Conecte-se conosco

Amparo

Polo Astronômico abre inscrições para curso de férias para iniciantes em Amparo

Publicados

em

Atividade tem como tema “Coisas que vemos no céu – Introdução à Astronomia Observacional Amadora” e é voltada para pessoas a partir de 13 anos; curso oferece 50 vagas e acontece no sábado, 23 de julho


O Polo Astronômico de Amparo está com inscrições abertas para o curso de difusão científica “Coisas que vemos no céu – Introdução à Astronomia Observacional Amadora”. A atividade faz parte da programação de férias e acontece no dia 23 de julho (sábado), na sede do complexo, no interior paulista.

O curso é voltado para pessoas a partir de 13 anos de idade e traz linguagem e conteúdo acessíveis ao público iniciante. Ao todo são oferecidas 50 vagas e o investimento é de R$ 170. A inscrição pode ser feita por meio do site oficial do Polo Astronômico de Amparo (www.poloastronomicoamparo.com.br) ou pelo telefone (19) 9.9295-9586 (WhatsApp).

As aulas serão ministradas pelo professor da Estação de Ciências e Planetário Municipal de Itatiba-SP, João Pantano Neto, das 9h às 18h, com intervalos para almoço e café. O participante terá conteúdo teórico, aula prática no Planetário, além da chance de visitar o observatório e visualizar o Sol.

CONHEÇA O PROGRAMA

O conteúdo aborda temas como sistemas de coordenadas celestes, movimento dos objetos na esfera celeste, medidas de distâncias astronômicas, reconhecimento de estrelas e constelações do Hemisfério Sul e objetos de céu profundo, conhecidos como “deep sky”.
 
O programa ainda inclui os planetas e as leis dos movimentos planetários, objetos do Sistema Solar, além do tema “Sistema Sol-Terra-Lua”, suas fases e eclipses e noções básicas de instrumentação para observações astronômicas.
  
Para participar, os interessados no curso de iniciação devem levar material escolar básico – caderno, canetas, lápis e borracha – e uma calculadora científica para as atividades práticas. Os alunos recebem certificado ao final do curso.

SOBRE O POLO ASTRONÔMICO DE AMPARO

O Polo Astronômico de Amparo, construído em uma área de 60 mil metros quadrados, às margens da Serra da Mantiqueira, foi inaugurado em setembro de 2015 em um espaço privilegiado a cerca de 1.000 metros de altitude. 

A região é livre de qualquer tipo de poluição luminosa direta. Por meio de uma lei municipal, todo o arredor do complexo foi declarado “Sítio para Observações Astronômicas”. A lei veta a presença de luz artificial que possa atrapalhar as atividades.

O observatório está localizado a 15 minutos do perímetro urbano de Amparo, com acesso pelo km 29 da Rodovia Benevenuto Moretto (SP-095), que liga Amparo a Bragança Paulista, bairro do Sertãozinho.

Amparo

Patrulha Maria da Penha palestra para profissionais de Saúde do AME de Amparo

Publicados

em

Na tarde desta quarta-feira, 29, Guarda Civil Municipal de Amparo, com a equipe da Patrulha Maria da Penha esteve ministrando palestra para o corpo técnico do Ambulatório de Especialidades (AME).

A Patrulha, vem através de palestras mostrando o trabalho executado, bem como a conscientização das mulheres sobre os tipos de violência, os canais de atendimento,e sobretudo a proteção e acompanhamento das vítimas de violência doméstica.

“Já tivemos casos em Amparo, de mulheres que denunciaram a violência doméstica para profissionais de Saúde, pois, eram o único contato que tinham com privacidade. A sociedade como um todo necessita estar a atenta”, ressaltou a GCM Valéria, durante a explanação.

O trabalho do Maria da Penha, da GCM consiste na realização de visitas periódicas às residências de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, a fim de verificar o cumprimento das medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha, além de ter objetivo de reprimir eventuais atos de violência. Em Amparo, atualmente 83 mulheres são acompanhadas pela Patrulha.

Os interessados na palestra deverão enviar ofício ao comando da GCM solicitando as palestras.

Continue lendo

Amparo

Saúde de Amparo realiza 262 testes de Covid-19 no fim de semana

Publicados

em

A Prefeitura de Amparo realizou no sábado, 25, a testagem em massa e a vacinação contra a Covid-19 na Unidade de Saúde do São Dimas. Das 9h às 15h, 262 pessoas estiveram no local para realizarem os testes de Covid-19, e dessas, 45 positivaram, o que representa uma taxa de 17% de positivos.

Em caso de resultado positivo, o munícipe já era encaminhado para atendimento na própria Unidade de Saúde para orientação e medicação.

Também na USF São Dimas, a população pode completar seu esquema vacinal contra a Covid-19. A equipe de saúde estava aplicando primeiras, segundas, terceiras e quartas doses contra a Covid-19, sendo a quarta dose já disponível para todas as pessoas acima de 40 anos.

Para quem busca a vacinação no meio de semana, a vacinação acontece nas USFs da zona urbana das 8h30 às 13h, e nos horários estendidos das 17h às 19h, nestes dias e locais:

Às terças-feiras na USF Centro (vacinação adulta e infantil)
Às quintas-feiras na USF Pinheirinho (vacinação adulta e infantil)
De segunda a sexta-feira na USF São Dimas (vacinação adulta)
Às quartas-feiras na USF Moreirinha (vacinação adulta)
Às quartas-feiras das 16h às 18h horas na USF Silvestre (vacinação adulta)

Continue lendo

Amparo

Dia 28 de junho é dia de doação de sangue em Amparo

Publicados

em

Na terça-feira, 28, as equipes do serviço social da saúde, do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e a Associação dos Vicentinos, em parceria com a equipe do Hemocentro da Unicamp, realizarão coletas de doação de sangue em Amparo. A coleta acontecerá das 8h30 às 12h, no Sociedade São Vicente de Paulo, e será realizada de acordo com a ordem de chegada dos doadores.

Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 18 e 69 anos, pesar mais de 50kg, estar descansado e não estar em jejum. Todas as outras dúvidas e questões sobre a doação de sangue podem ser encontradas no site do Hemocentro da Unicamp https://www.hemocentro.unicamp.br/…/duvidas-mais…/

A doação de sangue é um ato voluntário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Em cada doação, uma pessoa doa, no máximo, 450 ml de sangue e essa doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Vale destacar que, em cerca de um dia, o organismo já repõe a quantidade de sangue que foi retirada na doação.

Neste mês, no dia 14 de junho, foi comemorado o Dia Mundial do Doador! Doar sangue é um ato de solidariedade e pode salvar vidas. Faça sua parte!

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias