Conecte-se conosco

Jaguariúna

Moda plus size cresce com a influência de personalidades

Publicados

em

A moda é para todos e o mundo plus size é tão importante quanto os outros

A moda é, ou deveria ser, inclusiva. Muitas pessoas se identificam por meio dela. É um universo poderoso. Mas, por muito tempo ela foi restrita aos corpos intitulados “padrão” – aqueles magros, sem muitas curvas.

Com isso e, talvez, por isso, tamanhos grandes sempre foram pauta para discussão e restrição na moda. No entanto, cada vez mais vemos pessoas “fora do padrão”, reais, que se parecem conosco tanto nas redes sociais como televisão, campanhas e desfiles.

É claro que há muito o que avançar nesse sentido, principalmente quando falamos sobre o preconceito, a gordofobia e discriminação sofrida por pessoas gordas. Porém, mesmo que muito lentamente, com a chegada, criação e democratização do “plus size” (tamanhos destinados às pessoas gordas), tendências e roupas de praia, por exemplo, vêm incluindo esse público que antes era completamente deixado de fora.

A moda plus size permite que pessoas que vestem manequins acima do 46 encontrem mais opções de peças e estilos, feitas para valorizar seus corpos. A proprietária da Bibiana Moda Maior, em Jaguariúna, Denise Bibiano, relembra que há algum tempo as opções disponíveis para os tamanhos maiores que GG eram restritas a legging preta e camiseta básica. Mas, ela acredita que a inclusão da pessoa gorda na moda aumentou muito quando ‘personalidades GG’ tornam-se conhecidas e deram representatividade para esse grupo, como por exemplo a dançarina da cantora Anitta, Thais Carla, e cantoras sertanejas. “Foi uma quebra de tabu que também aumentou a aceitação das pessoas”, diz Denise.

Auto preconceito
Mesmo Denise trabalhando com peças que acompanham a moda e tendências, ela acredita que ainda existe muito auto preconceito. “As pessoas não aceitam comprar em uma loja plus size”, lamenta. “No final somos todos seres humanos e não tem que haver esse preconceito nem da própria pessoa consigo mesmo, nem de terceiros”, acrescenta.

“A gente sabe que existe esse auto preconceito. Não gostamos da nossa barriga, da perna ou outra coisa. Mas a gente tem que se aceitar e ser feliz, porque a vida está passando”, frisa.

A Bibiana Moda Maior trabalha com peças a partir do G e GG, que é uma numeração equivalente ao 44, por exemplo, que serve em um corpo com mais busto ou quadril, biotipo físico brasileiro, mas por ser intitulada ‘moda maior’ as pessoas tem um pré-conceito. “Principalmente das mais jovens. Elas preferem comprar em loja de departamento mesmo não cabendo porque ‘não é legal comprar na Bibiana Moda Maior”.

Ela relata que é muito mais fácil encontrar uma calça 44 confortável e que veste bem em uma loja plus size, do que em uma loja de departamento. “E o meu trabalho diário é focado nessas pessoas acima do tamanho 44. Meu foco é deixá-las confortáveis, na moda e com preço justo”, afirma Denise.

O preço das peças, inclusive, é outra questão que Denise levanta. Ela lamenta o discurso usado por muitas lojas para justificar o valor das peças plus size: é caro porque usamos mais pano. “É uma justificativa extremamente preconceituosa. Eu jamais falei isso. E outra, a cliente não tem nada a ver com isso. Quem tem que cuidar do preço é o lojista”, diz.

Os preços na Bibiana Moda Maior variam muito. Tem desde aquela peça baratinha até aquela um pouco mais cara, mas o preço nada tem a ver com a quantidade de tecido utilizada na confecção. Ela varia de acordo com a marca, com o tecido e motivos realmente plausíveis para se justificar.

Falando em marca, a Bibiana é super completa. Com seis anos de loja ela conta com moda masculina e feminina, incluindo langerie, moda praia, acessórios.

Crescimento
Dados da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest), apontam que o segmento plus size cresceu 21% nos últimos três anos, enquanto a indústria como um todo caiu cerca de 5%. Apenas em 2019, os negócios ligados ao setor cresceram 8%, chegando a uma movimentação financeira superior a R$7 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira Plus Size (ABPS), entidade criada em 2016 para representar empresas de varejo e consumos que compõem a cadeia de produção destinada a esse público.

Jaguariúna

Gustavo Reis comemora realização do leilão de concessão do Trem Intercidades

Publicados

em

O prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis (MDB), comemorou a realização do leilão de concessão do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC), nesta quinta-feira, 29, na sede da Bolsa de Valores de São Paulo. O projeto, que prevê a ligação dos 101 km entre São Paulo e Campinas por trem rápido, é uma antiga reivindicação dos moradores da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Como presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC, Gustavo Reis também incluiu nas discussões dos prefeitos a necessidade de aprovação do projeto do TIC com celeridade pelo Governo do Estado e conversou pessoalmente com o governador Tarcísio de Freitas sobre o assunto.

LEIA TAMBÉM:

“Hoje é, sem dúvida, um dia histórico. A realização do leilão de concessão do TIC é uma grande conquista para toda a nossa região. Esse projeto é uma das prioridades da RMC. Era uma discussão que se arrastava havia anos, uma reivindicação dos moradores de todas as cidades da região, que começa a ser atendida pelo Governo do Estado. Parabéns ao governador Tarcísio por estar transformando em realidade o que até então era um sonho da população”, disse Reis.

“Estamos corrigindo um erro histórico, quando o Brasil optou por um desenvolvimento baseado no modal rodoviário, em detrimento da malha ferroviária. Isso levou ao abandono gradual da nossa rede ferroviária. Agora, com o governador Tarcísio e apoio do Governo Federal, por meio de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o projeto do TIC irá avançar”, completou Reis.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

I’m lovin’ it!: Volta às aulas dos alunos do CNA Jaguariúna será festejada no McDonald’s

Publicados

em

O CNA e o McDonald’s de Jaguariúna se uniram para uma deliciosa campanha de volta às aulas. É o “Welcome CNA Students!”

Pela primeira vez o CNA irá oferecer aos seus alunos a recepção de volta às aulas fora da escola. E o local escolhido foi o McDonald’s de Jaguariúna. As equipes das empresas parceiras estão elaborando o evento para oferecer um dia com muita diversão, e claro, acompanhado de um lanche do Méqui. Os alunos do CNA Jaguariúna receberão antecipadamente um vale para ser consumido durante o evento e, além disso, serão convidados a participar de brincadeiras tendo sempre o idioma inglês na comunicação.

LEIA TAMBÉM:

O evento contará com a supervisão das equipes do CNA e do Méqui, que darão o suporte necessário aos alunos na realização das atividades. “Geralmente entregamos um brinde de boas-vindas aos nossos alunos no início das aulas. Nesse ano, como parte das comemorações dos 15 anos do CNA Jaguariúna, daremos as boas-vindas aos nossos alunos oferecendo um vale lanche do McDonald’s”, informa Silvia Azevedo, diretora do CNA.

“Nos dias 08 e 09 de março as equipes do CNA e do Méqui estarão unidas para receber os alunos e famílias e oferecer, além do lanche, atividades para tornar o evento ainda mais divertido”, comenta Silvia.

A parceria firmada entre as duas empresas oferece cursos de inglês, com descontos exclusivos, aos colaboradores do McDonald’s e familiares. Já os alunos do CNA, usufruem da parceria com a oportunidade de terem, ao longo do semestre, aulas de conversação totalmente em inglês fora das salas de aula, simulando como é estar num restaurante do Méqui no exterior.

Além disso, a parceria oferece à comunidade a oportunidade de participar de eventos e oficinas para crianças em datas comemorativas como o McDia Feliz e o Halloween, por exemplo.

Serviço
Datas: dias 08/03 das 17h30 às 19h30; e dia 09/03 das 11h30 às 13h30.
Local: McDonald’s Jaguariúna
Rua Cândido Bueno, 746 Centro Jaguariúna

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Cota única com desconto e parcelas do IPTU vencem hoje

Publicados

em

A cota única e a primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Jaguariúna vencem nesta quinta-feira, 29. As demais parcelas terão vencimento no dia 20 de cada mês.

Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista terão 10% de desconto na cota única. O benefício concedido pela Prefeitura de Jaguariúna está previsto na Lei Complementar nº 2.914/2023.

LEIA TAMBÉM:

O imposto também poderá ser quitado em até dez parcelas. Os bancos conveniados para o pagamento do IPTU de Jaguariúna são: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú, Santander, Sicred e casas lotéricas.

Segundo a Secretaria Municipal de Administração e Finanças de Jaguariúna, os 28.843 carnês do IPTU foram distribuídos pelos Correios. Os contribuintes também têm a opção de imprimir as guias para pagamento pelo site da Prefeitura, no link: http://tinyurl.com/iptu2024jagua.

O IPTU é um tributo municipal. Assim, o pagamento pontual beneficia diretamente todos os moradores de Jaguariúna, pois o valor do imposto é 100% revertido em investimentos para melhorias dos serviços públicos municipais.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias