Conecte-se conosco

Campinas

Parceria entre Unicamp e Comgás promove redução de 10,1% na emissão de gases de efeito estufa na universidade

Publicados

em

Gás natural encanado abastecerá o Hospital de Clínicas, refeitórios e outras instalações, gerando vapor, cocção e aquecimento de água 

A Comgás, maior distribuidora de gás natural encanado do país, iniciou o fornecimento do produto para a Universidade Estadual de Campinas. O energético será distribuído em seis pontos de consumo do campus Zeferino Vaz. Somados, eles irão consumir cerca de 18 mil m³ de gás natural por mês. 

No prazo de um ano, a adoção do combustível deverá reduzir em 10,1% as emissões de gases de efeito estufa gerados pela universidade, que anteriormente utilizava apenas óleo diesel e GLP. O estudo foi feito com base no Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa relativos a 2019, ano pré-pandemia, seguindo a metodologia do Programa Brasileiro do GHG Protocol.

“Temos um forte compromisso com a sustentabilidade ambiental, social e econômica. Isso se reflete em nossa agenda de pesquisa, na formação de recursos humanos em graduação e pós-graduação e na gestão de nossos campi. A redução da geração interna de gases do efeito estufa, substituindo outras fontes de energia por gás natural, faz parte de uma ação conjunta com a Comgás. Iniciativas como essa, além de reduzir nossas emissões, também possibilitam formar mais pessoas e realizar mais atividades de pesquisa associadas ao tema”, ressalta Antonio José de Almeida Meirelles, reitor da Unicamp.


O gás natural é versátil, de fácil distribuição e tem diversas aplicações nos segmentos residencial, comercial, industrial e veicular. Opção mais sustentável frente a outros combustíveis fósseis, sua principal característica é a combustão mais limpa, o que reduz as emissões de CO₂. Isso contribui para a melhor qualidade do ar, pois elimina-se praticamente toda a emissão de óxido de enxofre, fuligem e materiais particulados.

 
“O gás natural tem muito a contribuir com a agenda de sustentabilidade. São incontáveis os seus benefícios como substituto para os equipamentos a diesel, GLP e óleo combustível, mais poluentes. Centenas de clientes utilizam nosso gás em hospitais, indústrias, shoppings e prédios corporativos. Em um plano mais amplo, ele tem um papel importante na segurança energética do país, inclusive como suporte para o crescimento das novas fontes renováveis. Investir em infraestrutura e na ampliação do acesso ao gás natural é fundamental para que seus benefícios estejam disponíveis. A iniciativa junto à Unicamp é um exemplo disso”, afirma Adriano Zerbini, diretor Institucional, de Comunicação e Sustentabilidade da Comgás.

Sobre a Comgás

A Comgás possui mais de 20 mil quilômetros de rede de distribuição de gás natural encanado em 94 municípios, abastecendo os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e disponibilizar gás para usinas de termogeração.

Com fornecimento ininterrupto e atendimento 24 horas, a companhia atende mais de 2,2 milhões de clientes em sua área de concessão no Estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba. 

Sobre a Unicamp

(link A Universidade | Unicamp)

A Unicamp responde por 8% da pesquisa acadêmica no Brasil e 12% da pós-graduação nacional. Ela detém a liderança entre as universidades brasileiras no que diz respeito a patentes e ao número de artigos per capita publicados anualmente em revistas indexadas na base de dados ISI/WoS. Se a produção acadêmica for calculada pelo desempenho de cada pesquisador, a Unicamp é, atualmente, a mais produtiva universidade brasileira.

São aproximadamente 34 mil alunos matriculados em 66 cursos de graduação e 153 programas de pós-graduação. A média anual de teses e dissertações defendidas é de 2,1 mil e 99% de seus professores têm título de doutor. 

Todos os anos, cerca de 800 doutores são formados, marca comparável à de algumas universidades americanas e europeias. Em cinco décadas, a Unicamp formou mais de 65 mil profissionais em seus cursos de graduação. Milhares de profissionais formados na universidade atuam em empresas e organizações governamentais e sociais, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país. Pólo científico e cultural, a Unicamp reuniu nomes de destaque no meio acadêmico, como Cesar Lattes, André Tosello, Gleb Wataghin, Vital Brasil, Giuseppe Cilento, Octávio Ianni, Almeida Prado e Bernardo Caro, entre muitos outros.

Localizada no Estado de São Paulo, a Unicamp tem três campi — em Campinas, Piracicaba e Limeira — e 24 unidades de ensino e pesquisa. Possui também um vasto complexo de saúde, com duas grandes unidades hospitalares no campus de Campinas. Tem ainda 23 núcleos e centros interdisciplinares, dois colégios técnicos e uma série de unidades de apoio, em um universo em que convivem cerca de 50 mil pessoas.

A Unicamp é uma autarquia autônoma em política educacional, mas subordinada ao governo estadual no que se refere aos subsídios para sua operação. Seus recursos financeiros são originados do governo do Estado de São Paulo e de instituições nacionais e internacionais de fomento.

Campinas

Região de Campinas: aulas do 2º semestre começam segunda-feira, 29, com novidades para estudantes da rede estadual de SP

Publicados

em

Até dezembro, calendário de atividades de alunos do Ensino Fundamental e Médio inclui ainda Saresp, Provão Paulista e tutoria de língua portuguesa e matemática

Na próxima segunda-feira, 29, os mais de 3 milhões de estudantes matriculados na rede estadual de São Paulo retornam às salas de aula para o início das atividades do 2º semestre. Assim como na primeira parte do ano letivo, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) organizou uma série de atividades e iniciativas com foco na aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental e Médio. Na região de Campinas, 465 mil estudantes estão matriculados em 859 escolas. Veja abaixo a lista de novidades e de programas previstos para os próximos meses:

Recuperação semestral
Entre 29 de julho e 2 de agosto, as escolas dão continuidade às aulas de revisão de conteúdo para as provas de recuperação marcadas para os dias 5 e 6 de agosto, com repescagem nos dias 8 e 9 de agosto caso a escola necessite de adiamento devido a feriados ou outras circunstâncias. A primeira etapa foi antes das férias de julho. Participam alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio com média no 1º e 2º bimestre abaixo de 5 em quaisquer disciplinas do currículo. A nova nota substituirá a menor entre os dois bimestres anteriores. A recuperação também será aplicada no fim do ano para aqueles com dificuldades no 3º e 4º bimestre.

LEIA TAMBÉM:

Olimpíada de Redação
Depois da matemática, é a vez da Seduc-SP testar os conhecimentos dos estudantes na escrita. A partir de 19 de agosto, estudantes matriculados entre o 6º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio participam da 1ª edição da Olimpíada de Redação das Escolas Estaduais. A competição tem como objetivo incentivar e valorizar a autoria dos alunos por meio da produção textual e contribuir para o desenvolvimento das competências previstas no Currículo Paulista. Assim como na Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais (Omasp), os estudantes vão em busca da conquista de medalhas de ouro, prata e bronze, concedidas às melhores redações.

Tutoria de língua portuguesa e matemática
De maneira inédita, a Seduc-SP vai apoiar estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) na recuperação de defasagens de aprendizado nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. A partir de agosto, 200 unidades, selecionadas entre 20 Diretorias Regionais de Ensino da capital, região metropolitana e interior contarão com o apoio de professores tutores com experiência em alfabetização e letramento. Vão compor as turmas multisseriadas alunos com dificuldades básicas associadas à leitura, escrita e operações matemáticas. O desempenho nas tarefas será acompanhado de perto pelos professores tutores. Caberá ao profissional e às escolas a checagem do progresso e da superação das defasagens desses alunos ao longo do semestre.

Fluência leitora
A segunda avaliação anual da Fluência Leitora também faz parte do cronograma do 2º semestre. A prova, uma das iniciativas do programa Alfabetiza Juntos, é voltada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental da rede estadual de São Paulo e municípios parceiros. A Fluência Leitora avalia o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos, visando identificar possíveis lacunas no processo de alfabetização. A atividade prática permite avaliar a capacidade dos estudantes no entendimento de palavras, pseudopalavras e textos adequados à sua etapa escolar, levando em consideração sua habilidade, fluidez e ritmo de leitura.

Prova Paulista
Mais uma edição da Prova Paulista está prevista no calendário escolar de 2024. Desta vez, a avaliação da Seduc-SP vai aferir o desempenho dos alunos dos conteúdos do 3º bimestre. A Prova Paulista é direcionada ao 5º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio e avalia todas as disciplinas do currículo nessas etapas. A edição segue o mesmo formato adotado pela rede desde o primeiro bimestre. Além das questões de resposta única, os alunos terão acesso a questões com duas e até três alternativas corretas. O objetivo é ampliar as possibilidades de aferição do conhecimento adquirido pelos estudantes.

Saresp 2024
O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) deste ano será aplicado entre 13 e 28 de novembro para alunos do 2º e 5º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental e do 6º ao 9º ano dos anos finais do Ensino Fundamental. Outras escolas públicas e particulares também podem receber a aplicação, mediante manifestação de interesse e adesão. Desde o ano passado, as provas dos anos finais do Ensino Fundamental do Saresp incluem as quatro áreas do conhecimento previstas no Currículo Paulista para cada etapa — com provas nas disciplinas de língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia e língua inglesa. A partir de 2025, com base nos resultados do próximo Saresp, a aferição das metas, para o pagamento de bônus, levará em consideração metas individuais de professores de todas as disciplinas avaliadas de acordo com a etapa de ensino, além dos objetivos das escolas.

Provão Seriado Paulista
O calendário do 2º semestre também inclui a edição 2024 do Provão Seriado Paulista. A prova que dá acesso direto à Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) está marcada para os dias 30 e 31 de outubro para estudantes da 3ª série do Ensino Médio. São mais de 15 mil vagas oferecidas. Para os estudantes das 1ª e 2ª séries, a aplicação será nos dias 11 e 12 de novembro. Estudantes de outras redes públicas de ensino também poderão ter acesso ao Provão Paulista Seriado, mediante adesão, conforme disposto na resolução. O Provão Paulista Seriado é destinado exclusivamente a alunos que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Renovias investe em nova frota de balanças móveis e veículos de combate a incêndio

Publicados

em

A Renovias está renovando toda sua frota de veículos de atendimento aos clientes. No início do ano foram adquiridas 9 novas ambulâncias, e agora, mais 3 irrigadeiras e 3 balanças móveis estão sendo colocadas em circulação pela concessionária.

As irrigadeiras novas têm capacidade para transportar 8 mil litros de água, garantindo eficiência no combate a pequenos focos de incêndio às margens das rodovias. Já as sprinters adaptadas para funcionar como balanças móveis foram totalmente personalizadas, a fim de atender as necessidades da concessionária.

LEIA TAMBÉM:

“Os novos modelos de veículos do Sistema Móvel de Pesagem são extremamente modernos e trazem conforto e ergonomia à equipe. As sprinters possuem geladeira, forno micro-ondas, ar-condicionado frontal, bancada, ventilador, armário e gerador próprio. São detalhes que fazem a diferença no dia a dia de quem trabalha na fiscalização às margens das rodovias”, comentou o supervisor de operações, João Arnaldo de Campos Paes.

Investimento
Desde o ano passado, a frota da Renovias vem sendo substituída por modelos mais novos e de alta performance. Em setembro de 2023, a concessionária adquiriu um guincho leve e um caminhão de apreensão de animais. Em fevereiro de 2024, 9 ambulâncias foram adquiridas.

Além das irrigadeiras e das balanças móveis recém adquiridas, a concessionária deve investir ainda, nos próximos meses, em mais 3 guinchos pesados e 1 oficina móvel da gestão de frotas.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Novos Brabos trazem Dias de Glória para o McDonald’s

Publicados

em

Novos Brabo ClubHouse e Brabo Melt Onion Rings renovam a linha especial da rede em nova campanha

O McDonald’s traz duas novidades das brabas! Sua linha especial, os Brabos do Méqui, foi atualizada e agora é composta por dois novos sanduíches: o Brabo ClubHouse e o Brabo Melt Onion Rings. O lançamento vem acompanhado da campanha “Novos Brabos. Pros Dias de Glória”, mostrando como momentos de glória, dos mais simples até os desafiadores, podem ficar ainda melhores com os Novos Brabos.

Os novos sanduíches chegam com dois hambúrgueres* de carne 100% bovina, mantêm o pão brioche e a exclusiva Méquinese, maionese sabor carne defumada que os clientes já conhecem. Além disso, a marca apresenta novidades na receita de cada um: o novo Brabo ClubHouse vem com queijo processado sabor emmental, molho especial, alface, tomate e o diferencial da cebola shoyu. Já o novo Brabo Melt Onion Rings, tem molho lácteo com queijo tipo cheddar, duas fatias de bacon e deliciosas onion rings.

LEIA TAMBÉM:

Para celebrar este lançamento, o McDonald’s preparou uma campanha que vai fazer os fãs da marca se sentirem verdadeiros campeões. Criada pela GALERIA.ag, a iniciativa conta com filme que destaca diversos momentos de glória, dos mais sérios aos mais triviais: ter um projeto aprovado no trabalho, vencer a última fase de um joguinho ou até conquistar a façanha de dobrar um lençol de elástico perfeitamente. Para tornar todo dia de glória ainda mais gostoso, um novo Brabo do Méqui para acompanhar.

Todo dia é dia de Méqui, mas tem dias que pedem um Brabo. Nossos consumidores já escolhem o Méqui para os bons momentos no dia a dia, mas sabemos que tem dias ainda mais especiais, em que tudo dá certo – conquistamos bons resultados no trabalho, pegamos um ônibus vazio ou, por mais difícil que pareça, conseguimos dobrar direitinho um lençol de elástico -, e esses merecem um Brabo. Os novos Brabos estão caprichados para a gente enaltecer, ainda mais, esses dias de glória”, destaca Sérgio Eleutério, diretor de marketing do McDonald’s.

A campanha pode ser conferida na TV aberta e fechada, OOH e no universo digital, com estratégia e conteúdos produzidos em parceria com os influenciadores  Luana MalufFelipe MottaOriginal BallerShantal e Mateus VerdelhoMichele Passa e Mai Purper, entre outros. Confira aqui o filme da campanha, produzido pela Santa Transmedia e Punch Audio.

Neste lançamento, trouxemos para o filme imagens capturadas com um apetite visual irresistível, acompanhadas de uma trilha sonora imponente que não apenas cria um ambiente de ação, mas também realça e celebra as glórias e conquistas dos nossos consumidores”, comenda Rodrigo Marangoni, Diretor Executivo de Criação da GALERIA.ag.

Os Novos Brabos estão disponíveis a partir do dia 23 de julho, em restaurantes de todo o país para pedidos no balcão, pelos totens de autoatendimento, no Drive-Thru, no app do Méqui pelo McDelivery ou Peça e Retire.

*O peso total da carne in natura (somando os dois hambúrgueres) aumentou em 51,7% / 77,6 g, passando de 150 g para 227,6 g, em comparação com o peso total da carne in natura (um hambúrguer) presente nas versões anteriores.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias