Conecte-se conosco

Santo Antônio de Posse

A jornada de Yasmin: estudante do interior de SP aprovada em 4 universidades europeias

Publicados

em

Jovem, no auge dos seus 19 anos, realizando o sonho de estudar e morar fora do país, Yasmin está vivendo seu conto de fadas encantado. Mas diferente das doces e ingênuas princesas das histórias, ela precisou batalhar muito e virar dias, noites, finais de semana e feriados com a cara nos livros até alcançar o tão almejado objetivo de ser aceita em uma conceituada universidade estrangeira. Uma só não… em quatro!

Vamos contar um pouquinho da história de Yasmin Felippe da Silva Pinto, de Santo Antônio de Posse, formada no Colégio da Villa, em Jaguariúna, e que em agosto deste ano mudou-se para a República Tcheca, mais precisamente na cidade de Brno, para cursar Relações Internacionais e Política Europeia na Masaryk University, uma das melhores universidades do mundo.

LEIA TAMBÉM:

Ela explica assim sua escolha em detrimento das outras três renomadas instituições onde também foi aceita, na Espanha, Reino Unido e em Praga, na mesma República Tcheca: “Optei por um país no meio da Europa, seguro e desenvolvido, em uma cidade menor que me proporcionaria um estilo de vida mais calmo e ao mesmo tempo com uma educação de excelência”. Além das universidades gringas, Yasmin ainda foi aprovada na concorrida Universidade de São Paulo (USP), mas declinou da matrícula caseira para poder viver seu grande sonho estrangeiro.

Além da Masaryk University, Yasmin foi aprovada em International Business na Universidad Europea (Espanha); em em International Relations and Politics na Queen’s University Belfast (Reino Unido); e em International Business na Metropolitan University of Prague (República Tcheca).

Apoio incondicional
Que ninguém se engane quanto à jornada de dedicação e abnegação que foi necessária para a estudante alcançar essa conquista, a começar pelo desafio de iniciar o ensino médio em plena pandemia, ou seja, como todos os estudantes daquele período, sendo obrigada a estudar em casa e praticamente de forma autônoma. Simultaneamente, ela entrou para o Programa High School do Villa e, já vislumbrando a vivência internacional, obteve a dupla certificação, tendo sido aprovada em todos os Simulados Cambridge aplicados pelo Colégio, com nota altíssima no “TOEGL iBT”.

LEIA TAMBÉM:

Vivendo as delícias do presente com o qual sempre sonhou, mas com o olhar focado no futuro, Yasmin garante que seguirá fiel à receita que a levou até ali, pois sabe que está percorrendo só o começo da estrada que a conduzirá ao sucesso e às realizações pessoais e profissionais.

“Minha expectativa para o futuro é me dedicar à faculdade mais do que já me dediquei durante a educação básica, sempre atenta às oportunidades, sejam elas de intercâmbio (a universidade oferece programas para outros países da Europa), ou de estágio em organizações governamentais e internacionais. Quero conhecer o mundo enquanto estudo sobre a forma como ele funciona. Tenho intenção de fazer um mestrado, também na Europa, me especializar em alguma área dentro das Relações Internacionais e entrar para alguma instituição, seja ela na esfera pública ou privada, que me permita atuar dentro da minha área”, detalha.

Como em qualquer conto de fadas, só se alcança o final feliz com a ajuda de muitas pessoas ao longo da jornada, e com Yasmin o apoio incondicional da família, inclusive da madrasta e da mãe que já partiu, além do pai, dos irmãos, tias, avós e amigas, foi o impulso e a inspiração que a fizeram chegar tão longe. “Amo cada um imensamente e foi o caminhar com eles durante o processo que me trouxe para minha realidade atual, que sonhei por tanto tempo”.

Tanto esforço, disciplina e dedicação renderam o reconhecimento da escola que a preparou para ganhar o mundo. “Parabéns Yasmin, seu futuro já é brilhante!”, homenageou o Colégio da Villa.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Santo Antônio de Posse

Após 13 anos, 144 famílias recebem a casa própria pelo Programa “Minha Casa, Minha Vida”

Publicados

em

O empreendimento de 144 unidades habitacionais beneficia cerca de 576 pessoas

Na semana passada 144 famílias puderam, enfim, comemorar o sonho da casa própria em Santo Antônio de Posse. Elas esperaram 13 anos para ter este sonho realizado.

Em cerimônia realizada com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, e do ministro da Relações Institucionais, Alexandre Padilha, finalmente o Residencial Adalberto Bergo foi entregue. O evento também contou com a participação ao vivo, em vídeo, do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que estava em Magé (RJ) também fazendo a entrega de um conjunto habitacional.

LEIA TAMBÉM:

O prefeito anfitrião, João Leandro Lolli, comemorou a entrega. “É um empreendimento que foi idealizado em 2012 e eu fico imaginando a angústia das pessoas que foram sorteadas e ficaram todo esse tempo aguardando pela entrega. Então, é um dia muito importante para vocês que vão, enfim, sair do aluguel, ter um endereço próprio, ter uma casa para morar e deixar para seus filhos e netos. É uma conquista para a vida toda”, vibra.

Representando os demais contemplados, Carla Gonçalves de Abreu abriu seu coração sobre este momento, ao receber as chaves da casa própria das mãos de Geraldo Alckmin. Ela ocupa a função de gari em Santo Antônio de Posse, é casada e tem quatro filhos. Segundo seu relato, o lugar onde morava com a família e pagava aluguel não tinha portas e nem janelas. “‘Tá’ aqui nesse lugar lindo, num lugar tão lindo do jeito que tá esse predinho é surreal. Pra mim aqui é uma mansão. Vou começar uma nova vida”.

“A gente que paga aluguel não consegue nem encher o armário por conta do aluguel. É muito difícil pagar aluguel. Só quem paga sabe o que é passa por isso”

Carla Gonçalves de Abreu

Há cerca de 30 anos o município entregou 100 moradias populares do CDHU. Desde então, nenhuma outra entrega fora realizada. Na época, o prefeito que fez a entrega das moradias foi Adalberto Bergo. “Neste momento eu era vereador e tive a oportunidade, como hoje, de estar entregando as moradias. Por isso, muito bem lembrado o nome deste Residencial “Adalberto Bergo” que foi o último prefeito a entregar moradias populares aqui na cidade. Muito justa a escolha”, homenageia João Lolli.

O condomínio está localizado no bairro Monte Santo. Tem salão de festas, área de lazer, portaria e oferece dignidade para as 144 famílias contempladas pelo programa há 13 anos. Com investimento de R$15,2 milhões, os apartamentos estão próximos a creches, escolas, postos de saúde e de segurança.

 “Agradeço ao presidente Lula por ter criado o MCMV e agora ter feito esta retomada. Um programa que funciona, que entrega casas para os que precisam em todo o território nacional”, finaliza o prefeito.

Entregas
No mesmo dia aconteceu simultaneamente a entrega quatro conjuntos habitacionais, sendo em Santo Antônio de Posse (SP), Euclides da Cunha (BA), Magé (RJ) e Paracatú (MG). Ao todo, 1.328 famílias passaram a contar com a casa própria. Elas receberam as chaves dos imóveis, construídos com recursos federais do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

O vice-presidente Geraldo Alckmin lamentou os muitos empreendimentos com as construções paradas espalhados pelo Brasil, mas garantiu que todas estão sendo retomadas. “Então, não tem obra para que o governo federal não vá retomar”, garante.

Já o vice-presidente de Governo da Caixa Econômica Federal, Marcelo Bonfim, destacou a retomada do programa no Brasil. “O Programa MCMV já entregou, na sua história, mais de 7 milhões de moradias desde quando ele nasceu. O programa, que estava paralisado, tinha mais de 80 mil unidades com obras paradas, e já foram retomadas mais de 35 mil unidades habitacionais. Um pedido especial: não venda sua moradia. Não faça isso”.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Santo Antônio de Posse

Mulher de 41 anos é vítima de latrocínio em Santo Antônio de Posse

Publicados

em

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Jaguariúna

Na área rural de Santo Antônio de Posse uma mulher foi vítima de latrocínio: roubo seguido de morte. O caso ocorreu na quinta-feira, 14.

De acordo com as informações de testemunhas, o criminoso bateu na porta da residência da vítima, depois na janela, e anunciou o assalto. Ele pediu o celular, ela entregou e mesmo assim ele tirou quatro vezes contra a mulher e uma das balas atingiu seu pescoço.

LEIA TAMBÉM:

Baleada, a mulher chegou a pedir socorro às filhas, testemunhas que estavam na casa, mas não resistiu ao ferimento e faleceu no local. A perícia foi acionada.

Segundo a Guarda Municipal, um projetil foi apreendido, encontrado embaixo da cama da vítima. O criminoso estaria acompanhado de outro homem.

Desde 2001 Santo Antônio de Posse não registrava esse tipo de crime. Há 12 dias houve outro caso de latrocínio na cidade, que hoje soma dois casos em menos de um mês.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Santo Antônio de Posse

Projeto “Cine Leitura” quer aproximar crianças da literatura e do audiovisual em Santo Antônio da Posse

Publicados

em

Escolas recebem o projeto no dia 22 de agosto

Para fomentar e difundir a literatura e o audiovisual, o projeto “Cine Literatura” será realizado gratuitamente em duas escolas públicas de Santo Antônio de Posse nesta terça-feira, 22, com sessões às 10h30 e 14h.

O projeto Cine Leitura também fará a doação de estruturas físicas de cinematecas juntamente com acervos de livros e filmes para o público infantil para instituições sem fins lucrativos e espaços culturais públicos.

A estrutura da cinemateca conta com projetor e home theater, 80 exemplares de livros de literatura infantil, com 50 títulos diferentes, 10 exemplares de livros de literatura infantil impressos em braile e 40 DVDs de títulos diferentes de filmes infantis.

Segundo dados da 5ª edição da pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, no sudeste apenas 42% da população é leitora. O incentivo da leitura desde a infância é importante para que o cenário da leitura no Brasil prospere.

LEIA TAMBÉM:

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “As Loucuras da Vó Grana” tem a produção da 3S Produções e apoio da Webka, com patrocínio da Croda, e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

“Oferecer às crianças um espaço lúdico e inspirador é o nosso objetivo. Nós acreditamos que a leitura é fundamental para a formação de qualquer cidadão. Portanto, estamos cumprindo a nossa missão ao motivar as crianças a estarem perto dos livros e a terem acesso à cultura”, afirma Rogério Cezar Bahú, presidente da Renovias.

Sobre a RENOVIAS: A Renovias Concessionária S/A administra rodovias através do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo. A malha viária da Renovias possui uma extensão de 345,6 quilômetros e liga Campinas, Circuito das Águas e sul de Minas: SP-340 (Campinas/Mococa), SP-342 (Mogi Guaçu/Águas da Prata), SP-344 (Aguaí/Vargem Grande do Sul), SP-350 (Casa Branca/São José do Rio Pardo) e SP-215 (Vargem Grande do Sul/Casa Branca). O Sistema de Atendimento aos Usuários (SAU) da Renovias está à disposição 24 horas por dia aos motoristas. Para acioná-lo, basta ligar 0800 055 9696 ou usar um dos fones de emergência, implantados a cada quilômetro.

Sobre o Ministério da Cultura: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela empresa Renovias. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias