Conecte-se conosco

Campinas

Região de Campinas tem redução de 11% em mortes no trânsito no mês de junho, aponta Detran-SP

Publicados

em

Estatísticas do Infosiga SP também apontam queda de 48 % nos óbitos em acidentes com motocicletas no comparativo de junho de 2023 em relação ao mesmo mês de 2022

De acordo com os novos dados do Infosiga SP, sistema do Governo do Estado gerenciado pelo programa Respeito à Vida e pelo Detran-SP, a região de Campinas apresentou queda de 11% no número total de mortes no trânsito, na comparação entre junho deste ano com o mesmo mês de 2022. Em 2023, ocorreram 85 óbitos em acidentes, contra 95 no mesmo período do ano passado.

Entre os números do Infosiga, destaca-se a queda de 48% nos casos de mortes em acidentes envolvendo motocicletas na região. Na comparação entre junho de 2022 com o mesmo mês deste ano, foram registradas 46 ocorrências contra 24, respectivamente.

No acumulado de janeiro a junho de 2023, comparado a 2022, também foi registrada queda no número de mortes envolvendo motocicletas. Foram 191 óbitos contra 183, o que representa uma redução de 4%.

LEIA TAMBÉM:

Os municípios da região que mais apresentaram queda nos números de óbitos no trânsito em junho em comparação ao mesmo mês deste ano foram: Atibaia, Americana, Indaiatuba, Sumaré e Bragança Paulista. Nas cinco cidades não houve registro de morte. Nos municípios de Atibaia e Indaiatuba, a queda foi de 100%, passando de duas mortes em junho de 2022 para nenhuma no mesmo mês de 2023. Já em Sumaré, Indaiatuba e Bragança Paulista, os números de óbitos também atingiram a marca dos 100% de queda, passando de três ocorrências, em junho de 2022, para zero em junho deste ano.

Número de acidentes
O quantitativo de acidentes registrados no acumulado do ano (janeiro a junho) apresentou um aumento de 10%, em comparação com o primeiro semestre do ano passado, na região de Campinas. Foram contabilizadas no primeiro semestre deste ano 15.820 ocorrências, contra 14.400 em 2022.

Já na comparação de junho deste ano com o mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 18%. Foram 3.152 ocorrências em junho de 2023 o, contra 2.670 em junho de 2022.

Foco constante na conscientização
Nessas férias de julho, a nova campanha educativa do Detran-SP adotou o mote “No trânsito, dê férias para a morte”, na busca da conscientização de motoristas e passageiros que pegarão a estrada, para que respeitem as leis de trânsito e serem mais gentis. A campanha está sendo veiculada em rádios, TV, por meio de peças em mobiliário urbano, como relógios e pontos de ônibus, além de placas em estradas com maior movimentação nas férias. Também foi feita distribuição de flyers com dicas de segurança em algumas das principais saídas de São Paulo, com orientações sobre direção segura.

No filme da campanha, a “morte” é apresentada em diversas situações de férias, enquanto diferentes condutores seguem para seus destinos de descanso respeitando as leis de trânsito. Ou seja, só a observação da conduta segura à direção pode dar férias à morte no trânsito. As peças usam o humor para enfatizarem a importância de ações que podem parecer corriqueiras – como usar o cinto de segurança também no banco de trás, guardar o celular enquanto estiver dirigindo e evitar a soma de álcool e direção – mas que são condutas indispensáveis, especialmente nos períodos com maior movimento do ano, tanto nas estradas quanto nos municípios visitados por turistas.

O Governo de São Paulo, por meio da nova gestão do Detran-SP, vem promovendo desde fevereiro campanhas de comunicação com o intuito de conscientização para a diminuição de acidentes, seja no trânsito das cidades como nas estradas. No Carnaval, o mote adotado foi “Palavras mentem. Números, não”, para o slogan “Neste Carnaval, não dê desculpas. Se beber, nem pense em dirigir”. As peças demonstravam que não cabem desculpas esfarrapadas para justificar o injustificável, como a direção combinada ao álcool, pois ninguém está imune a tragédias. Já em maio, o foco da campanha sobre o Maio Amarelo foi “No trânsito, respeite a sua vida e a dos outros”, com o intuito de refletir diante de relatos reais de quem teve sua trajetória impactada por acidentes.

Álcool e direção
É fato que, sob efeito de álcool, o motorista tem a sua capacidade de percepção reduzida em vários sentidos. Isso porque o álcool causa uma diminuição da capacidade neurológica, e, consequentemente, dos órgãos de sentido. A ingestão de bebida alcoólica diminui a visão periférica, a percepção de movimentos laterais e a visão de obstáculos, além de afetar o tempo de reação.

Desde o Carnaval de 2013, o Detran-SP contribui para o cumprimento da Lei, conhecida como Lei Seca ou Tolerância Zero coibindo casos de embriaguez ao volante por meio do Programa Operação Direção Segura Integrada (ODSI). Nesses 10 anos, foram mais de meio milhão de veículos (590.326) fiscalizados, em 2.186 operações pelo programa. Na série histórica da ODSI desde o ano de sua criação, fica clara a relevância das fiscalizações: foram 52 ações realizadas em todo o estado naquele ano, com 9,85% das abordagens resultando em infrações. Os números saltaram para 382 operações no ano passado, mas com redução pela metade das infrações registradas: 4,88% do total de abordagens.

De acordo com estudo publicado em 2006 nos Estados Unidos, o risco de um condutor com alcoolemia entre 0,2 e 0,5 grama por litro de sangue morrer em um acidente de trânsito envolvendo apenas um veículo é de 2,5 a 4,6 vezes maior que o de um condutor abstêmio (dependendo da faixa etária, já que motoristas mais jovens correm maiores riscos do que os mais velhos, mesmo sem estarem alcoolizados). Já para níveis de álcool no sangue entre 0,5 e 0,8 grama por litro, esse fator varia entre 6 e 17 vezes. Com alcoolemias a partir desse valor, os fatores variam de 11 a até 15.560 vezes, indicando que o consumo abusivo de álcool acarreta risco muito acentuado de envolvimento em acidentes fatais.

Alta velocidade
Um veículo que circula com excesso de velocidade necessita de tempo maior para a frenagem, o que eleva a probabilidade de o motorista perder o seu controle. Além disso, quanto maior a velocidade de circulação, menor é a capacidade de o motorista se antecipar a possíveis perigos, o que aumenta muito o risco de acidente e a gravidade das lesões.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) elaborou uma fórmula que relaciona risco de acidentes e de mortes ao aumento da velocidade, por meio de cálculos baseados em relatórios de ocorrências de trânsito enviados de todo o mundo e compilados em 2004. Pela equação, quando se ultrapassa em 1% o limite de velocidade em uma via, os riscos médios de acidentes sobem 3% e o risco de morte cresce em até 5%. Estudos do órgão trazem evidências diretas de que dirigir apenas 5 Km/h acima da média em áreas urbanas, com limite de velocidade de 60 Km/h, e 10 Km/h acima da média em rodovias é fator suficiente para dobrar o risco de ocorrer um acidente.

Já estudos da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Organização Mundial da Saúde (OMS) e do New York City Department Of Transportation apontam que, quando um pedestre é atropelado a 60km/h, a chance de o acidente ser fatal é de 98%. Já se o acidente ocorrer a 40km/h, essa porcentagem cai para 35%.

Ao volante, esqueça o celular
É correto dizer que dirigir mexendo no celular é tão perigoso quanto após a ingestão de bebida alcoólica. Segundo uma pesquisa da instituição inglesa RAC Foundation, o envio de mensagens pelo smartphone é capaz de retardar o período de reação do condutor em 35%.

Outro estudo, da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), aponta que digitar uma mensagem de texto enquanto se conduz um veículo a 80 km/h equivale a dirigir com os olhos vendados por um percurso de até 100 metros, o comprimento de um campo de futebol.

Outro fato notório é que, ao usar o celular ao volante, o condutor perderá o campo de visão de 360 º que se deve ter com o auxílio do espelho retrovisor, o que afetará sua concentração no trânsito.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Campinas

Brasileiras e italianos levam principais títulos na etapa de Campinas do Circuito Beach Tennis

Publicados

em

Quarta etapa ocorre em Paulínia, na arena do ex-craque de futebol Amoroso, entre os dias 22 e 24

Foram definidos, neste domingo, os campeões da terceira etapa do Circuito Beach Tennis que foi realizada na Arena Aveiro, em Campinas. O evento contou com mais de 900 atletas do Brasil, Itália e da Rússia e teve transmissão do canal PlayBT no Youtube.

No feminino o título ficou com a dupla da paulista Lorena Melo, 18ª do ranking mundial, e da mineira Graziele Silva. Elas bateram na decisão a dupla de Julianna Martins e Lilian Shibata por 6/1 6/2: “Agradecer a Lorena, nossa parceria invicta . Foi muito bom, conseguimos impor nosso jogo do início ao fim , essa final as meninas entraram com uma estratégia diferente no segundo set , trocando mais bolas, nos empurrando mais pra trás para tirar nossa agressividade. Mas conseguimos ter calma, força mental que influenciou no resultado da partida”, vibrou Graziela que leva o segundo troféu seguido. Ela foi campeã na etapa de Jundiaí ao lado de Isabela Sella.

LEIA TAMBÉM:

No masculino o título ficou com a dupla dos italianos Tristano Frattolillo e Edoardo Ponti que derrotaram na final o russo Ivan Syrov e o brasileiro Giovane Bueres por 6/2 3/6 10/3.

“Muito feliz, final muito dura, primeira vez que jogo com um canhoto e deu bom, fomos melhorando partida a partida”, vibrou Frattolillo.

“Foi muito legal, mais de 1.100 inscrições, jogos dentro do horário, final bem legal na masculina com brasileiro e russo contra italianos e no feminino a dupla da Graziela e da top 20 Lorena confirmou o favoritismo. Já estamos nos preparativos para a próxima etapa em Paulínia já com mais de 500 inscrições”, disse Eduardo Souza, organizador do Circuito Beach Tennis.

A quarta etapa acontecerá na cidade de Paulínia (SP) na Arena Esportes Paulínia, comandada pelo ex-craque de futebol Márcio Amoroso dos Santos, o Amoroso, entre os dias 22 e 24 de março. As inscrições podem ser feitas no profissional e no amador pelo link https://letzplay.me/circuitobeachtennis .

Calendário até junho:
22 até 24/03 – Paulínia (SP) – Arena Esportes Paulínia
19 até 21/04 – Mogi das Cruzes (SP) – Studio Eco Mogi
3 até 5/05 – Sorocaba (SP) – Beach House Sorocaba
17 até 19/05 – Campinas (SP) – CT Lucas Sousa – Clube Cultura
30/05 até 02/06 – Riviera de São Lourenço (SP) – Beach Tennis Clube Riviera
14 até 16/06 – Ribeirão Preto (SP)
28 até 30/06 – Itu (SP) – Apollo Beach House

O Circuito Beach Tennis conta com os patrocínios de O Boticário, Herbalife, Mormaii e da ZAND. Conta também com os apoios da Fisioterapia Recovery Health, Casa das Frutas Campinas e Agência de Viagem Twisy Travel.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Zé Neto & Cristiano gravam novo DVD ‘Intenso’ em Valinhos

Publicados

em

Gravação acontece no dia 09 de março no Brahma Valley, às margens da rodovia Dom Pedro I

A gravação do DVD “Intenso”, novo projeto da dupla sertaneja Zé Neto & Cristiano, é neste sábado, 09. O show será realizado no Brahma Valley, em Valinhos.

LEIA TAMBÉM:

Em comunicado, a dupla explicou que “Intenso”, nome forte do novo DVD, transmite o momento de transformação vivido pela dupla, que recentemente assumiu a gestão da própria carreira. A promessa é de “mais um capítulo da coleção de sucessos da dupla”.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

CIESP-Campinas comemora o Dia Internacional da Mulher

Publicados

em

A Regional Campinas do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), por meio do seu departamento de Gente & Gestão, comemora o Dia Internacional da Mulher, com café da manhã e palestra de Tania Telles, com o tema Mulheres na Liderança Integrativa – Vida Plena. O evento acontece no dia 8 de março (sexta), a partir das 9h, no Fildi Hotel & Eventos (Rua Franm, 58, Nova Veneza, em Sumaré).

LEIA TAMBÉM:

A palestra tem como objetivo abordar os segredos do equilíbrio entre liderança e maternidade, absorvendo estratégias poderosas para atingir o sucesso. Busca ainda inspirar a líder que existe em cada mulher, transformando cada trajetória em uma marca positiva.

Tania Telles é palestrante internacional, treinadora de mentores, com 32 anos de atuação no universo corporativo, em empresas de diversos segmentos. Colunista do programa Elas na TV, Tania é criadora do método Vitta, mentora de líderes e especialista em Gestão Estratégica de Talentos.

Apoios: Fildi Hotel & Eventos e Silos Eventos.

Inscrição pelo link: https://www.ciespcampinas.org.br/site/confirmacao_presenca/?id=2881

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias