Conecte-se conosco

Artur Nogueira

Prefeitura e associação de moradores realizam 1º concurso de hortas comunitárias em Artur Nogueira

Publicados

em

Inscrições seguem até 15 de julho e participantes terão até 50 dias para cultivarem suas plantações, fotografá-las e enviarem para os avaliadores

A Prefeitura de Artur Nogueira, em parceria com a empresa privada Priori, realiza o 1º Concurso Comunitário de Hortas de Quintal, voltado aos moradores do bairro Residencial São João dos Pinheiros – mais conhecido como “Casinhas”. Financiado pela Caixa Econômica Federal, o objetivo é incentivar a preservação e educação do meio ambiente. 

Durante o evento Cine Céu, que atendeu cerca de 30 crianças na escola municipal do bairro, foram distribuídos 20 kits-horta aos pais, a fim de convidá-los a participar do concurso. Outros kits-horta foram entregues à associação de moradores do bairro para que pudessem distribuir às famílias que não estiveram presentes na noite de cinema.  Ainda durante o evento, foram distribuídos panfletos às crianças para incentivá-las a se inscreverem no concurso. 

“A iniciativa tem como objetivo aumentar o interesse das famílias com alimentos saudáveis e celebrar as raízes agrícolas do município. Temos investido na ideia de educação ambiental e alimentar através de projetos como esse e na implementação da Praça Panc”, destacou o prefeito Lucas Sia (PSD).

Como se inscrever
Os planejadores do evento pretendem produzir 100 kits-horta aos moradores, ou seja, até 100 pessoas podem se inscrever para o concurso Hortas Comunitárias. Para participar, o morador do residencial deverá buscar seu kit gratuito e preencher o formulário on-line disponível no link (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScPLni5iDjwrvW0mDos6CHHnwaCu1xq2HDZsrjEJcH7UFalfg/viewform). 

Ao todo, são seis categorias disponíveis para os candidatos: 1) horta mirim, designado para crianças; 2) jovem agricultor, para jovens; 3) inovação e 4) iluminação, ideal para quem deseja brincar com hortas verticais; 5) hortas de quintal e 6) hortas de casa (cozinha).

As inscrições vão até o dia 15 de julho e os participantes terão até 50 dias para cultivarem suas plantações, fotografá-las e enviarem para os avaliadores. Aos vencedores, será dado um kit de jardinagem contendo 12 mudas de hortaliças, temperos e adubo orgânico.

Educação ambiental e alimentar
O técnico da Priori John Matias salienta que, com o apoio das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Meio Ambiente e Agricultura, “juntou-se o útil ao agradável para dar um pontapé inicial e entrar na comunidade com o projeto”, afirma. Ele ainda destaca: “tudo isso é para incentivar as famílias a se interessarem pelo assunto e, futuramente, criarem uma horta comunitária de verdade”, pontua.

A comunicação entre os organizadores e as famílias inscritas acontece via grupo do WhatsApp, no qual são divulgados vídeos curtos sobre técnicas de plantação e a importância de alimentos saudáveis para a comunidade. Assim, os participantes podem se preparar para a avaliação final do concurso, desenvolvendo as estratégias de plantio aprendidas com as dicas divulgadas.

Contudo, esta não é a única ideia que o concurso pretende implantar. Dentre os planos, destacam-se a organização social e associativismo, que estimula o fortalecimento das associações no residencial; disposição adequada do lixo e entulho e coleta seletiva comunitária; além da geração de renda e inclusão social, que estabelece o desenvolvimento das mulheres empreendedoras e inclusão produtiva no setor têxtil. 

O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Amarildo Boer, frisa que o incentivo é fundamental para que a comunidade participe do projeto e desenvolva boas práticas ambientais. “A expectativa é de que todos tenham a oportunidade de participarem das ações sociais”, comenta.

Artur Nogueira

Mais de 600 alunos de Artur Nogueira se formam no Proerd 2024

Publicados

em

Cerimônia de formatura acontece nos dias 25 e 26 de junho, às 19h, no salão de festas da Graça Church

Mais de 600 alunos, das nove escolas municipais de Artur Nogueira, concluíram o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2024. A formatura acontece nos dias 25 e 26 de junho, terça e quarta-feira, às 19h, no salão de festas da Graça Church.

Para tornar o evento ainda mais especial, haverá música ao vivo com a Banda Nico de Fáveri, sob regência do maestro Matheus Nicolas dos Santos. A Prefeitura convida toda a população para prestigiar as crianças na conclusão de uma etapa importante.

LEIA TAMBÉM:

Além das comemorações, o Proerd, representado pelo Cabo Oliveira, demonstrará solidariedade aos moradores do Rio Grande do Sul, promovendo a arrecadação de doações voluntárias de produtos de higiene e limpeza. As doações poderão ser entregues no próprio local da formatura. A Graça Church está localizada na Rua Santo de Faveri, nº 580, Bairro Santa Rosa.

As escolas participantes estão distribuídas em dois dias de formatura, conforme abaixo:

25 de junho:

  • EMEF “Francisco Cardona”
  • EMEIEF “Maria Plascidina de Almeida Filippini” – Bairrinho
  • EMEIEF “Prof.ª Aparecida Dias dos Santos” – Laranjeiras
  • EMEF “Ver. Prof. Amaro Rodrigues” – Jardim Leonor
  • EMEF “Edmo Wilson Cardoso” – Blumenau

26 de junho:

  • EMEF “Prefeito Ederaldo Rossetti” – CAIC
  • EMEF “Elysiário Del’Alamo” – Sacilotto II
  • EMEIEF “Osni José de Souza” – Minha Casa Minha Vida
  • EMEF “Prof.ª Alcídia Teixeira Whitaker Matteis” – Itamaraty

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Artur Nogueira

Duplas Edson e Hudson e Bruno e Barreto são atrações confirmadas no Arraiá Sinfônico

Publicados

em

Em celebração aos 100 anos da Corporação Musical 24 de Junho, evento acontece neste segunda, 24, às 19h, no Balneário Municipal

A Corporação Musical 24 de Junho, prestes a completar 100 anos, confirma a participação de Edson e Hudson e Bruno e Barreto no Arraiá Sinfônico. Com entrada gratuita, o show acontece na próxima segunda-feira, 24, a partir das 19h, no Balneário Municipal.

Segundo o maestro Ricardo Michelino, haverá outras atrações de peso, como Sami Rico, Pedro Leonardo e Márcio & Gustavo, Marcos Paulo & Marcelo, Derico Sciotti e Chiquinho Oliveira.

LEIA TAMBÉM:

Michelino destaca que, no dia, haverá uma arrecadação – não obrigatória – de alimentos e leite, que serão doados às entidades do município.

O concerto é promovido pela Corporação e conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura & Turismo, e da EPTV Campinas.

Edson e Hudson
Edson e Hudson nasceram no circo e foi literalmente no picadeiro onde tudo começou. Incentivados pelo pai, o palhaço Beijinho, formaram a dupla Pep e Pupi que depois se transformou em Edson e Hudson. Os anos de luta foram recompensados no ano 2000 com a faixa “Azul”. Na sequência, tudo o que os irmãos gravavam e até o que tinha sido registrado anteriormente, se transformou em sucesso.

A afinação e extensão vocal de Edson e os riffs inconfundíveis da guitarra de Hudson criaram um paradigma no mercado sertanejo. Com eles, a cena do gênero se transformou e deu início à uma nova era musical, com ritmos e influências diferentes, apresentando o novo sertanejo com atitude rock’n roll.

Bruno e Barreto
Com oito anos de carreira, Bruno e Barretto possuem uma das trajetórias mais inexplicáveis de toda a história sertaneja. Bruno nasceu em Sertanópolis, cidade com pouco mais de 15 mil habitantes no interior do Paraná. Além dos estudos, trabalhava na roça plantando e colhendo. Já Barretto, da pequena Alvorada do Sul, também no Paraná, era classificador de grãos.

Hoje, a dupla mantém um público fiel de norte a sul do país e faz parte das principais festas agropecuárias, exposições e grandes casas. Prova disso foi a Festa do Peão de Barretos este ano. Poucas vezes se viu o palco Amanhecer lotado em plena terça-feira.

A discografia de Bruno e Barretto contempla cinco álbuns incluindo “Outro Patamar”, o mais recente projeto audiovisual, gravado na Arena do Parque de Exposições, em Maringá, cidade onde decidiram morar.

Arraiá Sinfônico
Concerto da Orquestra Sinfônica Jovem com participação de grandes nomes do sertanejo
Data: 24 de junho (segunda-feira)
Horário: A partir das 19h
Local: Balneário Municipal
Realização: Corporação Musical 24 de Junho
Apoio: Prefeitura de Artur Nogueira e EPTV Campinas.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Artur Nogueira

Prefeitura de Artur Nogueira recebe kits de livros em Libras para estudantes com deficiência

Publicados

em

Materiais foram entregues pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, e serão distribuídos às unidades onde ocorre o atendimento desse público

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Compede) entregou à Prefeitura de Artur Nogueira kits de livros que ensinam Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os materiais didáticos, que atendem à Demanda Municipal nº 67225/2024, serão utilizados por estudantes da Rede Municipal com deficiência auditiva.

A entrega dos livros foi realizada nesta quarta-feira (19) pela presidente do Compede, Danielle Crisley do Nascimento Ribeiro, e recebidos pela secretária de Educação Débora Sacilotto e pela secretária de Assistência Social Lourriê M. C. A. de Menezes.

Os kits serão direcionados para as seguintes unidades, onde ocorre o atendimento desse público:

-CRAS – Centro de Referência da Assistência Social (R. Ricardo Tagliari, 500 – Pq dos Trabalhadores)
-EMEF Prefeito Ederaldo Rossetti
-EMEF Ver. Prof. Amaro Rodrigues
-CEMEI Denise Del’Alamo
-CEMEI Sueli Ap. Carmona Caetano
-EMEI Maria Lúcia de Carvalho Castro

A iniciativa visa promover a inclusão e a acessibilidade da educação para todos os alunos, independentemente de suas deficiências. Os livros em Libras permitirão que os estudantes com deficiência auditiva acompanhem as aulas e aprendam de forma eficaz.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias