Conecte-se conosco

Artur Nogueira

Artur Nogueira promove Dia D da vacinação contra a Covid-19 e gripe neste sábado

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Imunização contra a Covid ocorre no drive-thru da UBS Terezinha Vicensotti, e a da gripe em outros três pontos da cidade, das 8h às 13h

A Prefeitura de Artur Nogueira realizará um Dia D de vacinação contra a Covid-19 e contra a gripe (Influenza) neste sábado, 17, das 8h às 13h. A Imunização contra a Covid ocorrerá somente no sistema drive-thru da UBS Terezinha Vicensotti, ao passo que a da gripe será realizada em outros três pontos da cidade (confira abaixo). Nos dois casos, não é necessário agendamento, já que as vacinas serão aplicadas sob livre demanda.

Na vacinação contra a Covid-19, as doses estarão disponíveis para a aplicação da 1ª dose em todos os grupos que já foram liberados a se vacinar e ainda não compareceram aos postos, dentre elas pessoas com comorbidades e deficiências maiores de 18 anos, grávidas e puérperas (até 45 dias após parto) maiores de 18 anos, pessoas sem comorbidades acima de 35 anos, bem como idosos maiores de 60 anos.

“Essa iniciativa é extremamente importante para aqueles que por algum motivo não conseguem se vacinar durante a semana ou, mesmo estando aptos, ainda não foram tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19”, pontua a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Milena Sia Perin.

A aplicação ocorre somente no sistema drive-thru, das 8h às 13h, em uma tenda instalada em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Terezinha Vicensotti, no Jardim Conservani. A secretaria de Saúde do município orienta que, antes da aplicação da dose nas salas de vacina ou no sistema drive-thru, o munícipe realize um pré-cadastro, junto ao site Vacina Já, a fim de acelerar o processo da imunização.

Vacina da gripe
Também neste sábado, 17, das 8h às 13h, ocorre o Dia D de vacinação contra a gripe em três pontos da cidade. Este, porém, acontecerá na sala de vacina do Espaço Mãe e Filho, e nos supermercados Buona Gente e Pague Menos. Diferente, da vacinação contra a covid-19, o Dia D da gripe não contemplará o sistema drive-thru.

Vale destacar que a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Artur Nogueira foi ampliada para toda a população maior de seis meses de idade.

Posso tomar as duas vacinas no mesmo dia?
Considerando a ausência de estudos sobre a coadministração das vacinas, o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas doses simultaneamente. A orientação, neste momento, é priorizar a imunização contra a Covid-19. Para as pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra influenza e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, deve ser priorizada a dose contra o coronavírus e agendada a vacina contra a Influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.

O que levar?
No dia da vacina, além dos comprovantes das comorbidades, se fará necessária a apresentação do Registro Geral (RG), comprovante de residência, CPF, e, principalmente, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Uma vez feito, o pré-cadastro no site Vacina Já garante uma economia de até 90% no atendimento de cada pessoa apta a se vacinar. O preenchimento do formulário não é obrigatório e não funciona como agendamento, mas contribui para evitar filas nos postos de vacinação.

Para receber a imunização, as gestantes precisam apresentar comprovante de acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo médico. Já as mulheres que tiveram parto recente, basta utilizar a declaração de nascimento da criança até 45 dias.

Continue lendo

Artur Nogueira

Prefeitura de Artur Nogueira anuncia revitalização do prédio da antiga biblioteca e teatro

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Local está desativado desde 2011, e o interior do imóvel sofre com infiltração e rachaduras

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio das secretarias de Planejamento e Educação, anunciou a revitalização do prédio da antiga Biblioteca e Teatro Municipal. O local, desativado desde 2011, aguarda há anos por uma restauração, e o decorrer do tempo fez com que problemas como infiltração e rachaduras surgissem no interior do imóvel.

De acordo com o prefeito Lucas Sia (PSD), a revitalização deve gerar muitos benefícios ao município. “Nossa gestão é comprometida em manter sempre viva a história do município. Ao revitalizar o prédio, a Prefeitura de Artur Nogueira tem preservado o passado, cuidado do presente e pensado no futuro”.

O imóvel está localizado na Avenida Fernando Arens, no Centro, e já deu lugar a escola Francisco Cardona, ao Teatro, e aos livros que compunham a antiga Biblioteca Municipal. Centenário, o local sediou histórias e eternizou lembranças de pessoas que passaram por lá desde outubro de 1920, quando ele foi inaugurado.

Prestes a desmoronar

O secretário de Planejamento Fernando Arrivabene comenta que, infelizmente, o local sofreu duramente ao longo dos anos. Isso porque, quem entra no prédio hoje – um século após a sua construção – se depara com rachaduras nas paredes, com o forro de madeira completamente deteriorado por cupim, com a pintura desgastada, e com o assoalho de madeira todo quebrado.

Para o titular da pasta, os sinais de destruição acusam a falta de cuidado e de reparos que o patrimônio vem enfrentando. “Um dos maiores problemas é o telhado. Tem muita infiltração. Parte da história nogueirense tem se deteriorado com o tempo, e um dos únicos patrimônios históricos do município pode desabar a qualquer momento se nada for feito. Vamos trabalhar para que o aniversário de 102 anos do prédio seja comemorado com ele já restaurado”, enfatiza.

Arrivabene ainda pontua que a reforma no prédio garantirá que ele continue em pé por pelo menos mais cem anos. O também arquiteto e urbanista explica que a revitalização resgatará as características originais do prédio, desde a pintura até os detalhes de sua arquitetura que acabaram sendo removidos entre uma reforma e outra.

Continue lendo

Artur Nogueira

Após moradores burlarem filas, UBS Conservani atende apenas em sistema drive-thru em Artur Nogueira

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Agentes de saúde flagraram moradores saindo do carro para receber a dose na fila de pedestres

Após moradores burlarem as filas de vacinação contra a Covid-19, a secretaria de Saúde de Artur Nogueira suspendeu a vacinação de moradores sem carros na tenda drive-thru, instalada em frente à UBS Terezinha Vicensotti, no Jardim Conservani. A partir de agora, a aplicação das doses no drive é aberta apenas aos moradores que comparecerem ao local com carro. 

Com a liberação da vacinação na tenda para toda a população, as filas se dividiam entre moradores sem carro (pedestres) e moradores que aguardavam a vez dentro do veículo. Além disso, com a ampliação da vacina para o grupo maior de 30 anos, a demanda da tenda aumentou consideravelmente nesta semana. 

Com isso, os agentes da saúde flagraram diversos motoristas burlando o sistema de vacinação. Como a fila de motoristas costuma ser maior que a de pedestres, os condutores começaram a descer do veículo e esperar pela vacina em frente à tenda. De acordo com a pasta, as atitudes têm desorganizado e atrasado o sistema de vacinação, fazendo inclusive que seja gerada aglomeração na tenda de imunização. 

Diante disso, a partir desta quinta-feira, o drive-thru será voltado apenas aos motoristas, que continuará atendendo sob livre demanda. Já o restante da população deverá se dirigir até o Espaço Mãe e Filho para ser imunizado. Este, por sua vez, funciona sob agendamento para primeiras doses, que pode ser feito através do telefone (19) 3877-3751. Já a aplicação das segundas doses não requer agendamento. 

Para diminuir o tempo de espera na fila, a secretaria de Saúde orienta o pré-cadastro no site Vacina Já (https://vacinaja.sp.gov.br/). O procedimento garante uma economia de até 90% no atendimento de cada pessoa apta a se vacinar, e contribui para evitar filas nos postos de vacinação.

Continue lendo

Artur Nogueira

Artur Nogueira atinge 50% da população vacinada contra a Covid-19 com 1ª dose

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Dentre os 55.340 mil habitantes do município nogueirense, 27.665 já foram vacinados

Com organização e eficiência, Artur Nogueira atingiu 50% da população geral vacinada com ao menos a 1ª dose do imunizante contra a Covid-19. A campanha de imunização ocorre há pouco mais de seis meses no sistema drive-thru, em frente à UBS do Jardim Conservani, e na sala de vacina do Espaço Mãe e Filho.

Dentre os 55.340 mil habitantes do município nogueirense, 27.665 já foram vacinados, o que representa 50% da população. Deste número, 26.157 referem-se à primeira dose e 1.508 à dose única. Ao todo, o município já recebeu 37.779 doses até essa terça-feira, 20, sendo que 34.587 já foram aplicadas, dentre elas, Pfizer, Janssen, Astrazeneca e CoronaVac – todas com eficácia comprovada e autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

A secretária de Saúde Angela Pulz Delgado comenta que os números são satisfatórios graças ao trabalho em equipe. “Desde quando a vacina foi liberada em Artur Nogueira temos recebido inúmeros elogios, pois o pessoal da Vigilância e Saúde tem enfrentado chuva e sol para garantir que a população receba as doses”, diz. 

Do total de vacinados, 7.253 eram idosos, 1.673 profissionais da saúde, 964 profissionais da educação, 3.777 dos grupos prioritários e 13.998 adultos. Destes, 6.922 já receberam as duas doses da vacina e completaram o ciclo de imunização.

O prefeito Lucas Sia (PSD) comemora o avanço da vacinação contra a Covid-19 no município. “Estamos trabalhando para que toda a população seja imunizada. Este era um dos nossos objetivos e estamos, graças ao trabalho dos nossos excelentes profissionais, concretizando isso”, comenta.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica Milena Sia Perin orienta que os moradores fiquem atentos à data de aplicação da 2ª dose para que o ciclo de imunização seja concluído. E, para que a vacinação ocorra com maior rapidez, ela orienta que todos realizem o pré-cadastro no site “VacinaJá”. “Esse procedimento agiliza o cadastro e a aplicação ao dirigir-se até o ponto de vacinação. Pedimos atenção aos moradores com relação a esse processo. Estamos muito satisfeitos com o andamento da vacinação. Na próxima semana iniciaremos novos grupos”, afirma.

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias