São Paulo
Projeto integra conhecimento e sustentabilidade na Baixada Santista
Um ambiente criado para momentos de pausa e distração, cujo objetivo é incentivar a prática do reaproveitamento de materiais e a redução de resíduos sólidos, é um dos projetos desenvolvidos por uma universidade na Baixada Santista, litoral de São Paulo, para conscientizar os alunos e a comunidade local que participa de projetos sociais sobre a necessidade de ações voltadas à questão da sustentabilidade.
O Espaço Leitura Livre, localizado em uma área reservada na Unaerp Campus Guarujá, conta com uma biblioteca instalada dentro de uma van, totalmente adaptada para esse fim. Além de oferecer um ambiente para pausa e reflexão, o local serve como incentivo à leitura e ao compartilhamento de conhecimentos, onde é possível ler, levar ou trocar por outros títulos literários.
E como o objetivo é a sustentabilidade, o mobiliário do Espaço Leitura Livre foi concebido dentro do conceito de reaproveitamento. Os antigos estofados da van foram reformados e transformados em poltronas. Além disso, compõem o ambiente quatro poltronas e seis pufes, produzidas pelo ecodesigner Edivan Barradas, a partir de pneus velhos.
Conhecido como mestre Divas, o designer foi escolhido para assinar o projeto devido ao seu trabalho artesanal com pneus usados, que lhe rendeu participações em exposições nacionais e internacionais, inclusive com objetos premiados na Europa, Argentina e Portugal.
Além de manter seu ateliê em Teresina (PI), Dimas lidera o projeto Recriar, ministrando aulas em comunidades carentes para ensinar o ofício e auxiliar na criação de cooperativas de artesãos.
Mestre Divas explica que o conceito empregado não é a reciclagem e sim o reaproveitamento. “É comum que as pessoas confundam com reciclagem, mas reciclar é diferente, é quando deixa a matéria no mesmo ciclo. Quando se corta uma latinha de refrigerante e se faz um porta-lápis, por exemplo, isso é reaproveitar”, destaca.
A ideia de contratar o artesão para compor os móveis do projeto faz parte do compromisso com a sustentabilidade defendido pela Unaerp há muitos anos. Por conta disso, uma parte do recurso investido proporcionou a realização de um curso em Luzilândia, cidade de 22 mil habitantes, localizada a 240 km de Teresina.
Priscilla Bonini Ribeiro, doutora em Tecnologia Ambiental e diretora geral da Unaerp Guarujá, comenta que o campus está em constante evolução e que a intenção é cada vez mais permitir aos alunos e à comunidade local espaços para estimular a vivência do ensino em todos os sentidos. “O Espaço Leitura Livre é um convite à leitura, um local onde se busca conhecimento, inovação, criatividade e novas atitudes. É o ambiente ideal para refletirmos sobre o compartilhamento e a sustentabilidade”, finaliza.
Priscilla Bonini Ribeiro é educadora, pesquisadora, doutora em Tecnologia Ambiental, mestre em Educação e diretora-geral da Unaerp Campus Guarujá.
Foi Conselheira Estadual de Educação de São Paulo por dois mandatos, presidente da UNDIME (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo) e ex-Secretária Municipal de Educação em Guarujá (SP).
São Paulo
Morungaba realiza primeira edição do Festival de Teatro Cenas do Saber
Morungaba recebeu, entre os dias 10 e 13 de setembro, a primeira edição do Festival de Teatro Cenas do Saber, realizado no Teatro Municipal Fioravante Frare. A iniciativa levou ao público uma programação gratuita voltada às diferentes fases da vida, reunindo espetáculos teatrais, atividades culturais e um workshop de produção cultural.
Promovido com apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC Editais), da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, o festival foi criado com a proposta de aproximar o público das artes cênicas e oferecer experiências culturais para diferentes faixas etárias.
LEIA TAMBÉM:
A programação teve início na quinta-feira (10), com o Workshop de Produção Cultural, ministrado pelo produtor e dramaturgo Gregory Pena. A atividade abordou o desenvolvimento de ideias e sua transformação em projetos culturais viáveis, proporcionando aos participantes conhecimentos sobre a elaboração e estruturação de projetos na área cultural.
Na sexta-feira (11), o público acompanhou a apresentação de “Dancing Dayse”, espetáculo que também integrou a programação do sábado (12), quando foram apresentadas as peças infantis “Ananse no Reino das Reivindicações” e “Além do Rio Existe o Mar”, além de uma nova sessão de “Dancing Dayse”, voltada ao público juvenil e adulto.
Encerrando o festival no domingo (13), a programação contou com três sessões de “Brincando de Contar no Circo da Lua”, na Praça dos Italianos, reunindo crianças e famílias em uma atividade que levou a linguagem do teatro e do circo para um espaço aberto e de convivência da cidade.
Todas as atrações do festival foram gratuitas, com ingressos disponibilizados para retirada antecipadamente. A programação foi pensada para contemplar diferentes momentos do desenvolvimento, utilizando o teatro como ferramenta de estímulo à criatividade, imaginação, reflexão e expressão.
Para a diretora de Turismo e Cultura de Morungaba, Débora Frare, a realização do festival representa um importante avanço para a agenda cultural do município. “O Cenas do Saber foi uma oportunidade muito especial para Morungaba, porque conseguimos trazer uma programação teatral diversificada e gratuita, pensada para diferentes públicos e fases da vida. A primeira edição também mostrou a importância de ocupar nossos espaços culturais com iniciativas que aproximem a população da arte e ampliem o acesso à cultura. Agradecemos a todos os artistas, produtores, parceiros e ao público que participou e prestigiou o festival”, destacou.
A realização do Cenas do Saber reforça o compromisso de Morungaba com a valorização da cultura e com a ampliação do acesso da população a atividades artísticas, fortalecendo o município como espaço para iniciativas culturais e eventos que promovem conhecimento, convivência e formação de público.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
São Paulo
Morungaba apresenta diferenciais para investidores no Campinas Innovation Week 2026
A Prefeitura da Estância Climática de Morungaba participa do Campinas Innovation Week (CIW) 2026, um dos principais eventos de inovação, tecnologia e negócios do país, realizado entre os dias 14 e 18 de setembro, no Prédio do Relógio, em Campinas. O evento reúne municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) para apresentar suas vocações econômicas, potencialidades e oportunidades de desenvolvimento sustentável a investidores e empreendedores.
Além de sua localização privilegiada e alta qualidade de vida, Morungaba vem se consolidando ao longo dos anos como um polo relevante na indústria têxtil, especialmente no segmento de vestuário esportivo e insumos como fibras artificiais. As colocações no ranking nacional em anos anteriores mostram uma vocação produtiva sólida e com alto valor agregado para o mercado externo, posicionando o município como uma alternativa industrial altamente competitiva na RMC.
LEIA TAMBÉM:
Para atrair e consolidar novos negócios, Morungaba destaca sua forte política de incentivos fiscais viabilizada pelo Proinvest (Lei Complementar nº 69/2019). O programa fomenta a pesquisa, a ciência e a inovação, oferecendo estímulos, isenções e reduções expressivas em tributos e taxas como IPTU e ISSQN e para empresas que se instalarem no município, além de benefícios econômicos estratégicos para empreendimentos exportadores. A legislação pode ser consultada na íntegra no site da Prefeitura (morungaba.sp.gov.br/legislacao/24).
“A nossa participação no Campinas Innovation Week representa um passo estratégico para inserir Morungaba na rota dos grandes investimentos e da inovação regional. Estamos aqui para mostrar aos empresários e investidores que nossa cidade combina qualidade de vida e vocação industrial consolidada com segurança jurídica e incentivos fiscais concretos, como a Lei do Proinvest. O objetivo do município é atrair novos empreendimentos que gerem emprego, renda e desenvolvimento sustentável para a nossa população”, destacou o diretor de Planejamento e Desenvolvimento de Morungaba, Marcel Assis.
A participação no CIW visa aproximar a gestão pública de startups, indústrias limpas, centros de pesquisa e fundos de investimento. A presença de Morungaba no evento reafirma o compromisso em modernizar a economia local, impulsionar a tecnologia, gerar empregos e atrair parcerias sustentáveis para o futuro do município.
*Serviço*
- Campinas Innovation Week 2026
- Data: 14 a 18 de setembro de 2026
- Local: Pátio Ferroviário – Prédio do Relógio (Rua Francisco Teodoro, 1.050 – Vila Industrial, Campinas/SP)
- Entrada: gratuita, mediante inscrição prévia pelo link: www.campinasinnovationweek.com.br
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
São Paulo
Caiado e Kassab colocam Gustavo Reis entre os destaques da disputa em SP
O candidato à Presidência Ronaldo Caiado destacou publicamente a trajetória e o preparo de Gustavo Reis, candidato a deputado estadual, durante encontro político em Jaguariúna nesta terça-feira, 08.
Ao falar sobre Gustavo, Caiado ressaltou a experiência como gestor, a capacidade de debate e afirmou que ele poderá ter papel importante na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
“Ele será um deputado estadual que vai ajudar muito o Tarcísio a governar”, afirmou.
LEIA TAMBÉM:
Caiado também revelou uma avaliação feita por Gilberto Kassab nos bastidores da agenda. Segundo ele, o presidente nacional do PSD teria dito a Gustavo “Você está entre os dez primeiros nessa disputa”.
Ex-prefeito de Jaguariúna por três mandatos, Gustavo Reis vem ampliando sua presença regional e recebeu o reconhecimento de duas das principais lideranças nacionais do PSD.
Para Caiado, Gustavo reúne experiência política e “a estatura que precisa para promover os grandes debates na Assembleia Legislativa de São Paulo”.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Amparo1 semana atrásOrquestra Jovem Circuito das Águas (OJOCA) faz ensaio aberto ao público no dia 12 de setembro na Praça da Catedral em Amparo
-
Artur Nogueira1 semana atrásPrefeitura de Artur Nogueira arrecada mais de 300 litros de leite com ingresso solidário do Miss Mirim
-
São Paulo1 semana atrásMITC 2026, mostra internacional de artes visuais, será aberta no Museu de Socorro com várias atividades
-
Campinas6 dias atrásMPT prorroga inscrições para processo seletivo de estágio no interior paulista
-
Cultura1 semana atrásCafé Filosófico CPFL promove evento gratuito para debater racismo e colonialismo sob a ótica da filosofia chinesa
-
Campinas7 dias atrásRenovias encerra feriado da Independência sem mortes nas rodovias
-
Jornal Online4 dias atrásJornal Gazeta Regional Edição 2055
-
São Paulo7 dias atrásCaiado e Kassab colocam Gustavo Reis entre os destaques da disputa em SP


