Conecte-se conosco

São Paulo

Amantes do automobilismo aderem cada vez mais ao kartismo

Publicados

em

Grande parte dos 54 campeonatos sediados no Kartódromo Internacional San Marino, em Paulínia, contam com pilotos que antes apenas acompanhavam a Fórmula 1 pela TV

É regra, entre os amantes do automobilismo, cumprir o ritual mensal de assistir as etapas da Fórmula 1, pela televisão, e conferir os bastidores do campeonato por meio da série veiculada numa das principais plataformas de streaming. Mas, muitos dos apaixonados por velocidade não se contentam apenas em torcer e acabam se aproximando do kartismo para sentir a emoção de pilotar numa pista. É assim que começou boa parte dos 54 campeonatos sediados hoje no Kartódromo Internacional San Marino, em Paulínia.

De acordo com Reimar Monteiro, idealizador dos campeonatos Talent Kart Cup (TKC) e Talent Kart Indoor (TKI), de karts próprios e alugados, respectivamente, a maioria dos pilotos chega ao kartismo e aos campeonatos pela paixão pelo automobilismo.

“Sim, com certeza todos ali são amantes do automobilismo. É quase que uma religião. Acredito que a divulgação do esporte, seja fórmula ou turismo, desperta a curiosidade das pessoas, que então procuram o kart para tirar a dúvida. Aí vira paixão à primeira vista”, salienta.

Monteiro lembra que tanto o kart quanto carros maiores, de competição, não têm nada a ver com carros de rua. “São conduções totalmente diferentes. E é esse tipo de pilotagem (de competição) que encanta as pessoas, criando cada vez mais adeptos”, analisa.

O TKC teve início em 2018, conforme Monteiro, está em sua 5ª temporada, e surgiu com o intuito de ser um campeonato de baixo custo e alto equilíbrio de motores, com o trabalho de apenas um preparador para os 16 pilotos, em motores F400 de 21 HP. Já o TKI nasceu de uma ideia entre amigos, em 2020, como uma opção mais barata para quem não tinha kart próprio, “e se tornou um campeonato muito equilibrado, com boas disputas e alto nível de pilotagem”, ressalta Monteiro. Atualmente, conta com 32 pilotos no total.

Para Reimar Monteiro, o kartismo como esporte só produz benefícios aos praticantes. “Se não fosse o kart já pesaria mais de 100 quilos! A paixão pelo esporte faz você se adequar. Conheço pessoas que emagreceram para ganhar performance, entraram em academia e até pararam de beber. A questão da disciplina também evolui muito, pois você separa as coisas: lugar de correr é na pista de corrida, não na rua do bairro ou rodovias. Também exercita a concentração e alivia o estresse”, finaliza.

Paixão pelo automobilismo e baixo custo

Outro idealizador do Talent Kart Indoor, juntamente com Reimar Monteiro, é o piloto Leandro Justino, que há quatro anos conheceu o kartismo numa brincadeira entre amigos. Ele conta que também começou a praticar o esporte por conta do automobilismo. “Sem dúvida, o que me levou à prática do kart de aluguel foi a paixão pelo automobilismo, além do baixo custo. Depois ficou sério e acabou virando uma competição”, explica.

Para Justino, o kartismo é um excelente esporte para fazer amizades dentro e fora das corridas. Além disso, ele diz que o esporte influenciou positivamente em sua vida. “O kartismo trouxe mais confiança e determinação para mim, mudou meu condicionamento físico e mental”, revela.

Além do TKC, entre os campeonatos de kart próprio sediados no San Marino, divididos por faixa etária, também estão a Copa San Remo, o Fanatici Kart, Fanatici Rok Cup, F-Racers e Kart PD’ Chumbo. Nesta modalidade, especificamente, é possível começar no esporte a partir dos 6 anos.

Já entre as competições de kart de aluguel sediadas no complexo, que utilizam a frota do San Marino, estão a FKart, o Grupo Kart Entre Amigos (GPKA), o Tartarugas Ninjas, Kart Drivers, a FK 1, além do Talent Kart Indoor (TKI). Neste caso, para ingressar no esporte é preciso ter mais de 13 anos.

Ainda há outras 42 competições eventuais que acontecem no complexo, reunindo grupos de amigos apaixonados por automobilismo e velocidade.

O Kartódromo San Marino conta com uma equipe especializada para dar suporte aos visitantes, principalmente quem não têm nenhuma experiência em pilotagem. Para participar das corridas de kart de aluguel, além de ser maior de 13 anos de idade, é preciso agendar um horário previamente e apresentar documento com foto. Mais informações pelo telefone (19) 3833-1818 e pelo WhatsApp (19) 99119-9895.

São Paulo

2ª etapa do Paulista de Fórmula Vee tem disputas intensas em Interlagos

Publicados

em

Levi Simões venceu na geral e na Master, enquanto o estreante Filipe Vriesman triunfou na Light e Marcelo Médici garantiu vitória na Super

A segunda etapa do Campeonato Paulista de Fórmula Vee 2026, disputada na última sexta-feira, 17, e no domingo, 19, no tradicional Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, foi marcada por disputas intensas dentro da pista. Na categoria Light, a vitória ficou com Filipe Vriesman #1, enquanto Marcelo Médici #33 levou a melhor na Super, conquistando seu primeiro pódio na classificação geral. Já Levi Simões #44 foi o grande destaque da etapa ao conquistar a vitória na geral e também na categoria Master, consolidando um desempenho dominante. 

Na primeira prova, na sexta-feira, 17, os destaques foram Médici e Simões, que se revezaram na liderança da prova a partir da volta 4, além do estreante Filipe Vriesman, que fez corrida de recuperação após problemas na tomada de tempo e já estava em 4º, na mesma volta. Por fim, Médici superou Simões cruzando em primeiro por milésimos, com Simões em segundo, Vriesman em terceiro, Wellington Godoy #23, em quarto, e Davi Osachuki #35 fechando o top 5.

Na corrida 2, no domingo, 19, Médici teve problemas na classificação, enquanto Simões abriu vantagem desde a largada. Vriesman fez outra boa prova de recuperação, largando do fim do grid, mas chegando à segunda posição na quarta volta. Médici também escalou e já se encontrava no top 5, na volta 7, superando Vriesman na 10ª volta. Levi Simões foi o vencedor, com Médici em segundo, Vriesman em terceiro, Godoy em quarto e Gabriel Andrade #99 em quinto.

Lounge
Para relaxar nos intervalos das corridas, pilotos e convidados desfrutaram de um lounge confortável mais uma vez, com café da manhã e da tarde oferecidos pela Rede Sacolão e degustação de cerveja IPA Zero da Cervejaria Campinas. 

A novidade da etapa foi o oferecimento de acupuntura aos pilotos, com apoio da Liga Acadêmica de Acupunturiatria. “Esse final de semana teve uma exigência física muito grande, fui para a pista diversas vezes, cheguei com muita dor e sem força na mão. E depois do tratamento com acupuntura eu consegui correr até o final e ir para o pódio. Esse tratamento foi imprescindível”, comentou o piloto Gabriel Andrade. 

E, para aqueles que não abrem mão da adrenalina, o simulador Automobilista 2 garantiu a diversão no espaço, com carros da Fórmula Vee atualizados e fiéis às configurações reais da modalidade no Paulista, com os apoios da Extreme e Logitech G.

Próximos desafios
A programação da temporada 2026 da FVee continua neste fim de semana, entre os dias 24 e 26 de abril. A agenda começa na sexta-feira, com treinos livres abertos e o Super Curso de Pilotagem, voltados a iniciantes e pilotos com alguma experiência previamente inscritos. No sábado (25), as atividades e corridas da 2ª etapa da Copa FVee-ECPA, em Piracicaba (SP), enquanto o domingo será dedicado à FVee Open, campeonato voltado a estreantes, e ao Desafio AMIKA, iniciativa que busca impulsionar novos talentos para a principal categoria do Campeonato Paulista de Fórmula Vee.

CLASSIFICAÇÃO FINAL APÓS A ETAPA2 – PAULISTA DE FÓRMULA VEE | Pontos

PRO (Geral)
1º Levi Simões (SP) 104
2° Marcelo Médici (SP) 94
3° Oliver Paludo (USA) 79 
4° Filipe Vriesman (PR) 70
5° Wellington Godoy (SP) 67
6° David D’amico (SP) 60 
7° Gabriel Andrade (RJ) 60
8° Davi Osachuki (SC) 54
9° Guilherme Putnoki (SP) 54
10° André Crocci (SP) 54 

SUPER (Intermediários)
1° Oliver Paludo (USA) 108
2° Marcelo Médici (SP) 104
3° Filipe Vriesman (PR) 80
4° Wellington Godoy (SP)  79
5° David D’amico (SP) 67

LIGHT (Iniciantes)
1° David D’amico (SP) 106
2° Filipe Vriesman (PR) 104
3° Gabriel Andrade (RJ) 86
4° Davi Osachuki (SC) 75
5° Jackson Brito (SP) 64

Master (40 anos +)
1° Levi Simões (SP) 112
2° Marcelo Médici 94
3° David D’amico (SP) 75
4° Vinícius Vilela (SP) 70
5° André Crocci (SP) 67
6° Cláudio Reina (SP) 30

Júnior (14 a 22 anos)
1º Filipe Vriesman (PR) 104
2° Oliver Paludo (USA) 94
3° Davi Osachuki (SC) 84
4° João Dante (SP) 70
5º Rafael Marques (MT) 52

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

São Paulo

Congresso da APM reúne lideranças estaduais e destaca iniciativas de desenvolvimento regional

Publicados

em

Entre os dias 06 e 08 de abril, a Associação Paulista de Municípios promoveu o 68º Congresso Estadual de Municípios, realizado no Distrito Anhembi, em São Paulo. O encontro se consolidou como um momento de muito aprendizado, troca de experiências e, principalmente, conexões importantes para o futuro das cidades.

Com ampla programação, o congresso reuniu milhares de gestores públicos, especialistas e lideranças políticas de todo o Estado. A edição contou com a presença de autoridades como o governador Tarcísio de Freitas, vice-governador Felício Ramuth, o secretário de Governo e Relações Institucionais Gilberto Kassab, além de prefeitos, parlamentares e representantes de diversas regiões. Também participou do evento Gustavo Reis, atual vice-presidente da APM, acompanhando as agendas e articulações institucionais ao longo do congresso.

LEIA TAMBÉM:

Jaguariúna teve participação de destaque com um estande próprio, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agronegócio. O espaço valorizou o potencial turístico e econômico do município, com a presença da iniciativa privada e a apresentação de pratos típicos locais, reforçando a identidade gastronômica da cidade e atraindo visitantes durante o evento.

A iniciativa evidenciou a estratégia de integrar poder público e setor produtivo na promoção do desenvolvimento, ampliando a visibilidade de Jaguariúna no cenário estadual.

Durante o congresso, foram debatidos temas fundamentais como saúde, educação, inovação, financiamento público e planejamento urbano, fortalecendo o diálogo entre municípios e o Governo do Estado e contribuindo para a construção de soluções conjuntas para melhorar a qualidade de vida da população.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

São Paulo

Bruno Wellington filia-se ao PSD e pode disputar as Eleições 2026

Publicados

em

Empresário e benfeitor paulinense deve disputar uma das vagas de deputado federal

O empresário paulinense e gestor social, Bruno Wellington, filiou-se na tarde de quinta-feira (26/3) ao PSD (Partido Social Democrático) em evento realizado na sede da sigla em São Paulo e pode disputar uma das vagas de deputado federal nas Eleições 2026.

A cerimônia contou com a presença de diversas lideranças da legenda, considerada uma das mais tradicionais e em franco crescimento no país. A filiação de Bruno Wellington foi abonada pelo presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. O empresário chegou ao partido a convite do ex-prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, importante nome da política da RMC (Região Metropolitana de Campinas), o que demonstra a credibilidade e a possibilidade de reforço que o paulinense deve trazer à chapa partidária.

Conhecido por sua atuação voltada a pautas sociais, Bruno comemorou sua filiação, onde afirmou viver um momento de grande alegria e de profunda responsabilidade pessoal. Ao falar sobre a sua filiação, destacou que mesmo tendo conversado com lideranças de outras siglas, já tinha o desejo de ingressar no PSD, e com a formalização do ato teve a certeza de que estava no caminho certo.

LEIA TAMBÉM:

“Inicio agora uma nova etapa de nossa caminhada, pautada pelo diálogo, pela responsabilidade e fortalecimento do meu compromisso e dedicação às causas sociais. Agradeço ao meu presidente Gilberto Kassab e também ao amigo, Gustavo Reis, que me receberam de braço aberto e por acreditarem em nosso propósito”.

Quem é Bruno Wellington
Mesmo podendo disputar um pleito pela primeira vez, Bruno Wellington já atua com políticas públicas há quase 20 anos. Entre suas bandeiras políticas está a defesa de causas sociais e a promoção de iniciativas voltadas à Saúde, Cultura e Esporte.

Natural de Marília, ele é Bacharel em Direito, empresário e gestor de OSC (Organizações da Sociedade Civil) e reside em Paulínia desde os 11 anos de idade. No ano de 2007, ele coloca em prática uma de suas principais idealizações e funda na cidade, a Entidade Fábrica.ong.br, que através de diversos projetos idealizados, sonhados e pensados por ele, nas áreas de Esporte, Cultura e Saúde, já beneficiaram mais de 226 mil pessoas pelo Brasil, incluindo o Estado de São Paulo (somente em Paulínia foram mais de 10 mil pessoas atendidas).

Ainda em Paulínia, antes da fundação da Fábrica, Bruno já atuava em causas sociais. Ele foi idealizador do primeiro evento beneficente em prol da Aupaccc (Amigos Unidos Por Amor Contra o Câncer) criando-se assim o legado das festas organizadas anualmente pela entidade visando a arrecadação de fundos. Também foi organizador a Feijoada do Bem para a APAE, o Pedala Paulínia; expandido para outras cidades em todo território nacional, apoio financeiro ao Paulínia Racing Bicicross, entre outras ações.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias