Jaguariúna
Tradição e gastronomia destacadas em um só lugar
Em 1991 teve início uma história que com o passar dos anos passou por muitas mudanças e aprimoramento, mantendo a tradição da família Messias. Nesta data inaugurava-se o famoso Botequim da Estação, que passa de geração para geração.
Situado na histórica estação da Maria Fumaça de Jaguariúna, conhecida como Centro Cultural que hoje é um patrimônio tombado, o local além de ponto turístico da cidade se tornou um ponto de lazer gastronômico. Fundado pelo casal Luiz Carlos Messias e Magda Regina Defendi Messias, o Botequim ficou extremamente conhecido em toda região por sua saborosa e suculenta Picanha na Pedra que atrai muitos turistas e moradores.
A maioria dos pratos e petiscos foram criados e são elaborados até hoje pelos seus fundadores, como o Pintado a Camânducaia que é uma receita original do Sr. Luiz, e o bolinho de bacalhau, uma receita de família de gerações da Srª Magda. Essa é uma tradição, pois eles consideram que esse carinho dá ao restaurante um sabor inigualável, familiar e tradicional.
Atualmente o restaurante é responsabilidade dos filhos do casal, Thiago, Thomas e Thadeu. Eles valorizam a tradição dos pais, vivem e respiram o Botequim da Estação.

O mais jovem comenta que é muito satisfatório seguir os passos dos pais, tendo em vista que ele praticamente nasceu dentro do Botequim, brinca Thadeu, que tem 28 anos. Nesta trajetória de uma vida, muitas coisas foram marcantes para ele. “Ver pela primeira vez a Maria Fumaça chegando aqui na frente foi muito marcante. Nosso barzinho que atendia de 50 a 60 pessoas no dia começando a atender 300 foi bem legal”, relembra.
O sucesso foi, e é, tão grande que hoje o Botequim da Estação faz parte da história de Jaguariúna. Para Thadeu, é mais prazeroso ainda quando ele olha para trás e vê todos os desafios que foram enfrentados.
Dentre eles, o mais recente, a pandemia da Covid-19. “Uma doença que vem deixando muitas vítimas, pessoas conhecidas, pessoas próximas. Muito triste essa situação”, diz Thadeu. Mas, além de perdas irreparáveis, a doença também deixou muitos desempregados e muitos CNPJ’s foram fechados. “Se manter de portas abertas diante disso tudo é uma grande vitória”, afirma.
Uma vitória que poderia ser ainda maior se o plano de expansão da empresa não tivesse sido afetado. “O Botequim da Estação inaugurou a unidade Mogi Guaçu em 2020, mas após três meses de inauguração a pandemia chegou e fez com que a unidade fosse fechada”. Mas, Thadeu garante que a família está trabalhando pesado para reabrir e colocar o nome também na história de Mogi Guaçu.
De todo modo, são 30 anos de Botequim da Estação em Jaguariúna. A família acredita que soube aproveitar o crescimento da cidade em favor de seus negócios. “Pois não adiantaria de nada a cidade crescer e você não saber lidar com o aumento das demandas”, explicam.
Com o crescimento mútuo entre cidade e a empresa, o Botequim da Estação expandiu tanto que hoje emprega mais de 60 pessoas. “São 60 famílias que o Botequim alimenta diretamente, fora empregos indiretos”, conta Thadeu. “Saber que minha família faz parte da memória desta cidade é uma coisa indescritível. Isso ninguém pode apagar!”, finaliza.
Jaguariúna
51ª edição da Cavalaria Antoniana de Jaguariúna acontece neste domingo
Jaguariúna, a Capital Country do Brasil, se prepara para receber a 51ª edição da Cavalaria Antoniana, que acontece neste domingo, 07, a partir das 8h, e deve mais uma vez atrair centenas de participantes.
Promovido pela Prefeitura de Jaguariúna, por meio das secretarias de Cultura e de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agronegócios, o evento reúne fé, tradição sertaneja, cultura popular e atrações musicais para toda a família.
A participação na cavalgada é gratuita e aberta a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia. A expectativa da organização é receber não apenas moradores de Jaguariúna, mas também cavaleiros, comitivas e visitantes de diversas cidades da região, fortalecendo a preservação das raízes culturais e o turismo local.
LEIA TAMBÉM:
A programação terá início às 8h, com concentração na Rua Maranhão, no Parque dos Lagos. Às 9h, os cavaleiros seguem em direção ao Centro Cultural, onde, às 10h, acontecerá o desfile das escolas municipais. O encerramento do desfile está previsto para o meio-dia.
Na sequência, a festa continua no Parque Santa Maria. Os portões serão abertos às 12h30 e o público poderá acompanhar uma programação especial com shows sertanejos e rodeio em touros. A animação começa às 13h com a dupla Luccas & Augusto. Às 16h, sobe ao palco a dupla Rafa & Bordotti. Já às 18h acontece o rodeio em touros e, encerrando a programação, às 20h, o show será com Ramon & Rodolfo.
Além das atrações principais, o evento contará com brinquedos gratuitos para as crianças e touro mecânico, garantindo diversão para toda a família.
Confira a programação oficial da 51ª Cavalaria Antoniana:
8h – Concentração na Rua Maranhão (Parque dos Lagos)
9h – Saída em direção ao Centro Cultural
10h – Desfile das escolas municipais (Centro Cultural)
12h – Encerramento do desfile
12h30 – Abertura dos portões no Parque Santa Maria
13h – Show com Luccas & Augusto
16h – Show com Rafa & Bordotti
18h – Rodeio em touros
20h – Show com Ramon & Rodolfo
*Com brinquedos gratuitos para crianças e touro mecânico.
Foto: Diego Monarin
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Jaguariúna realiza consulta e audiência pública sobre saneamento e gestão de resíduos
A Prefeitura de Jaguariúna e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaguariúna (SAAEJA) realizam o processo de revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).
A iniciativa tem como objetivo ampliar a participação popular no planejamento das ações voltadas ao saneamento básico e à gestão de resíduos no município, permitindo que os moradores acompanhem os estudos técnicos e apresentem sugestões para o futuro da cidade.
A primeira etapa acontece por meio de uma consulta pública digital, disponível até o próximo dia 9 de junho. Durante esse período, os interessados podem acessar os documentos técnicos por meio do link https://jaguariunapmsb.wixsite.com/saneamento e encaminhar contribuições através de formulário online.
LEIA TAMBÉM:
Já a audiência pública presencial será realizada no dia 10 de junho, às 18h30, no Auditório da Cidade da Saúde, localizado na Rua Amazonas, 504, no Jardim Dom Bosco. O encontro marcará a apresentação final dos estudos e contará com debate aberto entre a população e a equipe técnica responsável pelo trabalho.
Segundo os organizadores, a participação dos moradores é fundamental para a construção de políticas públicas eficientes nas áreas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana.
A revisão dos planos conta com o apoio da Prefeitura de Jaguariúna, do SAAEJA, dos Comitês PCJ e de órgãos do Governo do Estado de São Paulo.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Jaguariúna será tema da Império de Casa Verde no Carnaval de SP de 2027
Jaguariúna conquistou mais um importante reconhecimento de sua relevância cultural no cenário nacional. A tradicional escola de samba Império de Casa Verde, tricampeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, anunciou neste sábado, 30, que o município será o tema de seu desfile no Carnaval de 2027.
A homenagem é uma iniciativa da própria escola de samba e não envolve investimento de recursos públicos municipais. A participação de Jaguariúna no enredo da Império de Casa Verde ocorre sem qualquer aporte financeiro da Prefeitura. O Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Império de Casa Verde foi fundado em 1994 e tem como símbolo o tigre.
Com o enredo “Sob o Céu do Interior Brilha o Sonho Caipira: Jaguariúna, a Capital Country do Brasil”, a agremiação paulistana irá contar a história da cidade e destacar sua forte ligação com a cultura sertaneja, característica que tornou Jaguariúna uma referência nacional nesse segmento.
O anúncio foi realizado durante a comemoração dos 32 anos da escola de samba, na capital paulista. O desenvolvimento do enredo ficará sob a responsabilidade do renomado carnavalesco Fábio Ricardo.
A escolha de Jaguariúna como tema do desfile reforça o protagonismo do município na promoção e preservação das tradições do interior brasileiro. Ao longo de mais de três décadas, a cidade consolidou sua imagem como um dos principais polos da cultura country do país, especialmente por meio de eventos que atraem visitantes de diversas regiões do Brasil.
Para a Prefeitura de Jaguariúna, a homenagem representa uma oportunidade de projeção positiva da cidade em um dos maiores espetáculos culturais do mundo, levando sua história, suas tradições e sua identidade para milhões de pessoas.
O desfile está previsto para o Carnaval de 2027 e promete levar para o Sambódromo do Anhembi toda a riqueza cultural, histórica e as tradições que fazem de Jaguariúna um dos símbolos da cultura country brasileira.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Cultura1 semana atrásGutto Soares agita o Encontro de Caminhoneiros, em Cosmópolis, com show beneficente em prol do Lar Arco-Íris
-
Campinas1 semana atrásCampinas é a quarta cidade brasileira em realização de eventos internacionais, aponta entidade internacional
-
Jornal Online4 dias atrásJornal Gazeta Regional Edição 2040
-
Campinas6 dias atrásCPFL Paulista participa do lançamento do programa “Chega Junto” com serviços gratuitos à população em Campinas
-
Jaguariúna1 semana atrásCavalaria Antoniana de Jaguariúna será no próximo dia 7 de junho
-
Santo Antônio de Posse1 semana atrásExército realiza treinamento com programação até 27 de maio em Santo Antônio de Posse
-
Artur Nogueira1 semana atrás2ª Feira Pet de Artur Nogueira terá apresentações de canis da GCM e adoção de cães e gatos
-
Jaguariúna1 semana atrásCorpo de idoso desaparecido em Jaguariúna é encontrado em área de mata


