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Cultura

Pandemia causou déficit pedagógico em crianças e jovens

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Priscilla Bonini Ribeiro

Há mais de um ano, profissionais da educação de todo o mundo se preocupam com os efeitos da pandemia de coronavirus. Segundo relatório do Banco Mundial, mais de 1,5 bilhão de alunos ficaram sem estudos presenciais em 160 países desde março de 2020.

De acordo com levantamento do Unicef divulgado em novembro de 2020 quase 1,5 milhão de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos não frequentavam a escola no Brasil, enquanto outros 3,7 milhões de matriculados não tiveram acesso a qualquer tipo de atividade escolar e também não conseguiram estudar em casa.

Em algumas regiões, a proposta de ensino à distância durante a pandemia não se mostrou eficiente, uma vez que 4,1 milhões de estudantes da rede pública não tiveram acesso à internet em casa, por razões econômicas como o custo do aparelho (celular ou computador) ou do serviço, ou por falta de conhecimento sobre a utilização.

O que deixa os educadores ainda mais preocupados é que mais de 25% dos jovens que cursavam o ensino médio já pensou em não voltar para a escola ao final do período de suspensão das aulas, de acordo com estudo realizado pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) e por parceiros.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Unibanco e por dois economistas do Insper divulgado no dia 1º de junho e que traz como tema “Perda de aprendizagem na pandemia”, estudantes do ensino médio da rede estadual de todo o país começaram o ano letivo de 2021 com proficiência em língua portuguesa e matemática 9 a 10 pontos a menos do que o esperado na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) se as aulas presenciais não tivessem sido suspensas por causa da pandemia.

Um dos objetivos da reformulação do currículo no ensino médio no Estado de São Paulo, homologado no ano passado, foi criar um modelo mais atrativo para tentar reduzir a evasão escolar. No entanto, com a pandemia, os problemas com o déficit de aprendizagem e de evasão escolar se agravaram. Da mesma forma, a educação básica também foi afetada por essas questões.

A falta do ambiente de aprendizagem também está afetando crianças da pré-escola (entre 4 e 5 anos, que são as que mais sentem os efeitos da suspensão das aulas presenciais, pois é nessa idade que aprendem com as interações entre as pessoas, pelas vivências com o ambiente e com atividades lúdicas que estimulem a criatividade, os sentidos e a imaginação.

A primeira ação para a volta às aulas é cumprir um protocolo adequado, criando um ambiente de segurança para alunos, professores e funcionários. A partir disso, deve-se trabalhar esses processos avaliativos para mensurar de forma bem assertiva o déficit do aluno.

Com esse diagnóstico feito por série de ensino, os educadores envolvidos devem criar um plano de recuperação das habilidades que não se enquadrem no padrão adequado da série em questão.

Sabemos que o retorno não será fácil, mas extremamente importante para a educação. A participação da família e dos professores, unidos no mesmo propósito, será fundamental neste retorno, como foi em todo o processo mediado por tecnologia durante o momento de pandemia. 

Priscilla Bonini Ribeiro é educadora, pesquisadora, doutora em Tecnologia Ambiental, mestre em Educação e diretora-geral da Unaerp Campus Guarujá.

Foi Conselheira Estadual de Educação de São Paulo por dois mandatos, presidente da UNDIME (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo) e ex-Secretária Municipal de Educação em Guarujá (SP).

Cultura

Autor do livro mais vendido do Brasil, Junior Rostirola, lança versão Kids e Teens

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Junior Rostirola inova diante do mercado editorial e lança versão de “Café com Deus pai” infantil e jovem para alcançar todas as idades e consolidar-se no setor

Brasil, outubro de 2023: A leitura é uma prática que traz inúmeros benefícios aos leitores e quando estimulada desde a infância os impactos positivos podem ser muito maiores. Por meio dela, as crianças desenvolvem a concentração, memória, raciocínio e compreensão, estimulam a linguagem oral e ampliam a capacidade criativa.

No Brasil, o hábito ganhou forças nos últimos anos, como mostram dados recentes. Cerca de 52% das pessoas têm o hábito de ler, de acordo com a última edição do estudo Retratos da Leitura no Brasil. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que as mulheres lideram quando o assunto é leitura. Em 2021, 62,3% das entrevistadas afirmaram ter lido ao menos um livro durante o período da avaliação.

Com o lançamento da nova editora Vélos, a edição 2024 de “Café com Deus pai”, ganhou sua versão para os baixinhos e os maiores.

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Em sua edição kids, João, Isabella, Gabriel, Vitória, Enzo e Valentina formam uma turminha divertida e única. Juntos, eles encaram um ano cheio de aventuras emocionantes, determinados a descobrir o propósito de Deus. Com a ajuda especial da xícara inteligente chamada Expressinho e da leal e protetora cachorrinha Zilu, eles enfrentam os desafios que surgem em seu caminho.

São 366 histórias ilustradas, especialmente adaptadas para os pequenos de 0 a 9 anos em processo de alfabetização. Esse livrinho não só proporciona entretenimento, como também estimula o aprendizado por meio de atividades lúdicas e desafios que podem ser colocados em prática.

“Esse livro traz consigo, um conteúdo bíblico valioso, abordando temas como os dez mandamentos, o fruto do Espírito, amizade, generosidade, solidariedade e muito mais. A cada página, as crianças serão envolvidas por momentos emocionantes e inspiradores, que ensinam sobre a importância de seguir os propósitos de Deus Pai. O objetivo é despertar nas crianças o interesse pela Palavra de Deus desde cedo, promovendo valores e ensinamentos relevantes para suas vidas. Esse livro é um companheiro diário que irá incentivar o desenvolvimento cognitivo e espiritual das crianças, por meio de histórias envolventes e ensinamentos que as acompanharão durante todo o ano”, conta Junior Rostirola, autor do livro mais vendido do Brasil, com quase 1 milhão de cópias vendidas, em 1º lugar nas plataformas Amazon e na Revista Veja.

Já na edição Teens, Junior, Michelle, Ana, o senhor Antônio e o papagaio Lara embarcam em emocionantes aventuras enquanto aprendem sobre o amor transformador de Jesus, que impactou o mundo de forma extraordinária.

Composto por 366 histórias, ele é ideal para pré-adolescentes de 9 a 14 anos. Além das emocionantes aventuras, também traz desafios e conteúdo bíblico para enriquecer o conhecimento e compreensão da fé, trazendo a nova geração para perto de Deus Pai.

“Este livro mostra como lidar com as diversas situações da vida: como escola, estudo, diversão, medo, dificuldades e bullying. Através dessas histórias, será ensinado que, com a ajuda de Jesus, tudo pode ser transformado para o bem”, continua Junior, ao afirmar que o processo de leitura e evangelização começa dentro de casa com a família, e quanto mais jovem a criança for exposta a essa rotina, mais fácil e natural será.

As duas versões prometem impactar e reforçar o mesmo que o “Café com Deus Pai” adulto, proporcionando um novo olhar e incentivo quando se fala de leitura. O ato de ler todos os dias uma página, a experiência de tomar uma xícara de café ao acordar em pleno café-da-manhã, o cheiro de café ao abrir o livro evaporado a cada passada de folha… experiências únicas que proporcionam entrega, conforto, paz e conexão com algo maior, e assim, fidelizar leitores por onde se passa.

Sobre o Livro
Através de devocionais diários, o leitor é convidado para um encontro com Deus que, além de ensinar um novo modo de apreciar uma xícara de café, mostrará como a vida também pode ser saboreada.

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Cultura

Líder exemplar

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Tendo nascido em Jaguariúna no ano de 1966 e acompanhado de perto as transformações que Jaguariúna passou ao longo das últimas quatro décadas, não posso deixar de expressar minha inquietação quando vejo moradores de rua, áreas em bairros que se tornaram pontos problemáticos e pessoas lutando contra o vício das drogas, cujas vidas parecem ter sido tomadas por um zumbido constante. Tenho procurado conversar com as pessoas da cidade e tenho recebido relatos que tem me assustado, o crescimento do grupo dos “nem nem” (nem estudam e nem trabalham), aliado ao crescimento do assistencialismo, que mesmo influenciado pela pandemia de Covid-19, é algo que, em meu íntimo, me causa inquietação e noites de insônia, preocupando, por vezes, até aqueles mais próximos a mim.

Neste ponto da minha vida, meu desejo é testemunhar o bem-estar de todas as pessoas. Essa ideia se resume, para mim, em algumas coisas que considero vitais: educação de qualidade, empregos que supram as necessidades pessoais e familiares, a possibilidade de realizar sonhos, saúde, qualidade de vida e, acima de tudo, segurança, assunto que considero extremamente importante ser tratado pelas autoridades competentes em conjunto com a sociedade, e como argumento para isto recorro a hierarquia das necessidades de Maslow, e para quem não tem conhecimento falo da Pirâmide de Maslow, que inclui cinco níveis, é um guia para a compreensão das necessidades humanas: Necessidades Fisiológicas: Como alimentação, água, abrigo, sono e saúde – as bases essenciais para a sobrevivência; Necessidades de Segurança: Englobando segurança física, financeira e estabilidade no emprego – a busca pela proteção; Necessidades Sociais (Pertencimento): Relacionamentos interpessoais, amizades, amor romântico e a sensação de pertencer a um grupo; Necessidades de Estima: Autoestima, confiança, conquistas pessoais e reconhecimento pelos outros; Necessidades de Auto Realização: A busca pelo crescimento pessoal, autodescoberta, criatividade e realização de objetivos significativos.

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Claro, como toda teoria, a de Maslow tem seus críticos. Ela pode não considerar todas as diferenças individuais e culturais, mas em minha visão, ela ressoa fortemente comigo e com muitos que conheço, orientando-me em minhas escolhas cotidianas.

E aqui está a conexão com o tema deste artigo: o líder exemplar. Para enfrentarmos os desafios que nossa sociedade enfrenta, especialmente os que afetam a juventude, é crucial fornecer conhecimento e destacar as oportunidades positivas. Jovens precisam ser conduzidos a enxergar o potencial positivo que se encontra diante deles. Eles precisam compreender que escolhas baseadas em mérito e integridade levam a um futuro próspero, diferente das escolhas de curto prazo que  os levam a becos sem saída.

Os verdadeiros líderes exemplares são aqueles que não apenas falam, mas também agem. Através de histórias de superação e conquistas, eles inspiram os jovens a traçarem um caminho de realização e positividade. É preciso lembrar que o suporte e as respostas que os jovens buscam muitas vezes estão mais próximos do que eles imaginam, muitas vezes dentro de suas próprias famílias e comunidades.

Na busca por uma Jaguariúna admirável, é com ações concretas que iremos construir um ambiente melhor e de energia positiva. Capacitar os jovens com habilidades como resiliência, persistência, conexão, criatividade e empatia, aliado ao estímulo do amor à família e ao próximo, é um investimento no progresso da comunidade.

O líder exemplar é aquele que une palavras e ações, que guia pelo exemplo. Para construir a Jaguariúna Admirável que almejamos, dependemos dos esforços de cidadãos trabalhadores, comprometidos e de proposito do BEM, que trabalham incansavelmente em nossa cidade. Como diz o ditado: “Seja a mudança que você deseja ver no mundo”. E assim, lado a lado, podemos alcançar um futuro brilhante e promissor para todos.

João Rodrigues
@joaorodriguesjaguariuna
Presidente do MARKETING DO BEM
Administrador – Gestor de Negócios – Empreendedor do Bem
“Fazer o BEM gera Excelentes Resultados”

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Cultura

13ª edição da Mostra Curta Audiovisual Campinas acontece entre 16 e 26 de agosto

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Vanderlei Tenório

Entre os dias 16 e 26 de agosto, acontece em Campinas, a 13ª edição da Mostra Curta Audiovisual Campinas. O evento será realizado no centro da cidade e está com inscrições abertas para todos os interessados em participar das atividades formativas.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 04 de agosto por meio do site oficial do evento. Algumas das atividades serão realizadas no Museu da Imagem e do Som (MIS). (Confira aqui a programação).

Com a proposta do “reexistir”, para este ano, a organização da Mostra selecionou atividades que passeiam pelos seguintes temas: produção de filmes de ficção e documentário, direção de fotografia, elaboração de roteiro, animação em stop motion, filmes em realidade virtual e projeção mapeada.

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A Mostra Curta Audiovisual é um evento de caráter cultural que tem como objetivos promover um local de encontro entre os produtores de audiovisual da região de Campinas, incentivar a produção audiovisual local e divulgar o panorama nacional de produção em curta-metragem, desenvolvendo a importância dessa linguagem e formato, além de contribuir com o calendário cultural da cidade.

A Mostra Curta Audiovisual acontece desde 2006 em Campinas, promovendo uma programação gratuita com exibição de filmes regionais, nacionais e latinoamericanos; atividades formativas com profissionais especializados – masterclasses e oficinas práticas – e ações envolvendo outras linguagens artísticas.

Em doze edições realizadas, a Mostra se destaca como o principal evento dedicado ao curta metragem na região, exibindo cerca de 1,2 mil filmes em sua trajetória e responsável por reunir mais de 20 mil pessoas em suas atividades, incentivando a troca e o convívio entre realizadores do Brasil e o público da região de Campinas.

Empenhada na difusão da produção recente, em instrumentalizar o público para uma fruição crítica, a Mostra promove uma programação cultural que fomenta os encontros e as trocas de vivências entre diferentes formas de pensar o audiovisual.

A realização do evento cria um momento na agenda da cidade em que o audiovisual torna-se o destaque, em que vivencia-se algo intenso, com uma pluralidade de formas de produção existentes em todo o território nacional. Trata-se de uma seleção de filmes produzidos nos diferentes estados brasileiros, apresentando, assim diversas facetas do nosso povo.

A Mostra proporciona um ponto de articulação entre diversos segmentos do audiovisual, desde produtores de filmes, profissionais que compartilham seus conhecimentos nas atividades formativas, além de fornecedores de equipamentos, insumos e serviços da cidade de Campinas.

Em sua trajetória a Mostra vem acompanhando a evolução do audiovisual, seja ela tecnológica, de linguagem, no formato. E, em todos esses anos, construiu uma história de luta, conquistas, aprendizados, formação de público e fomento à produção audiovisual.

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