Jaguariúna
Centro de Equoterapia de Jaguariúna, o maior da América Latina, comemora 20 anos
Foto – Andressa Cruz
O CEJ atende casos de autismo, doenças neurológicas, neuromotoras e piscológicas
O Centro de Equoterapia de Jaguariúna (CEJ) comemorou no dia 27 de julho, mais um aniversário. São 20 anos de trabalho com crianças, jovens e adultos com necessidades especiais, ou alguma limitação física, psicológica ou comportamental.
O CEJ é referência em habilitação e reabilitação no Brasil e atua diretamente na vida das pessoas. Possui registro no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCAJ) e Conselho Municipal da Pessoa com deficiência (COMPED).
O fundador, Wilson Mellilo comemora a trajetória. “Uma linda missão de vida. Agradeço a todos que direta ou indiretamente contribuíram para esse sonhos se realizar”, diz.
A gestora do CEJ e filha de Mellilo, Veridiana Mellilo, também celebra o aniversário tendo a clara percepção de que durante esses 20 anos não somente foram transformadas as vidas dos praticantes, como a vida de cada colaborador que faz parte da equipe. “É uma honra e uma felicidade comemorar a data ao lado de cada um que está aqui, especialmente ao do meu pai. Que venham mais 20 e mais 20 e mais 20 anos pela frente”, deseja.
Atualmente, o CEJ possui 90 mil metros quadrados, um picadeiro coberto com 2.4000 m2, bebedouros com acessibilidade e água filtrada, duas rampas em alvenaria com barras de proteção, cantina, banheiros adaptados e um parquinho adaptado.
CEJ e CAJ
Em 2019, após perceberem a demanda por um atendimento especializado para casos dentro do espectro autista, Wilson e Veridiana decidiram expandir a estrutura para a criação do Centro de Referência de Autismo de Jaguariúna (CAJ). Portanto, no CEJ recebem o tratamento portadores de doenças neurológicas, neuromotoras e psicológicas, enquanto o CAJ se dedica exclusivamente ao atendimento clínico de pessoas dentro do espectro autista. O tratamento é estendido também às mães e familiares dos praticantes e pacientes, que encontram nos centros uma rede de apoio não só para seus filhos, como também para si.
Em agosto de 2020, a sede do centro foi inaugurada com 10 salas de atendimento e 550 metros quadrados de área. Atualmente, o CAJ atende +130 crianças. A preocupação do centro de oferecer um tratamento mais completo possível para os seus pacientes pode ser observada na variedade de profissionais que compõem a equipe multidisciplinar de terapeutas e médico psiquiatra.

De pai para filha
Apesar de sua resistência inicial de misturar famílias e negócios, Veridiana assumiu o controle dos centros. No início, ela observava a rotina dos profissionais. Porém, com o tempo ela se tornou peça fundamental do trabalho.
Em junho de 2019, Wilson trouxe a ideia da construção do CAJ e hoje os dois centros seguem em paralelo. No final do mesmo ano, em meio a uma reunião geral, o pai de Veridiana anunciou que estaria se aposentando no próximo ano, e passaria a administração dos centros para a filha.
Passada a euforia da surpresa, Veri assumiu o desafio como fez com outras coisas na sua vida, se entregando de corpo, alma e coração aos projetos. Ela havia acabado de completar 30 anos, e já estava à frente de dois centros referências.
Mídias Sociais do CEJ
Instagram: https://www.instagram.com/cej_jaguariuna/
Facebook: https://www.facebook.com/cej.centrodeequoterapiadejaguariuna/
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/centro-de-equoterapia-de-jaguariuna/
Site: https://www.centrodeequoterapia.org/
Mídias Sociais do CAJ
Instagram: https://www.instagram.com/caj_jaguariuna/
Facebook: https://www.facebook.com/caj.jaguariuna/
Jaguariúna
Domingo tem ‘Samba no Parque’ na Praça do Amor em Jaguariúna
A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promove neste domingo, 17, mais uma edição do projeto “Samba no Parque”. O evento será realizado das 16h às 19h, na Praça do Amor (Piazza di L’amore), antiga Praça Mogi Mirim, com entrada gratuita para toda a população.
A iniciativa tem como objetivo proporcionar momentos de lazer, cultura e convivência para as famílias jaguariunenses, valorizando a música brasileira e incentivando a ocupação dos espaços públicos da cidade.
LEIA TAMBÉM:
O evento acontece em um dos novos cartões-postais do município. A Praça do Amor passou recentemente por uma revitalização completa realizada pela Administração Municipal, oferecendo mais conforto, segurança e lazer para os moradores.
“Com um ambiente agradável e descontraído, o ‘Samba no Parque’ vai reunir amantes do samba e toda a comunidade para uma tarde especial de música e entretenimento ao ar livre”, informa a Secretaria de Cultura.
Serviço:
Projeto Samba no Parque
Data: 17/05 (domingo)
Horário: das 16h às 19h
Local: Praça do Amor
Entrada: gratuita
Foto: Diego Monarin
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Jaguariúna conclui ciclo de palestras sobre Zoonoses e leva prevenção a mais de 2,5 mil alunos
A Prefeitura de Jaguariúna, por meio das secretarias municipais de Saúde e de Educação, concluiu nesta segunda-feira, 11, o ciclo de palestras sobre zoonoses realizado nas escolas da rede municipal de ensino. O encerramento das atividades aconteceu na EMEF Profa. Maria Tereza Piva, no bairro Nova Jaguariúna.
A ação integrou o Programa Saúde na Escola (PSE) e teve início em fevereiro, contemplando alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Ao longo do cronograma, aproximadamente 2.550 estudantes participaram das atividades educativas promovidas pela Unidade de Vigilância de Zoonoses do município.
As palestras foram conduzidas pelo médico veterinário Paulo Costa e abordaram temas relacionados à prevenção de doenças zoonóticas, como febre maculosa, febre amarela, esporotricose e raiva. Os alunos também receberam orientações sobre acidentes com animais peçonhentos, incluindo escorpiões, aranhas e serpentes, além de informações sobre cuidados com animais domésticos, prevenção de mordeduras e combate ao abandono animal.
LEIA TAMBÉM:
De forma dinâmica e interativa, os encontros também reforçaram a importância dos hábitos higiênicos e sanitários no manejo ambiental, fundamentais para a prevenção de doenças e promoção da saúde pública.
“Todo o conteúdo foi desenvolvido com base no conceito de Uma Só Saúde, que integra saúde humana, animal, ambiental e vegetal, incentivando a conscientização coletiva e a formação de jovens multiplicadores de boas práticas”, explica a Secretaria de Saúde.
Segundo a pasta, a iniciativa fortalece o trabalho preventivo desenvolvido pela Administração Municipal e amplia o acesso à informação qualificada dentro do ambiente escolar. “Levar educação em saúde para os estudantes é investir na prevenção e na construção de uma sociedade mais consciente e responsável com as pessoas, os animais e o meio ambiente”, destacou.
Foto: Thiago Carvalho
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
PAT de Jaguariúna realiza mutirão de emprego nesta quarta
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Jaguariúna promove nesta quarta-feira, dia 13 de maio, mais um mutirão de emprego. A seleção será feita pela empresa Alea, às 8h, que irá selecionar candidatos para 15 vagas de operador de produção.
O salário é de R$ 2.318, com bônus de até R$800 conforme metas atingidas. A empresa também oferece uma série de benefícios, como alimentação no local, plano de saúde, seguro de vida, auxílio creche, previdência privada, entre outros.
Os interessados devem comparecer presencialmente ao PAT de Jaguariúna portando documento pessoal original com foto, currículo atualizado e carteira de trabalho digital.
O PAT de Jaguariúna fica na Rua Coronel Amâncio Bueno, 810, no Centro, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agronegócios.
Foto: Thiago Carvalho / arquivo
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Jornal Online5 dias atrásJornal Gazeta Regional Edição 2037
-
Jaguariúna1 semana atrásConecta Turismo chega a Jaguariúna com foco em conexões e inovação
-
Amparo1 semana atrás
Amparo promove 1º Fórum para construção da Política de Igualdade Racial
-
Jaguariúna1 semana atrásMaio Amarelo: Veículos atingem rede elétrica e causam 5 interrupções em Jaguariúna no 1º trimestre de 2026
-
Holambra1 semana atrás20 novas casas populares: Holambra dá mais um passo para ampliar o acesso à moradia digna
-
Jaguariúna1 semana atrásJaguariúna realiza Semana do Turismo de 11 a 16 de maio
-
Jaguariúna1 semana atrásPopulação deve manter cadastro do Cartão Cidadão atualizado para garantir acesso ágil aos serviços públicos
-
Cultura1 semana atrásFazenda Florianópolis é reconhecida como patrimônio histórico em Jaguariúna


