Conecte-se conosco

Amparo

Com investimento de R$26,5 milhões, Ypê reduz em 50% as emissões de gases de efeito estufa

Publicados

em

Líder em produtos de limpeza e higiene, a Ypê foi a primeira empresa no Brasil e uma das pioneiras no mundo a usar tecnologia com biomassa como fonte de energia na fabricação de lava-roupas

A Ypê reduziu suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 50% entre 2017 e 2019. O principal fator para a diminuição foi o investimento de R$26,5 milhões em um sistema para a geração de calor a partir do uso de biomassa, um combustível renovável, na linha de produção de lava-roupas em pó. A Ypê é a primeira empresa a adotar essa tecnologia no Brasil e umas das pioneiras no mundo.

A geração de energia para secagem é uma das etapas do processo da fabricação da linha de lava-roupa em pó. O novo sistema utilizado pela Ypê permite a substituição do combustível fóssil (gás natural) por biomassa proveniente de madeira de eucalipto de reflorestamento e devidamente certificada em seu Gerador de Gás Quente (GGQ) e Caldeira a Vapor. A empresa implementou inovação tecnológica nas unidades de Amparo e Salto.

Hoje a Ypê já alcançou 90% de uso de combustível não fóssil em todo o seu processo produtivo, que inclui cinco unidades fabris pelo País. A conquista reflete o comprometimento e a atuação responsável da marca em relação à sustentabilidade e para ajudar no combate à crise climática global.

“A Ypê tem o compromisso com o meio ambiente como um dos pilares que sustentam o seu sistema de excelência operacional. Agimos sempre para que nossas atividades industriais coexistam de forma harmônica com a agenda ambiental, dentro das melhores práticas de ESG. A inovação na gestão das emissões de GEE é uma importante ferramenta que se soma a diversas outras para aumentar a ecoeficiência de nossa operação”, afirma Waldir Beira Junior, presidente da Ypê.

Inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) da Ypê
Desde 2012, a Ypê tem investido na capacitação da equipe de Meio Ambiente para utilizar este instrumento de aferição e, então, contabilizar as emissões das unidades fabris e dos centros de distribuição. Para o inventário de 2020, a empresa decidiu dar um passo além e adicionar todas as emissões indiretas de sua produção. Isso significa contabilizar emissões derivadas das atividades da empresa, mas que ocorrem em fontes que não são controladas por ela. Este tipo de aferição não é obrigatória neste tipo de documento, mas demonstra a seriedade com que a Ypê tem olhado para suas emissões de gases de efeito estufa.

“Incluir as emissões indiretas em nosso inventário é mais um passo que a Ypê dá para envolver toda a sua cadeia de produção e distribuição neste processo. Para a Ypê, que tem a sustentabilidade em seu DNA, a agenda ambiental não é uma opção, ela faz parte do nosso propósito”, diz o presidente da empresa.

Além de buscar minimizar as emissões por operações diretas, o desafio da Ypê é otimizar a distribuição e priorizar combustíveis de fontes renováveis para o transporte de seus produtos, já que eles são responsáveis por 97,4% das emissões totais das atividades indiretas.

As emissões que são de responsabilidade da Ypê levam em conta os gases de efeito estufa emitidos por operações diretas da empresa. O levantamento feito pela Ypê segue a metodologia GHG Protocol, uma ferramenta que possibilita entender, qualificar e gerenciar as emissões de GEE e divide as emissões em três escopos*: No escopo 1, temos as emissões diretas de veículos da frota própria, derivadas do consumo de combustível em equipamentos de combustão (fixa ou móvel), as emissões fugitivas de gases, os geradores e outros; no escopo 2, contabilizamos as emissões de GEE de toda energia elétrica adquirida e consumida pela empresa; e no escopo 3, são contabilizadas as emissões indiretas de sua atividade, que inclui a distribuição dos produtos, o tratamento de resíduos sólidos, deslocamento de colaboradores via fretado, viagens aéreas e transportes terceirizados.

Gráfico de histórico de emissões Ypê – (2012-2019)

Ao analisar o indicador de emissões de GEE por tonelada produzida por toda a Ypê, a emissão de gases de efeito de estufa chega a uma redução maior, de 60%. A emissão de CO2 equivalente por tonelada de produto caiu de 0,039 em 2012, para 0,015 em 2019. O melhor resultado foi em Salto, no interior de São Paulo, onde a diminuição de emissões de GEE por tonelada produzida foi de aproximadamente 80% no período entre 2012 e 2019. Já na fábrica de Amparo (SP), a maior unidade em volume de produção da Ypê no país, houve queda de cerca de 60% desde 2012.

Atualmente, a energia elétrica que a Ypê usa no processo de produção é 100% renovável. Parte dela foi compensada com créditos de energia renovável I-REC. A empresa também é uma das primeiras no mundo a compensar com créditos produzidos dentro mesmo grupo econômico (certificada pela empresa The International REC Standard).

*Sobre os critérios do levantamento
O Inventário de Gases de Efeito Estufa desenvolvido pela GSS Sustentabilidade para a Ypê segue o Programa Brasileiro GHG Protocol, metodologia reconhecida mundialmente que é divido em três escopos:

Escopo 1 (obrigatório): São as emissões provenientes de fontes que pertencem ou são controlas pela empresa, por exemplo, as emissões dos veículos próprios da empresa, emissões em chaminés de caldeiras de vapor, gás de empilhadeiras, geradores, gases refrigerantes (ar condicionados e chillers).

Escopo 2 (obrigatório): São as emissões de GEE decorrentes do consumo de energia elétrica.

Escopo 3 (opcional): É uma categoria de relato opcional, que permite a consideração de todas as outras emissões indiretas. Essas emissões são de consequência das atividades da empresa, mas ocorrem em fontes que não pertencem ou não são controladas pela empresa. Tratamento de Resíduos Sólidos, Deslocamento de Colaboradores via fretado, Viagens Aéreas e Transportes Terceirizados para distribuição de seus produtos.

Amparo

Orquestra Jovem Circuito das Águas oferece 82 vagas para cursos gratuitos em Amparo

Publicados

em

Período de inscrições começa em 22 de julho e se estende até o dia 2 de agosto; aulas dos instrumentos violino, viola de arco e violoncelo atendem crianças, jovens e adultos entre 10 e 65 anos de idade e começam em 10 de agosto

A Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJOCA) recebe de 22 de julho a 02 de agosto as inscrições para os cursos gratuitos de violino, viola de arco e violoncelo. Ao todo são 82 vagas para crianças, jovens e adultos, de 10 a 65 anos de idade, com pré-seleção marcada para o dia 3 de agosto (sábado). As aulas têm início na semana seguinte, dia 10 de agosto, em Amparo-SP, onde o projeto é desenvolvido desde 2019.

Para se inscrever, basta preencher o formulário online disponível no link https://forms.gle/yjxHYW3sJ47P1KBx6 As pessoas que encontrarem algum tipo de dificuldade para acessar o link têm como opção o telefone (19) 9.8849-6226. Não é necessário ter conhecimento musical para participar dos cursos.

LEIA TAMBÉM:

Para o segundo semestre de 2024, a OJOCA oferece um total de 58 vagas para violino e viola e mais 24 vagas para violoncelo, distribuídas entre os níveis iniciante, intermediário e avançado.

As aulas ocorrerão exclusivamente aos sábados, entre 9h e 14h, na Escola Estadual “Rangel Pestana”, na Praça “Meireles Reis”, 153, no centro de Amparo. Os alunos serão divididos em turmas e terão atividades com duração de duas a três horas.

Além disso, o grupo de iniciantes será nivelado e separado em três diferentes níveis logo no início do semestre. Os novos participantes frequentarão aulas de instrumento, prática em grupo e educação física para músicos.

Processo de seleção
Como em semestres anteriores, os inscritos que já fazem parte do projeto terão as vagas garantidas para a continuidade do curso. Já os iniciantes sem conhecimento musical passarão por uma aula experimental no dia 3 de agosto, a partir das 9h, na Escola Estadual “Rangel Pestana”. Também receberão exercícios que poderão ser entregues no final da aula.

O grupo de iniciantes já com algum conhecimento musical será submetido a um teste instrumental prático no também no dia 3 de agosto, às 11h, na Escola “Estadual Rangel Pestana”. Os candidatos que tiverem instrumentos devem levá-los.

Iniciantes menos favorecidos economicamente terão a prioridade em utilizar os instrumentos pertencentes ao projeto, disponíveis em número limitado. As demais vagas serão preenchidas por quem já tem o equipamento necessário.

Além do fator socioeconômico, candidatos residentes em cidades próximas a Amparo e a ordem de inscrição são critérios de desempate no caso do número de inscritos ser maior ao de vagas disponíveis. Uma lista de espera também será elaborada para substituir eventuais alunos desistentes.

O candidato que não comparecer irá automaticamente para o final da lista de espera. A regra também vale para quem não preencher o formulário de inscrição de forma correta.

O objetivo do processo de seleção é reconhecer os candidatos que demonstrem maior interesse pelo aprendizado musical. A medida também é necessária para a divisão dos grupos.

Para obter informações e esclarecimento diante de eventuais dúvidas os interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected], pelo WhatsApp (19) 9.8849-6226 ou pelas redes @orquestrajovemcircuitodasaguas no Facebook e @ojoca_amparo no Instagram.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Amparo

Musical inspirado na Broadway chega a Amparo

Publicados

em

Com tom divertido, história de migrante que sonha ser cantora tem sessão única e gratuita no dia 20

O espetáculo Brincando com a Broadway – Aos Cantos e Encantos dos Musicais passará pela cidade de Amparo, em sessão única, no dia 20 de julho, às 20h. A peça retrata a história de uma migrante que sai em busca de realizar seus sonhos em São Paulo. A entrada é gratuita mediante cadastro online.

O musical conta a história de Zirabér, uma migrante do interior de Minas Gerais que segue para a capital paulista em busca de um trabalho, na intenção de juntar dinheiro e casar-se com seu noivo. Chegando lá, consegue emprego em um teatro. Enquanto faxina e transita como camareira de atrizes famosas, revela o sonho de ser cantora e narra seus casos de forma cômica, devaneando sobre seu futuro.

Sucesso entre adultos e crianças, a peça segue se renovando e conta com interação performática entre artistas e imagens projetadas ao fundo do palco. As músicas são executadas ao vivo, relembrando os maiores sucessos da Broadway, canções especiais de Carmem Miranda e sucessos atuais incluídos na peça a pedido do público, como Let it Go, do filme Frozen.

Os espectadores serão presenteados com um livro ilustrado inspirado no espetáculo, inclusive, narrado com a linguagem tão característica de Zirabér. Junto com as aventuras da personagem, os leitores poderão conferir ainda uma série de curiosidades sobre os musicais da Broadway, para isso é preciso retirar o Vale Livro, a partir do dia 12, clicando aqui. Vale lembrar que para assistir ao espetáculo não será necessário nenhum cadastro prévio.

LEIA TAMBÉM:

O projeto Brincando com a Broadway é viabilizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, com patrocínio da PPC Santana, produção de Terceiro Acto e D’Color Produções Culturais, que atua há 15 anos no mercado de produção cultural assessorando, planejando e executando projetos culturais para o desenvolvimento social, em parceria com instituições, produtoras e artistas dos mais diversos segmentos.

PPC Santana Uma das maiores e mais confiáveis fabricantes do Hemisfério Sul para isoladores de baixa, média, alta e extra alta tensão, até 800 kV (cc/ ca), a PPC Santana figura entre os principais provedores de isoladores de alta precisão para exigentes concessionárias & OEMs, não só no Brasil, como também em outros países da América Latina e ainda nos mercados dos EUA e Canadá.

FICHA TÉCNICA Produção: Terceiro Acto |Produção Executiva: D’Color Produções Culturais | Direção: Biah Carfig e Walter Seben | Elenco: Biah Carfig, Fernando Zuben, Valéria Tosta e Lana Miranda | Direção Musical: Fernando Zuben | Iluminação: Mariana Fedrizzi | Técnico de Som: Juliano Moraes | Stage Manager: Mariana Fedrizzi | Contrarregra: Boaz Fernandez | Coordenação Geral: Mariana Fedrizzi||Coordenadora de Produção: Cristiane Cais | Assessoria de Imprensa: Samanta De Martino

SERVIÇO
Brincando com a Broadway – Aos Cantos e Encantos dos Musicais
Data
 20/07| Horário 20h
Local Concha Acústica Praça Padua Salles – Rua José Araújo Cintra, 1 – Centro, Amparo (SP) – MAPA AQUI 
Informações (19) 3256-4500 I WhatsApp: (19) 9 9127 5480 | [email protected]
Patrocinador PPC Santana
Acessibilidade: Libras (Língua Brasileira de Sinais) l Classificação Livre
Ingresso gratuito  – Cadastro para retirar o vale livro a partir das 7h da manhã do dia 12/07 clicando aqui 
Instagram dcolorcultura | Facebook dcolorproducoes

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Amparo

Unimed Amparo recebe prêmio de qualidade em Atenção Primária à Saúde

Publicados

em

Em mais um ano, o UniPleno, serviço de Atenção Primária à Saúde (APS) da Unimed Amparo, foi reconhecido com o Prêmio Qualificare. Promovido pela Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp), a premiação tem como propósito fortalecer as unidades de APS, proporcionando estímulos e apoio à qualidade, satisfação e segurança dos serviços prestados.

LEIA TAMBÉM:

Durante o processo de premiação, é avaliada a qualificação dos processos da assistência prestada, buscando atender aos requisitos da Resolução Normativa nº 506 do Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), às legislações vigentes, às metodologias de acreditação e às boas práticas mundialmente consolidadas.

Atenção Primária à Saúde é aposta para atendimento integral
Com uma assistência centrada no paciente e uma abordagem integral e personalizada, a Atenção Primária à Saúde é uma das apostas do setor de saúde e ganha força no pós-pandemia. Neste modelo, o investimento é na prevenção e no cuidado do beneficiário, com uma equipe multidisciplinar que envolve médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e outras especialidades.

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, a Atenção Primária pode atender de 80% a 90% das necessidades de saúde de um indivíduo ao longo da vida. O modelo traz um cuidado que observa o histórico de saúde e o acompanhamento contínuo, especialmente de doenças crônicas, promovendo qualidade de vida, reduzindo de forma significativa as internações e a busca por serviços de urgência e emergência.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias