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Jaguariúna

CPFL Santa Cruz aponta que 1.484 clientes da região de Jaguariúna poderiam ter desconto na conta de energia se solicitassem cadastro na Tarifa Social

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Em todas as cidades atendidas pela CPFL Santa Cruz, o número de clientes com direito e sem cadastro na Tarifa Social chega a 17.2 mil

Em um levantamento realizado pela CPFL Santa Cruz, a companhia mapeou 1.484 clientes na região de Mococa que ainda não são cadastrados como Baixa Renda na Tarifa Social, podendo ter o benefício do desconto nas contas de energia. Após um intenso trabalho junto à população, a empresa registrou o crescimento de 194 novos clientes cadastrados no benefício da Tarifa Social, no primeiro semestre de 2021, somando 2.280 clientes cadastrados na região. Essa forma de apoio oferecida pela distribuidora já ajuda mais de 40 mil famílias a economizar, em toda a área de concessão da CPFL Santa Cruz.

Com esse aumento de 9.3% na base de cadastros, esses novos beneficiados também garantiram a isenção no corte de energia por inadimplência, determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), vigente até 30 de setembro.

“Um dos principais pilares da companhia diz respeito a ações junto à população de baixa renda e neste momento crítico de pandemia, temos ampliado nossos esforços para contribuir com as famílias, estimulando o cadastramento na Tarifa Social de quem tem direito, além de oferecer melhores condições de pagamento para todos os clientes”, diz o diretor Comercial da empresa, Rafael Lazzaretti.

Entre as cidades da região com maior número de clientes cadastrados para baixa renda, Jaguariúna lidera o ranking com 1.137 clientes. Em segunda posição, Pereira tem 1.143 consumidores beneficiados, enquanto Holambra está sem consumidores recebendo desconto. Confira na tabela o restante dos municípios.

Tarifa social. Os descontos na conta de luz para os beneficiados pela Tarifa Social são aplicados de forma cumulativa para faixas de consumo que vão de 0 kWh a 220 kWh. A tarifa terá um desconto de 65% para os primeiros 30 kWh consumidos no mês. Para o consumo de 31 a 100 kWh/mês, o desconto será de 40%. Finalmente, a parcela de consumo entre 101 e 220 kWh no mês terá 10% de desconto. Isso significa que, se o beneficiário da Tarifa Social tem um consumo mensal de 50 kWh, ele receberá um desconto de 65% sobre os primeiros 30 kWh e de 40% sobre os outros 20 kWh.

Para ser enquadrado na categoria como consumidor de baixa renda, o cliente precisa ter ganhos mensais per capita de, no máximo, meio salário-mínimo e atender a pelo menos uma das condições listadas abaixo:

• NIS (cadastrado no Programa Bolsa Família) ou NB (cadastrado no BPC);

• Programa Bolsa Família (neste caso, informar o NIS – Número de Identificação Social);

• BPC (Benefício de Prestação Continuada) – neste caso, informar o NB (Número do Benefício);

• Família inscrita no “Cadastro Único” para Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo nacional ou;

• Quem receba o Benefício da Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, nos termos dos Art. 20 e 21 da Lei nº. 8742, de 7 de dezembro de 1993;

• Família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até três salários-mínimos, que tenha portador de doença ou patologia cujo tratamento ou procedimento médico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica;

• Família de Índios ou Quilombolas inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Caso se enquadre nos requisitos, deverá também se cadastrar junto à distribuidora, por meio dos canais digitais, pelo site ou pelo aplicativo “CPFL Energia”. Basta informar os documentos e comprovantes solicitados.

Caso a pessoa com o benefício da Tarifa Social não seja o titular da instalação, é importante que ela faça o pedido sempre identificando o código do cliente (presente na conta de energia) do local onde mora, para que a CPFL possa conceder o benefício de forma adequada.

Fique em casa. Os clientes da CPFL Santa Cruz não precisam sair de casa para resolver qualquer pendência com a companhia. Nos canais digitais da empresa é possível encontrar mais de 30 opções disponíveis, como: solicitar segunda via de conta, trocar titularidade, pedir religação do serviço e até enviar documentos e fotos. Para ter acesso aos serviços, o cliente deve acessar http://www.cpfl.com.br/ ou baixar o aplicativo ‘CPFL Energia’ no smartphone ou tablet. A segunda via das faturas também pode ser solicitada por SMS. Basta o cliente enviar um SMS com a palavra CONTA com o número do “seu código” (número presente na conta de energia) para 26805 Os demais serviços também podem ser realizados pelo Call Center de cada distribuidora do grupo CPFL.

Adicionalmente, a empresa reforça que todos os clientes que possuam e-mail devem cadastrar seus endereços eletrônicos no cadastro e solicitar a modalidade de conta por e-mail, reduzindo a necessidade de entrega presencial das contas impressas.

Jaguariúna

Obras de pavimentação da Estrada Carlos Gomes seguem em ritmo acelerado

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As obras de pavimentação da Estrada Municipal JGR-020, a Estrada Carlos Gomes, realizadas pela Prefeitura de Jaguariúna, seguem em ritmo acelerado. A via liga Jaguariúna a Campinas e é um importante acesso aos bairros na região.

Nesta quinta-feira, 20, foi pavimentado mais um trecho da estrada. A obra, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, abrange uma extensão de 4,5 quilômetros, num total de mais de 35 mil metros quadrados de asfalto. A execução é da empresa CSW Construções.

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A Carlos Gomes é considerada uma das mais belas estradas vicinais da região, pois a via corta uma extensa área rural, com paisagens exuberantes. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, o objetivo é modernizar a estrada e dar mais qualidade ao passeio, criando uma alternativa de mobilidade para motoristas com mais conforto e segurança.

Fotos: Ivair Oliveira

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Jaguariúna

Jaguariúna recebe nota máxima no índice de finanças do Tesouro Nacional

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A Prefeitura de Jaguariúna obteve mais uma vez o melhor índice de avaliação da capacidade de pagamento (Capag) do Tesouro Nacional. O Capag é um dos principais indicadores financeiros do País, responsável pelo diagnóstico da situação financeira de estados e municípios. Os dados foram divulgados pelo Tesouro e se referem ao exercício de 2023. Em 2020 e 2021, a cidade também recebeu a nota máxima.

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Mais uma vez, Jaguariúna conseguiu o grau de excelência no controle de todos os quesitos avaliados pelo índice Capag – endividamento, poupança corrente e liquidez. Esses indicadores são essenciais para comprovar a saúde financeira de municípios e estados e apontar o cumprimento das regras previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Segundo o prefeito Gustavo Reis, “este resultado reflete o trabalho árduo de toda a equipe da Prefeitura e o compromisso em administrar os recursos públicos de forma eficiente e transparente”.

O índice Capag é amplamente utilizado como referência pelos órgãos de controle e pela população para avaliar a saúde financeira dos municípios e estados brasileiros. Com a conquista deste ano, Jaguariúna reafirma seu compromisso com a responsabilidade fiscal e o uso consciente dos recursos públicos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar de seus cidadãos.

Para mais informações sobre o índice Capag e os resultados de outros municípios, os interessados podem acessar o site oficial do Tesouro Nacional.

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Jaguariúna

Programa “Qualifica SP” tem 3 novas modalidades de cursos de qualificação profissional e de empreendedorismo

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O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) da Prefeitura de Jaguariúna informa que o programa Qualifica SP, do Governo do Estado, está com três novas modalidades de qualificação profissional para impulsionar a empregabilidade e o empreendedorismo.

O objetivo do programa é preparar jovens e adultos para ingressarem no mercado de trabalho ou alavancarem suas carreiras por meio de capacitação específica.

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Confira os cursos disponíveis, todos gratuitos e com certificação:

  1. Qualifica SP – Meu Primeiro Emprego: voltado para jovens com idade entre 16 e 24 anos, o programa visa proporcionar a estes jovens sua primeira experiência profissional. Serão oferecidos cursos que visam desenvolver habilidades básicas e específicas demandadas pelo mercado de trabalho atual, preparando-os para os desafios da vida profissional.
  2. Qualifica SP – Novo Emprego: destinado a jovens e adultos com idade entre 25 e 59 anos, o programa foca na qualificação para recolocação ou evolução dentro do mercado de trabalho. Este público prioritário receberá treinamentos adaptados às exigências de diferentes setores econômicos, aumentando suas chances de sucesso em processos seletivos e promoções profissionais.
  3. Qualifica SP – Empreenda: para indivíduos maiores de 18 anos que aspiram empreender ou já possuem um negócio em estágio inicial, o programa oferece uma formação empreendedora completa. Além de cursos especializados, os participantes terão acesso a linhas de crédito facilitadas através do Banco do Povo e a mentoria de especialistas para aprimorar seus planos de negócios e maximizar suas chances de sucesso no competitivo mercado empreendedor.

Os interessados podem obter mais informações sobre inscrições e detalhes dos cursos oferecidos através do site https://www.qualificasp.sp.gov.br/home. Dúvidas também podem ser sanadas diretamente no PAT de Jaguariúna, que fica Rua Cel. Amâncio Bueno, 810, no Centro.

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