Conecte-se conosco

Campinas

Campinas recebe oficinas gratuitas da 1ª edição do Projeto Moda Inclusiva

Publicados

em

Atividades, que serão realizadas de 12 a 16/06, contemplarão os usuários do Instituto Campineiro de Cegos Trabalhadores

Inclusão e sustentabilidade são conceitos que vêm sendo cada vez mais incorporados ao setor da moda. O Brasil é um dos países que vêm acompanhando essa tendência mundial e construindo uma nova realidade para cerca de 24% da população que possui alguma deficiência. Esse ainda é um nicho pouco explorado pelas grandes marcas, mas extremamente viável. É o que propõe a 1ª edição do Projeto Moda Inclusiva, que contemplará quatro cidades paulistas.

Em Campinas, as atividades serão realizadas entre os dias 12 e 16/06. O projeto prevê oficinas gratuitas, teóricas e práticas, de capacitação de moda, design e artes visuais voltadas para deficientes visuais. As oficinas terão duração de cinco dias e serão realizadas no Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores, contemplando os usuários da instituição. Ao final das oficinas, cada cidade terá um evento especial, voltado para a apresentação das peças produzidas, seja por meio de desfile ou exposição.

LEIA TAMBÉM:

A inclusão no mundo na moda está relacionada à compreensão da diversidade de corpos e, sobretudo, das necessidades de cada um. Por esse motivo, o projeto busca desenvolver no aluno a capacidade de reconhecer e analisar tendências de comportamento, para que possa propor a construção de peças com estilo e modelagem inclusivos.

Para Rosangela Rubbo Rodrigues, designer de moda, pós-graduada em didática do Ensino Superior e responsável pedagógica das oficinas, o projeto traz uma proposta atual e sugere a reflexão sobre o tema. “Ser professora no Projeto de Moda Inclusiva é motivo de grande orgulho, pois além de ser um projeto pioneiro, inovador e singular em seu formato, por exigir constante adaptação didática para atender seu publico, ainda promove a inclusão de pessoas excluídas do mercado da moda, que sabemos ser muito carente de profissionais, possibilitando uma nova vertente para qualificação. Coração cheio de alegria em participar”, reforça. O mercado da moda no Brasil movimenta R$229 bilhões por ano, sendo responsável por 15% das compras feitas pela internet. É um setor em expansão e cheio de possibilidades.

O Projeto Moda Inclusiva recebe o patrocínio do Instituto C&A nas cidades de São Paulo e Campinas. O curso será dividido em 5 encontros, com 4 horas de duração e oferece 20 vagas para pessoas com deficiência visual em cada entidade atendida pelo projeto. O Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores é uma Organização da Sociedade Civil que há 89 anos atende gratuitamente deficientes visuais em Campinas.

Sobre o Projeto Moda Inclusiva:
O Projeto Moda Inclusiva é realizado por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), produzido pela MR2 Cultural, com patrocínio do Instituto C&A. Ao todo, 100 pessoas serão atendidas diretamente. De forma eficiente e clara, o projeto pretende abordar as peculiaridades da moda inclusiva e sua relação direta na qualidade de vida de nosso público final, apresentando à sociedade um nicho de mercado em potencial.

Serviço:

Campinas recebe oficinas gratuitas da 1ª edição do Projeto Moda Inclusiva
Data: 12 a 16/06/23
Local: Campinas – Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores – Av. Washington Luiz, 570 – Vila Marieta
Horário: das 13h às 17h

Campinas

Cursos de idiomas gratuitos: 13 escolas estaduais na região de Campinas recebem matrículas para o segundo semestre

Publicados

em

Estudantes devem procurar uma das unidades dos Centros de Estudos de Línguas (CEL) com documento de identidade com foto e comprovante de endereço

Os 151 Centros de Estudos de Línguas, os CELs da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), estão com inscrições abertas para as aulas do segundo semestre de 2024. Nos centros são oferecidas aulas gratuitas de inglês, espanhol, alemão, francês, italiano, japonês, mandarim, além de aulas de português para estrangeiros e Libras, a língua brasileira de sinais.

Na região de Campinas, 13 unidades são sede dos centros de línguas. Eles estão localizados nas cidades de Campinas, Americana, Rio das Pedras, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Aguaí, Espírito Santo do Pinhal, Mococa, Tambaú, Vargem Grande do Sul, Hortolândia e Sumaré.

LEIA TAMBÉM:

O curso de inglês e de mandarim são ofertados exclusivamente para alunos do Ensino Médio e têm três anos (seis semestres) de duração. Os cursos de espanhol, alemão, francês, italiano, japonês e mandarim têm módulos semestrais, três anos de duração, e podem ser frequentados por estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJAs). As aulas de Libras são abertas também a estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, mas têm três semestres de duração. As aulas de português como língua estrangeira para estrangeiros estão disponíveis para estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental e são ministradas por um ano e meio.

Nos CELs as aulas são presenciais. Os estudantes interessados em um dos cursos de idiomas gratuitos da Seduc-SP devem se dirigir a um dos CELs de sua região portando documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Não é necessário estudar naquela escola nas aulas regulares para ser aluno do CEL.

Letícia Longo Buena, assessora de projetos da equipe de desenvolvimento curricular da Seduc-SP destaca os ganhos para os estudantes que frequentam os cursos de línguas. “Os Centros de Estudos de Línguas é um projeto que existe na Secretaria da Educação há mais de 30 anos. Nesses centros, os estudantes têm a chance de explorar aprendizados que abrangem diversas culturas e sociedades, ampliando assim seus conhecimentos nas línguas estudadas e contribuindo para a sua formação. Ao estudar inglês, espanhol, francês e muitos outros idiomas nos CELs, os estudantes da rede pública têm a oportunidade de abrir portas para um futuro ainda mais promissor. Muitos dos alunos do projeto seguiram carreiras em diversas áreas, encontraram amplas oportunidades no mercado de trabalho e participaram de viagens e intercâmbios internacionais e tudo isso ainda fica registrado em seu histórico escolar, junto com o certificado de conclusão do curso”.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Galleria Shopping abre agenda de arraiás em Campinas

Publicados

em

Primeiro arraial do ano terá barracas de comidas típicas, brincadeiras e diversas atrações musicais. A entrada é de graça

O Galleria Shopping recebe nesse final de semana o primeiro Arraial de 2024. De 24 a 26 de maio (sexta a domingo), o estacionamento do centro de compras dá lugar a barracas de comidas típicas do Nordeste e de brincadeiras juninas que prometem fazer a alegria do público, que terá acesso gratuito ao evento. Durante todo o final de semana, haverá a apresentação de diversos shows, bandas de forró, além de duplas sertanejas.

O Arraial no Galleria Shopping resgata uma tradição popular importante, com brincadeiras como pescaria, boca do palhaço, tomba lata e argola. O evento contará ainda com cervejarias artesanais, praça de alimentação completa, área kids e um espaço pet-friendly.

LEIA TAMBÉM:

Segundo o organizador João Paulo Silva, o objetivo do evento é levar diversão para toda a família. “Da padronização das barracas às atrações artísticas, tudo foi pensado para que o Arraial no Galleria Shopping seja mais um marco na história dos festejos populares de Campinas”, afirma.

Na sexta e no sábado o evento começa às 11h e segue até às 22h. No domingo a festa começa às 11h e vai até às 20h. A programação de shows tem início às 17h de sexta-feira com Tom Santana e Trio (forró). Às 20h é a vez da dupla sertaneja Pamela Paz & Denilson. No sábado Tom Santana e Trio voltam para abrir a festa às 12h; logo depois, às 15h, tem Rock N’Roça e às 20h super show com Lorena Alexandre – Tributo Marília Mendonça. No domingo, às 13h, tem Forró Di Casa e às 17h, no encerramento, super show com Trio Virgulino. “Vamos abrir o calendários de arraiás com muita comida e música boa; temos certeza que o público vai adorar a festa”, finaliza o organizador.

Arraial Galleria Shopping
Estacionamento do Galleria Shopping
Av. Bailarina Selma Parada, 505 – Jardim Nilópolis, Campinas

Horários
Sexta-feira (24/05), das 11h às 22h
Sábado (25/05), das 11h às 22h
Domingo (26/05), das 11h às 20h

Confira a programação:
Sexta 24/05
11H – Abertura do evento
17h – Tom Santana e Trio ( forró)
20h – Pamela Paz & Denilson

Sábado 25/05
11h – Abertura do Evento
12h – Tom Santana e Trio ( forró)
15h – Rock N’Roça
20h – Super Show Lorena Alexandre – Tributo Marília Mendonça

Domingo 26/05
11h – Abertura do Evento
13h – Forró Di Casa
17h – Super Show Trio Virgulino

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

BikeCine de volta a Campinas com cinema movido por bicicletas

Publicados

em

Patrocinada pela Air Liquide, a sessão gratuita gerada apenas com energia limpa exibe “Super Mario Bros. – O Filme”

Quinta-feira, 23, o BikeCine retorna a Campinas, com o cinema ao ar livre totalmente movido por bicicletas. O BikeCine é um cinema itinerante que funciona apenas com energia limpa e sustentável, gerada pelas pedaladas do próprio público. A sessão gratuita tem patrocínio da Air Liquide e acontece no Parque Portugal, Lagoa do Taquaral, a partir das 19h.

A programação na cidade inicia com a exibição de seleção de filmes curtas-metragens, com recursos de acessibilidade, depois o longa-metragem “Super Mario Bros. – O Filme”, animação que narra uma aventura baseada no videogame Super Mario Bros.

LEIA TAMBÉM:

Os ingressos on-line ficam disponíveis para o público pelo site https://bikecine.com.br/ ou na distribuição presencial, 1 hora antes do evento.

O novo conceito de cinema estreou este ano no Brasil, unindo cultura, entretenimento, sustentabilidade e esporte.

Como funciona o BikeCine
O público pode escolher de onde assistir aos filmes: acomodados na plateia de cadeiras ou pedalando nas estações de bicicletas, participando ativamente.

São 12 bicicletas fixas e quatro bases para acoplar as “bikes” trazidas pelo próprio público, totalizando 16 estações que captam a energia gerada pelos ciclistas. Também é possível colaborar pelo “pedal de mão”, ideal para diversão das crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, promovendo maior acessibilidade. O BikeCine é para todos.

Toda energia gerada é consumida no momento e, quanto mais rápidas forem as pedaladas, maior é a energia produzida. Um sinalizador exibe a carga de energia em tempo real e avisa se for preciso pedalar mais. Se baixar, os ciclistas são estimulados ou convidados ao revezamento durante as sessões.

Tecnologia também nas imagens. A exibição dos filmes no BikeCine é feita na tela inflável da Airscreen, equipamento com tecnologia de ponta, que oferece projeção de alta qualidade ao ar livre. Tudo para garantir a melhor experiência ao público.

O BikeCine é uma experiência cultural colaborativa, ecológica, inclusiva e diferenciada. O projeto tem parceria de desenvolvimento com os já bem-sucedidos cinemas ao ar livre, o Cine Autorama e o CineSolar.

“Campinas vem recebendo muito bem o BikeCine. As duas sessões realizadas tiveram ótima presença de público, o que nos deixa animados para retornar. Além da cultura e entretenimento, o BikeCine movimenta temas que consideramos importantes, e poder envolver a população é gratificante. Bem-estar, mobilidade, sustentabilidade, conscientização e inclusão estão também entre as pautas que queremos promover.”, compartilha Marco Costa, idealizador do BikeCine.

O Bikecine em Campinas é viabilizado por meio do ProAC, com patrocínio da Air Liquide, apoio da Prefeitura de Campinas através da Secretaria de Cultura e Turismo, correalização Efecto Cine, realização BikeCine e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias