Conecte-se conosco

Campinas

Com 179 cidades participantes, Conferências Regionais da Advocacia são concluídas pela OAB SP

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Evento, que passou por 14 regiões do Estado neste ano, contou com a participação de advogadas e advogados da Capital e do interior

A Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) concluiu, na sexta-feira, 24, o ciclo de 2021 das Conferências Regionais da Advocacia. De fevereiro a setembro, foram realizados 14 encontros híbridos – presenciais e on-line – pelo Estado, com seminários que permitiram a troca de ideias, experiências e o diálogo sobre temas de interesse dos profissionais do Direito.

No encerramento da 21ª edição do evento, que contemplou a região de Campinas, o presidente da OAB SP, Caio Augusto Silva dos Santos, ressaltou as conquistas para a Advocacia paulista durante a atual gestão da Secional e agradeceu as 191 subseções que participaram das conferências deste ano. Segundo ele, a união que existe hoje em todo o Sistema Ordem permitiu o sucesso desses encontros.

Para concluir, Santos falou sobre a renovação do compromisso com a transparência, igualdade e a responsabilidade de seguir lutando bravamente para defender os interesses da maior autoridade de todas, que é o cidadão, e disse que a OAB SP segue empenhada na liderança de iniciativas que viabilizem o trabalho da classe e no auxílio para que advogadas e advogados continuem atuando com bravura e coragem pelos direitos e garantias constitucionais, assim como na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Cidades participantes
8ª Conferência Regional da Advocacia: Penápolis, Andradina, Araçatuba, Auriflama, Birigui, General Salgado, Guararapes, Ilha Solteira, Mirandópolis, Pereira Barreto, Promissão e Valparaíso.

9ª Conferência Regional da Advocacia: São José dos Campos, Aparecida, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, llhabela, Jacareí, Lorena, Pindamonhangaba, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Taubaté, Tremembé e Ubatuba.

10ª Conferência Regional da Advocacia: Osasco, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

11ª Conferência Regional da Advocacia: São Paulo, por meio dos bairros Itaquera, Butantã, Ipiranga, Jabaquara, Lapa, Nossa Senhora do Ó, Penha de França, Pinheiros, Santana, Santo Amaro, São Miguel Paulista, Sé, Tatuapé e Vila Prudente.

12ª Conferência Regional da Advocacia: Santos, Bertioga, Cubatão, Guarujá, Iguape, Itanhaém, Jacupiranga, Miracatu, Peruíbe, Praia Grande, Registro e São Vicente.

13ª Conferência Regional da Advocacia: Barretos, Bebedouro, Catanduva, Guaíra, Guariba, Itápolis, Ibitinga, Jaboticabal, Matão, Monte Alto, Monte Azul Paulista, Novo Horizonte, Olímpia, Pitangueiras, Santa Adélia, Taquaritinga e Urupês.

14ª Conferência Regional da Advocacia: Jales, São José do Rio Preto, Fernandópolis, Votuporanga, Mirassol, Santa Fé do Sul, Monte Aprazível, Paulo de Faria, Nhandeara, Cardoso, Estrela D’Oeste, Tanabi, José Bonifácio e Palmeira D’Oeste.

15ª Conferência Regional da Advocacia: Rio Claro, Americana, Araras, Artur Nogueira, Capivari, Hortolândia, Limeira, Nova Odessa, Piracicaba, Santa Bárbara D’Oeste, São Pedro e Sumaré.

16ª Conferência Regional da Advocacia: Ribeirão Preto, Franca, Orlândia, Batatais, Ituverava, Sertãozinho, São Joaquim da Barra, Cajuru, Altinópolis, Pedregulho, Patrocínio Paulista, Igarapava, Brodowski, Guará, Miguelópolis e Morro Agudo.

17ª Conferência Regional da Advocacia: Bauru, Jaú, Botucatu, Lins, Avaré, Cafelândia, Pirajuí, Barra Bonita, Agudos, São Manuel, Pederneiras, Cerqueira César, Bariri, Lençóis Paulista, Dois Córregos, Brotas e Itaí.

18ª Conferência Regional da Advocacia: Rosana/Primavera, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Presidente Epitácio, Santo Anastácio, Rancharia, Presidente Bernardes, Quatá, Teodoro Sampaio e Pirapozinho.

19ª Conferência Regional da Advocacia: Dracena, Tupã, Adamantina, Tupi Paulista, Pacaembu, Junqueirópolis, Osvaldo Cruz, Pompéia, Lucélia, Panorama e Bastos.

20ª Conferência Regional da Advocacia: Mogi Guaçu, Pirassununga, Espírito Santo do Pinhal, São José do Rio Pardo, São João da Boa Vista, Mogi Mirim, Leme, Mococa, Casa Branca, Santa Rita do Passa Quatro, Vargem Grande do Sul, Porto Ferreira, Aguaí, Tambaú, São Sebastião da Grama, Caconde e Santa Cruz das Palmeiras.

21ª Conferência Regional da Advocacia: Campinas, Jundiaí, Itatiba, Indaiatuba, Valinhos, Vinhedo, Pedreira, Jaguariúna e Paulínia.

Continue lendo

Campinas

Recorde de empreendedores na pandemia puxa recorde de mentorias

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Com 15 empresas, o CEO do Grupo Gether, Diógenes Malaquias, revela que com apenas uma sessão de mentoria é possível reverter quadros estagnados de crescimento

Crises podem impulsionar o surgimento de negócios criados por necessidade, mas esta pandemia não tem precedente. Segundo pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2020, o número de empreendedores iniciais (negócios com menos de 3,5 anos) motivados por necessidade saltou de 37,5% (2019) para 50,4% (2020), mesmo nível de 2002. Entre os empreendedores nascentes (negócios com até 3 meses de atividade), salto de 20,3% (2019) para 53,4% (2020), mesmo nível de 19 anos atrás.

Em Campinas, o primeiro semestre deste ano teve um aumento de 189,9% na abertura de empresas em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo relatório da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) com base em dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). Foram abertas 7.051 empresas e encerradas 2.706, representando um saldo positivo de 4.345 empreendimentos. Na comparação, no período de janeiro a junho de 2020 foram ativados 2.432 e encerrados 1.843.

Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), o aumento foi ainda maior. De janeiro a junho de 2021 foram abertas 17.196 empresas e encerradas 6.392, enquanto no período de janeiro a junho de 2020 haviam sido abertas 5.858 empresas e encerradas 4.775. Um aumento de 193,55%. As cidades que percentualmente registraram a maior quantidade de abertura de empresas foram Monte Mor (aumento de 300%) na criação de novos negócios, Hortolândia (298,88%) e Santa Bárbara D’Oeste (253,4%).

Apesar do contexto adverso para negócios, os empreendedores precisam entender suas principais aptidões e possíveis nichos de atuação ou não conseguirão crescer. Poder contar com os conselhos de um profissional mais experiente e atento às tendências do mercado tornou-se quase um manual de sobrevivência no mundo dos negócios.

De acordo com a Associação Brasileira dos Mentores de Negócios (ABMEN), nos anos 2019 e 2020 o número de mentores de negócios disparou 78% em comparação a 2016, saindo de 8 mil para 35 mil mentores. Crescimento de 19,5%. Recorde de empreendedores acabou puxando o recorde de mentorias também, afinal, num mercado complexo no qual o consumidor muda constantemente de comportamento, ter alguém com experiência de mercado para aconselhar com eficácia pode evitar processos que retardariam o crescimento orgânico.

O mais importante nessa tendência de mentorias e consultorias é encontrar pessoas sérias do mercado, que ganham dinheiro do que oferecem ensinar – e não dos que vivem de vender mentorias somente. Um mentor competente deve ter a capacidade de analisar o negócio, descobrir falhas e conduzir o mentorado a um caminho com soluções assertivas.

O CEO do Grupo Gether, Diógenes Malaquias, é apaixonado por empreender e decidiu dividir sua bagagem de vida e portfólio de soluções para ajudar estrategicamente os negócios de outras pessoas. Com a experiência de quem tem uma holding com 15 empresas em diversas áreas, além de prestar mentoria, organizou uma fraternidade de empresários como um grupo de ajuda mútua. “A partir da consultoria do conhecimento de cada participante é formada uma mente única em prol de resolver os desafios de cada um.”, revela.

“Eu convivo com as dores de vários empreendedores e sei onde estão os gargalos dos negócios. Por isso tenho condições reais e sustentáveis de oferecer soluções que vão aumentar resultados e corrigir problemas”, diz sem hesitar. “Simplesmente uma sessão de mentoria tem esse poder de achar um ponto falho relevante no mentorado e arrumar de maneira rápida”. E cita rapidamente um de seus cases, o do gestor de tráfego (profissional responsável por gerenciar anúncios da conta online de uma empresa) Matheus Bertagna. “Logo na primeira mentoria identifiquei espaço para aumentar seu ticket de cobrança e passamos a trabalhar na persona dos seus clientes. Decidimos que ele focaria em empresas maiores apenas. O networking da fraternidade também o ajudou e ele conseguiu aumentar seu faturamento em 2,5 vezes em menos de 2 meses”.

Malaquias também cita exemplos com profissionais liberais, como médicos, arquitetos ou advogados. Na área da saúde, por exemplo, explica que um profissional recém-graduado na melhor faculdade do país pode entender tudo de sua especialidade de formação, mas pouco sobre como gerenciar um consultório, atrair mais pacientes, manter seu site atualizado com as últimas tendências de ranqueamento dos sites de busca, conduzir suas redes sociais de forma atraente e engajada, ou seja, transformar-se em um produto a ser consumido. Com o nutricionista Danilo Lamounier, Diógenes revela que o ajudou a caminhar para o mundo digital. Ao longo de um ano valorou sua consulta em mais de 100%, lotou agenda e trabalha atualmente na criação de infoprodutos na área de nutrição para distribuir seu conteúdo em maior escala.

Em tempos pandêmicos com mudanças importantes no comportamento do consumidor, ter a coragem de investir em uma mentoria para rever o atual modelo de negócio e se adequar à nova realidade pode ser a diferença entre ter um negócio ou “morrer na praia”.

Sobre Diógenes Malaquias, CEO Grupo Gether:
Apaixonado por empreendedorismo e transformar a vida das pessoas. Cria e maximiza o potencial de empresas através do conhecimento em gestão, marketing e tecnologia. Com formação em Engenharia de Produção na UFMG (sem nunca ter pegado o diploma), consegue através da disciplina tornar a vida mais leve, divertida e prazerosa.

Sobre Gether Fraternidade:
Fraternidade de empresários com o objetivo de ajuda mútua. A partir do conhecimento de cada participante é formada uma mente única em prol de resolver os desafios de cada um. O foco é desenvolvimento pessoal, tecnologia e marketing digital.

Sobre Mentoria Gether:
Um grupo de pessoas, guiadas pelo mentor, se reúnem em 10 encontros online para a resolução de problemas de cada membro. Um processo rápido com grandes resultados que transformam os negócios dos participantes.

Sobre Gether Holding:
Um Holding empresarial com 5 vertentes: poker, fintech, educacional, fitness e serviços internos (fábrica de software e agência de mkt digital que atendem apenas às empresas da holding). Um total de 15 empresas abaixo dessa estrutura.

Continue lendo

Campinas

Parque D. Pedro Shopping lança projeto “Leitura Para Todos” com distribuição de livros infantis

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Além da doação de 5 mil livros, shopping terá oficinas gratuitas e sessões de contação de histórias nos dias 10, 11 e 12

Reforçando o seu compromisso com o incentivo à cultura, um dos pilares do empreendimento, o Parque D. Pedro Shopping realiza, nos próximos dias 10, 11 e 12, o projeto “Leitura para Todos”, que incentiva o hábito em crianças com ações como doação de obras, contação de histórias, oficinas e um espaço para troca de livros.

A primeira atividade é a doação de 5 mil exemplares do livro “Fubá”, da autora Tatiana Kauss. Indicado para crianças de 1 a 7 anos, a obra estimula o contato dos pequenos com a natureza e os animais. A distribuição será feita a clientes do shopping e também para 14 instituições no entorno do centro de compras e que trabalham com crianças em situações vulneráveis. Entre elas a Fundação Síndrome de Down, Guardinha (Associação de Educação do Homem de Amanhã), Casa da Criança MEIMEI e Obra Social João Dom Bosco.

A iniciativa foi criada pela Aliansce Sonae, administradora do Parque D. Pedro Shopping, em parceria com o Instituto da Criança, responsável pela seleção das entidades. “Sabemos que a importância da leitura na educação infantil se deve aos efeitos que gera na educação e no desenvolvimento social, assim como no bem-estar e saúde mental. A leitura desenvolve as habilidades de alfabetização, facilita a interação social e incentiva as crianças a se envolverem com o mundo ao seu redor. Por isso, o Parque D. Pedro Shopping realiza esta campanha”, explica a gerente de Marketing, Tais Tavares.

O shopping terá, ainda, um espaço dedicado para a contação de história ao lado da Loja Claro, na Entrada das Águas, que contará com oficina de marcador de páginas (nos dias 10, 11 e 12, das 12h às 20h), estande para a troca de livros (nos mesmos dias e horários), e sessões de contação de histórias às 15h, 16h, 17h e 18h. A programação é gratuita.

Incentivo em todo o país
O projeto Leitura Para Todos estará em shoppings administrados pela Aliansce Sonae por todo o país. Ao todo, nesta primeira etapa, serão doados 100 mil exemplares de “Fubá”, em um total de 200 instituições.

Também está prevista uma segunda etapa da iniciativa: uma ação de Natal durante todo o mês de dezembro, quando também 100 mil exemplares do livro “Fura Bolo – um convite para experiências familiares na cozinha” (também assinado por Tatiana Kauss) serão destinados às entidades.

“A ideia do projeto é estimular a leitura e incentivar o contato de crianças com livros desde cedo. Acreditamos que essa é uma das maneiras mais efetivas de transformar o futuro e praticar a solidariedade. Colocamos nossos shoppings a disposição dessa causa, que consideramos tão importante, para beneficiar inúmeras instituições nos seus entornos”, comemora Ana Paula Niemeyer, Head de marketing da Aliansce Sonae.

“É com muita satisfação que o Instituto da Criança é parceiro desta tão importante e necessária campanha da Aliansce Sonae. Incentivar o hábito da leitura entre o público infantil é uma valiosa forma de exercitar a solidariedade, além de ser um exemplo de iniciativa que contribui para o desenvolvimento social das futuras gerações”, comemora Pedro Werneck, Cofundador do Instituto da Criança.

Projeto “Leitura para Todos” – Parque D. Pedro Shopping
Quando: 10, 11 e 12 de outubro de 2021
Local: Entrada das Águas (ao lado da Loja Claro)
Oficinas de Marca Páginas: das 12h às 20h
Troca de Livros: das 12h às 20h
Contação de Histórias: 15h, 16h, 17h e 18h
Endereço: Av. Guilherme Campos, 500 – Jardim Santa Genebra
Lojas e Quiosques
Segunda a Sábado, das 10h às 22h
Domingos e Feriados, das 12h às 20h
Praça de Alimentação:
Todos os dias, das 11h às 22h
Restaurantes:
Todos os dias, das 12h às 22h
Mais informações: Parque D Pedro

Continue lendo

Campinas

Especialista do COC fala sobre atividade física e prevenção de câncer no CEU do Jd. Florence

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Exercícios físicos regulares podem diminuir em até 30% as chances da doença na população de risco

A importância da atividade física para minimizar os riscos do câncer de mama foi um dos temas da palestra do oncologista André Moraes no Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU Jardim Florence –, nesta quinta-feira, 07, dentro da programação do Outubro Rosa. Durante o mês da campanha de prevenção e conscientização sobre o câncer de mama, médicos do Centro de Oncologia Campinas (COC) realizarão palestras gratuitas para orientar sobre a doença e as formas de detecção precoce.

Em uma parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de Campinas, a palestra envolveu participantes de diferentes programas do CEU Jardim Florence. Moraes listou fatores que aumentam o risco do câncer de mama, falou da importância do diagnóstico precoce e tirou as dívidas dos presentes. Foram discutidas ainda importantes orientações sobre como a prática de exercícios é valiosa também para minimizar os riscos da doença.

O especialista ainda destacou o impacto protetivo das atividades físicas regulares para todos os tipos de câncer. “É comprovado que a atividade física diminui em até 30% as chances de câncer na população com risco para a doença. Além de ser preventiva, auxilia nos resultados terapêuticos e na recuperação de pacientes de câncer”, esclarece o oncologista André Moraes.

O CEU do Jardim Florence oferece programação esportiva e atividades culturais e de lazer de segunda a domingo, a partir das 7h. Na área de atividade física, o professor Marcelo Heins, às terças e quintas, dá aulas de ginástica para a Terceira idade e ao longo da semana, de vôlei adaptado. Futsal e outras modalidades estão disponíveis também para crianças e jovens.

Palestras
O programa de palestras do Centro de Oncologia Campinas é voltado aos temas do Outubro Rosa e do Novembro Azul, que trata da prevenção do câncer de próstata. Os interessados devem entrar em contato com o Centro de Oncologia Campinas, por meio do e-mail [email protected]. O COC disponibilizará profissionais do centro para oferecer informações e orientações pertinentes aos objetivos das duas maiores campanhas de conscientização sobre o câncer no Brasil.

O oncologista Fernando Medina, do Centro de Oncologia Campinas, reforça a importância de levar conhecimento além do limite físico do COC para impactar um número ainda maior de pessoas com o discurso da prevenção. É consenso que entender a doença contribui para a detecção precoce, o que reflete no resultado do tratamento “Ações desse tipo salvam vidas, pois estimulam a descoberta de tumores em estágios iniciais, o que amplia a chance de cura”, reforça.

Junto aos oncologistas André Moraes e Talita Coelho Paiva, Medina compõe o time de palestrantes do Centro de Oncologia Campinas capaz de esclarecer, orientar e cuidar.

Sobre o COC
O Centro de Oncologia Campinas atende pelo menos 30 convênios médicos para oferecer diferentes serviços. Dispõe de renomado corpo clínico e eficiente equipe multidisciplinar para oferecer todos os níveis de cuidados aos pacientes, incluindo serviços complementares ao tratamento. Possui Centro Cirúrgico, salas de imagens, de quimioterapia e de radioterapia.

O Centro de Oncologia Campinas está localizado à Rua Alberto de Salvo, 311, Barão Geraldo, Campinas. O telefone de contato é (19) 3787-3400.

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias