Conecte-se conosco

São Paulo

Projeto integra conhecimento e sustentabilidade na Baixada Santista

Publicados

em

Um ambiente criado para momentos de pausa e distração, cujo objetivo é incentivar a prática do reaproveitamento de materiais e a redução de resíduos sólidos, é um dos projetos desenvolvidos por uma universidade na Baixada Santista, litoral de São Paulo, para conscientizar os alunos e a comunidade local que participa de projetos sociais sobre a necessidade de ações voltadas à questão da sustentabilidade. 

O Espaço Leitura Livre, localizado em uma área reservada na Unaerp Campus Guarujá, conta com uma biblioteca instalada dentro de uma van, totalmente adaptada para esse fim. Além de oferecer um ambiente para pausa e reflexão, o local serve como incentivo à leitura e ao compartilhamento de conhecimentos, onde é possível ler, levar ou trocar por outros títulos literários. 

E como o objetivo é a sustentabilidade, o mobiliário do Espaço Leitura Livre foi concebido dentro do conceito de reaproveitamento. Os antigos estofados da van foram reformados e transformados em poltronas. Além disso, compõem o ambiente quatro poltronas e seis pufes, produzidas pelo ecodesigner Edivan Barradas, a partir de pneus velhos. 

Conhecido como mestre Divas, o designer foi escolhido para assinar o projeto devido ao seu trabalho artesanal com pneus usados, que lhe rendeu participações em exposições nacionais e internacionais, inclusive com objetos premiados na Europa, Argentina e Portugal. 

Além de manter seu ateliê em Teresina (PI), Dimas lidera o projeto Recriar, ministrando aulas em comunidades carentes para ensinar o ofício e auxiliar na criação de cooperativas de artesãos. 

Mestre Divas explica que o conceito empregado não é a reciclagem e sim o reaproveitamento. “É comum que as pessoas confundam com reciclagem, mas reciclar é diferente, é quando deixa a matéria no mesmo ciclo. Quando se corta uma latinha de refrigerante e se faz um porta-lápis, por exemplo, isso é reaproveitar”, destaca.  

A ideia de contratar o artesão para compor os móveis do projeto faz parte do compromisso com a sustentabilidade defendido pela Unaerp há muitos anos. Por conta disso, uma parte do recurso investido proporcionou a realização de um curso em Luzilândia, cidade de 22 mil habitantes, localizada a 240 km de Teresina.  

Priscilla Bonini Ribeiro, doutora em Tecnologia Ambiental e diretora geral da Unaerp Guarujá, comenta que o campus está em constante evolução e que a intenção é cada vez mais permitir aos alunos e à comunidade local espaços para estimular a vivência do ensino em todos os sentidos. “O Espaço Leitura Livre é um convite à leitura, um local onde se busca conhecimento, inovação, criatividade e novas atitudes. É o ambiente ideal para refletirmos sobre o compartilhamento e a sustentabilidade”, finaliza. 

Priscilla Bonini Ribeiro é educadora, pesquisadora, doutora em Tecnologia Ambiental, mestre em Educação e diretora-geral da Unaerp Campus Guarujá.

Foi Conselheira Estadual de Educação de São Paulo por dois mandatos, presidente da UNDIME (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo) e ex-Secretária Municipal de Educação em Guarujá (SP).

São Paulo

Corteva Agriscience inaugura novo laboratório para atender a agricultura do Brasil e da América Latina

Publicados

em

A Corteva Agriscience inaugura nesta quarta-feira, 15, às 10h, um novo laboratório em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Integrado de Campo para Proteção de Cultivo e Biotecnologia, em Mogi Mirim. A unidade fica localizada na Rodovia Engenheiro João Tosello, 71, e este novo laboratório vai realizar pesquisas nas áreas de biotecnologia (sementes), proteção de cultivos e biológicos e atender às necessidades dos agricultores do Brasil e América Latina. 

Serviço:
Inauguração novo laboratório Centro de Pesquisa Corteva em Mogi Mirim
Data: 
quarta-feira, 15
Horário: 10h
Local: Unidade da Corteva Agriscience em Mogi Mirim
Endereço: Rodovia Engenheiro João Tosello, 71 – Mogi Mirim

Sobre o Centro de Pesquisa Mogi Mirim
O Centro de Pesquisa da Corteva Agriscience, é um dos 10 espaços de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), da empresa no Brasil. Os centros são dedicados à P&D de novos produtos para atender às necessidades locais dos agricultores em sementes e biotecnologias, além de soluções em proteção de cultivos para diversas culturas, incluindo biológicos. O novo lab é multidisciplinar, o que quer dizer que está preparado para atender pesquisas nas áreas de biotecnologia (sementes), proteção de cultivo e biológicos, para demandas da agricultura brasileira e de outros países da América Latina. Toda a estrutura é para a Corteva oferecer soluções inovadoras para que os produtores possam maximizar sua produtividade e rentabilidade, com foco no futuro sustentável do agronegócio.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

São Paulo

Democratização da cultura: “Oficinas da Villa” apresenta espetáculo gratuito no dia 11 de maio

Publicados

em

Jovens do projeto cultural farão apresentação na Brasilândia unindo música, ballet e capoeira

O projeto cultural “Oficinas da Villa” tem encerramento na cidade de São Paulo neste sábado, 11, com a apresentação do espetáculo “Encanto do Boi – Tradição e Alegria”, que será realizado na Brasilândia, no endereço da Av. General Penha Brasil, 2508, às 15h, com entrada aberta e gratuita ao público em geral.

Em São Paulo, as aulas foram iniciadas em maio de 2023, às segundas, terças e quartas-feiras, na Escola Estadual Assis José Ambrósio, no Jardim Peri. No primeiro ciclo, os alunos receberam formação teórica básica em cada uma das três modalidades e nos últimos meses colocaram os estudos em prática com foco na apresentação final, que unirá números de ballet, capoeira e música em um espetáculo especial que marcará o encerramento da primeira edição do projeto na capital paulista.

LEIA TAMBÉM:

Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Oficinas da Villa” é realizado pelo Ministério da Cultura com patrocínio da Teleperformance e produção da AH7 Gestão Cultural em parceria com a Villa 7 Produções Culturais, especializadas em gestão de cultura para organizações dos mais diversos segmentos por todo o país.

“O maior objetivo do projeto é a democratização do acesso à arte através da execução de oficinas, aulas, ensaios e apresentações com a participação de crianças e adolescentes de baixa renda, estudantes da rede pública de ensino do município selecionados com o intuito de terem a oportunidade de socialização, criação artística e desenvolvimento de percepção e sensibilidade que são restritas muitas vezes apenas às camadas mais privilegiadas da sociedade”, explica Anderson Horácio, gestor da AH7 Gestão Cultural que responde pela produção do projeto.

Com foco também na inclusão, os locais onde ocorreram as apresentações artísticas foram, obrigatoriamente, dotados de toda a estrutura de acessibilidade necessária para atender às pessoas com deficiência, como rampas de acesso, banheiros especiais, impressos com descritivos em braile, intérprete de libras, etc.

“Convidamos todos a prestigiarem nossos alunos neste espetáculo que irá encantar e emocionar o público, mostrando a força e a potência que a cultura tem de mudar a vida e a percepção das pessoas sobre o mundo e a realidade que nos cerca”, finaliza Horácio.

Sobre a Teleperformance: A Teleperformance, líder mundial em serviços empresariais digitalmente integrados, atua como uma parceira estratégica para as maiores marcas do mundo em diversos setores. Oferece um modelo de serviços de suporte One Office, que combina três famílias de soluções amplas e de alto valor: gerenciamento da experiência do cliente, serviços de back-office, e serviços de inteligência de processos de negócios. Essas soluções digitais de ponta a ponta garantem uma interação bem-sucedida com o cliente e processos otimizados, ancorados em uma abordagem única e abrangente de alta tecnologia e personalizados. A Teleperformance no Brasil possui 28.000 colaboradores, com presença em 23 Estados e mais de 300 cidades do país. No mundo são mais de 410.000 colaboradores do Grupo, localizados em 91 países, que suportam bilhões de conexões todos os anos em mais de 300 idiomas e mais de 170 mercados em um compromisso compartilhado com a excelência como parte do processo “Simpler, Faster, Safer”. Essa missão é sustentada pelo uso de soluções tecnológicas confiáveis, flexíveis, inteligentes e pelo cumprimento dos mais altos padrões de segurança e qualidade do setor, baseados na excelência em Responsabilidade Social Corporativa.

Sobre a Villa7 Cultura: Com experiência de uma década no desenvolvimento de projetos culturais, a Villa 7 Cultura cria projetos assertivos, direcionados e personalizados para empresas que desejam promover a sinergia entre sua missão, visão e valores com as necessidades (reais) da comunidade que os recebe. A partir do comprometimento necessário para condução dos projetos de maneira ágil e singular com transparência e boa utilização dos recursos, a Villa 7 estreita laços com ONGs, instituições e artistas, trabalhando árdua e intensivamente para levar o melhor conteúdo para plateias mais do que especiais.

Sobre a AH7 Gestão Cultural: A AH7 Gestão Cultural atua para democratizar o acesso à arte e cultura para cocriar o futuro desejável para todos. Nascida em 2014, a AH7 tem a responsabilidade de gerir aquilo que é subjetivo, impalpável e simbólico de forma objetiva e organizada, sem riscos de interferência no processo criativo, sintonizando ideias e potencializando os resultados das ações pleiteadas.

Serviço
Encerramento da 1ª edição do Projeto ‘Oficinas da Villa’ em São Paulo – Espetáculo “Encanto do Boi – Tradição e Alegria”
Data: 11 de maio
Horário: 15h
Local: Av. General Penha Brasil, 2508 – Brasilândia – São Paulo.
Entrada gratuita

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

São Paulo

Novac Construtora celebra tradição da Cerimônia da Primeira Coluna

Publicados

em

O ritual foi realizado em uma obra industrial da Goodyear, na cidade de Americana(SP), com objetivo de reconhecer, engajar e aproximar cada colaborador envolvido no projeto com o cliente

A Novac Construtora, reconhecida por sua excelência em empreendimentos e valorização de sua equipe, reviveu uma tradição histórica com a realização da Cerimônia da Primeira Coluna em uma de suas obras mais recentes.  A cerimônia foi realizada no dia 09 de abril, no projeto PWS da Goodyear, obra industrial da empresa na cidade de Americana,  para marcar não apenas o início físico de uma estrutura, como também celebrar o trabalho conjunto e a dedicação de todos, desde os pedreiros até os engenheiros e mestres, como reconhecimento da importância de cada um dos envolvidos.

Durante o ritual, todos os participantes têm a oportunidade de assinar a base da coluna da obra que está sendo iniciada, simbolizando não só a contribuição física para a estrutura, mas também um compromisso emocional e duradouro com o projeto.

LEIA TAMBÉM:

A história da Cerimônia da Primeira Coluna remonta a diversas culturas antigas, como a grega e a romana, nas quais rituais semelhantes eram realizados para marcar o início de construções importantes. Esta prática, agora incorporada à modernidade da Construção Civil,  simboliza o marco inicial da obra, mas também fortalece os laços entre todos os participantes, enfatizando a importância da colaboração e do trabalho em equipe.

E na Novac Construtora, essa antiga tradição tem sido resgatada de forma única e significativa, segundo o sócio-fundador da construtora, Guto Negrão, porque representa mais do que um marco inicial. “Valorizamos profundamente todos os nossos colaboradores, pois acreditamos firmemente que o sucesso é resultado do trabalho conjunto, de uma equipe engajada e com um objetivo comum. E a Novac segue comprometida em promover não apenas a excelência na construção, mas também o reconhecimento e valorização de sua equipe”, afirma.

O engenheiro civil da Novac Construtora, Eduardo Dalla Costa, responsável pela obra do projeto PWS, destaca que outros significados também podem ser associados à cerimônia, nos dias atuais. “Decidi fazer, pois entendi que seria uma ótima forma de homenagem aos trabalhadores. Inclusive, decidimos que as primeiras assinaturas seriam das mulheres que trabalham na obra, para reconhecer a contribuição de cada um, além de promover a diversidade e a igualdade de gênero no ambiente de trabalho”, esclarece.

Além das assinaturas dos colaboradores e funcionários envolvidos na obra mais recente da empresa, o próprio cliente, por meio de representantes da Goodyear, também expressou sua gratidão e apreço pela equipe, deixando mensagens de incentivo e reconhecimento na coluna inicial da obra.

A Cerimônia da Primeira Coluna também é uma forma de criar laços entre o cliente e a equipe da obra, transformando uma construção em história compartilhada de realização, colaboração, gratidão e reconhecimento mútuos.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias