Conecte-se conosco

Amparo

7º Festival de Fotografia Amparo em Foco começa quinta-feira, 05, com atrações gratuitas

Publicados

em

Evento acontece até o domingo, 08, na Praça Pádua Salles, no centro de Amparo; serão ao todo mais de 20 atividades entre oficinas, exposições, palestras, rodas de conversa, além de saída fotográfica

A 7ª edição do Festival de Fotografia Amparo em Foco, um dos mais importantes do Estado de São Paulo, traz programação gratuita voltada para o público de todas as idades. O evento acontece entre 5 e 8 de outubro, quinta-feira a domingo, na Praça Pádua Salles, no centro de Amparo.

Serão mais de 20 atividades entre oficinas, exposições, palestras, rodas de conversa e saída fotográfica. Em 2023, o festival tem tema principal o protagonismo das mulheres na fotografia brasileira.

Nomes como os de Nair Benedicto, Mônica Maia, Carmem Negrão, Dani Sandrini, entre outras personalidades do universo fotografia nacional, têm presenças confirmadas no festival. A programação completa está disponível no site www.amparoemfoco.com.br.

Nair Benedicto: Homenagem a quem faz a diferença
Para traduzir a importância das mulheres fotógrafas, o Amparo em Foco confirmou a participação de Nair Benedicto. Ela é pioneira no país em dar voz às minorias, ao usar seu trabalho para abordar temas como preconceito e violência contra as mulheres, homossexuais e indígenas.

LEIA TAMBÉM:

Delegada da Unicef, entre 1988 e 1989, presa e torturada no período da ditadura, sua obra faz parte dos acervos dos museus de arte moderna do Rio de Janeiro (MAM) e de Nova York (MoMa).

Nair Benedicto se dedicou na carreira na realização de documentários audiovisuais e fotográficos sobre as condições de vida de crianças e mulheres na América Latina, além de temas sociais e manifestações populares no Brasil. A fotógrafa e ativista fará uma roda de conversa, ao lado de Carmem Negrão, sobre “O protagonismo feminino na fotografia brasileira”, tema principal do evento. O bate-papo ocorre no sábado, 07, às 20h, na Estação da Mogiana.

Oficinas e Palestras
Com o objetivo de exaltar o trabalho das mulheres no cenário nacional, o Festival Amparo em Foco traz como destaque as palestras “A construção de um projeto fotográfico: conversa sobre a exposição Terra Terreno Território” com a artista visual e fotógrafa Dani Sandrini, que será realizada na abertura do festival, na sexta-feira, 06, às 20h. E no sábado, 07, às 16h, acontece a palestra “Mulheres Luz”, com a curadora, editora e produtora cultural Mônica Maia.

Entre as oficinas do Festival Amparo em Foco 2023, uma das mais esperadas é a “Kombina com Foto”, do designer e fotógrafo profissional Felipe Colvara Teixeira. O projeto itinerante, montado em uma Kombi como sala de aula, utiliza a fotografia como instrumento para despertar uma maior consciência social e ambiental sobre questões que ocorrem diariamente em nossas vidas.

Na programação de sábado, 07, o público poderá participar das atividades: “Fotografia artesanal: Antotipia e Fitotipia” com a artista visual Dani Sandrini; “Inteligência Artificial em processos de criação”, com o artista visual William Kass; “Retrato – Faces Prateadas ” positivo preto e branco em grande formato com o fotógrafo Antonio Neto.

Já no domingo, 08, a programação traz “Cianotipia Criativa”, com Letícia Volpi, e a “Fotografia Analógica e Revelação, com Caffenol”, com os laboratoristas Mariana Guerra e Vitor Leite.

No sábado, 07, e no domingo, 08, às 11h, os fotógrafos Alex Gimenes e Renan Nakano realizam a oficina “Retratos: Revelação em preto e branco por Inversão e produção de Monóculos”. No encerramento, no domingo, 08, às 15h, será realizada a palestra “Apagamentos e Silenciamentos: ruídos e ecos na Fotografia” com o fotógrafo e mestre em Educação Guilherme Zullo.

Todas as oficinas são gratuitas e as pessoas serão recebidas por ordem de chegada, sem a necessidade de inscrição.

Exposições
Quem visitar o Festival Amparo em Foco poderá conferir exposições “Labirinto Feminino”, exclusiva com trabalhos de artistas mulheres e a exposição coletiva “Retratos”, com imagens de artistas de todo país, ambas produzidas através de convocatórias abertas ao público.

A premiada exposição “Terra-Terreno-Território”, de Dani Sandrini fará parte das ações expositivas do festival. Os visitantes também terão acesso à exposição “Toda Chuva Começa Com Um Pingo”, de Nair Benedicto. Suas imagens refletem a luta das mulheres pela não violência, contra o feminicídio, aos direitos iguais, além das ações de mulheres inovadoras.

A organização ainda traz uma exposição coletiva com artistas convidados como Antônio Neto, Daniela Lucheta, Guilherme Zullo, Leticia Volpi e William Kass.

Acessibilidade
Para essa edição, o evento contará com intérprete de Libras em todas as palestras da programação e terá audiodescrição, através de QR code, nas exposições coletivas “Labirinto Feminino” e “Retratos, dos processos históricos alternativos à inteligência artificial”, que estarão na Praça Pádua Salles.

Sobre o Festival Amparo em Foco 2023
O projeto AMPARO EM FOCO 2023 é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, e tem como patrocinadora oficial a empresa Rousselot Gelatinas do Brasil, é produzido pela Mogiana Produções Culturais e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Amparo, cidade do interior paulista a 126 km de São Paulo e 68km de Campinas.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Amparo

Centro de Saúde da Mulher em Amparo celebra 3 mil atendimentos

Publicados

em

O Centro de Saúde da Mulher Beatriz Galvão de Campos Cintra, implantado por iniciativa da Prefeitura da Estância de Amparo, completa um ano de serviço dedicado à saúde feminina, um marco significativo nos cuidados especializados às mulheres do município.

Desde sua inauguração, o local tem sido uma referência em saúde, oferecendo atendimentos em ginecologia, obstetrícia e pediatria.

LEIA TAMBÉM:

Localizado na Rua Prefeito Gustavo Vasconcelos, 137, área central da cidade, o centro possui uma equipe médica formada por ginecologistas e pediatras, além de uma estrutura com salas de exames e consultórios modernos totalmente equipados.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o local já realizou cerca de 3 mil atendimentos desde sua abertura, sendo 2.225 em ginecologia e obstetrícia, e 738 em pediatria.

Os serviços oferecidos incluem pré-natal de alto risco, consultas ginecológicas em geral, colposcopia, coleta de material para biópsia, entre outros, tudo em um ambiente projetado para proporcionar conforto e acolhimento às pacientes.

O prefeito da Estância de Amparo, Carlos Alberto Martins, expressou sua satisfação com o sucesso do centro. “Para nós e para a população, o Centro de Saúde da Mulher é uma conquista. Estamos comprometidos em oferecer serviços de saúde de qualidade para todas as mulheres de Amparo, e unidade é um passo significativo nessa direção”, afirmou.

Para a enfermeira e coordenadora do espaço, Rosani Aparecida Trombini, a saúde de Amparo tem melhorado muito, principalmente quando se fala em atendimento feminino. “A unidade traz praticidade e acesso facilitado aos cuidados de saúde necessários para as mulheres da nossa comunidade. Vamos continuar oferecendo serviços de excelência e contribuindo para o bem-estar e qualidade de vida para as pacientes”, disse.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Amparo

GCM de Amparo completa 55 anos e recebe investimentos e estruturação para garantir a segurança da população

Publicados

em

A Prefeitura de Amparo tem realizado investimentos históricos na Guarda Civil Municipal (GCM), visando fortalecer a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos do município.

Desde a sua fundação em 1969, a GCM tem sido uma parte essencial da comunidade, comprometida em proteger os bens, serviços e instalações da cidade, bem como garantir o respeito à dignidade humana, à cidadania e à legalidade democrática.

LEIA TAMBÉM:

O poder público investiu mais de R$5 milhões entre os anos de 2021 e 2024 demonstrando o compromisso contínuo em fortalecer os serviços de segurança pública.

Pela primeira vez na história do município, a Prefeitura adquiriu armamentos e equipamentos para a GCM. Foram adquiridas 40 pistolas modelo PS9, cinco revólveres 357, quatro espingardas calibre 12 e dois fuzis 556, além de uniformes, botas táticas, coletes balísticos, armamento não letal (teaser) e materiais de menor potencial ofensivo, como bombas de efeito moral e gás de pimenta.

Com um efetivo de 71 policiais, a GCM de Amparo está mais preparada do que nunca para atender às necessidades de segurança da população.

Nos últimos anos, a GCM recebeu um conjunto de equipamentos tecnológicos, incluindo computadores, drones, câmera fotográfica, impressora, projetor de imagem, notebook e sistemas de monitoramento de última geração, com mais de 400 câmeras estrategicamente posicionadas em toda a cidade.

No campo de treinamento e desenvolvimento, a corporação foi contemplada por 450 horas/aula de instruções práticas e teóricas, visando aprimorar as habilidades e conhecimentos dos seus membros para um serviço mais eficiente e eficaz.

Além dos 13 veículos já disponíveis, incluindo caminhonetes 4×4, palios weekend e uma base móvel, a GCM adquiriu um veículo sedan GM Onix Plus, fortalecendo ainda mais a capacidade de resposta da corporação.

Para o Prefeito Municipal, Carlos Alberto Martins, desde a sua criação, a corporação tem sido um pilar fundamental na manutenção da ordem e segurança, e continuará a servir a comunidade com dedicação, profissionalismo e humanidade. “É com imenso orgulho que celebramos os 55 anos da Guarda Civil Municipal de Amparo. Essa instituição, ao longo de sua história, tem desempenhado um papel primordial para o bem-estar de nossa comunidade. Quero expressar minha sincera gratidão a todos os membros da GCM pelo trabalho incansável e dedicação demonstrados diariamente. Juntos, estamos construindo uma cidade mais segura e próspera para todos”, completou.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Amparo

Amparo é palco de evento inédito: Covers Festival celebra o rock n’ roll

Publicados

em

Amparo se prepara para receber um evento inédito que promete agitar não só os amantes do rock, mas também toda a comunidade local e os visitantes da região. O Covers Festival chega para um fim de semana inteiro de celebração do bom e velho rock n’ roll, transformando a Praça Pádua Salles em um verdadeiro palco de energia e música.

De 24 a 26 de maio, de sexta-feira a domingo, a Praça Pádua Salles será o epicentro do evento, que oferece uma programação diversificada e gratuita para todas as idades. Com sete shows, o festival trará covers de bandas icônicas como AC/DC, Red Hot Chili Peppers, Queen, Charlie Brown Jr., Kiss, CPM 22 e Aerosmith.

LEIA TAMBÉM:

O Covers Festival não se limita apenas à música; é uma experiência para toda a família e amigos, inclusive os peludos de estimação, pois o evento é pet friendly. Além dos shows, o público terá à disposição uma ampla variedade de cervejas artesanais, assim como uma praça de alimentação repleta de delícias gastronômicas, desde hambúrgueres até pratos típicos de rua, churros, shakes e muito mais.

Para entreter os pequenos, haverá um espaço kids, enquanto os entusiastas do rock poderão explorar uma área de exposição repleta de produtos e acessórios relacionados ao universo do rock. E para aqueles que desejam eternizar sua paixão pelo rock, o festival oferece até mesmo a oportunidade de fazer uma tatuagem ou colocar um piercing.

Com o apoio da Prefeitura da Estância de Amparo, o Covers Festival reforça o compromisso da cidade em promover eventos culturais e de entretenimento que enriquecem a vida da comunidade e fortalecem a identidade local. Este evento representa um investimento na agenda cultural de Amparo, demonstrando a vitalidade e o dinamismo desta cidade do interior paulista.

Programação
Covers Festival – Amparo

Local: Praça Pádua Salles 
Endereço: Antiga Estação da Mogiana
Dias: 24, 25 e 26 de maio (sexta-feira, sábado e domingo) 
Horários: 17h às 22h (sexta-feira) 
11h às 22h (sábado e domingo) 
Entrada: Gratuita 

Shows
Sexta-feira, dia 24 de maio 
19h: Rising Power – AC/DC Cover

Sábado, dia 25 de maio 
13h: Confisco – Tributo Charlie Brown Jr. 
16h: Apache Roses – Red Hot Chili Peppers Cover 
19h: Queen Music Tribute

Domingo, dia 26 de maio 
13h: 4 Lados – Tributo NX Zero e CPM 22 
16h: Dynasty – Kiss Cover 

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias