Jaguariúna
Unidade piloto de compostagem de resíduos orgânicos é inaugurada em Jaguariúna

Publicados
2 anos atrásem

A partir de um projeto que envolve os aspectos social, econômico e ambiental, no dia 11, foi inaugurada uma unidade piloto de compostagem de resíduos orgânicos em Jaguariúna, instalada no bairro Colmeia, próximo ao km 138,5 da Rodovia Adhemar Pereira de Barros (SP-340).
O projeto é fruto de uma parceria entre a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Trilhos do Jequitibá, a Organização não-Governamental (ONG) Associação Carisma de Educação, Cultura, Recuperação e Integração Social de Jaguariúna e a empresa Mudavisão em Compostagem.
O produto gerado é o composto orgânico para a fertilização do solo, obtido a partir do processo de degradação biológica de resíduos orgânicos, incluindo restos de alimentos coletados em restaurantes de empresas e escolas. O processo usado para a decomposição dos materiais é o de leira estática com aeração passiva.
Segundo o fundador da empresa Mudavisão e coordenador técnico do projeto, Cassio Henrique da Silva, a produção segue os padrões determinados por órgãos federais, estaduais e municipais que regulamentam esse tipo de atividade, em conformidade com a lei 12.305/2010, que trata sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
A licença prévia da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para o projeto foi obtida em agosto deste ano. O coordenador destaca que a capacidade da área para compostagem é de 120 toneladas/mês e a capacidade autorizada pelo órgão é de 10 toneladas/dia.
Pelo cronograma apresentado para o projeto piloto, em fevereiro de 2019 cinco toneladas do composto que já está na leira, em processo de fermentação, devem estar prontas para uso na fertilização do solo. Segundo Cassio, é a partir desse material que serão feitas análises química, física e biológica para a obtenção de um laudo técnico e comercialização do produto.
“Essas análises podem comprovar a eficácia do produto e viabilizar a inscrição junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a sua comercialização. Em dezembro de 2019 temos a expectativa de chegar a 300 toneladas de composto orgânico”, disse o coordenador.
Para o diretor presidente da Oscip Trilhos, Hilário Argemiro, a Mudavisão oferece uma alternativa ecológica para os resíduos orgânicos, atrelada a questões sociais. “Parte da receita obtida com a comercialização do composto orgânico será destinada a projetos sociais, desenvolvidos pelas organizações sociais parceiras. Iniciamos com o Carisma e a ideia é cadastrar outras instituições de Jaguariúna e de outras cidades para receberem o projeto e assim gerar renda para essas instituições”, detalha.
O projeto de compostagem possibilita o apoio das empresas por meio do recebimento de doações, através da lei de incentivo fiscal (Lei das Oscip) – Artigo 13 da Lei 9.249/95, combinado com a instrução normativa da Secretaria da Receita Federal 11/1996. “Esse apoio também engloba o voluntariado, a doação sem fins dedutíveis, além da doação de bens ou serviços”, resume Hilário.
A advogada e presidente da subseção da Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB) de Jaguariúna, Maria do Carmo Santiago Leite, também participou do evento de inauguração e contou que acompanha a atuação da Oscip Trilhos desde o início, como voluntária nessa frente. Segundo ela, a Oscip “está totalmente certificada junto ao Ministério da Justiça, com toda a documentação em ordem em sua parte jurídica de legitimidade da empresa”.
O evento contou com a presença de dezenas de pessoas, representantes do poder público e do setor privado de Jaguariúna e região, entre elas o prefeito de Pedreira – Hamilton Bernardes Jr, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social de Jaguariúna – Valdir Oliveira, e o vereador da Câmara de Jaguariúna – José Muniz.
Projeto de compostagem já traz benefícios terapêuticos para a Associação Carisma.
Histórico
Segundo apresentado pelos idealizadores, os primeiros passos para criar e viabilizar esse projeto piloto foram iniciados em meados de 2015, sempre com a atuação de profissionais voluntários nas mais diferentes frentes e especialidades.
Desde aquela época, várias ações foram consolidadas, como por exemplo: instalação de hortas urbanas comunitárias em dois terrenos baldios de Jaguariúna – nos bairros Jardim Elisa e no Dona Irmã – e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Santo Antônio de Posse; realização de fóruns; levantamento de documentos para as regulamentações; busca de parcerias; preparação da área, entre outros.
Motivação
Tendo como motivação central os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) das Nações Unidas, em especial a meta de “assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis”, os parceiros no projeto resumem seus objetivos globais na iniciativa. Segundo eles, “as metas incluem reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial; alcançar o manejo ambientalmente saudável dos produtos químicos e todos os resíduos; e reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso, entre outros”.
Foto / Reportagem: Viviane Westin
Você pode gostar
Jaguariúna
Ação no Parque Santa Maria vacina 719 com a segunda dose contra Covid-19

Publicados
14 horas atrásem
19 de abril de 2021
A aplicação foi realizada nos sistemas tradicional e drive-thru, em que a pessoa não precisa descer do veículo para receber a vacina, o que agiliza a operação
A ação especial da Secretaria de Saúde de Jaguariúna para a aplicação da segunda dose contra a Covid-19 em idosos de 69 a 71 anos de idade vacinou um total de 719 pessoas no sábado, 17, no Parque Santa Maria, em Jaguariúna. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira, 19, pela secretaria municipal.
Até o último sábado, um total de 3.766 pessoas já haviam recebido as duas doses da vacina contra o coronavírus em Jaguariúna, segundo os dados do “Vacinômetro” divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. Outras 6.222 pessoas já receberam a primeira dose, totalizando 9.988 doses aplicadas.
Fotos: Ivair Oliveira
Jaguariúna
Prefeitura de Jaguariúna deve antecipar pagamento da 1ª parcela do 13º salário aos servidores municipais

Publicados
16 horas atrásem
19 de abril de 2021
A Prefeitura de Jaguariúna vai antecipar para maio o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores públicos municipais e do Hospital Municipal Walter Ferrari. Projeto de lei com a medida será encaminhado ainda nesta segunda-feira, 19, à Câmara Municipal para discussão e aprovação dos vereadores.
Segundo a Secretaria Municipal de Administração e Finanças, a proposta visa valorizar ainda mais o trabalho dos funcionários públicos da Prefeitura e do Hospital Municipal e minimizar eventuais dificuldades financeiras enfrentadas por famílias de servidores devido à crise provocada pela pandemia de Covid-19 e às restrições de circulação impostas pela quarentena.
Hoje, o pagamento da primeira parcela é feito no mês de aniversário do servidor municipal. Os que fazem aniversário até maio, recebem normalmente pela atual regra de antecipação. Com a aprovação do projeto, excepcionalmente este ano, os servidores que fazem aniversário de junho a dezembro receberão a primeira parcela do 13º salário até o dia 31 de maio.
A Prefeitura também tem realizado o pagamento dos salários dos servidores até o dia 29 de cada mês, antecipando em quase uma semana a quitação da folha salarial. Segundo a Secretaria Municipal de Administração e Finanças, essas antecipações fazem parte da política de valorização do funcionalismo municipal e, mesmo num momento de pandemia e de crise econômica, são possíveis graças às ações de austeridade e responsabilidade fiscal adotadas pela gestão do prefeito Gustavo Reis.
Jaguariúna
Cultura de Jaguariúna abre inscrições para três festivais

Publicados
17 horas atrásem
19 de abril de 2021
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, abriu inscrições para diferentes festivais on-line que prometem movimentar as redes sociais. São eles:
O “1º Cria MAKE” que tem como objetivo valorizar e promover a visibilidade, a criatividade, a técnica e a sensibilidade artística por meio da maquiagem. O festival acontece até o dia 28 e cada participante pode enviar duas imagens do mesmo trabalho.
Outro festival é o “1º Vídeo Literário de Jaguariúna” que foi criado para incentivar e difundir a produção literária da cidade e região, além de valorizar e promover a visibilidade dos escritores, contadores e poetas. A realização é até o dia 29 e não será dividido por categorias.
Ao mesmo Jaguariúna também realiza um intercâmbio entre diversas modalidades artísticas como: Teatro, Dança e Música durante o festival “Musicals” que acontece até o dia 30. As performances podem ser feitas individualmente ou em grupo.
As inscrições são gratuitas, devem ser feitas até 22 de abril e as imagens ou vídeos enviados para o e-mail: [email protected] Os 10 pré-selecionados serão exibidos nas redes sociais da Prefeitura e da Escola das Artes. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3867-2404 e (19) 3867- 4223.
Pesquisar

Categorias

Ação no Parque Santa Maria vacina 719 com a segunda dose contra Covid-19

Governo do Estado confirma repasse de R$150 mil à prefeitura de Pedreira

Artur Nogueira faz drive-thru para vacinar idosos de 65 a 66 anos nesta terça

Prefeitura de Jaguariúna deve antecipar pagamento da 1ª parcela do 13º salário aos servidores municipais

Como parte do Plano de 100 Dias, Prefeitura de Campinas entrega mais duas creches

Estado de SP deve entrar na fase roxa, ainda mais restritiva, nesta semana

Jaguariúna não fará lockdown

Falece o proprietário da rede PetCamp

JBS abre vagas para recém-formados de Amparo e Jaguariúna

Prefeitura de Mogi Guaçu anuncia lockdown
Últimas Notícias
-
Campinas18 horas atrás
Região de Campinas apresenta redução no número acidentes e fatalidades de trânsito
-
Jaguariúna17 horas atrás
Cultura de Jaguariúna abre inscrições para três festivais
-
Campinas17 horas atrás
Como parte do Plano de 100 Dias, Prefeitura de Campinas entrega mais duas creches
-
Jaguariúna14 horas atrás
Ação no Parque Santa Maria vacina 719 com a segunda dose contra Covid-19
-
Holambra18 horas atrás
Fernando Capato inicia processo para construção da primeira escola do bairro Imigrantes
-
Artur Nogueira18 horas atrás
Saúde de Artur Nogueira promove testagem em massa para a Covid-19 nesta segunda
-
Pedreira15 horas atrás
Governo do Estado confirma repasse de R$150 mil à prefeitura de Pedreira
-
Jaguariúna16 horas atrás
Prefeitura de Jaguariúna deve antecipar pagamento da 1ª parcela do 13º salário aos servidores municipais