Conecte-se conosco

Jaguariúna

Campanha Sacolinha de Natal beneficia os animais resgatados em situação de abandono

Publicados

em

A recente morte de um cão na loja de uma grande rede de supermercados mais uma vez expõe a vulnerabilidade dos animais que vivem nas ruas. O caso está sendo investigado, mas, segundo denúncia, o animal teria sido morto por um segurança do local. O fato tem causado polêmica e protestos com a mobilização de uma parcela da população que se indigna com esses atos de violência.

Infelizmente, casos como esses evidenciam a crueldade humana perante os animais que vivem em situação de abandono. Por outro lado, fortalecem o reconhecimento de ações como as praticadas pela ONG Xodó de Bicho, em Jaguariúna, que atua na proteção animal há quase duas décadas.

Neste final de ano, a Xodó realiza a campanha Sacolinha de Natal em prol dos cachorros que vivem em seu canil, todos resgatados e com um histórico de desamparo. A ação prevê a compra de brinquedos seguros e medicamentos de uso contínuo para animais em situação de confinamento.

A presidente da ONG, Leliane Magalhães Guerra Gandolphi, detalha a necessidade especial de brinquedos que não soltem partes, pois evita engasgos ou graves problemas intestinais no caso de ingestão pelos cães. A campanha será veiculada nas mídias sociais e na lojinha da ONG, no endereço eletrônico xododebicho.ecwid.com.

Aos cuidados da ONG

Segundo Leliane, o número de animais que vivem aos cuidados da ONG é variável, pois depende da disponibilidade de recursos da entidade. “Ajudamos entre cem e cento e trinta animais mensalmente”, contabiliza. Atualmente, vivem no canil cerca de 50 cães – somam-se a esses os animais comunitários que são cuidados nas ruas, os de famílias carentes e de protetoras que cuidam dos animais em casa.

A ONG não possui gatil. Segundo a representante da entidade, os gatos auxiliados ficam em lares temporários ou são animais considerados ‘ferais’, de colônias em vários bairros da cidade, que infelizmente não são aptos à adoção.

Chama a atenção o apontamento da ONG em relação a épocas festivas, como Natal, Ano Novo, férias escolares e Carnaval, sendo esses períodos os que reúnem os índices mais elevados de casos de abandono. “Existe o pensamento de que, para não gastar com hotelzinho ou cuidador, as pessoas soltam seus animais nas ruas e, se estiverem por lá quando do retorno, os pegam de volta. Se não estiverem, buscam um novo filhote e o ciclo recomeça”, lamenta Leliane.

A legislação considera a prática do abandono como crime – Lei 9605, art 32. Porém, a presidente reforça a necessidade de denúncia formal desses casos para que a polícia possa agir contra aqueles que cometem esse tipo de infração.

Apoios e parcerias

Segundo a representante da ONG, seria impossível a manutenção da entidade sem o apoio recebido de pessoas físicas e jurídicas, bem como de organizações dos setores público e privado. “As doações continuam mantendo a Xodó viva. Registramos uma queda significativa nas doações espontâneas, em depósitos ou doações em dinheiro. Creditamos isso à crise no país, mas a participação nos eventos e as vendas de produtos da ONG se mantêm fortes e são pilares importantes para a manutenção dos trabalhos da entidade”. 

A prestação de contas da ONG está disponível para consulta através do link no Portal da Transparência, no site xododebicho.org e na rede social facebook/xododebicho.

Adoções e cuidados

“Os animais que vivem no canil da Xodó estão todos aptos para adoção imediata, sendo alguns com necessidades especiais. Todos são castrados, vacinados contra raiva e com a V10 importada (contra diversas viroses que acometem cães). O estado de saúde é acompanhado semanalmente e atestado por uma médica veterinária”, observa a presidente.

O direcionamento da adoção é feito a partir de um questionário e a seleção dos animais é indicada para cada situação e de acordo com o perfil da composição familiar.

As feiras presenciais de adoção são realizadas a cada bimestre, os locais são previamente anunciados na mídia. Já a feira virtual é perene e pode ser acessada pelo facebook.

Itens mais usados

Além da demanda de voluntários, a ONG destaca a necessidade de alguns itens mais utilizados nos cuidados diários dos animais: ração para cães e gatos (principalmente adultos); produtos de limpeza (base de amônia quaternária, água sanitária, desinfetante); xampus comuns e xampus especiais (clorexidine e similares); jornais; remédios de uso contínuo; petiscos; e alimento em pasta.

Os doadores podem obter mais detalhes pelo inbox na página no facebook ou e-mail [email protected].

Reportagem: Viviane Westin

Foto: Xodó de Bicho/Divulgação

Jaguariúna

Projeto “Cultura para todos” oferece ingressos gratuitos para espetáculo teatral neste fim de semana

Publicados

em

O projeto Cultura Para Todos, promovido pela Secretaria de Turismo e Cultura de Jaguariúna, vai oferecer 100 ingressos gratuitos para o espetáculo “A Golondrina”, nestes sábado e domingo, dias 25 e 26, no Teatro Municipal Dona Zenaide.

Os interessados devem retirar os ingressos uma hora antes de cada sessão, na bilheteria do teatro. No sábado, a peça começa às 20h e, no domingo, às 18h. A ação é limitada a 100 ingressos para cada dia de apresentação.

LEIA TAMBÉM:

Com produção de Odilon Wagner, direção de Gabriel Fontes Paiva e os atores Tania Bondezan (vencedora do Prêmio Shell 2019 de melhor atriz) e Luciano Andrey no elenco, o espetáculo “A Golondrina” discute a liberdade, a diversidade e a aceitação. O texto é do espanhol Guillem Clua, um dos mais premiados autores da atualidade.

Inspirado no ataque terrorista homofóbico que aconteceu no Bar Pulse, em Orlando (EUA), em junho de 2016, “A Golondrina” mostra o emocionante encontro de Ramón, sobrevivente de um ataque semelhante, com Amélia, uma severa professora de canto, que também tem sua história ligada a esse trágico evento. Os personagens vão revelando detalhes de suas histórias, que se entrelaçam como num quebra-cabeças.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Força-tarefa da Prefeitura de Jaguariúna combate comércio ilegal de sucata

Publicados

em

Uma força-tarefa da Prefeitura de Jaguariúna, que reúne a Secretaria de Segurança Pública, Guarda Municipal e Diretoria de Fiscalização Tributária, com o apoio da Polícia Militar, fechou o cerco ao comércio ilegal de sucata na cidade, nesta quarta-feira, 22.   

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Jaguariúna, o objetivo da ação foi localizar objetos comumente furtados em residências, construções e prédios destinados à locação.

LEIA TAMBÉM:

Foram visitados oito pontos de compra e armazenamento de sucatas. Durante a operação, a documentação e o cadastro desses estabelecimentos junto ao município foram rigorosamente fiscalizados. Os fiscais presentes constataram diversas irregularidades administrativas.

“Em uma revista minuciosa dos estoques, foram encontrados objetos sem origem identificável. No entanto, a ausência de vítimas que pudessem reconhecer esses itens impediu que medidas mais severas fossem tomadas. Diante disso, os comerciantes foram orientados a implementar um rigoroso controle documental”, explicou o secretário de Segurança Pública, Edgard Mello do Prado Filho.

Os comerciantes de sucata foram orientados a registrar detalhadamente a entrada de cobre e outros metais valiosos. Este registro deve incluir o nome do vendedor, o número de seu documento de identificação, além de fotos do produto adquirido e do documento do vendedor.

A força-tarefa reflete um esforço coordenado para coibir o comércio de materiais de origem duvidosa e garantir a regularidade administrativa dos estabelecimentos da cidade. A fiscalização contínua e o cumprimento das novas diretrizes documentais visam inibir práticas ilícitas e fortalecer a segurança no município.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Red Eventos recebe Filipe Ret, Orochi, Mc Cabelinho e outros artistas em outubro

Publicados

em

Festival Nubeat acontece no feriado de 12 de outubro na Red Eventos

Em seu terceiro ano, o Festival Nubeat chega à 6ª edição se consagrando como um dos principais eventos nacionais de trap e rap. No dia 12 de outubro a Red Eventos, em Jaguariúna – há 15 minutos de Campinas -, será palco do maior festival do estilo musical no Estado de São Paulo, reunindo, em um único dia, atrações como Filipe Ret, Criolo, Djonga, Orochi, Kyan, KayBlack, Mc Cabelinho, Veigh, Tasha e Tracie, e Mc PH.

LEIA TAMBÉM:

“O trap e o rap não possuem destaque nos festivais nacionais. Por isso, o projeto Nubeat surgiu da necessidade de criar um espaço que proporcionasse visibilidade tanto para os artistas desses gêneros musicais, quanto para os fãs. O Nubeat já recebeu grandes nomes em edições anteriores, reunindo mais de 40 mil pessoas ao todo”, explica o sócio-fundador do festival, Yuri Saccenti.

Responsável pela produção do Festival, a Faro Eventos está bastante otimista com a recepção do público da região. “Nossa agência tem experiência com eventos de grande porte – para mais de 20 mil pessoas – e participar do planejamento e da produção de um festival como o Nubeat, com grande apelo do público, é mais uma oportunidade para a ampliarmos a nossa diversidade, levando nosso know how, criando momentos memoráveis e impulsionando o mercado da região”, complementa o sócio-diretor da Faro Eventos, Victor Brentegani.

Serviço
Festival Nubeat
Local: Red Eventos: Avenida Antártica, 1530 Jaguariúna
Data: 12 de outubro de 2024
Vendas: Byma – https://bit.ly/NUBEATFESTIVAL2024

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias