Conecte-se conosco

Jaguariúna

Escolas de Jaguariúna terão detectores de metais, mais câmeras e botão do pânico

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna irá adotar a inspeção com detectores de metais portáteis nas entradas das escolas municipais. Além disso, a administração também irá instalar mais câmeras de monitoramento nas unidades de ensino. São no total 35 unidades de ensino municipais.

As medidas foram anunciadas nesta semana pelo prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, e pela secretária municipal de Educação, Cristina Catão. Segundo a secretária, serão comprados 126 detectores de metais portáteis.

Essas medidas se somam a outras ações que já foram adotadas para a segurança dos alunos, professores e todos os funcionários, como a criação de um “botão do pânico” nas escolas por meio do aplicativo “CCC Jaguariúna”, a contratação de mais 25 guardas municipais, a implantação da “atividade delegada” para ampliar o apoio da Polícia Militar no município e a adoção de treinamento de defesa pessoal para professores e demais funcionários das escolas.

LEIA TAMBÉM:

“Queremos garantir a integridade física dos nossos alunos, professores e demais funcionários das escolas. Por isso não hesitamos em reunir todas as forças policiais, secretarias e a comunidade escolar para enfrentarmos essa situação de pânico provocada pelos recentes ataques em escolas de São Paulo e Santa Catarina. É assim, com a união de todos, que vamos superar esse momento de preocupação em nossas escolas”, diz o prefeito.

Segundo a secretária Cristina Catão, todos os 1.800 funcionários da rede pública de ensino começarão a passar por curso de capacitação de defesa pessoal já a partir da próxima semana.

As novas medidas foram discutidas ao longo dos últimos dias em reuniões realizadas com os comandos das polícias Militar e Civil e da Guarda Municipal, além dos secretários de Segurança Pública, Edgard Mello do Prado Filho, e da Educação, Cristina Catão. Algumas mães de alunos também foram ouvidas e apresentaram sugestões.

A secretária Cristina Catão lembra ainda que, além das novas ações, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, também firmou uma parceria com o Grupo UniEduk/UniFAJ, num projeto de mapeamento da saúde mental, para capacitar professores da rede pública a identificarem comportamentos anormais ou potencialmente nocivos de alunos ou outras pessoas dentro das escolas.  

“Esse é um trabalho muito unificado de parceria. Conseguimos unir todas as forças policiais. Os casos de fake news já estão sendo investigados. É um trabalho muito intenso e que está gerando um resultado muito bom”, diz Cristina Catão.

A secretária também pediu tranquilidade aos pais para que esse período de tensão nas escolas possa ser superado. “Nenhum gestor passou por isso. É um desafio muito grande, mas vamos superar”, completa.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Jaguariúna

Jaguariúna recebe mais de 400 inscrições para o projeto gratuito de formação em moda sustentável para mulheres

Publicados

em

A formação gratuita e inédita no município oferece a 40 mulheres bolsa-auxílio, kit de costura e máquina para levar para casa

Com mais de 400 inscrições recebidas, começa no dia 29 de junho e vai até 3 de julho, em Jaguariúna, o projeto gratuito Sustentabilidade na Moda, que irá capacitar mulheres em técnicas de costura, design de moda, customização e upcycling. Além da formação, as participantes receberão bolsa-auxílio de R$400,00, kit de costura e uma máquina de costura para dar continuidade à produção após o término das atividades.

Dentre as candidatas inscritas, 40 mulheres, com mais de 16 anos e sem vínculo empregatício, foram selecionadas para participar desta edição.

Realizado no Boulevard Pedro Abrucêz, o curso será conduzido pela artista Flávia de Souza e tem como proposta estimular a criatividade, a geração de renda e o reaproveitamento de materiais têxteis por meio da moda sustentável.

LEIA TAMBÉM:

O kit disponibilizado às participantes inclui agulhas, alfinetes, linhas, tesoura, fita métrica e almofada para agulhas. Ao final da formação, elas também poderão levar para casa as máquinas de costura utilizadas durante o curso.

Reaproveitamento e criatividade
Durante as oficinas, as participantes serão divididas em duas turmas, nos períodos da manhã e da tarde. Elas terão contato com técnicas de criação baseadas no upcycling, prática que transforma resíduos têxteis ou peças descartadas em novos produtos com maior valor agregado. Além de estimular a criatividade, o método contribui para a redução do desperdício na indústria da moda, incentivando práticas mais conscientes e sustentáveis.

As peças produzidas ao longo da formação serão apresentadas ao público em uma feira de moda sustentável no dia 4 de julho, também no Boulevard Pedro Abrucêz. O evento busca aproximar a comunidade do projeto e valorizar o trabalho desenvolvido pelas participantes.

Como complemento, no dia 6 de julho será realizada uma formação em gestão têxtil com seis participantes que se destacarem ao longo do curso, ampliando os conhecimentos sobre organização produtiva e possibilidades de atuação no setor.

Flávia de Souza: moda com propósito
A artista, educadora e gestora de resíduos têxteis Flávia de Souza iniciou sua trajetória em 2007, após a falência de sua primeira empresa. “Foi nesse momento que ressignifiquei minha caminhada e decidi transformar a dor em propósito”, relembra. Desde então, dedica-se a capacitar pessoas — principalmente mulheres — a resgatar tecidos de forma orgânica, estratégica e com impacto real.

Atualmente, Flávia lidera o Grupo Soma, onde coordena a distribuição mensal de cerca de 500 toneladas de resíduos têxteis entre 40 mulheres empreendedoras, promovendo geração de renda, redução do desperdício e criação de novos produtos sustentáveis.

Sobre o projeto
O projeto “Sustentabilidade na Moda – Formação em Upcycling” (PRONAC 236113) é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91), do Governo Federal, Brasil: Do lado do povo brasileiro. Conta com o patrocínio da MAHLE, coordenação geral da Amora Produções Culturais, coordenação artística da Aloxique e apoio da Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Sobre a MAHLE
A MAHLE é uma parceira internacional de desenvolvimento e fornecedora para a indústria automotiva, com atuação nos segmentos de veículos de passeio e comerciais.

Fundada em 1920, a empresa desenvolve soluções voltadas à mobilidade com menor impacto climático, com foco em eletrificação, gerenciamento térmico e tecnologias para redução de emissões. Atualmente, um em cada dois veículos no mundo conta com componentes da MAHLE.

A empresa também apoia iniciativas nas áreas de educação, cultura, saúde e diversidade, por meio de projetos incentivados e ações privadas.

Programação do projeto
Formação: de 29 de junho a 3 de julho
Turma manhã: 9h às 11h30
Turma tarde: 14h às 16h30

Feira e exposição das peças
4 de julho, das 11h às 13h
Formação em gestão têxtil
6 de julho, das 13h às 18h (com 6 participantes selecionadas)
Local: Boulevard Pedro Abrucêz (Rua Amazonas, 600 – Jardim Santa Cruz – Jaguariúna/SP)

Em todos os dias de oficina será oferecido coffee break.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Equipe de vôlei feminino de Jaguariúna avança para a fase inter-regional dos Jogos Estudantis do Estado de São Paulo

Publicados

em

As alunas da Escola Estadual Prof. Celso Henrique Tozzi, de Jaguariúna, seguem fazendo história nos Jogos Estudantis do Estado de São Paulo (JESSP). Invicta na competição, a equipe de vôlei feminino Sub-17 conquistou o título em todas as etapas disputadas até o momento e está a apenas uma vitória da classificação para a final estadual.

Sob o comando do professor e técnico Alexandre Adão, a equipe vem se destacando pelo excelente desempenho dentro de quadra. A trajetória vitoriosa começou com a conquista da etapa da Diretoria de Ensino Campinas Leste. Na sequência, as atletas sagraram-se campeãs da fase regional ao superarem as equipes representantes de Sumaré e Hortolândia.

LEIA TAMBÉM:

Mantendo a excelente campanha, o time também venceu as representantes das regiões de Jundiaí e Bragança Paulista, garantindo vaga na fase inter-regional da competição, considerada a última etapa antes da grande final estadual.

A preparação para os próximos desafios tem sido intensa. Os treinamentos são voltados ao aprimoramento técnico e tático, além do fortalecimento do espírito de equipe. O comprometimento, a disciplina e a dedicação demonstrados pelas atletas têm sido fundamentais para os resultados alcançados ao longo da competição.

Representando a Unidade Regional de Esporte (URE) Campinas Leste, a equipe disputará agora a fase inter-regional. Em caso de vitória, as estudantes garantirão presença na final estadual dos JESSP, que será realizada em Praia Grande (SP).

Além da disputa pelo título estadual, a competição oferece uma importante oportunidade de projeção esportiva. A equipe campeã dos JESSP conquista o direito de representar o Estado de São Paulo no Campeonato Brasileiro Escolar, uma das mais relevantes competições do calendário esportivo estudantil do país.

A campanha da equipe da E.E. Prof. Celso Henrique Tozzi evidencia não apenas o talento das atletas, mas também o trabalho desenvolvido pela escola e pelo professor Alexandre Adão, que utilizam o esporte como ferramenta de formação, disciplina, inclusão e desenvolvimento dos estudantes.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Inglês não é custo, é investimento: CNA Jaguariúna lança curso focado em carreira para adultos

Publicados

em

Em um mercado de trabalho cada vez mais globalizado, falar inglês deixou de ser um diferencial para se tornar um requisito obrigatório. Pensando no profissional que não tem tempo a perder, o CNA Jaguariúna apresenta o CNA PRO LIVE, um curso de inglês online ao vivo desenhado especificamente para adultos a partir de 18 anos que buscam resultados rápidos e aplicáveis no dia a dia corporativo.

Fluência em 24 meses
O grande diferencial do CNA PRO LIVE é a sua velocidade combinada com a alta eficiência. Com duração de apenas 24 meses, o aluno avança do nível básico ao pós-intermediário (A1 ao B2 no Quadro Comum Europeu de Referência), otimizando o tempo de aprendizado sem perder a qualidade que o CNA oferece há mais de 50 anos.

LEIA TAMBÉM:

Networking e situações reais de negócios
As turmas são dinâmicas e compostas por profissionais de diversas áreas, o que proporciona um excelente ambiente para o networking. Toda a metodologia é focada em situações reais do mercado de trabalho e do mundo dos negócios. Ao concluir o programa, o aluno estará plenamente capacitado para:

– Participar de reuniões e negociações em inglês;

– Candidatar-se a vagas de emprego em grandes corporações;

– Trabalhar diretamente com empresas internacionais;

-Ganhar destaque profissional e aumentar significativamente seu potencial de renda.

A flexibilidade do online com o compromisso do presencial
O formato do CNA PRO LIVE permite que o estudante assista às aulas de onde estiver, garantindo total flexibilidade de horários para quem tem uma rotina agitada. No entanto, o curso mantém a disciplina e o compromisso de uma aula presencial, já que os encontros acontecem de forma online e ao vivo com professores qualificados, promovendo interação em tempo real.

Inscrições abertas
Invista no seu futuro profissional e acelere sua carreira. Os interessados em conhecer mais sobre o curso e garantir uma vaga devem acessar o site oficial da unidade: www.cna.com.br/jaguariuna.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias