Conecte-se conosco

Brasil

Líder – LOA e LDO

Publicados

em

Assim como uma empresa, o município também deve elaborar o seu orçamento anual para que se possa realizar as suas ações. Nelas devem estar embutidos a previsão das receitas, despesas e investimentos para o exercício seguinte. No poder público isto é determinado pela LOA e pela LDO.

O líder na cidade deve colaborar na coleta de sugestões para a elaboração destes documentos, pois são importantíssimos para o bom andamento da cidade e de melhoria de vida para o cidadão. Você, líder cidadão, precisa conhecer mais sobre isto, por isto hoje trago informação de como você pode participar e contribuir para que a LOA e LDO estejam em sintonia com os anseios do cidadão para termos uma cidade inteligente onde a qualidade de vida, mobilidade e a sustentabilidade estejam presentes, além das premissas básicas da pirâmide: saúde, educação, segurança, infraestrutura.

            LOA – Lei Orçamentária Anual, é  propriamente o orçamento anual detalhado onde se prevê os orçamentos fiscais, da seguridade social e de investimentos, assim como todos os gastos do governo para o próximo ano. Você encontrará ainda a estimativa da receita e a fixação das despesas, divididos por temas como saúde, educação e transporte. Constará também a previsão de arrecadação, de modo que os gastos programados possam ser executados. A LOA deve estar em harmonia com os grandes objetivos e metas estabelecidos pelo PPA.

            LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias, elaborada anualmente tem como objetivo apontar as prioridades do governo para o próximo ano serve para orientar a elaboração da LOA, baseando-se no que foi estabelecido no PPA – Plano Plurianual. Como podem perceber, é um elo entre os documentos.

A LDO serve como um ajuste anual das metas colocadas no PPA. Enquanto o PPA é um documento de estratégia, a LOA delimita o que não é possível realizar no ano seguinte.

       Após se saber o que são a LOA e a LDO, como o líder da cidade inteligente pode colaborar? Já vimos em outros artigos sobre a importância do Plano Diretor e do PPA que em agosto é enviado pelo Executivo para a Câmara e a partir disto se discutem mudanças e se pode incluir o desejo do cidadão. Para tanto, na cidade foi elaborado um formulário eletrônico onde o cidadão e empresários podem dar sugestão para a melhoria da cidade para os próximos anos, dê sua contribuição: https://bit.ly/PPAJaguariuna.

            Os representantes do legislativo se reunião e devem convocar audiências públicas para o bom debate das propostas e sugestões apresentadas pelo Executivo e pelo cidadão, para que isto esteja contido no PPA ( próximos 4 anos),  posteriormente se discute o que será feito em cada ano, neste momento se discutirá a LDO e LDO, onde também ocorrerá audiência pública para verificar se os itens propostos são os que a população classificou como prioritários para serem executados no ano seguinte.

            No portal de transparência dos municípios deve estar exposto as audiências públicas, e o que foi aprovado no Plano Diretor, PPA, LOA e LDO, cabe a você cidadão verificar se realmente foi realizado que estava orçado e planejado, e aos legisladores fiscalizar. Em Jaguariúna você encontra em: https://www.jaguariuna.sp.gov.br/portais/transparencia/?page_id=769

            O Governo Federal também vê no conceito de cidades inteligentes algo importantíssimo, tanto é que criou um documento a “Carta Brasileira Cidades Inteligentes”, onde informa que precisamos construir uma visão de futuro de forma participativa e inclusiva e devemos colocar esta visão em instrumentos como Plano Diretor, PPA, LOA, LDO. Conheça: https://www.gov.br/mdr/pt-br/assuntos/desenvolvimento-regional/projeto-andus/carta_brasileira_cidades_inteligentes.pdf

            As perguntas: Que cidade temos? Que cidade queremos? É para ser respondida de forma coletiva e para isto precisamos de líderes que levem  este conhecimento e se conectem com o cidadão para construirmos esta cidade bonita, inteligente, prospera e inclusiva para todos.

Brasil

Empresas brasileiras e internacionais oferecem 39 mil vagas de emprego home office para trabalhar no conforto de casa, sem limite de idade ou ensino superior

Publicados

em

Dezenas de empresas estão disponibilizando vagas de emprego para profissionais que pretendem trabalhar em casa. Sendo assim, separamos as melhores vagas home office, confira!

Trabalhar em casa se virou uma tendência em todo o mundo desde o começo da pandemia e no Brasil não foi diferente. Enquanto o funcionário deixa de perder seu tempo com o deslocamento até a empresa, o empregador economiza o dinheiro que gastaria para manter uma estação presencial. Sendo assim, centenas de empresas de todo o país estão com cerca de 39.422 vagas de emprego home office a disposição.

As áreas de atuação são as mais variadas, com foco na tecnologia, administração, telemarketing e recursos humanos. Estas empresas também atuam com foco na inclusão e diversidade, sendo assim, há oportunidades também para Pessoas com Deficiência (PcD).

Confira as vagas home office disponíveis para candidatos de todo o Brasil
Separamos uma lista para aqueles que querem trabalhar em casa, confira:

Vendedor (Brasil Tech)
Necessário disponibilidade para realizar trabalho completamente home office, possuir acesso à internet e computador, informática básica, ensino fundamental completo, ser maior de 18 anos, ter trabalhado em divulgação de produtos ou serviços será um diferencial.

Televendedor (Acs Cred)
Necessário familiaridade com computador, boas maneiras ao usar telefone e chat, excelente comunicação verbal, voz clara, audição e boa dicção, saber atuar em equipe, flexibilidade para contornar problemas durante o atendimento.

Representante (PREMIUM CORRETORA DE SEGUROS E FINANCEIRA)
Escolaridade mínima ensino médio, não é necessário nenhuma experiência. Basta se inscrever no processo seletivo e aguardar o contato da companhia.

Advogada (o) ( Prazista Magalhães Medeiros)
Necessário experiência em direito bancário, escolaridade mínima de ensino superior e experiência desejada de 1 a 3 anos.

Promotor de vendas (Magalhães Medeiros)
Necessário possuir boa comunicação, celular ou computador, imprescindível conhecimento básico com internet, e redes sociais, desejo de evoluir ao lado da empresa, entre outros.

Como se candidatar às vagas de emprego na modalidade home office?
Os que ficaram interessados e pretendem trabalhar em casa, devem acessar o site da InfoJobs, onde é possível encontrar milhares de vagas home office. Utilize os filtros para encontrar o cargo ideal que se encaixa no seu perfil.

Logo após, leia a descrição completa do anúncio para verificar se está dentro das exigências da empresa. Feito isso, o próximo passo é acessar o link “Cadastrar Currículo“.

O processo seletivo é totalmente gratuito e leva apenas alguns minutos para ser finalizado. Logo após é só aguardar o retorno com mais informações sobre as próximas etapas. Vale ressaltar que as empresas com vagas disponíveis oferecem uma série de benefícios como assistência médica, auxílio farmácia, auxílio creche, seguro de vida, participação nos lucros, vale transporte e vale alimentação.

Vantagens do trabalho home office
Entre os pontos positivos da modalidade de trabalho home office está a flexibilidade, tendo em vista que, durante o trabalho, dependendo da escala, é possível organizar melhor seu tempo e suas atividades. Desse modo, o colaborador pode optar por atuar quando se sentir mais produtivo.

Além disso, ainda há a economia para a empresa e o colaborador. Diversas empresas apontaram como benefício do trabalho remoto a redução no custo de manutenção do prédio. Simultaneamente, os colaboradores economizam nos gastos com deslocamento diário, seja em transporte ou na alimentação.

A privacidade também é uma vantagem que se aplica principalmente aos funcionários que possuem um espaço exclusivo para atuar em casa. Sendo assim, há uma maior privacidade para trabalhar, se alongar, fazer pausas quando necessário e utilizar suas roupas preferidas. Com a flexibilidade e a comodidade do home office, é possível otimizar melhor o tempo de trabalho para os colaboradores.

Continue lendo

Brasil

Covid-19: chega ao fim estado de emergência em saúde pública no Brasil

Publicados

em

Segundo o governo, nenhuma política pública de saúde será interrompida

Chegou ao fim, neste domingo, 22, o estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), decretado em função da pandemia de Covid-19 no Brasil.

A portaria com a decisão foi assinada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em 22 de abril, e previa prazo de 30 dias para que estados e municípios se adequassem à nova realidade.

A decisão do governo brasileiro foi tomada com base do cenário epidemiológico mais arrefecido e o avanço da Campanha de Vacinação no país. Segundo o Ministério da Saúde, apesar da medida, nenhuma política pública de saúde será interrompida.

“A pasta dará apoio a estados e municípios em relação à continuidade das ações que compõem o Plano de Contingência Nacional”, garantiu o governo.

Histórico
No último dia 12 de maio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) prorrogou, a pedido do Ministério da Saúde, o prazo de validade das autorizações para uso emergencial de vacinas contra covid-19, que deixariam de ser usadas na campanha de vacinação contra a doença com o fim do Epin. A medida vale também para medicamentos que só deveriam ser usados durante a crise sanitária. Segundo a decisão da Diretoria Colegiada da Anvisa, as autorizações permanecerão válidas por mais um ano.

No mesmo dia, a Anvisa alterou a resolução que permite a flexibilização das medidas sanitárias adotadas em aeroportos e aeronaves, em virtude do encerramento do estado de emergência. Entre as mudanças, estão a retomada do serviço de alimentação a bordo e permissão para retirada de máscaras para se alimentar, durante o voo.

Segundo o Ministério da Saúde, o governo federal empenhou quase R$34,3 bilhões para a compra de cerca de 650 milhões de imunizantes contra a Covid-19.

“Por conta da vacinação, o Brasil registra queda de mais de 80% na média móvel de casos e óbitos pela Covid-19, em comparação com o pico de casos originados pela variante Ômicron, no começo deste ano. Os critérios epidemiológicos, com parecer das áreas técnicas da pasta, indicam que o país não está mais em situação de emergência de saúde pública nacional”, ressaltou o Ministério em nota.

Publicado em 22/05/2022 – 10:55 Por Karine Melo – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Continue lendo

Brasil

Prazo de convocação de candidatos do Fies termina nesta quinta-feira

Publicados

em

Há 66,5 mil vagas no primeiro processo seletivo do ano

O prazo para a convocação dos candidatos inscritos na lista de espera para o primeiro processo seletivo de 2022 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) termina às 23h59 (horário de Brasília) da próxima quinta-feira, 26.

No total, foram ofertadas 66,5 mil vagas no primeiro processo seletivo de 2022 do Fies e, segundo o Ministério da Educação (MEC), para todo o ano de 2022 serão 110 mil vagas. Inicialmente, a convocação seria feira até o dia 4 de maio.

De acordo com o MEC, a decisão de ampliar o prazo final de convocação da lista de espera do Fies 2022/1 tem como objetivo promover maior ocupação das vagas ofertadas pelo programa. Além disso, nesta edição não será realizado o processo de preenchimento de vagas remanescentes, o que também contribuiu para a prorrogação da data.

O que é o Fies

O Fies é um programa do MEC que concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos ofertados em instituições de ensino que aderiram ao programa. Para concorrer a uma das oportunidades do Fies, é preciso ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias