Conecte-se conosco

Jaguariúna

Estudantes de Jaguariúna desenvolvem trabalhos sobre o meio ambiente e são premiados

Publicados

em

Estudantes de Jaguariúna – Alunos dos 6º e 7º anos, do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Jaguariúna foram premiados nesta quarta-feira, 22, pelos trabalhos que fizeram relacionados à preservação do meio ambiente. O tema de um concurso realizado pelos Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), em parceria com o Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente e a Secretaria de Educação foi o meio ambiente de Jaguariúna.

O Tema da maquete foi “ODS 6 – Água Potável e Saneamento: A importância da Estação de Tratamento de Esgoto no Município de Jaguariúna”, de acordo com o Programa Município Verde Azul, os Objetivos do Milênio e o Programa Cidades Sustentáveis. Os alunos puderam usar o material que quisessem, dando preferência aos recicláveis e reutilizáveis.

Já o tema da pintura em tela foi “ODS 6 – Água Potável e Saneamento: A Importância da Proteção de Nascentes”. Os alunos tiveram que destacar a importância da proteção de nascentes.

LEIA TAMBÉM:

A escolha dos melhores trabalhos foi feita pela equipe do COMDEMA. A Maquete desenvolvida pelos alunos Benjamin Joseph C. do Nascimento Brito, Kauany Vitória S. da Silva e Silva, Mariane Caroline R. de Carvalho, Vitor Phelipe M. C. da Silva e Linda M. P. Aguiar, da Escola Municipal Prefeito Adone Bonetti, foi escolhida a melhor.

Estudantes de Jaguariúna desenvolvem trabalhos sobre o meio ambiente e são premiados

Já o trabalho de Pintura em Tela que melhor representou Jaguariúna foi o da estudante Yasmin Silva Lisboa, da E. M. Irineu Expedito Ferrari.

Cada unidade escolar vencedora recebeu um certificado e um passeio para o Bloemem Park, em Holambra.

Além dos melhores trabalhos deste ano, também foram premiados os de 2019. A Escola Municipal Joaquim Pires Sobrinho II venceu na categoria Pintura em Tela, a EMEB Ângelo Bizzo na Campanha em Óleo e a E.M. Professora Oscarlina Pires Turato na categoria Maquete.

Para a secretária de Meio Ambiente, Rita Bergamasco, o concurso tem uma grande importância na educação dos estudantes e também no futuro da cidade de Jaguariúna. “O objetivo é conscientizar e estimular os alunos a expressarem sua visão sobre os temas”, explicou a secretária.

A secretária de Educação, Cristina Catão, explicou que a educação ambiental é um trabalhada constantemente dentro da rede de ensino de Jaguariúna. “A construção de maquetes e pintura em tela faz os alunos se sentirem mais motivados e responsáveis pelo meio a quem pertencem. A premiação é apenas uma maneira de valorizar todo o trabalho pedagógico da Unidade Escolar”, destacou a secretária.

Estudantes de Jaguariúna desenvolvem trabalhos sobre o meio ambiente e são premiados

Fotos: Samuel Oliveira

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Jaguariúna

Programa Patrulha Agrícola ajuda produtores rurais a prevenir incêndios

Publicados

em

Com o início do período de estiagem e o aumento dos focos de incêndio, a Prefeitura de Jaguariúna, por meio do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente, oferece ajuda aos produtores rurais da cidade. O Programa Municipal Patrulha Agrícola realiza serviços de mecanização agrícola e prevenção a focos de incêndio nas propriedades.

Entre os serviços da Patrulha Agrícola está a realização de aceiros, que são a retirada da vegetação da superfície do solo ao longo das cercas com o objetivo de prevenir a passagem do fogo, evitando-se assim queimadas ou incêndios. Segundo o Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente, em época de seca é comum a ocorrência de queimada em pastos e uma das formas de evitar o problema é fazer aceiro, que ajuda a proteger as propriedades.

LEIA TAMBÉM:

“Trata-se de uma medida preventiva que o produtor deve adotar. Para que isso seja possível, são disponibilizados equipamentos para a construção dos aceiros, além do acompanhamento técnico da execução dos serviços com ajuda de engenheiro agrônomo”, explica a diretora do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente, Aline Granghelli.  

Os aceiros devem possuir no mínimo 3 metros de largura, feito nas cercas de divisas da propriedade e nas cercas internas antes do período de estiagem. Esta é a principal medida preventiva para se evitar a propagação de incêndios, evitando que as queimadas se propaguem, além de facilitar o acesso das equipes de combate ao foco do incêndio.

Em caso de dúvidas, os produtores podem entrar em contato pelo telefone (19) 3867-3073.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Sociedade civil arrecada doações para o Rio Grande do Sul (RS)

Publicados

em

Mais de 15 caminhões carregados com doações já saíram de Jaguariúna com destino ao Rio Grande do Sul

A sociedade civil mobilizou-se nesta semana em prol de um único objetivo: ajudar as milhares de pessoas do Rio Grande do Sul (RS) que enfrentam os reflexos da maior tragédia climática já acometida ao estado.

Desde o fim do mês de abril as fortes chuvas que atingiam o RS causavam alagamentos e enchentes. Neste primeiro momento, 77 dos 497 municípios do estado foram afetados.

Com o número de atingidos só aumentando, o empresário de Jaguariúna, Alexandre, postou nas redes sociais que estaria recebendo doações para enviar aos seus conterrâneos. No dia seguinte, sem imaginar a proporção que a ação tomaria, seu restaurante tinha doações para todo lado.

“Agradeço demais ao povo. Os voluntários que se comoveram de uma forma inexplicável. Eu não achei que tomaria essa proporção. No sábado cheguei no restaurante e em 1h as doações começaram a chegar e não pararam mais”, conta.

O ponto principal de arrecadação e distribuição foi até quarta-feira, 08, no Restaurante Na Lenha Steak House. Na quinta-feira, 09, tudo passou a se concentrar em um barracão localizado na Av. Maranhão nº1465. Lá chegam todas as doações, de Jaguariúna e Santo Antônio de Posse. O ponto de arrecadação dos possensses é na Academia Athletica, a partir de uma mobilização iniciada pela comunicadora Flávia Rubinstein.

Quando os itens chegam ao barracão passam por triagem, realizada por voluntários que separam tudo por categoria. Depois que tudo é embalado e bem-organizado, as doações são enviadas aos municípios gaúchos.

Alexandre tem contato com pelo menos 10 pessoas em diferentes cidades do Estado e com isso tem direcionado as doações de acordo com as necessidades de cada local. Durante essa semana saíram várias cargas para destinos diferentes: Candelaria, Canoas, Taquari, Porto Alegre, Rocca Sales, Cruzeiro do Sul, Lajeado e Montenegro. Como os envios são diários esses números mudam com frequência.

Como porta-voz e organizador juntamente com sua esposa Monica e irmãs, Alexandre solicita que a doação de água mineral seja intensa, assim como água sanitária para limpeza dos abrigos e locais onde a água já abaixou. Fraldas infantis, fraldas geriátricas, absorventes, desodorantes e demais produtos de higiene também estão com a demanda alta e são necessários.

LEIA TAMBÉM:

É preciso que as doações não cessem, pois agora, quase 10 dias depois que a mobilização começou, 447 cidades das 497 do Estado têm algum relato de problema relacionado aos temporais, com 2,116 milhões de pessoas afetadas. Até o momento o Rio Grande do Sul contabiliza 538.743 pessoas desalojadas e, de acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil do RS, 147 pessoas morreram devido a tragédia, 125 estão desaparecidas e 806 feridas. Esses números alteram de hora em hora.

 A mobilização não pode parar e é importante que as doações continuem ao longo dos meses, pois é um problema que levará tempo para ser reparado. Se não for possível fazer uma doação em dinheiro ou produto, ajude sendo uma fonte de informação segura e verdadeira; disponibilizando seu local de trabalho como ponto de doação ou sendo um voluntário no posto de arrecadação mais próximo.

Os braços nesse momento são importantes para descarregar cargas e realizar a triagem dos itens. Tudo está sendo encaminhado embalado e etiquetado. Um trabalho manual, que vale tanto quanto qualquer valor. Portanto, lembre-se, toda ajuda importa.

Neste período também é preciso apoiar os voluntários, que passam horas e horas na separação de produtos e organização dos kits. Para contribuir com refrigerante, suco, água ou lanche, entrar em contato com Alexandre.

Cenário
As condições atuais ainda não oferecem segurança plena para o retorno dos moradores. O risco persiste devido à previsão de novas ondas de chuvas para os próximos dias. Além dos perigos físicos, a preocupação com a saúde humana também é prioridade. A propagação de doenças é uma ameaça em ambientes alagados, representando um sério risco para a saúde pública.

Além disso, ver a água tomar cidades inteiras é completamente devastador, tanto para os moradores do Estado, quanto para quem está de fora. Famílias isoladas, animais que ficaram para trás e precisam de resgate. Tudo isso é forte.

Os relatos e as necessidades urgentes nos abrigos, doações que não chegam. Quantas perdas que serão sentidas por anos.

No entanto, teme-se que o pior está por vir. Quando a água baixar o cenário será de destruição. Muitas cidades precisarão de reconstrução total. Muitas coisas nem poderão ser limpas, apenas demolidas, pois não restou mais nada.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Turma do Bem e Colgate realizam Mega Triagem em Jaguariúna

Publicados

em

Realizada em 90 cidades simultaneamente, a ação tem expectativa de encaminhar mais de cinco mil jovens para acompanhamento profissional

A Turma do Bem, maior rede de voluntariado especializado do mundo, vai realizar em parceria com a Colgate, uma Mega Triagem odontológica em todo o Brasil a para jovens de baixa renda no dia 6 de junho de 2024. Em Jaguariúna e região, a ação será realizada no Centro Cultural da cidade, entre 10 e 16h, dando oportunidade a crianças e adolescentes com idades entre 11 e 17 anos em situação de vulnerabilidade social e com indícios de graves problemas bucais de receberem tratamento dentário gratuito com os dentistas voluntários da ONG. Os selecionados terão tratamento e acompanhamento odontológico gratuito até completarem 18 anos.

LEIA TAMBÉM:

A ação será ofertada em mais de 90 cidades brasileiras, em todos os estados do país, de maneira simultânea. A expectativa é encaminhar cinco mil jovens para o tratamento odontológico após a ação. Esta edição da Mega Triagem, em especial, faz parte do movimento “Juntos Contra a Carência Dental”, iniciativa promovida pela Colgate, que tem o compromisso contínuo de promover a saúde oral, buscando conscientizar sobre o panorama da falta de acesso à prevenção e tratamento da cárie. Assim como a Turma do Bem, a marca líder no mercado de higiene bucal acredita que todos merecem um futuro com motivos para sorrir.

Serviço
Quando: Dia 6 de junho de 2024, das 10 às 16h
Onde: Centro Cultural Jaguariúna – R. Amazonas, 4 – Centro, Jaguariúna
Quem pode participar: crianças e adolescentes entre 11 e 17 anos

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias