Conecte-se conosco

Jaguariúna

Primavera: Ceaflor comemora alta no consumo das flores de corte com a retomada dos eventos sociais

Publicados

em

Após de um ano e meio, recuperação já representa entre 50 e 60% do habitual na pré-pandemia, com forte tendência de elevação

O Ceaflor, o grande entreposto de flores, plantas e acessórios para floricultura, paisagismo e decoração, localizado do Circuitos das Flores, na região de Holambra, está otimista com a chegada da estação das flores, sobretudo porque esta primavera, em particular, chega junto com um momento muito aguardado por produtores, atacadistas e decoradores: a retomada do consumo de flores de corte, com a volta dos eventos e festas.

Muito empregadas na decoração de casamentos, festas de aniversário e eventos corporativos e institucionais, as flores de corte foram, seguramente, um dos produtos mais diretamente impactados pela pandemia. Em função do distanciamento social, o segmento de eventos, festas e comemorações coletivas foi o primeiro a parar e um dos últimos a voltar, 18 meses depois, agora que a pandemia dá sinais de melhora, com a vacinação em massa da população.

Os eventos e festas têm um peso muito relevante no setor da floricultura, que é composto também por flores envasadas, plantas ornamentais para paisagismo e jardinagem e acessórios para decoração. “A retomada que já representa quase 60% do consumo registrado antes da pandemia, é excelente, sobretudo porque a tendência é de forte elevação, algo muito esperado pelo setor que amargou grandes perdas no começo da pandemia”, afirma o presidente do Ceaflor, Antônio Carlos Rodrigues.

Decorador de eventos, artista floral e professor da Academia Brasileira de Arte Floral (ABAF), o arquiteto e paisagista Tanus Saab também está otimista neste momento em que as celebrações e festas para até 300 convidados voltam a acontecer.

Apesar de os eventos de grande porte, como as festas de formaturas, ainda estarem suspensos, o segmento de festas, em especial casamentos, até o limite permitido de pessoas, está bastante aquecido. Mas até que a produção se normalize por completo, é importante que os profissionais da decoração sejam criativos e utilizem hastes variadas para alcançar volume na composição dos espaços ornamentados, fazendo uso de flores campestres, rosas, flores desidratadas, folhagens e até flores envasadas, que têm maior oferta e preços melhores.

“A volta dos eventos sociais é uma ótima notícia. Depois de quase dois anos de adiamentos, é natural que as celebrações, dentro do limite possível de convidados, estejam acontecendo em maior número que o habitual neste momento em que a vacinação em massa chegou e a pandemia dá sinais de melhora”, afirma.

Primavera

A chegada da estação das flores traz ao mercado brasileiro produtos com mais cor, qualidade e variedade. Ao mesmo tempo, a estação das flores estimula a prática de jardinagem em casa, uma tendência que se destacou durante o isolamento social imposto pela pandemia, com as pessoas mais tempo em casa.

A Mix Flores, por exemplo, ampliou seu portifólio com as kalanchoês mescladas, oferecendo combinações variadas de cores e formatos. Com preço acessível, as kalanchoês vêm sendo bastante utilizadas na ornamentação de espaços verdes e em arranjos de mesa para eventos sociais e familiares.

Aproveitando a tendência do cultivo de flores, plantas e hortaliças em casa, a empresa de adubos e substratos orgânicos, Bosta em Lata apresenta o KIT PLANTAR. Nas versões Tomate Cereja, Manjericão, Pimenta Biquinho, Morango e Kids, o KIT disponibiliza todo o necessário para o próprio plantio: uma lata, que pode ser utilizada como vasinho, pedra para drenagem, substrato orgânico, semente e um sachê de adubo orgânico. “É uma forma para as pessoas se iniciarem no mundo da jardinagem e da horta orgânica, estimulando, inclusive, as crianças a se interessarem pelo cultivo”, comenta Leonardo de Matos, sócio da empresa.

Já a Biogreen aposta em produtos 100% ecológicos para florir o jardim, ofertando ao mercado peças sustentáveis, como o Xaxim de Palmeira, em substituição ao xaxim de samambaiaçu, que teve a extração proibida por ser uma espécie em extinção. O Palmeira Biogreen tem maior capacidade de receber nutrientes e está disponível nos tamanhos PP, P, M, G e Meia-Lua, além da versão em forma de coração.

Jaguariúna

Obras de pavimentação da Estrada Carlos Gomes seguem em ritmo acelerado

Publicados

em

As obras de pavimentação da Estrada Municipal JGR-020, a Estrada Carlos Gomes, realizadas pela Prefeitura de Jaguariúna, seguem em ritmo acelerado. A via liga Jaguariúna a Campinas e é um importante acesso aos bairros na região.

Nesta quinta-feira, 20, foi pavimentado mais um trecho da estrada. A obra, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, abrange uma extensão de 4,5 quilômetros, num total de mais de 35 mil metros quadrados de asfalto. A execução é da empresa CSW Construções.

LEIA TAMBÉM:

A Carlos Gomes é considerada uma das mais belas estradas vicinais da região, pois a via corta uma extensa área rural, com paisagens exuberantes. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, o objetivo é modernizar a estrada e dar mais qualidade ao passeio, criando uma alternativa de mobilidade para motoristas com mais conforto e segurança.

Fotos: Ivair Oliveira

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna recebe nota máxima no índice de finanças do Tesouro Nacional

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna obteve mais uma vez o melhor índice de avaliação da capacidade de pagamento (Capag) do Tesouro Nacional. O Capag é um dos principais indicadores financeiros do País, responsável pelo diagnóstico da situação financeira de estados e municípios. Os dados foram divulgados pelo Tesouro e se referem ao exercício de 2023. Em 2020 e 2021, a cidade também recebeu a nota máxima.

LEIA TAMBÉM:

Mais uma vez, Jaguariúna conseguiu o grau de excelência no controle de todos os quesitos avaliados pelo índice Capag – endividamento, poupança corrente e liquidez. Esses indicadores são essenciais para comprovar a saúde financeira de municípios e estados e apontar o cumprimento das regras previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Segundo o prefeito Gustavo Reis, “este resultado reflete o trabalho árduo de toda a equipe da Prefeitura e o compromisso em administrar os recursos públicos de forma eficiente e transparente”.

O índice Capag é amplamente utilizado como referência pelos órgãos de controle e pela população para avaliar a saúde financeira dos municípios e estados brasileiros. Com a conquista deste ano, Jaguariúna reafirma seu compromisso com a responsabilidade fiscal e o uso consciente dos recursos públicos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar de seus cidadãos.

Para mais informações sobre o índice Capag e os resultados de outros municípios, os interessados podem acessar o site oficial do Tesouro Nacional.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Programa “Qualifica SP” tem 3 novas modalidades de cursos de qualificação profissional e de empreendedorismo

Publicados

em

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) da Prefeitura de Jaguariúna informa que o programa Qualifica SP, do Governo do Estado, está com três novas modalidades de qualificação profissional para impulsionar a empregabilidade e o empreendedorismo.

O objetivo do programa é preparar jovens e adultos para ingressarem no mercado de trabalho ou alavancarem suas carreiras por meio de capacitação específica.

LEIA TAMBÉM:

Confira os cursos disponíveis, todos gratuitos e com certificação:

  1. Qualifica SP – Meu Primeiro Emprego: voltado para jovens com idade entre 16 e 24 anos, o programa visa proporcionar a estes jovens sua primeira experiência profissional. Serão oferecidos cursos que visam desenvolver habilidades básicas e específicas demandadas pelo mercado de trabalho atual, preparando-os para os desafios da vida profissional.
  2. Qualifica SP – Novo Emprego: destinado a jovens e adultos com idade entre 25 e 59 anos, o programa foca na qualificação para recolocação ou evolução dentro do mercado de trabalho. Este público prioritário receberá treinamentos adaptados às exigências de diferentes setores econômicos, aumentando suas chances de sucesso em processos seletivos e promoções profissionais.
  3. Qualifica SP – Empreenda: para indivíduos maiores de 18 anos que aspiram empreender ou já possuem um negócio em estágio inicial, o programa oferece uma formação empreendedora completa. Além de cursos especializados, os participantes terão acesso a linhas de crédito facilitadas através do Banco do Povo e a mentoria de especialistas para aprimorar seus planos de negócios e maximizar suas chances de sucesso no competitivo mercado empreendedor.

Os interessados podem obter mais informações sobre inscrições e detalhes dos cursos oferecidos através do site https://www.qualificasp.sp.gov.br/home. Dúvidas também podem ser sanadas diretamente no PAT de Jaguariúna, que fica Rua Cel. Amâncio Bueno, 810, no Centro.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias