São Paulo
Café com Síndico traz exposição de serviços e produtos e palestras do setor condominial a Mogi Mirim
Evento gratuito no dia 22 de junho, além dos estandes de empresas, apresentará temas que envolvem a gestão condominial
O Café com Síndico, maior evento itinerante do setor de condomínios do estado de São Paulo, chega à cidade de Mogi Mirim no próximo dia 22 de junho. O evento, que tem início a partir das 17h no Instituição de Incentivo à Criança e ao Adolescente (ICA), terá palestras e uma área de exposição com fornecedores oferecendo produtos e serviços para a gestão condominial. E para tornar a experiência ainda mais interessante, haverá um sorteio de R$ 1.000,00 para os participantes que visitarem todos os estandes.
O painel de palestras contará com a presença de importantes especialistas como professor Cesar Ribeiro, consultor de negócios, que abordará o tema “Síndico decisor x síndico procrastinador”; o Dr. Jefferson Pereira que falará sobre a “Contratação de Terceirizadas e Inadimplência”; Renato Queiroz Guimarães apresentará “Quais os requisitos essenciais para contratar uma administradora”; e Alain Angelo abordará o tema “Síndico Profissional: De 0 à 100 Condomínios em Um Ano”.
LEIA TAMBÉM:
“Se você é síndico, subsíndico, conselheiro, zelador, porteiro, tesoureiro, presidente de associações residenciais, gerente ou gestor predial, não perca essa oportunidade de adquirir novos conhecimentos, fazer networking e conhecer fornecedores importantes para a gestão do seu condomínio. A entrada é gratuita”, ressalta Rafael Vieira, diretor do Café com Síndico.
As palestras
A palestra do Dr. Jefferson Pereira visa apontar os pontos positivos e negativos, sob o olhar estritamente jurídico, na contratação de terceirizadas, trazendo orientações de como escolher uma empresa que não traga problemas ao condomínio.
“Numa segunda parte da palestra vou abordar a inadimplência, formas de satisfação de crédito, e ideias de como reduzir o saldo devedor”, antecipa o especialista em direito cível, empresarial, família e sucessões, atua com direito do trabalho (empresa/empregado) e também presta serviços para condomínios.
“O evento em si é uma grande oportunidade para síndicos (profissionais ou não), administradoras de condomínios, de se manterem atualizados e por dentro de tudo que possa facilitar a vida do síndico e seu condômino”, comenta Dr. Jefferson.
Renato Queiroz Guimarães, formado em Técnico de Contabilidade, Bacharel em Administração de Empresas e Pós-Graduado em Gerenciamento de Recursos Humanos, pontua que sua palestra vai passar aos participantes os requisitos básicos e necessários na contratação de uma administradora de condomínios.
“O ponto fundamental da Feira é apresentar inovações aos condomínios, proporcionar palestras de temas atuais e em prática, além de promover a integração entre os síndicos”, defende o palestrante.
Renato é fundador da Valicon Administradora de Condomínios em Julho/2000 e atua na área desde então. “Atualmente administramos 130 condomínios nas cidades de Valinhos, Vinhedo, Louveira, Jundiaí, Campinas, Jaguariúna, Holambra, Cosmópolis, Americana, Atibaia e Ubatuba”, informa.
Para César Ribeiro, “vivemos tempos em que são tantas as opções e os direcionamentos que eles acabam mais atrapalhando do que ajudando em termos de tomada de decisão”. Ele ainda prossegue afirmando que “essa hipercomunicação” gera desinformação, culminando na indecisão, portanto em síndico decisor x síndico procrastinador.
“A importância do Café com Síndico é justamente promover um espaço de qualificação, reflexão e debate em tempos de grandes mudanças”, acredita César, que é publicitário, administrador, MBA em Marketing e Mestrado em Comunicação; professor, palestrante e consultor nas áreas de comportamento empreendedor, modelagem de negócios, vendas e marketing.
Especialista em gestão eficiente de condomínios, empresário e empreendedor, Alain Angelo vai dar dicas, sugestões e ensinar a captação de clientes. “Eventos com o Café com Síndico serão usados na minha palestra, acredito muito na importância do network para conseguir bons prestadores e indicações”, aposta.
Serviço
Data: 22 de junho
Horário: das 17h às 22h30
Local: ICA (Instituição de Incentivo à Criança e ao Adolescente)
Endereço: Avenida Brasília, n.º 350 – Lot. Nova Mogi, Mogi Mirim
Confira a grade de palestras:
Cesar Ribeiro – Síndico decisor x Síndico procrastinador
Dr. Jefferson – Contratação de terceirizadas e inadimplência
Renato Queiroz – Quais os requisitos para se contratar uma administradora
Alain Angelo – De 0 a 100 condomínios em um ano
Garanta sua vaga: https://cafecomsindico.com/eventos
Entrada gratuita para síndicos, subsíndicos, conselheiros, zeladores, porteiros, tesoureiros, presidentes de associações residenciais, gerentes e gestores prediais.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
São Paulo
Eleições 2026: estado de São Paulo tem apenas duas alterações de local de votação para o 2º turno
Mudanças são exceção e acontecem por motivo de força maior, como danos causados pelas fortes chuvas
No segundo turno das Eleições 2026, todo o estado de São Paulo terá apenas dois locais de votação alterados. As mudanças acontecem em um local da capital e em outro de Presidente Prudente em razão das fortes chuvas ocorridas no 1º turno.
Eleitoras e eleitores da 256ª Zona Eleitoral do Tucuruvi, na capital, que votam na E.E. Conselheiro Ruy Barbosa (Rua Professor Antônio Castelar de Franceschi, 200 – Horto Florestal) serão transferidos para o Recanto Nossa Senhora de Lourdes (Av. Luís Carlos Gentile, 1736, Vila Rosa). No local votam 4.649 eleitores, em 12 seções eleitorais: 185, 186, 187, 188, 189, 190, 239, 257, 306, 339, 420, 432.
No 1° turno o local ficou alagado devido às fortes chuvas e aos ventos, que causaram problemas estruturais no telhado da escola.
Já as eleitoras e os eleitores da 402ª Zona Eleitoral —Presidente Prudente, que votam na E.E. Florivaldo Leal (Rua Piracicaba, 90) foram transferidos para a Unesp (Rua Roberto Simonsen, 303, Jardim das Rosas – Portão de alunos 4 e 5). No local votam 3.267 eleitores, em 12 seções eleitorais (12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 171, 201). Essa alteração ocorreu no próprio dia do 1° turno (4 de outubro) em razão do destelhamento da escola em razão do vendaval ocorrido no município.
Situações extraordinárias
A Justiça Eleitoral esclarece que as mudanças são exceção e acontecem por motivos extraordinários, como ocorrência de situações climáticas extremas, problemas na infraestrutura dos prédios utilizados como locais de votação, entre outros. É possível que até o dia da realização do segundo turno, haja novas mudanças pontuais de local de votação, por situações não previstas e inevitáveis. O TRE-SP fará a divulgação pelos meios de comunicação disponíveis, além de os cartórios fazerem a publicidade local.
LEIA TAMBÉM:
Ao contrário do que tem sido divulgado, eventuais mudanças são definidas pelo juízo eleitoral de cada zona, de acordo com as necessidades locais, não tendo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ingerência na decisão.
Consulta com antecedência
Antes do 1º turno, foram feitas alterações de local de votação, divulgadas por meio de tabela contendo todas as mudanças ocorridas após as eleições de 2024. O eleitorado desses locais já votou no novo endereço no 1º turno e votarão novamente no 2° turno, não tendo sido registrados problemas de comunicação acerca das mudanças.
O estado possui mais de 11 mil locais de votação, que são as escolas, faculdades e outros espaços que abrigam 103.904 seções eleitorais (salas de votação), em que cerca de 34,1 milhões de eleitores e eleitoras exercerão o direito de voto.
Ainda que em todo o estado de São Paulo tenham sido realizadas apenas duas mudanças de locais de votação entre o 1º e o 2º turno, caso o eleitor tenha dúvidas de onde votar, a Justiça Eleitoral paulista orienta que faça a consulta do local de votação no Autoatendimento, clicando em “Consultas” e escolhendo a opção “Onde votar”. A informação também consta no e-Título. Ao entrar no aplicativo, basta selecionar “Onde votar” na tela inicial.
A consulta pode ainda ser feita ainda pelo chatbot do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, nova ferramenta para atendimento ao eleitor disponível no site institucional do TRE-SP (opção Atendente Virtual do menu “Serviços”) e no WhatsApp: (11) 3130-2200.
Dúvidas podem ainda ser esclarecidas por meio da Central de Atendimento ao Eleitor, pelo telefone 148.
A Justiça Eleitoral paulista recomenda ao eleitorado que verifique a veracidade de informações recebidas sobre o pleito nos canais oficiais do TRE-SP, evitando a disseminação de desinformação.
Mais informações: [email protected]
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
São Paulo
Monte Alegre do Sul realiza triagem para atendimento terapêutico de crianças e adolescentes neurodivergentes
A Prefeitura de Monte Alegre do Sul realizou, no último sábado, 17, a triagem de crianças e adolescentes neurodivergentes da Rede Municipal de Ensino que possuem laudo, como parte do processo de organização dos atendimentos terapêuticos oferecidos pela área da Saúde.
A iniciativa teve como objetivo identificar as necessidades individuais dos estudantes, contribuindo para o planejamento e a organização dos atendimentos nas diferentes modalidades de terapia, de acordo com as demandas identificadas.
As famílias foram convocadas para participar dessa etapa, considerada fundamental para o direcionamento dos acompanhamentos. A preferência na organização dos atendimentos será destinada aos estudantes que compareceram à triagem, demonstrando interesse e disponibilidade para dar continuidade ao processo terapêutico.
LEIA TAMBÉM:
A Prefeitura agradece às famílias que participaram e reforça a importância da parceria entre os departamentos de Educação e Saúde e os responsáveis pelos estudantes para promover um atendimento mais humanizado, acolhedor e adequado às necessidades de cada criança e adolescente.
A ação integra os esforços do município para fortalecer o cuidado e ampliar as oportunidades de desenvolvimento dos estudantes, por meio de um trabalho conjunto entre os serviços públicos e as famílias.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
São Paulo
Prefeitura de Morungaba institui Operação Verão 2026/2027 para prevenir riscos durante período de chuvas
A Prefeitura da Estância Climática de Morungaba instituiu, por meio do Decreto nº 4.009, a Operação Verão 2026/2027, que será realizada entre 1º de novembro de 2026 e 31 de março de 2027. A iniciativa tem como objetivo prevenir riscos, minimizar danos e garantir atendimento emergencial durante o período de chuvas intensas, mobilizando a Defesa Civil e diversos setores da administração municipal.
O plano prevê vistorias preventivas, capacitação contínua das equipes, monitoramento meteorológico e a adoção de quatro níveis de alerta para situações de risco. As medidas buscam fortalecer a capacidade de resposta do município diante de eventos climáticos extremos, considerando os desafios impostos pelas mudanças climáticas e fenômenos como o El Niño.
Coordenada pela Defesa Civil Municipal, a operação contará com plantão ininterrupto e apoio dos departamentos da Prefeitura. Segundo o coordenador da Defesa Civil, João Frare, o planejamento antecipado e a integração entre os setores são fundamentais para proteger a população.
LEIA TAMBÉM:
“A Operação Verão é um instrumento de adaptação e resistência. Antecipar cenários e integrar os setores é o que garante a preservação de vidas e a redução de danos”, destacou.
O coordenador participou, na quinta-feira (15/10), em São Paulo, do 3º Congresso Internacional de Resiliência Climática – El Niño 2026. O encontro reuniu gestores, especialistas e pesquisadores para discutir estratégias de prevenção, monitoramento e resposta a eventos climáticos extremos.
Além das vistorias preventivas realizadas continuamente, inclusive após a ocorrência de temporais, a Defesa Civil investe na capacitação das equipes para aprimorar os procedimentos de atendimento e resposta diante de situações de emergência.
Plano de Contingência prevê quatro níveis de alerta
A Operação Verão contará com um Plano de Contingência dividido em quatro níveis, definidos de acordo com os volumes de chuva registrados e as vistorias realizadas em campo:
- Observação: acumulado de até 80 milímetros de chuva.
- Atenção: a partir de 80,1 milímetros, com vistorias nas áreas previamente mapeadas.
- Alerta: prevê medidas preventivas, incluindo a possibilidade de remoção de moradores de áreas de risco, conforme avaliação técnica.
- Alerta Máximo: intensifica as medidas de proteção e pode determinar a remoção preventiva de moradores de áreas de risco, mediante laudo técnico.
Tecnologia reforça o monitoramento meteorológico
As ações preventivas também contarão com o apoio do radar meteorológico instalado no final do ano passado no Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura). Com alcance de aproximadamente 100 quilômetros, o equipamento permite acompanhar a formação e o deslocamento de tempestades, além de monitorar ventos fortes.
A tecnologia contribui para a análise das condições meteorológicas, permitindo decisões mais rápidas e eficientes diante de possíveis ameaças.
Com a Operação Verão 2026/2027, a Prefeitura de Morungaba reforça o compromisso com a prevenção, o monitoramento constante e a proteção da população, buscando reduzir os impactos das chuvas intensas e ampliar a segurança em todo o município.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Jaguariúna1 semana atrásCom aproximadamente 10 mil vagas de emprego, UniFAJ realiza o Dia de Carreiras 2026/2 e mobiliza mais de 26 cidades da região
-
Jornal Online1 semana atrásJornal Gazeta Regional Edição 2060
-
Artur Nogueira1 semana atrásGuarda Municipal de Artur Nogueira leva projeto Guarda Pet Terapia à Semana das Crianças da APAE
-
Cultura1 semana atrásCafé Filosófico CPFL discute o mito de Narciso e Eco na relações de codependência
-
Amparo1 semana atrásSanta Casa Anna Cintra está alinhada para os atendimentos durante a reforma do telhado do hospital
-
Artur Nogueira1 semana atrásAbertas novas vagas para estágio remunerado de Pedagogia em Artur Nogueira
-
Holambra1 semana atrásConexidades anuncia Holambra como cidade-sede da 10ª edição
-
Entretenimento7 dias atrásMês das crianças: exposição imersiva leva famílias a uma viagem pela história da Grande Muralha da China em Campinas


