Conecte-se conosco

Campinas

Linhas metropolitanas de Campinas terão mudança de programação horária no Carnaval

Publicados

em

Durante o feriado de Carnaval, as linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU na Região Metropolitana de Campinas (RMC) vão operar com tabela horária especial.

Na segunda-feira, 20, as linhas terão programação de sábado. Na terça-feira, 21, o serviço será com base na tabela horária de domingo. Já na Quarta-feira de Cinzas, 22, a programação durante a manhã será a de domingo. A partir do meio-dia, as linhas contarão com reforço de frota.

LEIA TAMBÉM:

A operação será acompanhada pela fiscalização para eventuais ajustes em caso de necessidade. Os horários e itinerários estão disponíveis no site (clique aqui) e no app da EMTU.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Ambev realiza PCDay  - Um dia marcado pela inclusão, diversidade e a cultura da Ambev. Assim será o PCDay
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Campinas

Setor de alimentação cria 41 novas vagas na RMC em abril e tem saldo de 279 empregos no ano

Publicados

em

Foi o terceiro mês seguido de altas registrada nos bares e restaurantes da região; Região tem 16 mil postos em abertos

Mesmo com a alta rotatividade de funcionários enfrentada pelos empresários, o setor de bares e restaurantes continua entre os principais setores na geração de empregos. O grupo de alimentação fechou o mês de abril com 41 novos postos com carteira assinada gerados na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Os dados são do Ministério do Trabalho, com base no Cadastro Geral de Empregos e Desempregado (Caged), divulgados nesta quarta-feira, 29. Foi o terceiro mês seguido de alta, com um acumulado de 279 empregos gerados entre janeiro e abril. Dos 20 municípios que integram a RMC, 12 apresentaram saldo positivo.

Em abril, o setor contratou 3.051 pessoas (abaixo dos 3.091 de março) e demitiu 3.010 (foram 2.913 demissões no mês anterior),com saldo de 41 empregos gerados (ante os 178 de abril). Mesmo com a redução, o setor acumula a geração de 279 empregos no ano. Apenas em janeiro o saldo foi negativo.

LEIA TAMBÉM:

Indaiatuba , com saldo de 31 postos de trabalho, lidera a lista dos municípios com maior geração de vagas. Sumaré (29) Hortolândia e Valinhos (13 cada) e Itatiba (08) completam o cinco primeiros. Já entre as cidades que fecharam o mês com saldo negativo, Holambra aparece em primeira, com, seguida de Santa Bárbara D’Oeste (15), Americana (10), Santo Antônio de Posse (8) e Campinas (06).

Os números do Caged refletem dados divulgados pela PNAD, divulgados pelo IBGE em abril de 2024. Nos últimos 12 meses o setor apresentou um aumento de 1,7% no número de pessoas empregadas. Ainda de acordo com a PNAD e a Abrasel, em 2023 o setor criou no País 170 mil novos postos de trabalho, considerando os cargos de garçom e chefe de cozinha.

Apesar do crescimento no número de contratações, encontrar profissionais que atendam aos requisitos do segmento e estejam dispostos a permanecer nos estabelecimentos é uma tarefa árdua.

André Mandeta, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Regional Campinas, explica que essa dificuldade gera a evasão de funcionários no setor, e a rotatividade cria um ciclo desgastante para os proprietários, que precisam constantemente treinar novos colaboradores.

“Os bares e restaurantes da região de Campinas encontram dificuldades há muito tempo para preencher seus quadros e estão com 20% das vagas para serem preenchidas, o que corresponde a cerca de 16 mil postos de trabalho em aberto”, acrescenta.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Campinas Innovation Week consolida cidade como epicentro da Inovação e Tecnologia

Publicados

em

Inova Trade Show realiza a décima edição e reafirma a liderança de Campinas na inovação sustentável

Campinas se consolida como epicentro da inovação entre os dias 10 e 14 de junho durante a Campinas Innovation Week (CIW). Este evento, que unirá quatro grandes encontros em um único local, contará com a Retail Conference, a Inova Trade Show, o TechStart Summit e a OiWeek. O evento de tecnologia e tendência, em comemoração aos 250 anos de Campinas, deve atrair mais de 10 mil pessoas, entre empresários, empreendedores, governantes, investidores, startups, gestores públicos, especialistas, entre outros. A realização é da Prefeitura de Campinas em parceria com o Ministério de Empreendedorismo, a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), a Fundação Fórum Campinas, a Venture Hub e a 100 Open StartUps.

O evento será realizado no prédio da Oficina de Locomotiva da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro (Prédio do Relógio), uma área de mais de 7,5 mil metros quadrados. A participação é gratuita e a inscrição pode ser feita em www.campinasinnovationweek.com.br.

LEIA TAMBÉM:

Dentre os destaques da programação está o Inova Trade Show, em sua décima edição, que integra o ecossistema de inovação, sustentabilidade e empreendedorismo, destacando Campinas e região como um polo de excelência nacional e global. Promovido pela Fundação Fórum Campinas, entidade que reúne a representação das principais Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT’s) da região de Campinas, além de universidades, associações empresariais e órgãos governamentais, o Inova Trade Show apresentará painéis como: “Inovação e Sustentabilidade: Construindo o Futuro a partir de Distritos Inteligentes”, “A Importância do Polo de Ciência, Tecnologia & Inovação & Sustentabilidade e o Impacto Econômico nos Setores de Eventos, Turismo e Entretenimento de Campinas e Região”, “Inovação Aberta: Visão, Cases e Futuro da Inovação Aberta nas Instituições Privadas de Ciência e Tecnologia”, “Finanças Verdes e ESG: Catalisadores para uma Economia Sustentável”, “Indústria e Tecnologia na Região de Campinas – Macrotendências 2040”, “Comunicação na Ciência, Tecnologia e Inovação”, “Oportunidades Internacionais para negócios”, “Impactando o ecossistema de inovação: visão das Instituições de Ciência e Tecnologia”, “Saúde Sustentável: Unimed Campinas e a Sustentabilidade Através da Inovação para Cuidar”, “O Futuro da Saúde: Perspectiva de Inovação Sustentável dentro do sistema Unimed”, “Transição energética e impactos sociais”, “Além dos Combustíveis Fósseis: Estratégias para uma Transição Energética Efetiva”, “Atlassian como Ferramenta para Inovação e Insights Team24” e “The AI Valley is Here!”.

No palco do agronegócio, os painéis: “Cadeia Agroalimentar Sustentável”, “O Futuro dos Alimentos, “Biodiversidade e Agricultura”, “Cases de Inovação Aberta no Setor Agrícola”, “Desvendando o ESG: desvendando seus pilares e o caminho para o futuro sustentável”, “Da demanda à Inovação: o caso do desenvolvimento da Plataforma ESG” e “Agro Brasileiro: Construindo um futuro com empreendedorismo sustentável”.

As apresentações serão centradas no tema ESG (Environmental, Social, and Governance), destacando sua importância global para a preservação ambiental e o bem-estar social.

Além dos três palcos simultâneos, o CIW também contará com estandes, área com ativações instagramáveis, lounge VIP, rodadas de negócios, exposição de startups, área de alimentação e sunset com DJs.

“Vamos realizar a décima edição do Inova Trade Show, reafirmando nossa posição como um polo de geração de conhecimento para sustentabilidade e economia verde”, afirma o presidente da fundação, Dr. Gurgel do Amaral.

“A economia verde tem se mostrado essencial para enfrentar os desafios ambientais atuais, promovendo práticas que reduzem as emissões de carbono, conservam a biodiversidade e utilizam recursos de forma mais eficiente. Além disso, ela impulsiona o desenvolvimento de novas tecnologias e modelos de negócios sustentáveis, criando oportunidades econômicas e de emprego em setores emergentes”, destaca Amaral.

Sobre a Fundação Fórum Campinas Inovadora
A Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi) reúne as principais Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) da região de Campinas, associações empresariais e órgãos governamentais influentes no ecossistema de inovação local. Seu Conselho Superior tem 27 membros. O principal objetivo da FFCi é promover e ampliar a utilização da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) para aumentar a competitividade e fortalecer o desenvolvimento socioeconômico regional e nacional.

Serviço:

Campinas Innovation Week

Data: 10 a 14 de junho
Onde: Pátio Ferroviário de Campinas
Endereço: Rua Dr. Sales de Oliveira, 1.380, Vila Industrial, Campinas (SP)
Inscrições: www.campinasinnovationweek.com.br
Rede Social: Instagram
Site Inova Trade Show: https://inovatradeshow.com.br/
Contato: [email protected]

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Secretaria de Agricultura de SP inaugura sexta unidade do AptaHub

Publicados

em

A nova unidade, instalada em Campinas, reforça a referência da cidade no ecossistema paulista de inovação para o agronegócio

A rede de ambientes de inovação do agro, inaugurou nesta segunda-feira, 27, o AptaHub Campinas – Taquaral, unidade que faz parte de um ecossistema de espaços criados no estado de São Paulo para apoiar e acelerar a inovação na agricultura tropical e agroalimentar, contribuindo para o cumprimento da agenda climática.

A iniciativa é realizada pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com execução do Cietec e coexecução de Wylinka e ImpactHub. O investimento total do AptaHub é de R$13,5 milhões, que contempla a construção de sete espaços no Estado.

A sexta unidade do APTAHUB é também o quarto espaço com sede na cidade de Campinas direcionada ao desenvolvimento de tecnologias para o agronegócio, sendo elas: AptaHub Campinas – Gramado, AptaHub Campinas – Itapura e o Escritório de Inovação. “A cidade de Campinas parece ser criada e pensada para ser berço de desenvolvimento de pesquisas. Não tem lugar mais acertado para sediar nossos institutos.”, enfatizou o secretário executivo de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Edson Fernandes, durante a abertura do evento.

LEIA TAMBÉM:

A sétima unidade está prevista para ser inaugurada no mês de agosto, na sede do Instituto Biológico, na capital paulitas. “É de extrema importância que possamos estabelecer facilitadores na nossa pesquisa, fortalecendo espaços que proporcionem o diálogo e promova avanços neste âmbito”, ressaltou Edson Fernandes.

O lançamento da unidade mobiliza atores do ecossistema local, como empreendedores, pesquisadores e representantes de empresas e de instituições do agro de Campinas, entre outras cidades da região metropolitana, como Paulínia, Hortolândia, Valinhos, Indaiatuba e Vinhedo.

O encontro também reuniu diretores dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e dos sete Institutos que integram a Apta — Instituto Agronômico (IAC), Instituto Biológico (IB), Instituto de Economia Agrícola (IEA), Instituto de Pesca (IP), Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Instituto de Zootecnia (IZ) e Apta Regional.

No evento, o secretário executivo de Agricultura e Abastecimento, Edson Fernandes, e o coordenador da Apta, Carlos Nabil Ghobril, e demais autoridades presentes, fizeram o descerramento da placa do ambiente AptaHub Campinas – Taquaral, inaugurando oficialmente a unidade.

No cenário do agronegócio da região metropolitana de Campinas a cana-de-açúcar e o café predominam, além da fruticultura. A produção de carne de frango tem importância expressiva também, favorecendo o desenvolvimento de inovações tecnológicas que venham impulsionar os negócios destes segmentos do agro.

Sobre o APTAHUB
O Apta Hub é uma rede de ambientes de inovação do agro vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e à Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), organização de pesquisa científica e tecnológica focada no agro, composta por sete Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs): IAC, IB, IEA, IP, Ital, IZ e Apta regional.

Um hub que conecta institutos, pesquisadores, empreendedores, investidores, startups, empresas e produtores rurais de São Paulo e desenvolve soluções, a fim de apoiar e acelerar a inovação na agricultura tropical e agroalimentar em São Paulo e no Brasil e o cumprimento da agenda climática, impactando positivamente a sociedade e tornando o segmento mais competitivo, sustentável e transformador.

Com atuação centrada em espaços abertos e colaborativos em Campinas, Ribeirão Preto, São Paulo e Santos, o AptaHub irá ampliar o alcance ao conhecimento e à inovação gerados pelos Institutos de pesquisa da Apta, garantir formação e educação continuada para a geração de soluções inovadoras, além de formação e aceleração de negócios, promoção de parcerias estratégicas e acesso a investimentos que possibilitem o desenvolvimento das novas tecnologias que se transformem em novos negócios.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias