Conecte-se conosco

Pedreira

Festa de Santo Antônio começa no próximo final de semana com novidades para a edição de 2022

Publicados

em

A festa contará também com evento em comemoração aos 35 anos da criação da Paróquia

  A paróquia Santo Antônio de Pádua, em Pedreira, inicia no dia 28 de maio, a 47ª edição da festa em louvor a Santo Antônio, uma das mais tradicionais comemorações religiosas do Circuito das Águas Paulista. O festejo que terá como tema “Santo Antônio Destemido, recupera-se o perdido”, prossegue até dia 19 de junho, com programações religiosa e festiva, shows e quermesse na área externa da igreja. A entrada é gratuita.

As missas serão celebradas de segunda à sexta-feira às 19h30 e aos sábados e domingos, às 18 horas. Dentro da programação religiosa, acontece também a trezena de Santo Antônio a partir do dia 1º de junho, e segue até o dia do padroeiro, contando com a participação de padres da diocese, inclusive do Bispo Diocesano Som Luiz Gonzaga Fecchio. No dia 12, será realizada a carreata com a benção do padroeiro. A concentração será como de costume, no centro de eventos Monsenhor Nilo Romano Corsi com saída às 9 horas da manhã. O trajeto será o mesmo de anos anteriores, percorrendo ruas centrais da cidade de Pedreira até a frente da matriz de Santo Antônio para a bênção dos veículos e motoristas. No dia do padroeiro serão quatro celebrações, tendo a primeira às 6 da manhã, em seguida às 9 horas, 15 horas e a última às 19h30. Nesse dia acontece a tradicional bênção do “pão de Santo Antônio”.

Durante os finais de semana acontece a Quermesse com barracas diversas, Parque de Diversões, Praça de Alimentação com lanches, pastel e muitas outras novidades. Após a celebração das Santas Missas, o espaço reservado à festa na lateral da matriz, vai contar com shows ao vivo.         

35 anos da criação da Paróquia Santo Antônio

A novidade este ano é o evento Adorai, que vai celebrar os 35 anos da criação da Paróquia de Santo Antônio de Pedreira. O evento acontecerá durante a programação da festa, de 16 a 19 de junho, no ginásio de esportes da Escola Estadual Dr. Sylvio de Aguiar Maya, localizado em frente a matriz de Santo Antônio.

O evento Adorai contará com missas diárias, confissões, pregações e shows com bandas católicas. A programação de shows tem como destaques: Nilton Júnior da Comunidade Pantokrator no dia 17; Eugênio Jorge ( Mensagem Brasil) no dia 18; Ministério Excelsis e Flavinho no dia 19.

Bolo de Santo Antônio

 Massa fofinha e recheio caprichado. A adesão do tradicional bolo bento de Santo Antônio já está à venda pelo valor de oito reais. Ela pode ser encontrada com os agentes de pastorais, fiéis da comunidade ou na secretaria Paroquial, que funciona de terça à sexta-feira das 14 às 19 horas, aos sábados das 8 às 12 horas e no período da tarde das 13 às 16 horas, e no domingo das 8 às 11 horas.

Quem comprar o pedaço do bolo bento, ainda poderá encontrar uma das mil medalhas bentas de Santo Antônio distribuídas entre os pedaços. O bolo é confeccionado, decorado e embalado com muito esmero por voluntárias da comunidade.  A entrega acontecerá nos dias 11 e 12 de junho, das 8 às 12 horas na Matriz de Santo Antônio. A renda obtida será revertida para a manutenção da igreja e das ações da Paróquia de Santo Antônio.

Bênção dos pães

A bênção dos pães acontecerá durante as celebrações do dia de Santo Antônio (13), às 6h, 9h, 15h e 19h30 na Matriz. Pede-se aos fiéis que levem seus pães para que sejam abençoados durante as celebrações.

            Segundo o pároco de Santo Antônio, Padre Leandro Torres, a tradição pede que os fiéis repartam os pães bentos com outras pessoas, principalmente os enfermos, simbolizando a multiplicação dos pães onde Jesus Cristo nos ensina a partilhar.

            Alguns fiéis também têm a tradição de colocar os “pãezinhos de Santo Antônio” em sacos (vasilhas, latas) de farinha e de outros alimentos, com a fé de que nunca lhes faltará o que comer.

HISTÓRIA DO PÃO DE SANTO ANTÔNIO

            Antônio comovia-se tanto com a pobreza que, certa vez, distribuiu aos pobres todo o pão do convento em que vivia. O frade padeiro ficou em apuros, os pães tinham sido ‘roubados’. Atônito, foi contar ao santo o ocorrido. Este mandou que verificasse melhor o lugar em que os tinha deixado. O Irmão padeiro voltou estupefato e alegre: os cestos transbordavam de pão, tanto que foram distribuídos aos frades e aos pobres do convento. Por conta disso, católicos remetem à fartura, ao pão do Santo Antônio.

Carreata e bênção dos veículos

            Uma das tradições da festa em louvor a Santo Antônio em Pedreira, a carreata terá concentração no centro de eventos Monsenhor Nilo Romano Corsi. A saída acontecerá às 9 horas da manhã, e vai percorrer ruas centrais da cidade, até chegar em frente à Matriz de Santo Antônio para benção dos veículos e motoristas.

Programação Religiosa Festa de Santo Antônio

TREZENA

01 de junho (quarta-feira) às 19h – Pe. Frei Flávio

02 de junho (quinta-feira) às 19h – Pe. Francis

03 de junho (sexta-feira) às 19h – Pe. Paulo Henrique

04 de junho (sábado) às 18h – Pe. Everton Nuchi

05 de junho (domingo) às 18h – Pe. Carlos Panassolo

06 de junho (segunda-feira) às 19h – Pe. Ildefonso

07 de junho (terça-feira) às 19h – Pe. Eder

08 de junho (quarta-feira) às 19h – Pe. Reginaldo

09 de junho (quinta-feira) às 19h – Pe. Jamil

10 de junho (sexta-feira) às 19h – Pe. Ademir

11 de junho (sábado) às 18h – Dom Luiz Gonzaga Fecchio

12 de junho (domingo) às 18h – Pe. André Corsi

13 de junho (segunda-feira)

    6h – Pe. Leandro Torres

    9h – Pe. Leandro Torres

    15h – Pe. Leandro Torres

    19h30 – Pe. Leandro Torres  

Programação festiva da Festa de Santo Antônio

SHOWS

28 de maio – 20 horas – índio e Anísio  

29 de maio – 20 horas – Diego Alone  

04 de junho – 20 horas – New Melody

05 de junho – 20 horas – 04 TONS

11 de junho – 20 horas – DJ Moisés

12 de junho – 20 horas – EDZ (MPB e Samba)

16 de junho – 20 horas – Alexandre Reys e banda

Local: Área externa da Matriz de Santo Antônio de Pádua – Pedreira/SP

Rua Alfredo Martinelli – Vila Santo Antônio

Pedreira

Colisão entre motos deixa duas pessoas feridas em Pedreira

Publicados

em

Caso aconteceu na noite desta quinta-feira, 16, no bairro Jardim Santa Clara. Vítimas foram socorridas a um pronto-socorro da cidade

Duas pessoas ficaram feridas após uma colisão entre duas motos na noite desta quinta-feira, 16, em Pedreira. O acidente foi registrado por uma câmera de segurança no bairro Jardim Santa Clara.

A batida aconteceu às 20h14 na Rua Geraldo Oliveira. As imagens mostram um motociclista, acompanhado por uma passageira, saindo com o veículo, quando é atingido por uma outra moto que fazia uma ultrapassagem na contramão.

Os dois motociclistas e a passageira caem dos veículos e a mulher permanece no chão. conforme mostra o vídeo. Desgovernada, a moto do homem que vinha na contramão ainda atinge uma placa de trânsito metros à frente.

A passageira e um dos motociclistas ficaram feridos e foram levados a um pronto-socorro da cidade. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.

Continue lendo

Pedreira

Pedreira confirma participação nos “Jogos Regionais 2022”

Publicados

em

O secretário de Esportes e Lazer de Pedreira, Valdir Carlos Volpato, esteve na semana passada participando da reunião que definiu os detalhes para a realização dos “Jogos Regionais 2022”, entre os representantes da Secretaria Estadual de Esportes e os dirigentes esportivos das cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Pedreira confirmou que estará disputando as seguintes modalidades esportivas nos Jogos Regionais de 2022, sendo: Vôlei Livre (Masculino e Feminino), Bocha, Malha, Futebol de Salão Sub-21, Capoeira e Ginástica Rítmica. “Cada modalidade será disputada em uma cidade diferente. Nossas equipes estão preparadas para este importante desafio esportivo”, ressalta na ocasião o secretário Patão.

Em breve a Secretaria Estadual de Esportes estará divulgando as datas, locais e horários de cada jogo e sua modalidade para que as cidades possam estar elaborando suas participações nos Jogos Regionais 2022.

Continue lendo

Pedreira

Abrigo Municipal de Cães de Pedreira realiza “Campanha do Agasalho”

Publicados

em

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente da Prefeitura de Pedreira, através de seu Abrigo Municipal de Cães, está realizando pela primeira vez a “Campanha do Agasalho”, com objetivo de arrecadar doações que possam aquecer os animais carentes neste inverno.

Segundo informou o secretário municipal Luciano Dalto de Godoi, podem ser doados tecidos, cobertores, tapetes, roupas e casinhas. “Os pontos de arrecadação são os seguintes: Casa da Agricultura, no Jardim Santa Clara; Construvip Barbudinho, Vila São José; Saúde Integral, no Centro; Pri Cavicchio, Jardim Ypê; Zoo Bosque Municipal; Agrohobby, no Jardim Triunfo; Baterias Moi, Avenida Dr. Silvio de Aguiar Maia e no próprio Abrigo de Cães, que fica na Estrada Vicinal Hamilton Bernardes”, ressaltou o secretário Luciano de Godoi.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone: (19) 99811-3233.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias