Conecte-se conosco

São Paulo

Dário Saadi descarta lockdown clássico e estuda antecipação de feriados

Publicados

em

Anúncio foi feito no Fórum da SMCC, que debateu o colapso na saúde e os desafios da pandemia

O prefeito de Campinas, Dr Dário Saadi, descartou a possibilidade de fazer um lockdown clássico na cidade e disse que estuda a possibilidade de antecipar feriados, a exemplo do que acontecerá na cidade de São Paulo. O anúncio foi feito na noite de ontem, no Fórum da SMCC, que reuniu virtualmente 20 representantes da SMCC, prefeitura, instituições de ensino e hospitais da Região Metropolitana de Campinas (RMC), que, por três horas, debateram o colapso da saúde na região.

O prefeito explicou que, apesar de entender a necessidade de conter a transmissão do vírus, um lockdown clássico, que inclui a suspensão do transporte público, poderia impactar diretamente no atendimento à saúde, já que dos 60 mil profissionais de saúde da cidade, cerca de 25 mil atuam diretamente na assistência e, desses, muitos não têm carro. Outro ponto apontado por ele é que a falta de ônibus também pode atrapalhar o bom andamento da vacinação e o acesso das pessoas a serviços de saúde.

Uma das alternativas que devem ser discutidas hoje, em uma reunião com os prefeitos da RMC, é a antecipação dos feriados. “Amanhã (hoje), eu vou tentar convencer os prefeitos da Região Metropolitana a fazer um toque de recolher. Nós vamos também discutir a antecipação de feriados. A gente vai fazer o que é possível”, afirma o prefeito, que, durante o evento, falou sobre a abertura de leitos, as medidas adotas pelo município e as dificuldades de quem está sendo economicamente afetado pela pandemia.

O diretor-presidente da Maternidade de Campinas, Dr Marcos Miele, reforçou a preocupação com a falta de transporte público. Segundo ele, uma pesquisa informal feita com os funcionários da Maternidade apontou que 75% deles não teriam condições de ir trabalhar.

O secretário de Saúde Dr Lair Zambon lamentou o recorde de mortes por covid-19 na cidade ontem, quando foram registrados 30 casos, e disse que a situação deve piorar nos próximos dez dias. “A pandemia vai piorar nessa próxima semana e nós temos que ficar preparados para o que vai acontecer. Já tem existido óbitos na porta. Todos estão assistidos por enquanto, mas não sei por quanto tempo ainda. Eu acho que nos próximos 10 dias, as coisas vão ficar piores, infelizmente. Nós não temos nenhum indicador hoje de que a cidade vai melhor”, lamenta.

Apesar desse cenário, segundo ele, não existe condições de Campinas fazer um lockdown. “Os próprios usuários, para procurar o sistema público, teriam uma dificuldade imensa. Muita gente ficaria doente em casa. Os bancos de sangue estão com estoque muito baixo. Numa restrição muito importante, eles seriam muito prejudicados. É um contexto dificílimo”, destaca. Além disso, Dr Zambon ressaltou que nem todos os municípios iriam aderir à medida. Na avaliação da prefeitura, para que o lockdown seja eficiente, é necessário que toda a região o adote.

Zambon destacou, ainda, um problema que foi apontado por todos os representantes de hospital que estavam presentes: o risco de desabastecimento de medicamentos usados em pacientes que necessitam de intubação, já que o Ministério da Saúde requisitou o estoque de uma indústria de medicamentos; a falta de oxigênio e a dificuldade para comprar insumos. O superintendente do HC da Unicamp, Dr Antônio Gonçalves de Oliveira Filho, declarou que seu estoque de remédios usados em pacientes intubados é suficiente para seis dias.

Defensor de um lockdown para conter disseminação da doença, o epidemiologista Dr André Ribas Freitas sugeriu uma parceria com as empresas de transporte para viabilizar a ida e a vinda de funcionários que trabalham na saúde. Ele justificou que como a transmissão desta nova variante do vírus está 60% maior que no ano passado, o isolamento precisaria acompanhar esse mesmo crescimento. “Na minha avaliação, o lockdown é inevitável”, diz.

O coordenador do Departamento de Infectologia da SMCC, Dr Rodrigo Angerami, destacou que não é possível prever até quando vai o colapso e que apenas abrir novos leitos não controla a transmissão. “Nós vamos ter que ter movimentos concomitantes para interromper a transmissão e dar vazão ao contingente de infectados que se avolumou”, afirma.

O diretor comercial e de marketing da SMCC, Dr Marcelo Amade Camargo, que foi o moderador do encontro, avaliou que a região enfrenta hoje consequências de más políticas em saúde, como as praticadas por algumas cidades, principalmente as menores, que, no passado, não investiram para organizar um sistema de saúde. “Hoje a gente sofre consequências de políticas passadas da área de saúde em que cidades menores, por exemplo, não se preocuparam em investir na sua própria estrutura de saúde, e o investimento, muitas vezes, era comprar uma ambulância para levar pacientes para cidades vizinhas. Em uma situação dessa de caos, esta cidade não consegue oferecer um atendimento mínimo, com dignidade, para seus cidadãos, que são pagadores de impostos”, critica.

Diante das dificuldades apresentadas pelos hospitais nessa crise, Camargo aproveitou para fazer um esclarecimento. “Existem algumas ‘fantasias’ que alguns na população em geral tem, de que leito de UTI é apenas uma cama. Tem toda uma estrutura como rede de gás, equipamentos, insumos; não é só um lugar para o paciente deitar e colocar oxigênio. Você precisa ter toda a infraestrutura necessária. Da mesma forma, alguns falam ‘põe lá qualquer médico’, mas um médico não cuida de tudo. É uma questão de limitação na capacitação, de treinamento. Se você colocar um médico na UTI que não foi treinado para ser um bom intensivista, o desfecho não vai ser bom”, pondera.

A presidente da SMCC, Dra Fátima Bastos, encerrou o fórum e lembrou que estamos vivendo uma “operação de guerra” e que todo mundo tem de se unir. “A classe médica precisa se unir para apoiar as medidas mais restritivas que devem ser tomadas, e também precisamos nos apoiar em relação aos próprios hospitais”, finaliza.

São Paulo

Rota Turística do Morango inaugura no mês de dezembro

Publicados

em

Mais de 20 comerciantes se unem para levar uma experiência única aos visitantes e Monte Alegre do Sul ganha mais uma atração turística

Nesta sexta-feira, 08, às 18h30 será inaugurada a Rota Turística do Morango, em Monte Alegre do Sul, no Restaurante Recanto da Roça, localizado no Sítio Santa Terezinha, bairro Vargem Grande. A Rota Turística do Morango oferecerá uma experiência única para os visitantes,
destacando a riqueza agrícola e cultural da região, por lá você encontrará uma variedade de
produtos com a estrela principal, o morango, e também passeios, hospedagens, artesanato
e muito mais.

LEIA TAMBÉM:

Os turistas poderão percorrer aproximadamente 15 km de extensão nos bairros do
Lambedor, Falcão, Lavras, Distrito de Mostardas, Vargem Grande e apreciar as paisagens,
conhecer produtores e apreciar cada um dos comércios participantes. Para os interessados
a Rota se inicia no Cantinho da Natureza e vai até o Recanto da Roça.

O projeto foi idealizado por empresários da cidade para movimentar o turismo rural do
município, até o momento a rota conta com 21 empresários e possui apoio do Conselho Municipal de Turismo e da Prefeitura Municipal (COMTUR).

Monte Alegre do Sul, a cidade do Morango
O morango se tornou um dos principais elementos da cultura e história do Município, uma
vez que foi nele o plantio das primeiras mudas do Estado de São Paulo. Na década de 1940,
os morangos começaram a ser cultivados, por meio da Estação Experimental do Governo do
Estado de São Paulo, vinculada ao Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

Desde então, a produção se destaca pela qualidade e variedades. Baseada na agricultura
familiar, teve ao longo das décadas, diversas evoluções técnicas que, aliadas ao carinho
com a terra, fazem brotar os frutos mais doces da região. E ainda hoje, Monte Alegre do Sul é
considerada uma das maiores produtoras de mudas de morango do país.

A cidade também é conhecida pela sua famosa Festa do Morango que foi criada no ano de
1994 e desde então atrai pessoas de toda a região e estado oferecendo atrações especiais,
gastronomia típica e muita diversão. O mais interessante é que a Rota Turística do Morango
poderá levar um pouco do que é a festa por todo o ano.

Para saber mais os interessados podem acessar o site https://rotaturisticadomorango.com.br/ ou seguir no Instagram @rotadomorango, tendo acesso a todas as novidades em primeira mão.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

São Paulo

Ambev encerra mais uma edição do seu programa de aceleração de lideranças negras e amplia oportunidades para colaboradores

Publicados

em

Companhia impactou a jornada de 90 colaboradores e promoveu atividades pelo pertencimento e desenvolvimento de soft skills

Após cinco meses de imersão em um espaço de aprendizagem centrado na pessoa negra, a segunda edição do programa Dàgbá – Líderes do Futuro, da Ambev, chega ao final. A iniciativa, que contou com a participação de 90 pessoas, um número 25% maior se comparado à primeira turma, envolveu uma abordagem interdisciplinar com três frentes de atuação: antropologia, design e desenvolvimento comportamental de soft skills, além de gerar mais sentimento de pertencimento aos participantes.

A segunda edição do programa teve como intuito proporcionar um ambiente em que as pessoas pudessem ser elas mesmas para terem mais sentimento de pertencimento. Além de gerar mais visibilidade e oportunidade de atuação em projetos diversificados da companhia.

LEIA TAMBÉM:

Lançado em 2022, o Dàgbá é um projeto que está em sintonia com os valores da Ambev, como colaboração, escuta ativa e visão de longo prazo, além de ter sinergia com a agenda de inclusão produtiva da companhia que busca gerar oportunidades de conhecimento, empoderamento financeiro e conexões.

Em mais uma edição, a companhia contou com o apoio da Kyvo Design – consultoria global de inovação que habilita organizações a prover experiências valiosas, e que vem auxiliando a Ambev nas atividades promovidas.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

São Paulo

Detran-SP apresenta cases de sucesso em transformação digital durante evento voltado para gestão pública

Publicados

em

À plateia de gestores públicos do Tech Gov Forum SP foram apresentados avanços em Transformação Digital adotados pelo órgão de trânsito paulista

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) participou do Tech Gov Forum SP “Governo Digital e a Transformação Total da Sociedade”, na semana passada, realizado no Centro Brasileiro Britânico (CBB), na capital paulista. A direção da autarquia destacou, em dois painéis, os cases de sucesso relacionados à automação e transformação digital progressiva do órgão, metas decorrentes dos pilares da nova gestão (Integridade, Transparência e Eficiência), capazes de garantir a segurança no trânsito paulista e a excelência nos serviços prestados ao cidadão. O evento foi organizado pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).

O diretor-presidente do Detran-SP, Eduardo Aggio de Sá, foi um dos painelistas do tema “Gestão da Tecnologia da Informação, Governança e LGPD”. Já o diretor de Sistemas do Detran-SP, Paulo Loesch, integrou o debate sobre “Datacenter, Cloud e Computação de borda: Novas possibilidades e Infraestrutura de TIC”.

LEIA TAMBÉM:

Mereceram destaque durante o encontro avanços em proteção de dados pessoais, segurança da informação, produtividade e colaboração, Inteligência Artificial, “Internet das Coisas” e “Cloud Computing”. Essas tecnologias disruptivas não só interferem na agilidade dos processos e produtividade nos órgãos públicos, como também garantem progressivamente a entrega de serviços de melhor qualidade aos cidadãos.

Dentre as inovações do Detran-SP apresentadas no evento estão as ferramentas de segurança que evitam fraudes, acessos indevidos e ajudam a coibir ataques, adotadas pela nova gestão do órgão. A diretoria também destacou as capacitações frequentes do corpo de servidores de diferentes áreas, promovidas para uso progressivo da tecnologia na autarquia. Além disso, foram enumeradas medidas decisivas no processo de Transformação Digital da instituição, como a instalação e configuração de firewalls nas unidades espalhadas pelo Estado de São Paulo, que ajudam no controle de filtragem de conteúdo, além do monitoramento de tráfego, segurança do Wi-Fi, entre outros recursos. O objetivo da autarquia é se firmar como o melhor órgão de trânsito do País, referência em segurança viária e em qualidade dos processos.

Paulo Loesch, diretor de sistemas do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, ressaltou a importância das soluções que vêm sendo implantadas: “O Detran-SP está empenhado em realizar grandes transformações digitais, com foco no ambiente em nuvem e na segurança da informação, que irão trazer maior integridade, confiabilidade e disponibilidade dos dados, além da segurança das informações”, contou. “Assim, estamos mitigando os impactos de possíveis ataques no nosso sistema para a sociedade paulista. Tais medidas são essenciais para alcançar o objetivo de um Detran-SP mais digital e ágil, com serviços que visam simplificar a vida do cidadão, tornando-o o foco da transformação digital”, completou.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias