Conecte-se conosco

Jaguariúna

“Papo de Mulher” reúne empreendedoras de Jaguariúna em encontros mensais

Publicados

em

Por Viviane Westin

Trabalho, carreira, inserção da mulher no mercado de trabalho e empreendedorismo são algumas das temáticas que norteiam as atividades do grupo Papo de Mulher de Jaguariúna, com encontros mensais que reúnem empreendedoras do município para a troca de ideias e conhecimentos, numa reflexão sobre suas vidas profissionais e aspectos correlacionados.


Idealizadoras da proposta: Maria Silvia Azevedo, do CNA e da Associação Comercial e Industrial (ACI), de Jaguariúna; Catarina Palermo Trombeta, da CTW; Carolina Marmo Pepe, da Okahoma

O segundo evento ocorreu na noite do dia 14 de maio, na sede da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Jaguariúna, com uma dinâmica que estimula debates para reflexão e atividades de interação. O principal objetivo para colocar a ideia em prática foi o intuito de promover um evento de negócios para o público feminino.

“Ser empreendedor é ter a ousadia de colocar suas ideias em prática”, define o artigo publicado no site do Sebrae, e isso se aplica às idealizadoras do Papo de Mulher. São elas: Maria Silvia Azevedo, do CNA e da Associação Comercial e Industrial (ACI), de Jaguariúna; Catarina Palermo Trombeta, da CTW; Carolina Marmo Pepe, da Okahoma. A concepção da proposta surgiu dentro da Fomentadora de Negócios – Escola de Negócios do Centro Universitário de Jaguariúna (Unifaj), da qual as três participam.

“A inspiração veio das nossas vivências como empresárias, das lutas diárias, das alegrias e tristezas… Do não conformismo com o fracasso e com a força em dar a volta por cima e ser feliz. E é isso que queremos transmitir às pessoas. Que elas têm capacidade e força para melhorar suas vidas e as vidas de quem as rodeiam”, contam as idealizadoras.

O primeiro encontro do Papo de Mulher aconteceu no mês de abril, tendo como referência o Dia Internacional da Mulher. Em princípio, seria um único evento, mas as respostas positivas e motivação das mulheres envolvidas fizeram com que os encontros se tornassem mensais.

“As participantes gostaram e vamos dar sequência”, contou Silvia. “Queremos trazer uma reflexão sobre a vida profissional do grupo e todos aspectos envolvidos, pois acreditamos que se cada um entende sua realidade e age positivamente, as oportunidades e o sucesso aparecem pra si e para todos a sua volta”, complementou.

Silvia, que também é a vice-presidente da ACI, conta que o trabalho ativo que vem sendo desenvolvido pela associação visa oferecer possibilidade de desenvolvimento para os associados e para o município. Ou seja, os objetivos estão atrelados e a associação apoia o Papo de Mulher.

As amigas Juliane Ancona, analista de sistemas, e Renata Gongora, administradora, ficaram sabendo dos encontros através de amigas e participaram desse segundo evento. Networking, aprendizagem e troca de ideias são algumas das expectativas que as incentivaram. Já a publicitária Rosana Gonçalves participou pela segunda vez e contou de suas motivações: “No primeiro encontro eu não sabia ao certo o que seria. Houve interação, afinidade e senso comum para construir algo para nós e para a sociedade como um todo”.

“O Papo de Mulher quer contribuir para que as pessoas se desenvolvam e criem oportunidades. Nosso foco é o empreendedorismo e suas técnicas, métodos, ações etc. E os temas trabalhados giram em torno desse universo. Sempre estimulando a reflexão. Não tratamos de auto ajuda, mas sim do pensar para produzir”, detalha Silvia.

As idealizadoras contam que o espaço é pensado para provocar o pensamento criativo: “Que pensem ‘fora da caixa’ como se diz, e que isso faça com que procurem oportunidade de trabalho e desenvolvimento profissional e pessoal. É comum a muitas pessoas verem as dificuldades como bloqueios em suas vidas. Queremos mostrar o contrário. Que com perseverança e criatividade o jogo muda. Sem, contudo, sermos assistencialistas”.

Os encontros mensais do Papo de Mulher ocorrem na ACI, às 18h30, os dias são avisados com antecedência, através de link criado para cada evento e divulgação pelas redes sociais, o grupo tem uma página no Facebook (Papo de Mulher Jaguariúna). A inscrição é livre e gratuita.

Reportagem e fotos: Viviane Westin

Jaguariúna

Defesa Civil de Jaguariúna realiza ação de prevenção a queimadas e orienta população

Publicados

em

Com o início do período de estiagem, a Defesa Civil de Jaguariúna começou nesta sexta-feira, dia 26 de abril, um trabalho de prevenção a queimadas, com orientação à população. A ação se concentrou no bairro Roseira de Baixo e contou com uma equipe da Defesa Civil, liderada pela diretora do órgão, Fernanda Tesche. Outros bairros também serão visitados.

A equipe visitou as residências e conversou com moradores, distribuindo material informativo sobre como evitar queimadas e incêndios e sobre aspectos da Lei Municipal nº 2.223/2014. Pela Legislação, praticar queimada é crime ambiental. A infração sujeita os responsáveis ao pagamento de multa de R$500, que pode ser aplicada em dobro nos casos de reincidência.

LEIA TAMBÉM:

Por isso, a diretora da Defesa Civil reforça a necessidade de a população colaborar evitando jogar bitucas de cigarro e atear fogo em terrenos baldios ou até mesmo no quintal. “Atear fogo, seja por qualquer motivo, é crime ambiental, segundo o Código de Posturas do Município, mesmo que seja queimar no próprio quintal lixo ou quaisquer materiais em quantidade suficiente para molestar a vizinhança”, explica Fernanda.

A orientação é para que os proprietários de áreas rurais façam os aceiros – faixas ao longo das cercas onde a vegetação foi completamente eliminada da superfície do solo. O aceiro ajuda a prevenir a passagem do fogo para área de vegetação, evitando a propagação das queimadas.

DENÚNCIAS

Denúncias podem ser feitas pelos telefones 199 ou 153 (urgência e emergência) e 3867-1339.

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Governo de São Paulo anuncia pacote para a construção de 43,7 mil novas moradias

Publicados

em

Jaguariúna está entre os municípios contemplados

O Governo de São Paulo anuncia, na manhã desta sexta-feira, 26, um pacote de medidas para viabilizar a construção de 43.756 novas moradias em 231 municípios de todas as regiões do Estado. O investimento é de R$5,2 bilhões, entre contratações diretas e aporte de subsídios para a iniciativa privada.

De acordo com o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, o município está entre os contemplados. “Uma excelente notícia para Jaguariúna e para as famílias que ainda sofrem com o pagamento do aluguel e desejam transformar o sonho da casa própria em realidade”, diz.

LEIA TAMBÉM:

No evento, será anunciada a construção de 24.309 unidades habitacionais pela CDHU, sendo 1.355 delas do programa Vida Longa (voltado para o acolhimento de idosos em situação de vulnerabilidade, em parceria com municípios), além do aporte de 13.312 Cartas de Crédito Imobiliário, todas ações do programa Casa Paulista.

Está prevista também a construção de 6.135 moradias pela PPP qualificação da Área Central da Capital paulista.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Mais três bairros tiveram serviço de nebulização nesta quinta em Jaguariúna

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a nebulização contra a dengue nesta quinta-feira, 25, nos bairros Capela Santo Antônio, Mauá e Centro.

Um veículo percorrerá as ruas desses bairros vaporizando inseticida para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. O trabalho é feito sempre ao final da tarde e início da noite, horário em que se comprova maior eficácia do inseticida. O serviço de fumacê começou na última segunda-feira em Jaguariúna.

LEIA TAMBÉM:

A orientação dada pelo Ministério da Saúde é para que portas e janelas fiquem abertas durante a aplicação do produto nos bairros. Isso faz com que os mosquitos adultos em voo sejam alcançados e eliminados.

Animais de estimação devem ser retirados do local ou protegidos pelos seus tutores e alimentos expostos devem ser guardados.

A Secretaria de Saúde de Jaguariúna destaca ainda que, mesmo com a passagem do fumacê, métodos de controle de vetores, como cuidados para eliminação de criadouros de mosquito nos quintais das residências, devem ser mantidos.

Durante o fumacê, a população deve: – Abrir portas e janelas das residências;- Retirar animais de estimação do local;- Guardar alimentos que estejam expostos.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias