Conecte-se conosco

Artur Nogueira

Prefeitura de Artur Nogueira lança campanha que troca lacres por cadeiras de rodas

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Campanha Lacre Legal abre a semana de Meio Ambiente “Quem Ama Preserva”, que ocorre de 07 a 13 de junho

Lacres de latinhas podem ser trocados por cadeiras de rodas em Artur Nogueira. A iniciativa faz parte da campanha “Lacre Legal”, lançada nesta segunda-feira, 07, e que se estenderá ao longo do ano. A campanha é desenvolvida pela Prefeitura Municipal, por meio do Núcleo de Gestão Estratégica e Projetos de Integração (Nugepi), e com parceria das secretarias de Meio Ambiente, Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde e Educação.

A iniciativa abre a Semana do Meio Ambiente “Quem Ama Preserva”, que ocorre entre os dia 07 e 13 de junho, e que incentivará a preservação da natureza por meio de ações como mutirão de limpeza, ecoponto móvel, coleta voluntária de resíduos sólidos, caminhadas, corridas, e palestras.

De acordo com o Nugepi, a campanha Lacre Legal tem o objetivo de envolver os cidadãos nogueirenses em ações sociais e reduzir o impacto do lixo no meio ambiente, revertendo os lacres em cadeiras de rodas.

“Uma boa ação pode ser feita por qualquer um, e o Lacre Legal quer incentivar esse lado solidário dos nogueirenses. A campanha atenderá pessoas com deficiência, principalmente aquelas quer pertecem a famílias vulneráveis”, explicou o Nugepi.

Como participar
Para participar, a população deve acumular os lacres em uma garrafa pet de 2 litros. Ao completar a garrafa, o participante deve entrar em contato com a secretaria de Assistência e desenvolvimento Social, que fará o recolhimento. Haverá também pontos de coleta nos espaços públicos, comércios e escolas.

Os comerciantes interessados em apoiar a Campanha Lacre Legal deverão entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade para solicitar um cartaz e adesivos. Os lacres serão recolhidos pelo Fundo Social de Solidariedade.

“Precisamos de toda a população para conseguir as cadeiras de rodas, é uma quantidade grande de lacres, mas com a colaboração dos munícipes a campanha tem tudo para ser um sucesso. Precisamos do engajamento da população para alcançar o nosso objetivo e colaborar com os mais necessitados”, ressaltou o Nugepi.

Toda vez que a campanha atingir 90 kg de lacre – o que equivale a 140 garrafas cheias – será possível adquirir uma cadeira de rodas. A expectativa é que durante o ano sejam arrecadados lacres suficientes para três cadeiras. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3827-9700 – ramal 9321.

Continue lendo

Artur Nogueira

Fundo Social de Artur Nogueira recebe doação de 40 cobertores

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Doação foi feita por um empresário e será destinada às famílias vulneráveis do município

Em tempos de baixas temperaturas, um gesto de solidariedade pode aquecer até a alma. E em Artur Nogueira, a união entre a população e o Poder Público tem proporcionado conforto aos que mais necessitam. Na última semana, a Prefeitura Municipal recebeu a doação de 40 cobertores, que serão destinados às famílias vulneráveis do município.

O material foi entregue ao Fundo Social de Solidariedade pelo empresário Deivison Pietruchalek Bigon. Ao lado da presidente do PSDB Gabriela Montoya, a primeira-dama de Artur Nogueira, Simone Sia, agradece o gesto e incentiva novas doações. “A doação desses cobertores veio ao encontro da Campanha do Agasalho, que está sendo promovida em parceria com a EPTV. Sabemos que com as baixas temperaturas registradas na cidade, muitas pessoas estão precisando de ajuda e, através de iniciativas como essa, queremos atender o maior número de pessoas possível. Esperamos poder contar com toda a sociedade e, também, com os empresários da cidade. Neste momento, toda doação será bem-vinda”.

De acordo com a Administração Municipal, os cobertores serão distribuídos às famílias mais vulneráveis do município, conforme demanda do Fundo Social de Solidariedade e da secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Os interessados em contribuir com a Campanha do Agasalho devem entrar em contato com a Assistência Social, por meio do telefone (19) 3827-9700 – ramais 9375, 9377 e 9372.

Durante o recebimento das doações e distribuições dos materiais, todas as medidas recomendadas para os cuidados contra a Covid-19 devem ser seguidas.

Campanha do agasalho
No dia 12 de junho, a Campanha do Agasalho 2021, da EPTV em parceria com a Prefeitura, arrecadou 1 tonelada de roupas. Os itens serão destinados ao Fundo Social e à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que se encarregará de distribuir para as famílias e instituições mais necessitadas do município.

Continue lendo

Artur Nogueira

Obras de interligação de esgoto acabará com vazamento próximo ao Balneário Municipal

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Tubo instalado no local não dava conta do esgoto daquela região e, constantemente, extravasava em horários de pico

O Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean), por meio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), realiza obras de construção do interceptor de esgoto do Córrego Três Barras, próximo ao Balneário Municipal. Os reparos dão início à interligação da rede da região que, por estar subdimensionada, gerava várias ocorrências de extravasamento de esgoto, bem como o rompimento constante da rede.

De acordo com o Saean, tais problemas eram frequentes pelo fato de que o tubo instalado no local não dava conta do esgoto daquela região e, constantemente, extravasava em horários de pico. Com a finalização da obra, prevista para daqui 20 dias, os problemas serão solucionados. 

Atualmente, todo o esgoto da região é destinado à uma bacia de decantação, localizada atrás de um condomínio do município, que, posteriormente, é captado pela Estação de Tratamento Três Barras. Com a execução do interceptor, o esgoto será enviado diretamente para estação, sem sobrecarregar a rede local.

As obras são executadas pela empresa Terraban, vencedora da licitação promovida pelo Fehidro.

Continue lendo

Artur Nogueira

Prefeitura convida artistas nogueirenses a se cadastrar no CadCultura

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Além de mapear trabalhadores do setor, cadastro servirá de plataforma cadastral para recebimento dos recursos da Lei Aldir Blanc 

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Cultura, convida aos artistas nogueirenses a se cadastrarem na ferramenta CadCultura, lançada pela Administração Municipal para mapear os trabalhadores da área cultural do município. Os dados computados na ferramenta também serão utilizados para viabilização dos recursos da Lei Aldir Blanc. 

O CadCultura é voltado aos artistas e agentes, espaços, empresas, entidades, cooperativas, grupos, coletivos e eventos culturais de Artur Nogueira. O projeto ainda tem o objetivo de reconhecer a comunidade cultural e estruturar cada vez mais o cenário do setor.  

Para o secretário de cultura Renato Carlini é fundamental que toda a classe cultural do município realize o cadastro. “Queremos fazer um mapeamento eficaz dos nossos artistas e fazedores culturais além de distribuir em sua totalidade o recurso da Lei Aldir Blanc”, ressalta. 

De acordo com o prefeito Lucas Sia, a ideia é que o setor cultural de Artur Nogueira seja ainda mais valorizado. “O CadCultura será utilizado como ferramenta de valorização a um dos setores mais prejudicados durante a pandemia do coronavírus, que é a Cultura. Trabalharemos para a criação de estratégias, visando à realização de políticas públicas voltadas à cultura, e que divulguem e oportunizem o trabalho dos profissionais”.

O cadastro
O cadastro está dividido em quatro áreas e, de acordo com a Prefeitura, todos devem respeitar as divisões para que o mapeamento possa ser feito com eficiência, e para que os recursos da Lei Aldir Blanc sejam distribuídos de forma correta. Os interessados devem se cadastrar no link a seguir: http://www.arturnogueira.sp.gov.br/cultura/.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3827-9700 – ramal 9854.  Para saber quem possui direito ao recebimento da Lei Aldir Blanc, basta acessar o Decreto Municipal Nº098/2021, publicado no Diário Oficial do Município, que regulamenta o CadCultura. 

O que é a lei Aldir Blanc?
 A Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020) estabelece mecanismos e critérios para garantir apoio às trabalhadoras e trabalhadores da cultura e à manutenção de territórios/espaços culturais com atividades interrompidas por força da pandemia causada pelo coronavírus. Os valores recebidos a título de subsídio mensal poderão ser utilizados para custear gastos relativos à manutenção da atividade cultural do beneficiário, como gastos com equipe regular e despesas com aluguéis, impostos, taxas, licenças, tarifas de energia elétrica e de água, etc. 

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Últimas Notícias