Campinas
Grupos familiares marcam presença no kartismo em Paulínia
Praticar o esporte é uma forma diferente de convivência entre pais, filhos, irmãos, primos e outros familiares, no Kartódromo Internacional San Marino. Mesmo havendo disputadas na pista, a avaliação geral é de que trata-se de uma experiência boa, prazerosa e sadia
Seja pelo kart de aluguel, por meio do qual a maioria dos praticantes inicia no esporte, ou pelo kart próprio, grupos familiares estão cada vez mais presentes no kartismo. Mesmo ao competir, que na pista é o grande prazer e objetivo dos atletas da modalidade e daqueles que adotaram o esporte como hobby, o kartismo tem oferecido uma nova possibilidade de convivência no dia a dia de pais e filhos, irmãos, primos e outros.
Este é o caso, por exemplo, de Thiago Mazon, de 47 anos, e dos filhos Bruno (24) e Diogo Mazon (19), que treinam no Kartódromo Internacional San Marino, localizado em Paulínia (SP), desde a inauguração do complexo, em 2011.
Ele conta que começou a praticar o esporte ao participar de um campeonato com kart de aluguel em Piracicaba (SP), um ano antes de chegar ao San Marino com o Fanatici Kart – primeiro campeonato sediado no centro esportivo, a partir da inauguração. A competição começou com 12 pilotos e hoje conta com 30 competidores, muitos deles parentes.
Mazon diz que logo no início chegou a comprar um kart para ele e o filho mais velho e que na sequência o filho mais novo começou a treinar na categoria Cadete (8 a 11 anos), aos 9. “Nunca mais paramos”, salienta.
Sobre correr com os filhos, resume: “É bom demais da conta! Não só no kart, seja no futebol, na pesca, qualquer pai quer ter a presença dos filhos num momento de lazer ou hobby. E aliar isso ao esporte realmente é muito bom. Eu, por exemplo, disputo com eles, a gente corre na mesma categoria. E dentro da pista, colocou o capacete, largou, ali não tem muito pai e filho não! É todo mundo querendo ganhar, a gente realmente disputa para valer, é de igual para igual, de piloto para piloto. É muito prazeroso, realmente um negócio assim indescritível”, avalia.
Rogério Galvani Giacomini, 50 anos, também treina em Paulínia desde a inauguração do San Marino e faz parte do Fanatici há 7 anos, junto com o filho Guilherme Giacomini, de 15, que começou a pilotar no grupo em 2020. “É muito divertido, mas vez ou outra traz à tona algumas diferenças. Mesmo assim, é sempre bom estar em família, afinal de contas a gente também cresce nas adversidades. O kartismo é uma fantástica oportunidade de estar entre amigos”, destaca.
Guilherme conta que iniciou no esporte em 2015, quando o pai o presentou com seu primeiro kart. “Comecei a correr tendo ele como inspiração e também porque sempre gostei do esporte. É sempre muito legal ter um parente próximo na pista, mas com uma pressão e preocupação a mais”, revela.

Irmãos no kartismo
Outro caso de parentesco no campeonato Fanatici Kart, sediado em Paulínia, é dos irmãos Gino e Alfio Tincani, de 64 e 68 anos respectivamente. Gino é um dos fundadores do campeonato e também organizador, frequenta o San Marino desde a inauguração. Ele conta que começou no kart aos 40, em 2010, “na idade em que muitos costumam parar”. Diz que foi convidado por um amigo e “contaminado” pelo esporte. “Daí para frente não parei mais e vou até o corpo aguentar”, enfatiza.
Segundo ele, é legal participar das corridas junto com o irmão, o que os une ainda mais. “Dentro da pista fico sempre de olho nele. O kart é uma válvula de escape das pressões do dia a dia. Eu não vejo a hora de chegar o final de semana para ir ao kartódromo, encontrar os amigos e acelerar na pista”.
Já Alfio Tincani começou a praticar o kartismo em 2008, no kart de aluguel, também “com uma idade mais avançada para um piloto iniciante”, ele brinca. Ele começou no Fanatici em 2012, a convite do irmão. “Dividia um kart com meu sobrinho e achei que seria fácil competir com pilotos mais jovens e outros já experientes. Daí percebi que não era e nunca foi fácil estar junto a pilotos competitivos e experientes”.
Alfio diz que é muito bom trocar ideias e experiências com o irmão no kartismo. “Ele sempre me deu algumas dicas nos treinos e nas competições. Sou médico e trabalho bastante no meu dia a dia. Na pista, consigo aliviar o stress. Sou o mais idoso do grupo e a amizade de todos é muito boa”, finaliza.
Para pilotar
A administração do Kartódromo San Marino indica o uso de roupas leves e tênis para quem pretende conhecer o esporte nos karts de aluguel. É preciso ser maior de 13 anos e apresentar documento com foto. O endereço é Rua Armando Botasso, nº 1.200, no distrito de Betel, em Paulínia (SP). Mais informações: (19) 3833-1818 ou WhatsApp (19) 99119-9895.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado.
Campinas
Simulado da CPFL Renováveis mobiliza comunidades de Americana e Limeira em exercício de segurança
Atividade colocou em prática procedimentos previstos no Plano de Ação de Emergência da PCH Americana
Sirenes, rotas de fuga e pontos de encontro saíram do papel nesta quarta-feira (09), durante o simulado de emergência da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Americana, realizado pela CPFL Renováveis em parceria com as Defesas Civis de Americana, Santa Bárbara D’Oeste e Limeira. O exercício envolveu cerca de 40 pessoas e colocou em prática os procedimentos previstos no Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina.
A atividade permitiu testar a dinâmica prevista numa eventual emergência. Após o acionamento do alerta, os moradores e trabalhadores se deslocaram pelas rotas de fuga sinalizadas até os locais previamente estabelecidos, enquanto as equipes envolvidas acompanharam a execução do exercício.
LEIA TAMBÉM:
“A barragem é segura, essa é uma situação hipotética, uma simulação. O objetivo é que cada órgão entenda sua função e, numa eventualidade, dar todo apoio a população”, explica Arthur Mantese, gerente de Segurança de Barragens da CPFL Energia.
Equipes da CPFL Renováveis, das Defesas Civis de Americana, Santa Bárbara D’Oeste e Limeira, da Defesa Civil do Estado de São Paulo, do Corpo de Bombeiros, SAMU e de outras instituições envolvidas na resposta a emergências também realizaram um simulado de mesa para testar a integração entre os órgãos e os fluxos de comunicação previstos no PAE.
Os exercícios de evacuação são realizados a cada três anos, conforme a legislação brasileira de segurança de barragens para os empreendimentos com a exigência do plano emergencial. O simulado desta quarta-feira dá continuidade ao trabalho de preparação realizado pela CPFL Renováveis na região desde 2024.
“Repito: nossa barragem é segura, é monitorada, inspecionada e passa por manutenções permanentes. Mantemos a segurança sempre em primeiro lugar”, afirma Mantese.
A PCH Americana também conta com o Centro de Operação de Contingência dos Ativos de Geração Renovável, inaugurado em Americana em 2025, que permite manter o monitoramento remoto das usinas mesmo em contextos excepcionais. A unidade reforça a resiliência das operações, fortalecendo a capacidade de resposta da companhia.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
MPT prorroga inscrições para processo seletivo de estágio no interior paulista
Prazo para concorrer a vagas e cadastro de reserva em Direito, Administração e Relações Públicas foi estendido até 16 de outubro; bolsa mensal é de R$ 1.320,00, além de auxílio-transporte
O Ministério Público do Trabalho na 15ª Região prorrogou o período de inscrições do processo seletivo de estágio voltado a estudantes de nível superior. O certame destina-se à formação de cadastro de reserva e ao preenchimento de vagas em nove municípios do interior do estado de São Paulo: Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba. Os interessados podem se inscrever até o dia 16 de outubro de 2026.
LEIA TAMBÉM:
As oportunidades para graduandos em Direito contemplam todas as unidades abrangidas pela circunscrição e descritas no edital. Já as vagas direcionadas aos cursos de Administração e de Relações Públicas concentram-se unicamente na sede do órgão ministerial, localizada em Campinas. O regime de estágio estipula o cumprimento de jornada de trabalho de quatro horas diárias, com o pagamento de bolsa-estágio fixada em R$ 1.320,00 mensais, acrescida de auxílio-transporte.
A seleção dos candidatos se dará por meio de análise curricular, sob rigorosa observância dos critérios de pontuação e das exigências acadêmicas dispostas nas regras do processo seletivo.
Para se inscreverem, os estudantes devem acessar o portal oficial da instituição (www.prt15.mpt.mp.br), seguir o percurso pelas opções “Informe-se”, “Concursos e Seleções”, “Estagiários”, “Processo Seletivo” e acionar o botão “Acesse o serviço”, onde constam as instruções completas para preenchimento da ficha de inscrição.
O regulamento está disponível para consulta no endereço: Link.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
Renovias encerra feriado da Independência sem mortes nas rodovias
Este foi o quarto feriado prolongado do ano em que a concessionária não registrou vítimas fatais
A Renovias encerrou a operação especial do feriado prolongado da Independência do Brasil sem registro de mortes nas rodovias sob sua concessão, de Campinas ao Sul de Minas Gerais. Este foi o quarto feriado prolongado de 2026 em que a concessionária não contabilizou vítimas fatais, resultado também registrado durante a Páscoa, Tiradentes e Dia do Trabalhador.
Entre sexta-feira (04/09) e segunda-feira (07/09), foram 16 acidentes, com oito pessoas feridas. No período, 696.699 veículos circularam pela malha viária da concessionária, volume cerca de 13% superior à previsão de 616,8 mil veículos.
LEIA TAMBÉM:
As equipes da Renovias realizaram 235 atendimentos aos clientes. As panes mecânicas lideraram as ocorrências, com 140 registros, seguidas por 32 casos de pneus furados, 24 panes secas, 18 superaquecimentos de motor, 15 panes elétricas e seis atendimentos por baterias descarregadas.
O atendimento aos motoristas também contou com o suporte do 0800 055 9696, que recebeu 272 ligações durante o feriado prolongado.
Ações
Como parte das ações de segurança viária, foram realizadas 14 Operações Visibilidade, onde as equipes posicionam viaturas em pontos estratégicos das rodovias para ampliar a percepção dos motoristas sobre a presença operacional e incentivar comportamentos mais seguros no trânsito. A concessionária também promoveu duas campanhas educativas durante o período.
A próxima operação especial da Renovias será realizada durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, quando a concessionária voltará a reforçar suas equipes e o monitoramento das rodovias para atender ao aumento esperado no fluxo de veículos.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Jornal Online1 semana atrásJornal Gazeta Regional Edição 2054
-
Pedreira1 semana atrásPrefeitura de Pedreira realiza troca de solo para recuperar pavimentação da Avenida Dr. Silvio de Aguiar Maya
-
São Paulo1 semana atrásMorungaba recebe visita técnica de análise territorial para elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social
-
Holambra1 semana atrásVeiling Holambra traz as novidades e tendências em flores e plantas para a Primavera, Finados e festas de fim de ano
-
Holambra1 semana atrásServiços públicos em Holambra têm funcionamento alterado em função do feriado da Independência do Brasil
-
Jaguariúna1 semana atrásJaguariúna comemora 72 anos com Falamansa e muitas atrações no Santa Maria
-
Jaguariúna1 semana atrásJaguariúna promove passeio gratuito à Expoflora para idosos dos programas municipais
-
Campinas1 semana atrásInstituto CPFL lança programação da décima edição da frente CPFL Intercâmbio Brasil-China


