Conecte-se conosco

Campinas

Parceria entre Unicamp e Comgás promove redução de 10,1% na emissão de gases de efeito estufa na universidade

Publicados

em

Gás natural encanado abastecerá o Hospital de Clínicas, refeitórios e outras instalações, gerando vapor, cocção e aquecimento de água 

A Comgás, maior distribuidora de gás natural encanado do país, iniciou o fornecimento do produto para a Universidade Estadual de Campinas. O energético será distribuído em seis pontos de consumo do campus Zeferino Vaz. Somados, eles irão consumir cerca de 18 mil m³ de gás natural por mês. 

No prazo de um ano, a adoção do combustível deverá reduzir em 10,1% as emissões de gases de efeito estufa gerados pela universidade, que anteriormente utilizava apenas óleo diesel e GLP. O estudo foi feito com base no Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa relativos a 2019, ano pré-pandemia, seguindo a metodologia do Programa Brasileiro do GHG Protocol.

“Temos um forte compromisso com a sustentabilidade ambiental, social e econômica. Isso se reflete em nossa agenda de pesquisa, na formação de recursos humanos em graduação e pós-graduação e na gestão de nossos campi. A redução da geração interna de gases do efeito estufa, substituindo outras fontes de energia por gás natural, faz parte de uma ação conjunta com a Comgás. Iniciativas como essa, além de reduzir nossas emissões, também possibilitam formar mais pessoas e realizar mais atividades de pesquisa associadas ao tema”, ressalta Antonio José de Almeida Meirelles, reitor da Unicamp.


O gás natural é versátil, de fácil distribuição e tem diversas aplicações nos segmentos residencial, comercial, industrial e veicular. Opção mais sustentável frente a outros combustíveis fósseis, sua principal característica é a combustão mais limpa, o que reduz as emissões de CO₂. Isso contribui para a melhor qualidade do ar, pois elimina-se praticamente toda a emissão de óxido de enxofre, fuligem e materiais particulados.

 
“O gás natural tem muito a contribuir com a agenda de sustentabilidade. São incontáveis os seus benefícios como substituto para os equipamentos a diesel, GLP e óleo combustível, mais poluentes. Centenas de clientes utilizam nosso gás em hospitais, indústrias, shoppings e prédios corporativos. Em um plano mais amplo, ele tem um papel importante na segurança energética do país, inclusive como suporte para o crescimento das novas fontes renováveis. Investir em infraestrutura e na ampliação do acesso ao gás natural é fundamental para que seus benefícios estejam disponíveis. A iniciativa junto à Unicamp é um exemplo disso”, afirma Adriano Zerbini, diretor Institucional, de Comunicação e Sustentabilidade da Comgás.

Sobre a Comgás

A Comgás possui mais de 20 mil quilômetros de rede de distribuição de gás natural encanado em 94 municípios, abastecendo os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e disponibilizar gás para usinas de termogeração.

Com fornecimento ininterrupto e atendimento 24 horas, a companhia atende mais de 2,2 milhões de clientes em sua área de concessão no Estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba. 

Sobre a Unicamp

(link A Universidade | Unicamp)

A Unicamp responde por 8% da pesquisa acadêmica no Brasil e 12% da pós-graduação nacional. Ela detém a liderança entre as universidades brasileiras no que diz respeito a patentes e ao número de artigos per capita publicados anualmente em revistas indexadas na base de dados ISI/WoS. Se a produção acadêmica for calculada pelo desempenho de cada pesquisador, a Unicamp é, atualmente, a mais produtiva universidade brasileira.

São aproximadamente 34 mil alunos matriculados em 66 cursos de graduação e 153 programas de pós-graduação. A média anual de teses e dissertações defendidas é de 2,1 mil e 99% de seus professores têm título de doutor. 

Todos os anos, cerca de 800 doutores são formados, marca comparável à de algumas universidades americanas e europeias. Em cinco décadas, a Unicamp formou mais de 65 mil profissionais em seus cursos de graduação. Milhares de profissionais formados na universidade atuam em empresas e organizações governamentais e sociais, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país. Pólo científico e cultural, a Unicamp reuniu nomes de destaque no meio acadêmico, como Cesar Lattes, André Tosello, Gleb Wataghin, Vital Brasil, Giuseppe Cilento, Octávio Ianni, Almeida Prado e Bernardo Caro, entre muitos outros.

Localizada no Estado de São Paulo, a Unicamp tem três campi — em Campinas, Piracicaba e Limeira — e 24 unidades de ensino e pesquisa. Possui também um vasto complexo de saúde, com duas grandes unidades hospitalares no campus de Campinas. Tem ainda 23 núcleos e centros interdisciplinares, dois colégios técnicos e uma série de unidades de apoio, em um universo em que convivem cerca de 50 mil pessoas.

A Unicamp é uma autarquia autônoma em política educacional, mas subordinada ao governo estadual no que se refere aos subsídios para sua operação. Seus recursos financeiros são originados do governo do Estado de São Paulo e de instituições nacionais e internacionais de fomento.

Campinas

SP Instrumental apresenta Del’Arco Orquestra em Campinas

Publicados

em

Concerto tem regência do maestro Rafael Piccolotto de Lima e participação especial do tenor Jean William

Tendo como essência a excelência musical e a paixão pela arte, representada por um repertório diversificado que abrange os clássicos e peças contemporâneas, passado por composições de Villa Lobos a Tom Jobim, o Projeto SP Instrumental apresenta a Del’Arco Orquestra no dia 19 de junho, às 20h, no Teatro Oficina do Estudante Iguatemi, em Campinas-SP. Os ingressos já estão disponíveis pelo link https://bit.ly/3UtH6CZ.

Com regência do maestro Rafael Piccolotto de Lima e participação especial do tenor Jean William, o espetáculo é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e patrocínio das empresas Chem-Trend e SurTec. A produção é de AH7 Gestão Cultural em parceria com Villa7 Cultura e apoio de Del’Arco Orquestra e Full House Produções Culturais.

LEIA TAMBÉM:

O projeto SP Instrumental vai apresentar cinco concertos instrumentais de Clássico, Rock, Jazz e Samba, em locais abertos, teatros públicos, espaços públicos, e será 100% gratuito. O objetivo é oferecer à população a experiência e a vivência da música instrumental em gêneros diversos por meio de composições de renomados músicos e compositores.

Além de promover intervenções pontuais durante o concerto, pretende-se criar um ambiente propício para a diversidade, reduzindo a distância entre o público e a música de qualidade. “Este projeto se justifica por: Democratizar a cultura através da apresentação aberta e gratuita ao público; Despertar na população o gosto pelas artes e o conhecimento cultural de uma forma geral”, elenca Anderson Horácio, gestor da AH7 Gestão Cultural que responde pela produção do projeto.

Data: 19/06/2024 – às 20h
Local: Teatro Oficina do Estudante Iguatemi
Endereço: Av. Iguatemi, 777 – Vila Brandina, Campinas

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Obras de recuperação do pavimento avançam na Campinas-Mogi

Publicados

em

Equipes estão trabalhando, no período noturno, em trechos de Campinas e Jaguariúna

As obras de recuperação do pavimento na rodovia Gov. Dr. Adhemar Pereira de Barros (SP-340), seguem em ritmo acelerado. Desde 22 de abril, os serviços têm sido executados de maneira coordenada, com equipes de Engenharia trabalhando tanto na aplicação do novo pavimento, quanto na sinalização horizontal.

Esta semana, as obras do período noturno – das 22h às 05h – estão em andamento nos kms 124 e 123 no sentido Sul (Campinas) e nos kms 136, 137 e 138 no sentido Norte (Jaguariúna).

LEIA TAMBÉM:

Para o novo pavimento, a concessionária está aplicando o asfalto-borracha, também conhecido como asfalto ecológico, que utiliza borracha de pneu moído em sua composição. A solução, tradicionalmente utilizada pela Renovias, une conforto e segurança viária atrelada à destinação correta de resíduos, o que proporciona relevante ganho ambiental.

Segurança Viária
Todo o trecho em obras está devidamente sinalizado. A Concessionária reforça aos clientes que respeitem a sinalização e os limites de velocidade ao passar pelo local com obras e/ou serviços de manutenção, uma vez que operários estão nas imediações da pista.

Para evitar possíveis transtornos nos locais com restrições de tráfego, recomenda-se, sempre que possível, que programem seus deslocamentos. As condições do trânsito estão disponíveis no site www.renovias.com.br.

O Sistema de Atendimento aos Usuários (SAU) da Renovias está à disposição dos motoristas, 24 horas por dia. Para acioná-lo, basta ligar no 0800 055 9696 ou usar um dos fones de emergência, implantados a cada quilômetro.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Na semana de Meio Ambiente, Renovias conscientiza 1.800 crianças e adolescentes com espetáculo Água à Vista

Publicados

em

A semana do Meio Ambiente foi marcada por uma força-tarefa de conscientização sobre a preservação da água. Por meio da Cia de Teatro Parafernália, a Renovias levou para as cidades de Mococa, Santo Antonio de Posse e Estiva Gerbi, o espetáculo teatral Água à Vista.

O espetáculo reuniu um público expressivo de estudantes de escolas públicas no interior paulista, totalizando 1.807 espectadores, sendo 922 em Mococa, 440 em Santo Antônio de Posse e 445 em Estiva Gerbi.

A montagem envolveu o público em uma experiência interativa e divertida, promovendo uma reflexão sobre a importância da preservação ambiental. “Foi uma semana de muita celebração, mais de colher do que plantar, fruto da parceria com a Renovias, que completa 10 anos. A Semana do Meio Ambiente é um período de luta pela conscientização, e o Água à Vista é a ‘cereja do bolo’ para nós que trabalhamos com arte, educação ambiental e conscientização. Foi emocionante participar dessa Semana do Meio Ambiente com o espetáculo teatral Água à Vista”, comemorou a atriz, gestora cultural e coordenadora executiva da Cia. de Teatro Parafernália, Andréia Nunes.

LEIA TAMBÉM:

O espetáculo faz parte do projeto “Água, Nosso Bem Mais Precioso”, realizado pela Companhia de Teatro Parafernália através da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal e patrocínio da Renovias Concessionária S/A.

Escrito por Viviane Casteliani e direção de Alexandre Souzah, Água à Vista conta a história de dois cientistas (interpretados por Joyce Pontes e Danilo Rodriguez) e um aventureiro (Alan Junior) que viajam no tempo em busca de soluções para a crise hídrica na Terra. Presos em 2070, em um mundo devastado pela guerra e escassez de recursos hídricos, encontram em Moisés (Vinicius Rodriguez e Rodrigo Rocha) um guia celestial que os ajuda a buscar alternativas para salvar o planeta.

“Ter a oportunidade de conscientizar tantas crianças em relação à preservação do Meio Ambiente, em uma única semana, é um orgulho para nós da Renovias. Acreditamos que estamos no caminho certo, levando cultura e educação ambiental para as comunidades ao nosso redor”, comentou o Engenheiro Ambiental da Renovias, Leo Henrique de Paula Bueno.

A Renovias está presente, há 26 anos, em 16 cidades do interior de São Paulo, administrando cinco rodovias que totalizam 346 km de malha viária concedida, fazendo a interligação entre Campinas, Circuito das Águas e sul de Minas Gerais.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias