Conecte-se conosco

Jaguariúna

Unidade piloto de compostagem de resíduos orgânicos é inaugurada em Jaguariúna

Publicados

em

A partir de um projeto que envolve os aspectos social, econômico e ambiental, no dia 11, foi inaugurada uma unidade piloto de compostagem de resíduos orgânicos em Jaguariúna, instalada no bairro Colmeia, próximo ao km 138,5 da Rodovia Adhemar Pereira de Barros (SP-340).

O projeto é fruto de uma parceria entre a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Trilhos do Jequitibá, a Organização não-Governamental (ONG) Associação Carisma de Educação, Cultura, Recuperação e Integração Social de Jaguariúna e a empresa Mudavisão em Compostagem.

O produto gerado é o composto orgânico para a fertilização do solo, obtido a partir do processo de degradação biológica de resíduos orgânicos, incluindo restos de alimentos coletados em restaurantes de empresas e escolas. O processo usado para a decomposição dos materiais é o de leira estática com aeração passiva.

Segundo o fundador da empresa Mudavisão e coordenador técnico do projeto, Cassio Henrique da Silva, a produção segue os padrões determinados por órgãos federais, estaduais e municipais que regulamentam esse tipo de atividade, em conformidade com a lei 12.305/2010, que trata sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

A licença prévia da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para o projeto foi obtida em agosto deste ano. O coordenador destaca que a capacidade da área para compostagem é de 120 toneladas/mês e a capacidade autorizada pelo órgão é de 10 toneladas/dia.

Pelo cronograma apresentado para o projeto piloto, em fevereiro de 2019 cinco toneladas do composto que já está na leira, em processo de fermentação, devem estar prontas para uso na fertilização do solo. Segundo Cassio, é a partir desse material que serão feitas análises química, física e biológica para a obtenção de um laudo técnico e comercialização do produto.

“Essas análises podem comprovar a eficácia do produto e viabilizar a inscrição junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a sua comercialização. Em dezembro de 2019 temos a expectativa de chegar a 300 toneladas de composto orgânico”, disse o coordenador.

Para o diretor presidente da Oscip Trilhos, Hilário Argemiro, a Mudavisão oferece uma alternativa ecológica para os resíduos orgânicos, atrelada a questões sociais. “Parte da receita obtida com a comercialização do composto orgânico será destinada a projetos sociais, desenvolvidos pelas organizações sociais parceiras. Iniciamos com o Carisma e a ideia é cadastrar outras instituições de Jaguariúna e de outras cidades para receberem o projeto e assim gerar renda para essas instituições”, detalha.

O projeto de compostagem possibilita o apoio das empresas por meio do recebimento de doações, através da lei de incentivo fiscal (Lei das Oscip) – Artigo 13 da Lei 9.249/95, combinado com a instrução normativa da Secretaria da Receita Federal 11/1996. “Esse apoio também engloba o voluntariado, a doação sem fins dedutíveis, além da doação de bens ou serviços”, resume Hilário.

A advogada e presidente da subseção da Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB) de Jaguariúna, Maria do Carmo Santiago Leite, também participou do evento de inauguração e contou que acompanha a atuação da Oscip Trilhos desde o início, como voluntária nessa frente. Segundo ela, a Oscip “está totalmente certificada junto ao Ministério da Justiça, com toda a documentação em ordem em sua parte jurídica de legitimidade da empresa”.

O evento contou com a presença de dezenas de pessoas, representantes do poder público e do setor privado de Jaguariúna e região, entre elas o prefeito de Pedreira – Hamilton Bernardes Jr, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social de Jaguariúna –  Valdir Oliveira, e o vereador da Câmara de Jaguariúna – José Muniz.

Projeto de compostagem já traz benefícios terapêuticos para a Associação Carisma.

Histórico

Segundo apresentado pelos idealizadores, os primeiros passos para criar e viabilizar esse projeto piloto foram iniciados em meados de 2015, sempre com a atuação de profissionais voluntários nas mais diferentes frentes e especialidades.

Desde aquela época, várias ações foram consolidadas, como por exemplo: instalação de hortas urbanas comunitárias em dois terrenos baldios de Jaguariúna – nos bairros Jardim Elisa e no Dona Irmã – e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Santo Antônio de Posse; realização de fóruns; levantamento de documentos para as regulamentações; busca de parcerias; preparação da área, entre outros. 

Motivação

Tendo como motivação central os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) das Nações Unidas, em especial a meta de “assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis”, os parceiros no projeto resumem seus objetivos globais na iniciativa. Segundo eles, “as metas incluem reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial; alcançar o manejo ambientalmente saudável dos produtos químicos e todos os resíduos; e reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso, entre outros”.

Foto / Reportagem: Viviane Westin

Jaguariúna

Defesa Civil de Jaguariúna realiza ação de prevenção a queimadas e orienta população

Publicados

em

Com o início do período de estiagem, a Defesa Civil de Jaguariúna começou nesta sexta-feira, dia 26 de abril, um trabalho de prevenção a queimadas, com orientação à população. A ação se concentrou no bairro Roseira de Baixo e contou com uma equipe da Defesa Civil, liderada pela diretora do órgão, Fernanda Tesche. Outros bairros também serão visitados.

A equipe visitou as residências e conversou com moradores, distribuindo material informativo sobre como evitar queimadas e incêndios e sobre aspectos da Lei Municipal nº 2.223/2014. Pela Legislação, praticar queimada é crime ambiental. A infração sujeita os responsáveis ao pagamento de multa de R$500, que pode ser aplicada em dobro nos casos de reincidência.

LEIA TAMBÉM:

Por isso, a diretora da Defesa Civil reforça a necessidade de a população colaborar evitando jogar bitucas de cigarro e atear fogo em terrenos baldios ou até mesmo no quintal. “Atear fogo, seja por qualquer motivo, é crime ambiental, segundo o Código de Posturas do Município, mesmo que seja queimar no próprio quintal lixo ou quaisquer materiais em quantidade suficiente para molestar a vizinhança”, explica Fernanda.

A orientação é para que os proprietários de áreas rurais façam os aceiros – faixas ao longo das cercas onde a vegetação foi completamente eliminada da superfície do solo. O aceiro ajuda a prevenir a passagem do fogo para área de vegetação, evitando a propagação das queimadas.

DENÚNCIAS

Denúncias podem ser feitas pelos telefones 199 ou 153 (urgência e emergência) e 3867-1339.

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Governo de São Paulo anuncia pacote para a construção de 43,7 mil novas moradias

Publicados

em

Jaguariúna está entre os municípios contemplados

O Governo de São Paulo anuncia, na manhã desta sexta-feira, 26, um pacote de medidas para viabilizar a construção de 43.756 novas moradias em 231 municípios de todas as regiões do Estado. O investimento é de R$5,2 bilhões, entre contratações diretas e aporte de subsídios para a iniciativa privada.

De acordo com o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, o município está entre os contemplados. “Uma excelente notícia para Jaguariúna e para as famílias que ainda sofrem com o pagamento do aluguel e desejam transformar o sonho da casa própria em realidade”, diz.

LEIA TAMBÉM:

No evento, será anunciada a construção de 24.309 unidades habitacionais pela CDHU, sendo 1.355 delas do programa Vida Longa (voltado para o acolhimento de idosos em situação de vulnerabilidade, em parceria com municípios), além do aporte de 13.312 Cartas de Crédito Imobiliário, todas ações do programa Casa Paulista.

Está prevista também a construção de 6.135 moradias pela PPP qualificação da Área Central da Capital paulista.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Mais três bairros tiveram serviço de nebulização nesta quinta em Jaguariúna

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a nebulização contra a dengue nesta quinta-feira, 25, nos bairros Capela Santo Antônio, Mauá e Centro.

Um veículo percorrerá as ruas desses bairros vaporizando inseticida para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. O trabalho é feito sempre ao final da tarde e início da noite, horário em que se comprova maior eficácia do inseticida. O serviço de fumacê começou na última segunda-feira em Jaguariúna.

LEIA TAMBÉM:

A orientação dada pelo Ministério da Saúde é para que portas e janelas fiquem abertas durante a aplicação do produto nos bairros. Isso faz com que os mosquitos adultos em voo sejam alcançados e eliminados.

Animais de estimação devem ser retirados do local ou protegidos pelos seus tutores e alimentos expostos devem ser guardados.

A Secretaria de Saúde de Jaguariúna destaca ainda que, mesmo com a passagem do fumacê, métodos de controle de vetores, como cuidados para eliminação de criadouros de mosquito nos quintais das residências, devem ser mantidos.

Durante o fumacê, a população deve: – Abrir portas e janelas das residências;- Retirar animais de estimação do local;- Guardar alimentos que estejam expostos.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias