se tornando cada vez mais receptiva aos visitantes que preferem o sossego e a simplicidade. Em destaque, o clima agradável devido à preservação de muitas áreas verdes por todo o município.

O Parque Ecológico “Pedro Mineiro” e a Praça do Artesanato são alguns dos atrativos mais procurados entre os visitantes. Outra atração são os caminhos para a prática do cicloturismo que nunca esteve tão em alta na região.

Parque Ecológico

O Parque Ecológico “Pedro Mineiro” é uma ótima opção de passeio. De acesso fácil, muito próximo ao centro da cidade, o espaço abriga uma extensa área de preservação natural.

O local é adequado para quem pretende fazer corridas, caminhadas em volta do lago ou até mesmo um passeio de contemplação da paisagem. Além de playground para as crianças, elas podem levar para o parque suas bicicletas e brinquedos automotores.

O parque conta com áreas cobertas para piqueniques e banheiros públicos.

Uma trilha de nível fácil com corrimão adentra a mata e leva para uma queda de água – um local fresco e agradável durante os dias mais quentes.

Os visitantes podem levar seus pets. Vale lembrar que no local é proibido o consumo de bebidas alcóolicas e o uso de equipamentos de som.

A entrada é gratuita e o funcionamento é de quarta-feira a domingo e feriados, sempre das 8 às 18h. O Parque Ecológico “Pedro Mineiro” fica na Rua Pedro Miguel, s/nº – Centro.

Praça do Artesanato

A Praça do Artesanato está localizada na Praça Pedro de Camargo Neto que reúne artesãos que produzem pinturas em tela, peças em MDF, bonecas em feltro, plantas, peças em crochê, e diversos outros itens confeccionados artesanalmente.

A Praça do Artesanato conta com 19 expositores divididos em 13 salas e funciona sempre aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.

Para quem sempre visita a estância, a praça tem sido parada obrigatória para quem quer levar para casa uma lembrança da estância. O local ainda conta com trailers de pastel, caldo de cana e as tradicionais coxinhas de massa de mandioca.

E o visitante que quiser fazer uma “selfie” para guardar uma lembrança do passeio, a Praça do Artesanato fica muito próxima ao famoso letreiro turístico “Morungaba” – praticamente é só atravessar a rua.

Cicloturismo 

A Estância também integra o roteiro regional dos adeptos ao cicloturismo. De acordo com o diretor de Turismo da Estância, atualmente existem cerca de 70 trilhas turísticas a serem visitadas entre Campinas e Morungaba, passando por Joaquim Egídio, onde os ciclistas podem observar belas fazendas, arquiteturas históricas e religiosas, planetários e belas paisagens para as montanhas.

Estas rotas já são conhecidas dos “bikers” que frequentam a região e a atividade vem crescendo dia a dia, principalmente aos finais de semana. É uma maneira muito saudável, econômica e ecológica de se fazer turismo.

O mapa das rotas do cicloturismo regional consiste em uma parceria entre os municípios com o objetivo de organizar e fomentar o turismo de aventura com segurança. 

Os ciclistas que passam por Morungaba desfrutam de bons lanches, doces, sucos e cafés durante a parada em qualquer um dos estabelecimentos localizados no centro da cidade. 

O Mapa Cicloturístico da Região pode ser acessado pelo site oficial da prefeitura: www.morungaba.sp.gov.br.

Morungaba

Prefeitura de Morungaba disponibiliza espaço para moradores de rua devido às baixas temperaturas

Publicados

em

Devido à onda de frio dessa semana, a Prefeitura da Estância Climática de Morungaba preparou, nesta terça-feira, 17, um espaço com colchões, cobertores e roupas no Ginásio Municipal de Esportes. Segundo levantamento da equipe do Departamento de Ação e Inclusão Social, atualmente não há pessoas em situação de rua no município, mas o espaço está preparado caso haja alguma emergência.

Os guardas patrimoniais que realizam a ronda pelos bairros também estão orientados em como proceder caso haja necessidade de encaminhar alguém para o “abrigo provisório”.

A ação é realizada pelas equipes do Departamento de Ação e Inclusão Social e do Fundo Social de Solidariedade, com o apoio da Segurança Pública e do Departamento de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer que cedeu o espaço do ginásio.

Continue lendo

Morungaba

Prefeitura de Morungaba firma parceria com Fazenda Santa Adelaide em projeto ambiental

Publicados

em

Morungaba é o município mais sustentável, entre os 770 avaliados em todo o país, segundo o Instituto Cidades Sustentáveis

A Fazenda Santa Adelaide, por meio da Escola Jataí, em parceria com o Departamento de Educação da Prefeitura de Morungaba realiza o Projeto “Estudo de Meio” para os alunos de 4º ano da rede municipal. O projeto tem como objetivo oferecer no contraturno escolar um complemento para o Ensino Fundamental, com atividades práticas relacionadas a diversas matérias da grade curricular como: Meio Ambiente, Ciências, Química, Nutrição e Agronomia.

“O Pacto Global da ONU possui 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável. E na Escola Jataí focamos no objetivo de número 4 que é a educação de qualidade para todos. Buscamos oferecer para as crianças o que temos de potência, os fenômenos naturais da natureza em geral, desde a polinização de flores ao crescimento da mata ciliar, que são conteúdos da grade curricular e que damos aos professores a oportunidade de utilizar nosso espaço para que os alunos aprendam na prática” comenta a coordenadora pedagógica da Escola Jataí, Carolina Pereira de Queiroz.

“Participei desde o início desse projeto pois, como professor, sempre defendi que o aluno precisa estar diretamente em contato com a natureza, meio ambiente, conhecendo de perto aquilo que está sendo ensinado dentro da sala de aula”, explica o prefeito Marquinho Oliveira que visitou a Escola Jataí juntamente com a diretora do Departamento de Educação, Leninha Spiguel Polizello.

Continue lendo

Morungaba

Congada de Morungaba festeja São Benedito

Publicados

em

A tradicional congada de Morungaba participou da Festa de São Benedito durante a programação religiosa e de atrações, realizada pela comunidade católica, entre quinta-feira, 05, e domingo, 08. Muito elogiada, esta tradição morungabense resiste aos tempos e vem agregando filhos e netos dos congueiros mais velhos.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sônia Oliveira, organizou e reestruturou a Congada de São Benedito, depois de 2 anos, sem apresentações devido à pandemia.

A Festa de São Benedito é um dos eventos mais antigos do município e, neste ano, contou com uma repleta programação social com sorteios, apresentações musicais e uma grande praça de alimentação.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias