Campinas
Polícia Civil cumpre 16 mandados de busca e prisão
Quadrilha assaltou joalherias no shopping Parque D. Pedro
Quadrilha assaltou joalherias no shopping Parque D. Pedro
Polícia Civil cumpre 16 mandados – Policiais da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Campinas (SP) cumpriram, ao todo,16 mandados de prisão temporária e busca e apreensão nesta quinta-feira (11) contra a quadrilha que invadiu e assaltou joalherias no Shopping Parque D. Pedro na noite de 25 de junho, um sábado de terror para os clientes e funcionários do centro de compras.
As buscas ocorreram na capital paulista, na região do bairro Americanópolis, e começaram na madrugada.
Esta é a primeira fase da operação, denominada “Decap”. Delegado responsável pela apuração, Fernando Sanches, ressaltou que a investigação foi incansável desde a data do crime, e extremamente complexa, sendo necessário o cruzamento de informações dos suspeitos, análise de inúmeras imagens, depoimentos e dos laudos periciais de veículos, armas e telefones.
Polícia Civil cumpre 16 mandados
“O balanço foi positivo, tem muitos autores identificados. Apesar de quatro prisões temporárias, temos convicção de que identificamos no mínimo oito ou nove autores, além dos já detidos, e muitos deles já estão presos por roubos a joalherias, como o de Campinas, e serão responsabilizados”, explicou Sanches.
Resumo da operação
- 12 mandados de busca e apreensão
- 4 mandados de prisão temporária: sendo um preso e três, não localizados, são considerados foragidos
- Policiais da 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e do Grupo de Operações Especiais (GOE) integram a operação
- Placas de veículos e telefones celulares apreendidos
- Não foram encontradas armas e objetos levados das joalherias
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/i/l/3KH0TeSOmnIvxy45fNZQ/dig-campinas-2-.jpeg)
O preso é um rapaz de 20 anos; que estava em casa. Ele foi levado para a sede da DIG em Campinas para ser interrogado.
LEIA TAMBÉM
O pai dele, de 45, não foi encontrado. Os outros dois foragidos têm 23 e 28 anos – este último chegou a ser preso após outro roubo a shopping em 1º de agosto, mas foi liberado na audiência de custódia e ainda não foi localizado.
Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Criminal de Campinas. Com esses quatro, são oito os que tiveram a participação no assalto identificada pela polícia desde o início das apurações.
“As prisões foram requeridas para auxiliar a investigação. Vamos concluir a investigação quando tiver os laudos dos aparelhos e mais informações nesses quase dois meses”, completou Sanches.
Além deles, há outros suspeitos ainda em investigação, entre eles um homem que chegou a ser preso e confessou participação, mas depois mudou depoimento e foi solto. O celular dele foi apreendido para passar por perícia e a polícia aguarda a conclusão do laudo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/M/m/41qeYuQ8ukcBmpZ81ztA/preso-shopping.jpeg)
Identificados nas imagens de câmeras
Os investigados foram identificados pelas imagens de câmeras de segurança e celulares, analisadas ao longo da apuração. Ao todo, são cerca de 20 pessoas investigadas. Duas joalherias, Monte Carlo e Vivara, foram invadidas e roubadas. Em uma delas, o ladrão usava uma submetralhadora.
“Na primeira, uma pessoa entrou como cliente e anunciou o assalto tirando uma submetralhadora de dentro de uma bolsa. Rendeu as funcionárias e acessou o cofre levando joias. Em ação simultânea, três pessoas entram na joalheria Vivara, rendem as funcionárias, entram no cofre. Roubaram as joias e relógios que encontraram”, disse a corporação.
A investigação ao longo das últimas semanas apontou para os endereços buscados nesta quinta, próximos aos alvos de outra operação da Polícia Civil esta semana, também contra quadrilha especializada em assaltos a joalherias. Cinco foram presos na terça (9) suspeitos de assalto a um shopping de Taubaté (SP) nos mesmos moldes do crime de Campinas.
Sanches acredita que há relação entre as quadrilhas e por isso joias não foram localizadas nesta quinta-feira. “Pelo que angariamos, o núcleo da quadrilha é o mesmo”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/o/d/Wxc54KQ3GJ7mfJmrsIXw/camera-shopping.jpg)
4 integrantes já tinham sido identificados
Se passaram 47 dias desde o roubo, que envolveu ao menos 10 pessoas da organização criminosa, armadas, que fizeram disparos dentro do shopping e deixaram dois seguranças feridos.
Entre os integrantes da quadrilha, três foram presos horas após o assalto e um suspeito morreu baleado também naquela noite.
Esses três suspeitos foram presos temporariamente por 30 dias na ocasião, e a prisão deles já foi convertida para preventiva, segundo o delegado Fernando Sanches.
Um dos detidos em flagrante estava em Paulínia, chegou à cidade após ter feito uma cliente refém na saída do shopping.
Os outros dois estavam em Atibaia, tinham socorrido o quarto suspeito, que foi ferido na ação. Eram um homem e uma mulher – esposa do suspeito que morreu.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/W/G/f3lKorQFK3BCnbJBY2Yw/assalto-shop.jpg)
Fonte: G1
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
Kartódromo do Taquaral será cenário da corrida de rua Santander
Corrida noturna reúne atletas no dia 8 de agosto com percursos de 5 km e 10 km
Campinas recebe neste sábado, dia 8 de agosto, o Santander Night Run, maior circuito de corridas noturnas do mundo. Com percursos de 5 km e 10 km e largada às 19h, a corrida acontecerá no Kartódromo do Taquaral, na avenida Dr. Heitor Penteado.
Com o mote “A pista é sua”, o evento incentiva cada participante a correr no seu ritmo e aproveitar uma atmosfera que une esporte e entretenimento. Considerada uma das provas mais icônicas do país, a Santander Night Run reúne mais de 150 mil atletas por ano em todo o Brasil. O evento se destaca pelo engajamento do público jovem e expressiva participação feminina, que representa cerca de 55% dos corredores inscritos.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site oficial do evento: www.nightrun.com.br/campinas. A retirada dos kits vai ocorrer nos dias 7 e 8 de agosto, a partir das 10h, na Decathlon Campinas, no trevo da Rodovia Dom Pedro 1, km 129.
LEIA TAMBÉM:
Os três primeiros colocados das categorias masculina e feminina, em ambas as distâncias, receberão troféus. Todos os atletas que completarem o percurso serão premiados com a medalha oficial da prova.
Santander Brasil e Esporte: O Santander Brasil concentra seu apoio ao esporte nas corridas de rua, promovendo saúde, bem-estar e qualidade de vida. O Banco patrocina o Santander Track&Field Run Series, o maior circuito de corridas da América Latina em número de provas, e a Santander Night Run, principal circuito noturno do mundo. Também fazem parte da plataforma SRUN, circuito proprietário do Banco, eventos como a Santander Rio S21K, a Santander Meia de Sampa, a Santander Meia de Curitiba e a Santander Maratona de Curitiba. Em 2025, mais de 420 mil pessoas participaram das provas promovidas ou apoiadas pelo Banco.
A Norte Marketing Esportivo, comercializadora do evento, é referência na criação e realização de experiências esportivas de grande porte. Com foco em promover o bem-estar e a saúde por meio do esporte, a empresa é responsável por alguns dos principais eventos de corrida de rua do Brasil.
Serviço:
Santander Night Run – Campinas
Data: 08/08/2026
Local: Kartódromo – Av. Dr. Heitor Penteado – Parque Taquaral, Campinas
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
Renovias celebra o Dia do Motociclista com instalação e distribuição de 300 antenas corta-pipa
Ação reuniu forças de segurança para orientar os motociclistas e prevenir acidentes; houve também a entrega de mangas de proteção para os braços
Em alusão ao Dia do Motociclista, celebrado em 27 de julho, a Renovias promoveu nesta terça-feira, 28, uma ação de conscientização voltada à segurança dos motociclistas na Avenida Padre Jaime, em Mogi Guaçu. A iniciativa contou com a instalação e distribuição gratuita de 300 antenas corta-pipa, equipamento que ajuda a prevenir acidentes provocados por linhas com cerol e linha chilena.
A ação foi realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), alunos do Curso de Formação da Guarda Civil Municipal e agentes da corporação, e a Polícia Militar, reforçando o compromisso conjunto com a preservação da vida e a promoção de um trânsito mais seguro.
Além das antenas corta-pipa, também foram distribuídas mangas de proteção para os braços feitas de tecidos tecnológicos e folhetos educativos com orientações sobre segurança no trânsito. O uso de linhas cortantes pode causar acidentes graves e até fatais envolvendo motociclistas.
LEIA TAMBÉM:
Dispositivos simples e de baixo custo, as antenas corta-pipa são instaladas na parte frontal da motocicleta e capazes de romper linhas antes que elas atinjam o pescoço ou o corpo do condutor. Embora a utilização seja obrigatória apenas para motociclistas profissionais em alguns casos, o equipamento é recomendado para todos que utilizam motocicletas, especialmente durante o período de férias escolares, quando aumenta a prática de empinar pipas.
” A instalação da antena corta-pipa é uma medida simples, mas que pode evitar acidentes graves e preservar vidas. Com essa ação, reforçamos nosso compromisso com a segurança dos motociclistas e com a conscientização de todos os clientes das rodovias e das vias urbanas”, afirmou Alexandre Bueno da Silva, coordenador de Operações da Renovias.
Regularmente a concessionária desenvolve ações educativas voltadas aos diferentes públicos que utilizam o sistema viário, promovendo iniciativas de conscientização, prevenção de acidentes e incentivo a comportamentos seguros no trânsito.
Em 2025, a Renovias distribuiu e instalou gratuitamente mais 600 antenas a motociclistas em diversas cidades que compõem sua malha viária.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
SP investe R$426,8 milhões para intervenções em 526 prédios escolares da região de Campinas
Em 42 meses, 100 creches foram construídas e mais de mil escolas estaduais climatizadas em todo o estado; três unidades da PPP Novas escolas foram entregues
De janeiro de 2023 a junho de 2026, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) já realizou 7.423 obras com investimento de R$3,5 bilhões. As intervenções foram realizadas em 3.671 escolas e creches, beneficiando alunos de 582 municípios paulistas. Na região de Campinas, foram 982 obras em 526 escolas e creches, com investimento de R$ 426,8 milhões.
Os serviços foram executados pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) e incluem a entrega de novas escolas e creches, reformas de quadras esportivas, cozinhas, refeitórios, adequação e ampliação de salas de aula, recuperação de fachadas e telhados, acessibilidade e construção de unidades educacionais.
A climatização de escolas estaduais também faz parte do pacote de obras. Atualmente, 1.079 unidades estão climatizadas. A execução do projeto ocorre em três etapas: a adaptação da infraestrutura elétrica das escolas, a instalação dos aparelhos de climatização e a ligação da energia por parte das concessionárias de energia elétrica. O programa prevê o aporte de R$570 milhões para contemplar 1.500 escolas da rede estadual com conforto térmico. Na região de Campinas, 93 escolas já foram climatizadas desde o início do programa.
LEIA TAMBÉM:
No período, a educação infantil já recebeu 100 unidades do Programa Creche Escola em 97 cidades paulistas. Em 42 meses de gestão, foram geradas 13,4 mil vagas para crianças de zero a cinco anos de idade, totalizando investimento de R$ 283 milhões em obras. Na região de Campinas, foram 1.180 vagas em dez creches entregues na gestão, com investimento de R$ 24,6 milhões. As novas creches da região estão nas cidades de Americana, Campinas, Cordeirópolis, Itatiba, Jaguariúna, Nazaré Paulista, Pedreira, Serra Negra, Tuiuti e Vargem Grande do Sul.
PPP Novas Escolas
O Estado já entregou, neste ano, três das 33 escolas estaduais da Parceria Público-Privada Novas Escolas. As novas unidades de ensino ficam em Aguaí, Atibaia e São José dos Campos e atenderão estudantes em período integral. Ao todo, 29 cidades paulistas serão contempladas com o novo modelo de prédios escolares.
Por meio da PPP, que receberá investimentos de R$ 2,1 bilhões ao longo de 25 anos de concessão, as empresas privadas constroem e gerenciam as escolas em questões estruturais. Nessas escolas, a Seduc-SP segue responsável pela área pedagógica, contratação e formação de professores e currículo educacional.
As novas escolas da parceria contam com estrutura moderna e acessível, incluindo, por exemplos: salas de aula, sala de recursos, quatro espaços de inovação, sala de leitura, espaços de estudos individuais, auditório, refeitório, cozinha completa, pátio coberto, espaços de convivência, ginásio poliesportivo, arquibancada, sanitários e vestiários adaptados para pessoas com deficiência, espaços para as equipes pedagógicas, sala de vigilância e centro de mídias.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
São Paulo5 dias atrásPrefeitura de Monte Alegre seleciona currículos de professor de Educação Física
-
Amparo6 dias atrás14ª Caminhada pela Paz em Amparo contará com programação gratuita para toda a família, unindo promoção da qualidade de vida e incentivo à convivência pacífica
-
Campinas1 semana atrásPirajá Cambuí promove primeira edição da Feijoada Tia Surica
-
Campinas1 semana atrásPejotização tem espaço ampliado e traz mudanças nas relações de trabalho no Brasil
-
Jaguariúna6 dias atrásPAT de Jaguariúna realiza série de mutirões de emprego nesta semana
-
Amparo1 semana atrásMais de 100 cirurgias serão realizadas neste fim de semana em Amparo
-
Campinas1 semana atrásMercado imobiliário entra no segundo semestre com foco em imóveis de entrega próxima
-
Artur Nogueira1 semana atrásArtur Nogueira abre inscrições para estágio remunerado em Pedagogia


