Conecte-se conosco

Amparo

Amparo imuniza crianças de 9 a 11 anos contra Covid-19

Publicados

em

Amparo iniciou a vacinação de crianças de 9 a 11 anos. A vacinação infantil está acontecendo nas USF Silvestre e Pinheirinho, das 8h às 16h, todos os dias.

Os pais também têm a opção do horário estendido na USF Pinheirinho, de segunda a quinta-feira, até às 19h, e no Silvestre às terças, quartas e sextas-feiras, até às 18h.

Nas USF MARP, USF Boa Vereda, USF Pedrosos, USF Rosas, USF Vale Verde, USF Três Pontes e USF Arcadas as crianças serão agendadas pela equipe das Unidades de Saúde, que entrarão em contato com os responsáveis das crianças para realizar o agendamento.

Na segunda-feira, 31, a tem início a imunização de crianças de 5 a 8 anos. Para a vacinação, o RG e CPF dos responsáveis e da criança devem ser apresentados.

Amparo

Novo secretário de Saúde de Amparo se reúne com vereadores

Publicados

em

Os vereadores de Amparo receberam na tarde desta segunda-feira, dia 23, o secretário municipal de Saúde, Gilberto Ferreira Martins Júnior.

A reunião teve como pauta a apresentação mais detalhada dos projetos que o atual gestor da pasta está desenvolvendo e também os que serão adotados em um futuro breve. “Temos como missão, dada pelo prefeito Carlos Alberto, executar uma política de saúde para Amparo e também para a região. Estou concluindo a fase de levantamento e diagnóstico da realidade atual”, declarou ele que está há pouco mais de 50 dias à frente da Secretaria.

Em resumo, Gilberto apresentou aos vereadores planejamento para manutenção dos 28 pontos de serviço de saúde do município; ações para buscar recursos federais e estaduais; dados sobre realização de exames; programas de atendimento à família; frota da Secretaria; criação de Pronto Socorro em uma das unidades já existentes e, em especial, explanou sobre a gestão da Santa Casa Anna Cintra. “Vamos nos reunir com o governo estadual de São Paulo, juntamente com outros municípios, em busca de novos investimentos”, garantiu.

Gilberto Ferreira é funcionário público estadual, atua como diretor técnico de Saúde no Departamento Regional de Saúde de Campinas e diretor administrativo do Hospital Público Estadual Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti. É pós-graduado em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e advogado.

Estavam presentes na reunião o presidente da Casa, Carlos Cazotti (MDB) e os vereadores André de Oliveira (PP), Antonio Cesar Mineiro (MDB), Edison Alves (PT), Farlin Conrado (MDB), Pastor Elson Batista (PL), Luiz Carlos (Carlitinho – PSDB) e  Osmar Dorigan (MDB).

Continue lendo

Amparo

Polo Astronômico abre alta temporada com sessões às sextas e aos sábados em Amparo

Publicados

em


Entre as atrações que podem ser observadas pelo público nos próximos finais de semana estão alguns dos mais belos aglomerados abertos de estrelas e nebulosas, além do famoso Cruzeiro do Sul

Conhece a “Caixinha de Joias”? O aglomerado aberto de estrelas, um dos mais belos objetos celestes, é apenas uma das atrações para quem pretende visitar o Polo Astronômico, em Amparo, no interior de São Paulo, entre o final do mês de maio e todo o mês de junho. As sessões públicas noturnas acontecem sempre às sextas-feiras e aos sábados.

Com a transição do outono para o inverno, o período se torna ideal para quem gosta de observar o céu a olho nu ou através dos telescópios instalados no complexo.

“Esse período é menos chuvoso, portanto, bem favorável para as observações astronômicas. É o que identificamos como a “alta temporada”, propícia para que as pessoas possam observar e conhecer detalhadamente os mistérios do céu”, explica o diretor do Polo Astronômico de Amparo, o professor Carlos Eduardo Mariano.

Além da “Caixinha de Joias”, a programação dos próximos quatro finais de semana oferece a chance para que o público veja constelações como Carina, Centaurus, Vela, Popa, Escorpião e o famoso Cruzeiro do Sul. Todas aparecem com grande destaque nas noites de observação.

A nebulosa Eta de Carina e o distante aglomerado globular de estrelas Omega Centauri são outros atrativos visíveis pelos telescópios. “As nebulosas são nuvens de gás e poeira que existem no espaço. Já os aglomerados estelares são regiões com centenas ou milhares de estrelas que se mantêm juntas”, explica o professor.

“Alguns desses objetos até aparecem como manchas discretas no céu quando observamos a olho nu. Mas é com os telescópios que eles se revelam. É possível ver milhares de estrelas no campo de visão dos equipamentos”, ressalta Carlos Mariano.

EXPERIÊNCIA DIFERENTE EM NOITES COM LUA

Para contemplar os aglomerados de estrelas e nebulosas, a dica é visitar o Polo Astronômico, em Amparo, nas noites em que a Lua esteja nas fases nova ou minguante. São ocasiões em que o satélite natural da Terra desponta mais tarde ou não é visível.

Já com a Lua em sua fase crescente a experiência no complexo astronômico de Amparo é diferente. É quando os telescópios são voltados para o astro vizinho para que os visitantes observem detalhes da superfície lunar, como crateras, montanhas e vales. Há ocasiões em que é possível aproximar o celular do telescópio e registrar uma linda imagem da Lua.

SESSÕES COM 2H DE DURAÇÃO

As sessões às sextas-feiras e aos sábados no complexo astronômico de Amparo são divididas em etapas. Primeiro, o visitante participa de uma simulação no Planetário, onde recebe explicações sobre o que será visto no observatório.

Depois, o público faz o reconhecimento do céu a olho nu e por último a observação com os telescópios, incluindo a visualização com o refletor de 650mm de abertura, que é o maior telescópio em operação no Estado de São Paulo e o maior do Brasil aberto ao público.

Cada visita tem duração estimada de duas horas. Às sextas-feiras, a única sessão começa às 20h30. Já aos sábados, o público pode participar de sessões das 19h às 21h ou das 21h15 às 23h15.

REGIÃO PRIVILEGIADA E FÁCIL DE CHEGAR

 O Polo Astronômico, construído em 60 mil metros quadrados, próximo à Serra da Mantiqueira, foi inaugurado em setembro de 2015 em uma área privilegiada a cerca de 1.000 metros de altitude.

A região é livre de qualquer tipo de poluição luminosa direta. Por meio de uma lei municipal, todo o arredor do complexo foi declarado “Sítio para Observações Astronômicas”. A intenção da lei é impedir a presença de luz artificial que possa atrapalhar as atividades.

O observatório está localizado a 15 minutos do perímetro urbano de Amparo, com acesso pelo km 29 da Rodovia Benevenuto Moretto (SP-095), que liga Amparo a Bragança Paulista, bairro do Sertãozinho. O complexo ainda conta com estacionamento e serviço de restaurante.

O ingresso para as sessões públicas custa R$ 60 (inteira), com 20% de desconto na compra antecipada até junho, e R$ 30 (meia-entrada) para estudantes com carteirinha, idosos, mediante a apresentação do RG, e professores.

A entrada pode ser comprada pelo site www.poloastronomicoamparo.com.br, onde também estão informações detalhadas da programação, ou pelo WhatsApp (19) 9.9295-9586.

Continue lendo

Amparo

Vereadores de Amparo aprovam projeto que regulariza placas de inauguração de obras públicas

Publicados

em

Com o propósito de preservar as informações para conhecimento da população, o vereador André de Oliveira (PP) apresentou um projeto que regulariza a instalação de novas placas alusivas à inauguração de obras públicas no município de Amparo.

Projeto de Lei n° 36/2022 foi aprovado por unanimidade no dia 23 de maio e consta, em sua redação, que fica proibida a retirada de placas já existentes quando houver a instalação de uma nova. “É uma forma de manter o histórico das obras realizadas, preservando e respeitando memórias de gestões anteriores”, justificou o autor.

O vereador Edison Alves (PT) comentou que esse projeto sequer seria necessário, se houvesse compreensão da importância histórica de inaugurações. ” Essas placas representam marcos na história de Amparo, da administração que construiu, da que remodelou e da memória dos homenageados. Então, a partir do momento que você faz uma reforma de um prédio público e resolve simplesmente trocar a placa, você deixa de lado a importância histórica”, declarou.

Andre ainda completou: “contribui também para tirar um pouco o ego dos gestores, não falo do atual, mas sim de todos. Isso acontece há anos e agradeço a todos que votaram favorável”. Estavam presentes na sessão os vereadores André de Oliveira (PP); Antonio Cesar Mineiro (MDB); Edilson Santos (DEM); Edilson José (Dil – PSD); Edison Alves (PT), Pastor Elson Batista (PL); Farlin Conrado (MDB); Janaina Pereira (PDT); Osmar Dorigan (MDB); Luiz Carlos (Carlitinho – PSDB) e Rosa Montini (PSDB).

Link da Sessão: AQUI.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias