Campinas
PUC-Campinas entra pelo segundo ano consecutivo em ranking das melhores do mundo
Instituição é a única particular fora das capitais brasileiras na lista e tem empregabilidade como destaque
A PUC-Campinas figura pelo segundo ano consecutivo entre as melhores universidades do mundo pelo QS World University Ranking 2024, um dos três rankings mais conceituados entre os avaliadores globais de qualidade. No Brasil, 35 instituições atingiram a pontuação para figurar no ranking 2024, sendo apenas sete particulares. Um dos destaques da PUC-Campinas foi no quesito empregabilidade de seus estudantes, aparecendo como a 10ª melhor do Brasil, incluindo instituições públicas e privadas.
Mesmo com a aplicação de novos indicadores e alteração dos pesos para os indicadores que permaneceram, feita pela QS World no levantamento deste ano, além da entrada de 83 novas instituições internacionais, a PUC-Campinas permaneceu entre as melhores do mundo.
“A PUC-Campinas tem passado por um processo acelerado de melhorias em todos os setores da Universidade, tanto na área administrativa quanto nas áreas acadêmica, de pesquisas e de serviços para a comunidade, buscando cada vez mais eficiência e sustentabilidade. Estamos sempre atentos para atender às necessidades da sociedade para a construção de um mundo melhor. E os resultados estão aparecendo em rankings nacionais e internacionais como o QS World, que são indicadores de que estamos no caminho certo, colhendo frutos do trabalho e do empenho de toda comunidade acadêmica”, disse o Reitor.
LEIA TAMBÉM:
A PUC-Campinas continua sendo a única instituição particular do Interior a figurar no ranking e recebeu um selo que a certifica integrar o grupo das melhores instituições de ensino superior globais.
Pelo novo levantamento da QS World, a PUC-Campinas está entre as sete únicas universidades particulares brasileiras que figuram no ranking de melhores universidades do mundo e é a 5ª melhor universidade particular do Brasil.
A Universidade continua bem avaliada em diversos quesitos, como a reputação acadêmica e número de alunos por professor. Mas o destaque foi o de empregabilidade, que avalia como é a entrada dos estudantes no mundo do trabalho.
A PUC-Campinas conta com um processo permanente de encaminhamento de seus estudantes para estágio remunerados por meio de seu Escritório de Talentos, que faz a aproximação entre empresas públicas e privadas com os diversos cursos da Instituição. Também promove a Feira de Estágios, que atrai diversas empresas da região de Campinas e São Paulo para mostrar suas oportunidades de estágios aos estudantes.
Com isso, a Universidade conseguiu nos últimos anos que uma média de 45% dos alunos realizasse estágios com remuneração durante o curso nas modalidades presencial, à distância ou hibrido, bolsa auxílio e benefícios atrativos. Muitos tiveram a experiência de estágio profissional em multinacionais na Alemanha, Japão, Estados Unidos, Suíça e Portugal.
Nas cidades da Região de Campinas, Jundiaí, Sorocaba, Piracicaba e em São Paulo, 4,5 mil empresas privadas e públicas parceiras já ofereceram vagas de estágios para os alunos PUC-Campinas. A Universidade também promove cursos e projetos conjuntos com empresas por meio de seu Projeto Mescla, além de aulas práticas dentro de grandes indústrias.
Rankings
O QS World University Ranking é feito pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds e avaliou 2.963 instituições de ensino superior em mais de 100 países.
Além do ranking internacional, a Universidade está entre as 10 melhores universidades particulares do Brasil na edição do Guia da Faculdade 2022, a maior pesquisa de opinião sobre o Ensino Superior brasileira, feita pela Quero Educação em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo.
O ranking do Estadão mostrou a PUC-Campinas entre as particulares com o maior número de cursos cinco estrelas do País e a única fora das capitais.
Além dos rankings de avaliações acadêmicas, a Instituição é destaque nos que avaliam o quesito sustentabilidade. O UI GreenMetric World University Ranking, que classifica as universidades mais sustentáveis ecologicamente, coloca a PUC-Campinas entre as mais responsáveis do mundo.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
Kartódromo do Taquaral será cenário da corrida de rua Santander
Corrida noturna reúne atletas no dia 8 de agosto com percursos de 5 km e 10 km
Campinas recebe neste sábado, dia 8 de agosto, o Santander Night Run, maior circuito de corridas noturnas do mundo. Com percursos de 5 km e 10 km e largada às 19h, a corrida acontecerá no Kartódromo do Taquaral, na avenida Dr. Heitor Penteado.
Com o mote “A pista é sua”, o evento incentiva cada participante a correr no seu ritmo e aproveitar uma atmosfera que une esporte e entretenimento. Considerada uma das provas mais icônicas do país, a Santander Night Run reúne mais de 150 mil atletas por ano em todo o Brasil. O evento se destaca pelo engajamento do público jovem e expressiva participação feminina, que representa cerca de 55% dos corredores inscritos.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site oficial do evento: www.nightrun.com.br/campinas. A retirada dos kits vai ocorrer nos dias 7 e 8 de agosto, a partir das 10h, na Decathlon Campinas, no trevo da Rodovia Dom Pedro 1, km 129.
LEIA TAMBÉM:
Os três primeiros colocados das categorias masculina e feminina, em ambas as distâncias, receberão troféus. Todos os atletas que completarem o percurso serão premiados com a medalha oficial da prova.
Santander Brasil e Esporte: O Santander Brasil concentra seu apoio ao esporte nas corridas de rua, promovendo saúde, bem-estar e qualidade de vida. O Banco patrocina o Santander Track&Field Run Series, o maior circuito de corridas da América Latina em número de provas, e a Santander Night Run, principal circuito noturno do mundo. Também fazem parte da plataforma SRUN, circuito proprietário do Banco, eventos como a Santander Rio S21K, a Santander Meia de Sampa, a Santander Meia de Curitiba e a Santander Maratona de Curitiba. Em 2025, mais de 420 mil pessoas participaram das provas promovidas ou apoiadas pelo Banco.
A Norte Marketing Esportivo, comercializadora do evento, é referência na criação e realização de experiências esportivas de grande porte. Com foco em promover o bem-estar e a saúde por meio do esporte, a empresa é responsável por alguns dos principais eventos de corrida de rua do Brasil.
Serviço:
Santander Night Run – Campinas
Data: 08/08/2026
Local: Kartódromo – Av. Dr. Heitor Penteado – Parque Taquaral, Campinas
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
Renovias celebra o Dia do Motociclista com instalação e distribuição de 300 antenas corta-pipa
Ação reuniu forças de segurança para orientar os motociclistas e prevenir acidentes; houve também a entrega de mangas de proteção para os braços
Em alusão ao Dia do Motociclista, celebrado em 27 de julho, a Renovias promoveu nesta terça-feira, 28, uma ação de conscientização voltada à segurança dos motociclistas na Avenida Padre Jaime, em Mogi Guaçu. A iniciativa contou com a instalação e distribuição gratuita de 300 antenas corta-pipa, equipamento que ajuda a prevenir acidentes provocados por linhas com cerol e linha chilena.
A ação foi realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), alunos do Curso de Formação da Guarda Civil Municipal e agentes da corporação, e a Polícia Militar, reforçando o compromisso conjunto com a preservação da vida e a promoção de um trânsito mais seguro.
Além das antenas corta-pipa, também foram distribuídas mangas de proteção para os braços feitas de tecidos tecnológicos e folhetos educativos com orientações sobre segurança no trânsito. O uso de linhas cortantes pode causar acidentes graves e até fatais envolvendo motociclistas.
LEIA TAMBÉM:
Dispositivos simples e de baixo custo, as antenas corta-pipa são instaladas na parte frontal da motocicleta e capazes de romper linhas antes que elas atinjam o pescoço ou o corpo do condutor. Embora a utilização seja obrigatória apenas para motociclistas profissionais em alguns casos, o equipamento é recomendado para todos que utilizam motocicletas, especialmente durante o período de férias escolares, quando aumenta a prática de empinar pipas.
” A instalação da antena corta-pipa é uma medida simples, mas que pode evitar acidentes graves e preservar vidas. Com essa ação, reforçamos nosso compromisso com a segurança dos motociclistas e com a conscientização de todos os clientes das rodovias e das vias urbanas”, afirmou Alexandre Bueno da Silva, coordenador de Operações da Renovias.
Regularmente a concessionária desenvolve ações educativas voltadas aos diferentes públicos que utilizam o sistema viário, promovendo iniciativas de conscientização, prevenção de acidentes e incentivo a comportamentos seguros no trânsito.
Em 2025, a Renovias distribuiu e instalou gratuitamente mais 600 antenas a motociclistas em diversas cidades que compõem sua malha viária.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
SP investe R$426,8 milhões para intervenções em 526 prédios escolares da região de Campinas
Em 42 meses, 100 creches foram construídas e mais de mil escolas estaduais climatizadas em todo o estado; três unidades da PPP Novas escolas foram entregues
De janeiro de 2023 a junho de 2026, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) já realizou 7.423 obras com investimento de R$3,5 bilhões. As intervenções foram realizadas em 3.671 escolas e creches, beneficiando alunos de 582 municípios paulistas. Na região de Campinas, foram 982 obras em 526 escolas e creches, com investimento de R$ 426,8 milhões.
Os serviços foram executados pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) e incluem a entrega de novas escolas e creches, reformas de quadras esportivas, cozinhas, refeitórios, adequação e ampliação de salas de aula, recuperação de fachadas e telhados, acessibilidade e construção de unidades educacionais.
A climatização de escolas estaduais também faz parte do pacote de obras. Atualmente, 1.079 unidades estão climatizadas. A execução do projeto ocorre em três etapas: a adaptação da infraestrutura elétrica das escolas, a instalação dos aparelhos de climatização e a ligação da energia por parte das concessionárias de energia elétrica. O programa prevê o aporte de R$570 milhões para contemplar 1.500 escolas da rede estadual com conforto térmico. Na região de Campinas, 93 escolas já foram climatizadas desde o início do programa.
LEIA TAMBÉM:
No período, a educação infantil já recebeu 100 unidades do Programa Creche Escola em 97 cidades paulistas. Em 42 meses de gestão, foram geradas 13,4 mil vagas para crianças de zero a cinco anos de idade, totalizando investimento de R$ 283 milhões em obras. Na região de Campinas, foram 1.180 vagas em dez creches entregues na gestão, com investimento de R$ 24,6 milhões. As novas creches da região estão nas cidades de Americana, Campinas, Cordeirópolis, Itatiba, Jaguariúna, Nazaré Paulista, Pedreira, Serra Negra, Tuiuti e Vargem Grande do Sul.
PPP Novas Escolas
O Estado já entregou, neste ano, três das 33 escolas estaduais da Parceria Público-Privada Novas Escolas. As novas unidades de ensino ficam em Aguaí, Atibaia e São José dos Campos e atenderão estudantes em período integral. Ao todo, 29 cidades paulistas serão contempladas com o novo modelo de prédios escolares.
Por meio da PPP, que receberá investimentos de R$ 2,1 bilhões ao longo de 25 anos de concessão, as empresas privadas constroem e gerenciam as escolas em questões estruturais. Nessas escolas, a Seduc-SP segue responsável pela área pedagógica, contratação e formação de professores e currículo educacional.
As novas escolas da parceria contam com estrutura moderna e acessível, incluindo, por exemplos: salas de aula, sala de recursos, quatro espaços de inovação, sala de leitura, espaços de estudos individuais, auditório, refeitório, cozinha completa, pátio coberto, espaços de convivência, ginásio poliesportivo, arquibancada, sanitários e vestiários adaptados para pessoas com deficiência, espaços para as equipes pedagógicas, sala de vigilância e centro de mídias.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
São Paulo5 dias atrásPrefeitura de Monte Alegre seleciona currículos de professor de Educação Física
-
Jornal Online1 semana atrásJornal Gazeta Regional Edição 2048
-
Amparo6 dias atrás14ª Caminhada pela Paz em Amparo contará com programação gratuita para toda a família, unindo promoção da qualidade de vida e incentivo à convivência pacífica
-
Campinas1 semana atrásPirajá Cambuí promove primeira edição da Feijoada Tia Surica
-
Campinas1 semana atrásPejotização tem espaço ampliado e traz mudanças nas relações de trabalho no Brasil
-
Jaguariúna6 dias atrásPAT de Jaguariúna realiza série de mutirões de emprego nesta semana
-
Amparo1 semana atrásMais de 100 cirurgias serão realizadas neste fim de semana em Amparo
-
Campinas1 semana atrásMercado imobiliário entra no segundo semestre com foco em imóveis de entrega próxima


