Conecte-se conosco

Amparo

Com investimento de R$26,5 milhões, Ypê reduz em 50% as emissões de gases de efeito estufa

Publicados

em

Líder em produtos de limpeza e higiene, a Ypê foi a primeira empresa no Brasil e uma das pioneiras no mundo a usar tecnologia com biomassa como fonte de energia na fabricação de lava-roupas

A Ypê reduziu suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 50% entre 2017 e 2019. O principal fator para a diminuição foi o investimento de R$26,5 milhões em um sistema para a geração de calor a partir do uso de biomassa, um combustível renovável, na linha de produção de lava-roupas em pó. A Ypê é a primeira empresa a adotar essa tecnologia no Brasil e umas das pioneiras no mundo.

A geração de energia para secagem é uma das etapas do processo da fabricação da linha de lava-roupa em pó. O novo sistema utilizado pela Ypê permite a substituição do combustível fóssil (gás natural) por biomassa proveniente de madeira de eucalipto de reflorestamento e devidamente certificada em seu Gerador de Gás Quente (GGQ) e Caldeira a Vapor. A empresa implementou inovação tecnológica nas unidades de Amparo e Salto.

Hoje a Ypê já alcançou 90% de uso de combustível não fóssil em todo o seu processo produtivo, que inclui cinco unidades fabris pelo País. A conquista reflete o comprometimento e a atuação responsável da marca em relação à sustentabilidade e para ajudar no combate à crise climática global.

“A Ypê tem o compromisso com o meio ambiente como um dos pilares que sustentam o seu sistema de excelência operacional. Agimos sempre para que nossas atividades industriais coexistam de forma harmônica com a agenda ambiental, dentro das melhores práticas de ESG. A inovação na gestão das emissões de GEE é uma importante ferramenta que se soma a diversas outras para aumentar a ecoeficiência de nossa operação”, afirma Waldir Beira Junior, presidente da Ypê.

Inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) da Ypê
Desde 2012, a Ypê tem investido na capacitação da equipe de Meio Ambiente para utilizar este instrumento de aferição e, então, contabilizar as emissões das unidades fabris e dos centros de distribuição. Para o inventário de 2020, a empresa decidiu dar um passo além e adicionar todas as emissões indiretas de sua produção. Isso significa contabilizar emissões derivadas das atividades da empresa, mas que ocorrem em fontes que não são controladas por ela. Este tipo de aferição não é obrigatória neste tipo de documento, mas demonstra a seriedade com que a Ypê tem olhado para suas emissões de gases de efeito estufa.

“Incluir as emissões indiretas em nosso inventário é mais um passo que a Ypê dá para envolver toda a sua cadeia de produção e distribuição neste processo. Para a Ypê, que tem a sustentabilidade em seu DNA, a agenda ambiental não é uma opção, ela faz parte do nosso propósito”, diz o presidente da empresa.

Além de buscar minimizar as emissões por operações diretas, o desafio da Ypê é otimizar a distribuição e priorizar combustíveis de fontes renováveis para o transporte de seus produtos, já que eles são responsáveis por 97,4% das emissões totais das atividades indiretas.

As emissões que são de responsabilidade da Ypê levam em conta os gases de efeito estufa emitidos por operações diretas da empresa. O levantamento feito pela Ypê segue a metodologia GHG Protocol, uma ferramenta que possibilita entender, qualificar e gerenciar as emissões de GEE e divide as emissões em três escopos*: No escopo 1, temos as emissões diretas de veículos da frota própria, derivadas do consumo de combustível em equipamentos de combustão (fixa ou móvel), as emissões fugitivas de gases, os geradores e outros; no escopo 2, contabilizamos as emissões de GEE de toda energia elétrica adquirida e consumida pela empresa; e no escopo 3, são contabilizadas as emissões indiretas de sua atividade, que inclui a distribuição dos produtos, o tratamento de resíduos sólidos, deslocamento de colaboradores via fretado, viagens aéreas e transportes terceirizados.

Gráfico de histórico de emissões Ypê – (2012-2019)

Ao analisar o indicador de emissões de GEE por tonelada produzida por toda a Ypê, a emissão de gases de efeito de estufa chega a uma redução maior, de 60%. A emissão de CO2 equivalente por tonelada de produto caiu de 0,039 em 2012, para 0,015 em 2019. O melhor resultado foi em Salto, no interior de São Paulo, onde a diminuição de emissões de GEE por tonelada produzida foi de aproximadamente 80% no período entre 2012 e 2019. Já na fábrica de Amparo (SP), a maior unidade em volume de produção da Ypê no país, houve queda de cerca de 60% desde 2012.

Atualmente, a energia elétrica que a Ypê usa no processo de produção é 100% renovável. Parte dela foi compensada com créditos de energia renovável I-REC. A empresa também é uma das primeiras no mundo a compensar com créditos produzidos dentro mesmo grupo econômico (certificada pela empresa The International REC Standard).

*Sobre os critérios do levantamento
O Inventário de Gases de Efeito Estufa desenvolvido pela GSS Sustentabilidade para a Ypê segue o Programa Brasileiro GHG Protocol, metodologia reconhecida mundialmente que é divido em três escopos:

Escopo 1 (obrigatório): São as emissões provenientes de fontes que pertencem ou são controlas pela empresa, por exemplo, as emissões dos veículos próprios da empresa, emissões em chaminés de caldeiras de vapor, gás de empilhadeiras, geradores, gases refrigerantes (ar condicionados e chillers).

Escopo 2 (obrigatório): São as emissões de GEE decorrentes do consumo de energia elétrica.

Escopo 3 (opcional): É uma categoria de relato opcional, que permite a consideração de todas as outras emissões indiretas. Essas emissões são de consequência das atividades da empresa, mas ocorrem em fontes que não pertencem ou não são controladas pela empresa. Tratamento de Resíduos Sólidos, Deslocamento de Colaboradores via fretado, Viagens Aéreas e Transportes Terceirizados para distribuição de seus produtos.

Amparo

Ypê inscrições para Programa de Estágio 2027; veja as vagas

Publicados

em

Com mais de 35 vagas, companhia busca estudantes de diferentes áreas interessados em aprendizado prático e desenvolvimento profissional; inscrições vão até 11 de novembro

A Ypê, empresa 100% brasileira e presente em 96,3% dos lares do país, anuncia que as inscrições para o Programa de Estágio 2027 estão abertas até 11 de novembro de 2026. São mais de 35 vagas distribuídas entre os estados de São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro, voltadas a estudantes do ensino superior que desejam colocar seus conhecimentos em prática e construir sua trajetória profissional. As oportunidades são abertas a pessoas de todos os gêneros, com acessibilidade para pessoas com deficiência (PcDs) e não há restrição etária. Os interessados poderão se candidatar diretamente pela plataforma Programa de Estágio Ypê 2027

O programa aproxima estudantes do dia a dia de uma companhia que faz parte da rotina de milhões de famílias brasileiras. Com oportunidades em áreas corporativas, comerciais, industriais, administrativas e de tecnologia, os participantes poderão conhecer diferentes frentes do negócio e contribuir com projetos e atividades que apoiam as operações e o relacionamento da Ypê com seus clientes e consumidores.

LEIA TAMBÉM:

“Acreditamos que o futuro se constrói quando damos oportunidade para que novos talentos aprendam, experimentem e deixem sua marca. Na Ypê, o estágio é uma porta de entrada para conhecer de perto um negócio genuinamente brasileiro, que cresce sem abrir mão do cuidado com as pessoas. Queremos que cada estudante encontre aqui um ambiente para se desenvolver, contribuir com suas ideias e enxergar como seu trabalho pode gerar impacto real. Essa troca fortalece tanto a formação desses profissionais quanto a evolução da nossa própria cultura”, afirma Cristiane Lacerda, diretora executiva de Gente, Cultura, Diversidade e Inclusão da Ypê

Ao longo dessa experiência, os estagiários participarão do acompanhamento de projetos e indicadores, apoiarão análises e a resolução de problemas e terão contato com atividades próprias de sua área de atuação. A proposta é conectar o aprendizado acadêmico às situações do ambiente profissional, permitindo que os participantes desenvolvam habilidades e ampliem sua compreensão sobre o funcionamento do negócio.

As vagas contemplam áreas como Tecnologia da Informação, Cultura e Desenvolvimento Organizacional, Planejamento e Inteligência de Vendas, Melhoria Contínua, Trade Marketing, Planejamento Financeiro, Compras, Jurídico, Marketing, Comunicação, Engenharia, Supply Chain, Finanças, Produção e Recursos Humanos, entre outras. As posições seguem os modelos presencial ou híbrido, conforme a oportunidade.

Os estudantes poderão atuar em Amparo (SP), Campinas (SP), São Paulo (SP), Salto (SP), Simões Filho (BA) e Rio de Janeiro (RJ). Para participar, é necessário ter previsão de conclusão da graduação entre dezembro de 2027 e agosto de 2028. Os cursos elegíveis variam de acordo com a vaga e incluem formações em Administração, Psicologia, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Engenharias, Ciências Contábeis, Economia, Direito, Marketing e Comunicação, entre outras.

Benefícios e desenvolvimento profissional
Além da bolsa-auxílio competitiva, os participantes contarão com assistência médica e odontológica, seguro de vida, vale-alimentação e refeição no local ou vale-refeição, conforme a unidade. Também fazem parte dos benefícios a cesta mensal de produtos Ypê, descontos em lojas próprias e o kit de Natal.

O cuidado com o bem-estar e o aprendizado complementam a experiência no programa, com acesso ao Wellhub, plataforma de saúde e bem-estar, e à plataforma de educação Unico Skill. Dessa forma, os estudantes poderão aliar a vivência nas equipes a oportunidades de capacitação que contribuam para seu desenvolvimento profissional.

Processo seletivo
A seleção contempla testes avaliativos, dinâmica conduzida pela Across e entrevista individual com o gestor. Após aprovação, os candidatos recebem carta-proposta e seguem para o processo admissional e integração à companhia. O início das atividades está previsto para fevereiro de 2027.

Com o Programa de Estágio, a Ypê dá continuidade à formação de novos talentos, aproximando estudantes das oportunidades e dos desafios de uma empresa com mais de sete décadas de história.

Serviço — Programa de Estágio Ypê 2027
Prazo: até 11 de novembro de 2026.
Localidades: Amparo (SP), Campinas (SP), São Paulo (SP), Salto (SP), Simões Filho (BA) e Rio de Janeiro (RJ).
Público: estudantes com conclusão da graduação prevista entre dezembro de 2027 e agosto de 2028.
Inscrições: Link 

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Amparo

Santa Casa Anna Cintra está alinhada para os atendimentos durante a reforma do telhado do hospital

Publicados

em

A Prefeitura de Amparo e Governo do Estado de São Paulo estão alinhados com a agenda de possíveis atendimentos de média e alta complexidade durante o período de reforma do telhado da Santa Casa Anna Cintra.

Até o dia 31 de janeiro de 2.027, o Hospital contará com alterações na sua rotina. Desde o dia 1º de outubro, a Maternidade está pactuada na Beneficência Portuguesa e bebês de Amparo e Monte Alegre do Sul nascerão no hospital.

O Departamento Regional de Saúde VII de Campinas, da Secretaria de Estado de Saúde recebeu o cronograma faseado e do projeto executivo, articulação e pactuação de fluxos regionais, plano de contingência assistencial, para a realização da obra.

LEIA TAMBÉM:

A Santa Casa Anna Cintra, exerce função de referência de média complexidade para as cidades de Amparo, Serra Negra, Águas de Lindoia, Lindoia e Monte Alegre do Sul. Esta unidade é responsável pela realização de procedimentos cirúrgicos, atendimento obstétrico para partos de baixo e médio risco, diagnóstico por imagem, suporte de UTI geral, e cuidado inicial de casos de urgência e emergência.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os leitos da enfermaria clínica e pediátrica e cinco leitos de UTI adulto funcionarão normalmente.

Hospitais na região de Campinas e de Bragança Paulista também poderão receber os procedimentos cirúrgicos e suporte de UTI geral para média complexidade. A referência de alta complexidade segue a grade atual pactuada, com hospitais da Região Metropolitana de Campinas.

“É uma obra que necessita ser executada e a parceria com as cidades e o Estado fará tudo acontecer da melhor maneira possível. A Santa Casa é referência para toda a região e todos estão colaborando para caso haja necessidade, todo o atendimento aconteça”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Rita Cássia Aparecida da Silva Motta.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Amparo

Amparo é Selo Ouro em avaliação do Tribunal de Contas do Estado

Publicados

em

A Prefeitura de Amparo foi reconhecida por seu trabalho nas ferramentas de transparência, participação e controle social e de aperfeiçoamento da gestão pública.

Na manhã desta segunda, 05, em São Paulo, o secretário de Governo e Relações Institucionais, Luis Felipe de Paula, e a ouvidora Beatriz de Aquino representaram representaram o prefeito de Amparo, Carlos Alberto Martinhs, na Solenidade de Entrega do Selo TCESP Ouvidoria Cidadã, no Auditório Nobre “Professor José Luiz de Anhaia Mello”, na sede da Corte, na capital paulista. 

LEIA TAMBÉM:

Em formato híbrido, com transmissão online, o evento é o resultado da iniciativa da Ouvidoria do TCESP, lançada em março de 2026, por ocasião da celebração do Dia Nacional do Ouvidor e da Ouvidora, com o lançamento do Programa de Aperfeiçoamento e Fortalecimento das Ouvidorias Municipais, voltado a disseminar a importância das ouvidorias públicas como ferramentas de transparência, participação e controle social e de aperfeiçoamento da gestão pública.

A premiação por meio da concessão de selos de qualidade tem a finalidade de dar reconhecimento e visibilidade às Ouvidorias Municipais formalmente instituídas junto a Prefeituras e Câmaras Municipais, estimulando o seu constante aprimoramento. Os selos indicam os diferentes níveis de maturidade e qualidade dos serviços prestados:

Amparo foi Selo Ouro que reconhece Ouvidorias que apresentam iniciativas voltadas à acessibilidade, inclusão, prevenção e combate a todas as formas de discriminação e assédio, prevenção e combate à violência contra mulheres e ao estímulo da participação social.

O evento contou com a presença da Conselheira Presidente do TCESP, Cristiana de Castro Moraes, o Conselheiro Renato Martins Costa, Coordenador da Ouvidoria, e da Ouvidora Ana Amélia Caldas Saad de Oliveira, entre outras autoridades.

Mário Vinícius Claussen Spinelli, Doutor em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e ex- Ouvidor-Geral da Petrobras, também palestrou no evento.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias