Conecte-se conosco

Artur Nogueira

Prefeitura e associação de moradores realizam 1º concurso de hortas comunitárias em Artur Nogueira

Publicados

em

Inscrições seguem até 15 de julho e participantes terão até 50 dias para cultivarem suas plantações, fotografá-las e enviarem para os avaliadores

A Prefeitura de Artur Nogueira, em parceria com a empresa privada Priori, realiza o 1º Concurso Comunitário de Hortas de Quintal, voltado aos moradores do bairro Residencial São João dos Pinheiros – mais conhecido como “Casinhas”. Financiado pela Caixa Econômica Federal, o objetivo é incentivar a preservação e educação do meio ambiente. 

Durante o evento Cine Céu, que atendeu cerca de 30 crianças na escola municipal do bairro, foram distribuídos 20 kits-horta aos pais, a fim de convidá-los a participar do concurso. Outros kits-horta foram entregues à associação de moradores do bairro para que pudessem distribuir às famílias que não estiveram presentes na noite de cinema.  Ainda durante o evento, foram distribuídos panfletos às crianças para incentivá-las a se inscreverem no concurso. 

“A iniciativa tem como objetivo aumentar o interesse das famílias com alimentos saudáveis e celebrar as raízes agrícolas do município. Temos investido na ideia de educação ambiental e alimentar através de projetos como esse e na implementação da Praça Panc”, destacou o prefeito Lucas Sia (PSD).

Como se inscrever
Os planejadores do evento pretendem produzir 100 kits-horta aos moradores, ou seja, até 100 pessoas podem se inscrever para o concurso Hortas Comunitárias. Para participar, o morador do residencial deverá buscar seu kit gratuito e preencher o formulário on-line disponível no link (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScPLni5iDjwrvW0mDos6CHHnwaCu1xq2HDZsrjEJcH7UFalfg/viewform). 

Ao todo, são seis categorias disponíveis para os candidatos: 1) horta mirim, designado para crianças; 2) jovem agricultor, para jovens; 3) inovação e 4) iluminação, ideal para quem deseja brincar com hortas verticais; 5) hortas de quintal e 6) hortas de casa (cozinha).

As inscrições vão até o dia 15 de julho e os participantes terão até 50 dias para cultivarem suas plantações, fotografá-las e enviarem para os avaliadores. Aos vencedores, será dado um kit de jardinagem contendo 12 mudas de hortaliças, temperos e adubo orgânico.

Educação ambiental e alimentar
O técnico da Priori John Matias salienta que, com o apoio das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Meio Ambiente e Agricultura, “juntou-se o útil ao agradável para dar um pontapé inicial e entrar na comunidade com o projeto”, afirma. Ele ainda destaca: “tudo isso é para incentivar as famílias a se interessarem pelo assunto e, futuramente, criarem uma horta comunitária de verdade”, pontua.

A comunicação entre os organizadores e as famílias inscritas acontece via grupo do WhatsApp, no qual são divulgados vídeos curtos sobre técnicas de plantação e a importância de alimentos saudáveis para a comunidade. Assim, os participantes podem se preparar para a avaliação final do concurso, desenvolvendo as estratégias de plantio aprendidas com as dicas divulgadas.

Contudo, esta não é a única ideia que o concurso pretende implantar. Dentre os planos, destacam-se a organização social e associativismo, que estimula o fortalecimento das associações no residencial; disposição adequada do lixo e entulho e coleta seletiva comunitária; além da geração de renda e inclusão social, que estabelece o desenvolvimento das mulheres empreendedoras e inclusão produtiva no setor têxtil. 

O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Amarildo Boer, frisa que o incentivo é fundamental para que a comunidade participe do projeto e desenvolva boas práticas ambientais. “A expectativa é de que todos tenham a oportunidade de participarem das ações sociais”, comenta.

Artur Nogueira

Assistência Social distribuirá mais de 20 toneladas de roupa em Artur Nogueira

Publicados

em

Entrega acontece a partir desta segunda-feira, 27, na quadra esportiva do Núcleo Administrativo; doações foram obtidas na Campanha do Agasalho 2022

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio do Fundo Social de Solidariedade e da secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, distribuirá, a partir desta segunda-feira, 27, roupas, calçados e cobertores arrecadados durante a Campanha do Agasalho 2022. 

Na ação, serão distribuídas mais de 20 toneladas de agasalhos, que foram arrecadados no último dia 19 de junho na Campanha “Aqueça Seu Irmão”, do Liberdade Motoclube e Motociclistas da cidade; além de 1 tonelada arrecadada no Dia D em parceria com a EPTV e a Fábrica Jovem. Haverá ainda itens cujas doações partiram de instituições, igrejas, escolas, empresários e moradores nogueirenses. 

Os interessados em receber as roupas e calçados devem comparecer na quadra esportiva do Núcleo Administrativo, entre a segunda-feira (27) e sexta-feira (01), das 09h às 16h. De acordo com a Assistência Social, não é necessário cadastro prévio, e os agasalhos serão destinados especialmente às famílias em vulnerabilidade. 

A primeira-dama do município, Simone Sia, destaca que a distribuição dos itens só é possível graças ao apoio da população. “Fomos alvo de muitas doações. Com isso, temos conseguido atender centenas de pessoas que passam por dificuldades em nossa cidade. A solidariedade e empatia têm ajudado muitos moradores a passar por períodos de crise. Em nome da Prefeitura, agradeço a todos os envolvidos nessa bela ação”, disse. 

O secretário Amarildo Boer ressalta que as doações são de extrema importância às famílias vulneráveis, principalmente na época fria do ano. “Esse trabalho é muito gratificante e necessário. O inverno de muitos nogueirenses, sem dúvida, será mais quente após o empenho de todos na Campanha do Agasalho 2022”, destacou.

Continue lendo

Artur Nogueira

Lucas Sia cria projeto para plantar uma árvore a cada criança nascida em Artur Nogueira

Publicados

em

Lei que estabelece o projeto “Criança Amiga da Natureza” foi sancionada e objetiva despertar o amor e respeito das crianças pela natureza, além de tornar a cidade mais verde e sustentável

Com o objetivo de sensibilizar a população para a necessidade de preservação do meio ambiente, o prefeito Lucas Sia sancionou a Lei Nº 3594/2022 que cria o Projeto “Criança Amiga da Natureza”, de autoria do chefe do Executivo. Com isso, a cada novo nascimento em Artur Nogueira, uma muda de árvore será plantada.  

De acordo com Sia, o projeto visa estimular medidas que incentivem a preservação do meio ambiente e a promoção da Educação Ambiental, por meio do plantio de uma muda de árvore, ornamental ou frutífera. 

“Queremos que, desde o nascimento, nossas crianças sejam estimuladas a olhar a natureza com carinho e respeito. Os pais vão poder mostrar para as crianças todo desenvolvimento das árvores e isso vai ajudar a despertar o sentimento de pertencimento nelas”, frisou o chefe do Executivo. 

A secretária de Meio Ambiente Tamiris Artuzi destaca que esta será mais uma forma de envolver Poder Executivo, empresários e população em causas sustentáveis, uma vez que iniciativas privadas e demais entidades poderão participar com doação de mudas de árvores.

“A muda será disponibilizada ao pai, mãe ou responsável legal que fizer o pedido até 90 dias após o nascimento da criança, para que seja feito o plantio. A iniciativa irá deixar a cidade mais verde, e é uma ótima simbologia para marcar e acompanhar o desenvolvimento das crianças. Sem contar que ajuda a florescer, desde cedo, nos pequenos os princípios da educação ambiental”, defendeu a titular da pasta.

As mudas fornecidas pelo poder público, serão provenientes do Viveiro Municipal, considerando as espécies que mais se adaptem ao período, local e a estação em que serão plantadas. O plantio ocorrerá, preferencialmente, em área urbana, em áreas a serem previamente destinadas e orientadas por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, levando em consideração as regras de urbanismo da legislação vigente.

CERTIFICADO

Para que o projeto seja eternizado entre as famílias, cada criança juntamente com seus responsáveis, participante do plantio de muda, receberá um certificado “Criança Amiga da Natureza ‟, onde constará o nome e a data de nascimento da criança, o local e a data do plantio da árvore e com o nome da espécie vegetal.

AGENDA 2030 

O projeto, segundo Tamiris, atende mais um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Importante lembrar que Artur Nogueira aderiu à iniciativa, estabelecendo o compromisso em mobilizar e articular atores-chave de organizações públicas, privadas e da sociedade civil para ajudar o Brasil a alcançar os 17 objetivos e 169 metas estipuladas pela Organização das Nações Unidas (ONU) até 2030.

Continue lendo

Artur Nogueira

Parceria entre Prefeitura e paróquia desenvolve Projeto Sopão em Artur Nogueira

Publicados

em

Ação acontece no Salão Paroquial da Paróquia Santa Rita de Cássia, a partir desta quinta-feira, 23

A Prefeitura de Artur Nogueira, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realizará na quinta-feira, 23, às 18h, o Projeto Sopão Solidário, em parceria com a Paróquia Santa Rita de Cássia. A iniciativa visa atender, além de pessoas em situação de rua, também as famílias que se encontram em situação vulnerável no município.

“Este é o segundo ano que realizamos o projeto e esperamos atender outras centenas de moradores. O sopão será preparado com muito carinho pelas cozinheiras, evidenciando os sentimentos de amor e solidariedade que têm o povo nogueirense”, destaca o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Amarildo Boer. 

A ação deve acontecer ao longo dos próximos meses, toda quinta-feira, no mesmo local e horário. Aqueles que quiserem usufruir do sopão solidário devem comparecer ao Salão Paroquial, localizado na rua Bruno Carlstron 84, Jardim Planalto II.



O prefeito Lucas Sia se diz satisfeito com as tantas ações sociais que vêm sendo desempenhadas no município. “Ser solidário é um ato de amor. Ficamos muito felizes por estar conseguindo desenvolver tantos projetos em prol da população nogueirense. Quando realizamos algo para o próximo, percebemos o que realmente importa na vida”, disse. 

Serviço
Sopão Solidário
Data: 23 de junho
Horário: 18h
Local: Salão Paroquial, rua Bruno Carlstron 84, Jardim Planalto II

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias